NO TELHADO
SÃO PAULO (será que chega?) – A crise é brava na Hispania. Um funcionário não identificado disse que cinco engenheiros foram dispensados e que a história dos amortecedores retidos na alfândega, que impediram o único dia de testes em Barcelona, era cascata federal.
Me disseram que o carro não andou porque a Cosworth não deixou. Falta de pagamento. O time está a caminho da Austrália. Não sei se termina a temporada, que ainda nem começou. Arrumaram uma grana com o Karthikeyan, mas Liuzzi, até onde se sabe, não está levando nada. E o dono parece ser um 171 dos grandes.
A última equipe a fechar as portas na F-1 com o campeonato em andamento foi a Super Aguri, salvo engano. Mas ela deixou saudades, era coisa de gente envolvida com o esporte, tinha planos e esperanças. A Honda deixou todo mundo na mão, uma crueldade. Essa Hispania aí, se fechar, não vai deixar lembrança nenhuma.
Daqui uns meses, vai aparecer a manchete…
“Dono de equipe de formula 1 é morto por agentes do CSI”
Deste jeito os próprios pilotos vão ter que descer dos carros e realizar os pit-stops….se correrem…
Cara esse comentario está igualzinho ao do Blog do Capelli… Quem copia de quem…
Concordo com o Sidney.
Ainda me lembro (se minha memória não me engana) quando na metade da temporada de 1990, o saudoso Uncle Ken (Ken Tyrrell) lançava o Tyrrell 019 com design inovador.
Vejo a F1 hoje com apenas duas categorias: 4 equipes brigando pelo campeonato e 6 brigando entre si para ver quem consegue ter o 5o. lugar.
Fantamhoje entusiastas e apaixonados pelo esporte.
Saudades do Uncle Ken que com o cenário atual, deve estar virado no caixão!!!!
É chover no molhado, FG já disse tudo. lamentavel pelos pilotos, é bom ver grid cheio, gente competindo mesmo. mas a Hispania sempre pareceu falcatrua. Super Aguri dá saudade, era até bem competitiva, apesar de nanica. Buscando mais longe, eu era guri qdo comecei a ver formula um, e peguei ATS, Ensign, Osella..ah..Osella..
gente que nao tinha um tostão furado mas tinha amor pelo esporte, eram uns abnegados. saudade daqueles tempos…
Flávio, e a Arrows? Não abandonou a categoria durante o ano? To na dúvida.
Abs,
A Arrows foi bem antes da Super Aguri.
Os bastidores da F1, contrastam com a limpeza dos carros nas fotos e na TV. Escândalos de espionagem, tentativas de sabotagem, intrigas, calotes …. Enfim, neste mundo ela é só mais uma poça, no imenso lamaçal que virou (ou sempre foi) o mundo.
Nada dsso eles estão de comunados com o Bernie que quer diminuir o numero de equipes até 2012 , vai conseguir em 2011, ou o sr.Bernie não sabia da situação financeira catastrofica da moribunda equipe
Concordo com o Sidney, a F1 a muito deixou de ser esporte e virou um negócio. E digo mais, o futebol vai na mesma linha.
Queremos as montadoras de volta junto com os pilotos com talento e velocidade na veia.
A F1 2011 começa com uma pequena curiosidade, será que agora vai ou teremos que esperar mais um ano por uma F1 de verdade ???
Saudades dos anos 80.
Torço para que a equipe tome jeito. Não é simplesmente ignorar uma escuderia pelo fato do dono ser um pilantra. Outros também são 171 mas despertam simpatia da turma.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
Tava na cara que essa historinha dos amortecedores era furada, estou achando que não vai chegar nem pra correr na Austrália, pobres Karthikeyan e Liuzzi.
Mas tá certo, não vai fazer falta alguma, a Super Aguri, andou melhor que a Honda em 2008. A Hispania tá pau a pau com a andrea moda. Bota equipe ruim nisso
Uma pena se isso acontecer o Rubens Barrichello não vai encerrar sua carreira na falida Hispania.
Sabe a verdade,, eu acho legal as equipes pequenas,, pois elas dão chances a bons pilotos,, não é o caso da HRT,, mas sempre houveram casos bons,, atualmente está dificil porque a diferença é muito grande de rendimento,, só não dá pra entender como pensaram quem construiu a equipe,, dinheiro não cai do céu,, e aquele cara rico que queria participar da equipe e não deixaram,, agora fará falta,, boa sorte porque o grid com menos de 24 carros é péssimo.
Não fará falta, se não fosse o excesso de gastos na F1, algumas montadoras poderiam estar no grid, empresas que levam a sério o automobilismo estariam na F1, mas o Esclerosado só pensa em grana e contribuiu em muito com o aparecimento desses patetas para denegrir a imagem da categoria.
Apoiado !
que grande emoção saber que essa escuderia de carroças vai fechar. esse adiamento do inicio do campeonato foi uma ducha de agua fria em todo mundo. para mim um desanimo geral. é a ideia de colocar provas em qualquer terreiro que aparece. e esses visigodos da hispania não aproveitaram para colocar essa carroça correndo???? no dia da primeira prova vai faltar platinado ou coisa assim…
Boa tarde 69.
Já vai tarde. Cabarante+ Kolles= bando de safados.
A CBA está patrocinando a Hispania?
