CIDADE ILEGAL

SÃO PAULO (dos inferno) – Este ano tem eleição. Portanto, o prefeito da metrópole está asfaltando várias ruas com aquele vigor todo, especialmente pelos lados onde moro, os bairros que costumam chamar de “nobres” ou “de classe média alta”.

Caguei para a qualificação dos lados onde moro. Moro em São Paulo de Piratininga, a mim isso basta. Asfaltam as ruas nobres e, naturalmente, deixam a periferia à míngua, esburacada e alagada. Isso todo mundo sabe.

Mas asfaltar ruas bonitas tem lá seu efeito. Elas ficam cobertas por uma tapete cinza grafite lindo de morrer e passam a sensação, para os assinantes daquela revista e daqueles jornais, de que a cidade está funcionando. Claro que é uma ilusão, e na primeira pancada de chuva os semáforos apagam, os buracos ressurgem e tudo volta a ser a mesma merda de sempre.

Mas isso é apenas o jogo político. Quero falar de outra coisa.

Vocês que circulam por esses lados recém-asfaltados já notaram que a Prefeitura leva dias, semanas, para, por exemplo, pintar faixas de pedestres? Isso num ano em que lançou uma campanha