O que se esperar de uma equipe cujo dono é ramo imobiliario, não acredito que alguém com esse tipo de negócio possa esbajar na F-1, vejam o exemplo da Spyker, empresa antiga tradicional no ramo automobilistico quase sucumbiu na F-1, acho que no fim o cara vai perder tudo por causa de um sonho bobo dele, o Tom Walkinshaw que era um rato perdeu tudo! enfim concordo com o Verde, o Richard Branson sim é um 171.
A maioria aqui sempre diz que antigamente a F-1 era bem mais legal, Que faziam as coisas com o coração etc… Ai entra uma equipe nova, que mesmo em dificuldades esta lá tentando, Ai vem as grandes que torram milhões com alta tecnologia e reclamam tambem, É moçada precisam sair de cima do muro e torcerem para que cada vez mais surjam equipes para dar brilho a F-1, Vamos parar com essa historia de sigam o rei!!!! Como eu queria ver uma Force India ou ainda a volta por cima de Sauber, Williams passando por cima das grandonas, Imagina uma Virgin andando no pelotão da frente, Ah sim ai vão dizer que é isso mesmo tem que apostar nas pequenas para um dia elas se tornarem grandes!!!!!!!!!
Nos anos 70, havia uma equipe ridícula de pequena lá no fim do grid da Fórmula 1. Seu dono, um inglês de cabelo bem ralo, literalmente não tinha dinheiro para nada. Sem telefone, fazia ligações do orelhão que havia ao lado de sua oficina. Sem patrocinadores, obtinha algum dinheiro nas corridas a pé que costumava fazer. Sem dinheiro no caixa, foi obrigado a dar o relógio de seu pulso a um mecânico insatisfeito que queria receber seus salários atrasados. Sem perspectiva, reutilizava o mesmo carro em várias temporadas e trocava de pilotos de uma corrida para a outra.
O nome do tal dono é Frank Williams, que veio a ganhar nove campeonatos a partir dos anos 80.
Por isso, penso que não deveríamos ser tão descrentes ou cruéis com a Hispania. Ela realmente é pobre, desorganizada e desprovida de qualquer bom horizonte a médio prazo, mas e se entra um mecenas ou uma empresa e as coisas mudam? Eu gosto da Hispania, é a minha equipe preferida entre as novatas e quero vê-la por uns bons anos por aí.
O Carabante pode ser um picareta. Mas e quem lá no meio não seria? O Vijay Mallya é um Carabante da vida, vive com problemas com fornecedores e com o Leão britânico. O Richard Branson é só um velhote metido a Peter Pan que se recusa a injetar dinheiro na sua igualmente combailida equipe. O Tony Fernandes é um oportunista. E eu nem quero saber o que se passa por trás do marketing e da contabilidade de algumas equipes energéticas por aí…
Por fim, a Hispania pode até não transbordar simpatia. Mas a Minardi dos primeiros anos também não: era só uma Osella da vida. Rial, Simtek, Onyx, Pacific… nenhuma delas era simpática em sua época. O cult sobre elas só surgiu a partir da criação do F1 Rejects. O que a Hispania precisa pra ser uma equipe admirada pela sua pequeneza é unicamente tempo.
Não dura 3 corridas, vai por mim.
Bruno Senna deu sorte de sair dessa “coisa”.
Abraço!
Tomara que se vá logo. Mais uma cagada da FIA permitir essas porcarias que se auto intitulam equipes, no campeonato.
Será que vão largar?
Eu acho que sim, afinal o carro está pronto (ou quase). Talvez se arrumarem um sócio pagador na ultima hora como o Stefanfarrão é capaz de brincarem de F1 mais um ano.
E, conhecidencias a parte, as cores da super aguri e dessa hispania, são bastante parecidas.
A FIA faz todo esforço do mundo pra limitar o orçamento das equipes, limitar testes, túnel de vento, até o lanche da tarde ela deve vetar. Ai vem e deixa uma equipe sem estrutura participar do mundial.
Ela joga contra o principal produto.
A F1 sempre foi sinônimo de qualidade, técnica, investimento. Mas pode deixar tudo isso para trás por ignorância.
A Hispania é o que se pode dizer de produto paraguaio. Acho que pela proximidade com a Espanha podemos até afirmar isso.
Esse Cabarante só tem papo. Esta equipe pra ficar boa mesmo tinha que fechar as portas e reabrir com outra diretoria, outro dono, outros mecânicos e engenheiros.
Se os piratas da Stefan GP ou mesmo o pessoal da Epsilon (acho que é isso) as coisas seriam bem diferentes agora.
Palmas para o Sr. Ecclestone, que muito bem fez ao aceitar esses picaretas na F1.
Quem quer apostar que a Hispania não chega a 10 voltas com os dois carros na Australia?
Abraços
Hilário esse cartoon sobre as alterações no MP4-26 do Hamilton para a primeira corrida do ano: http://b3ta.com/board/10368692
Então Flávio,
Onde estão as suas fontes em Melbourne para nos dizer se a Hispania chegou, como chegou, enfim, onde estão suas fontes, surfando na grande barreira de coral???
Confesso que não entendo todo este espanto, até parece novidade!
Abraços
O mais triste é que existem equipes de outras categorias que poderiam ocupar o lugar da Hispania.
Para pessoas saudosistas dos “gordos grids” da década de 90 parece ser o fim mesmo, cada vez mais a idéia de existir apenas 10 times fica mais evidente. A idéia é dividir em menos pedaços o bolo da distribuição de renda. É por essas e outras que ouço cada dia mais que a F1 não é um esporte, e sim um negócio.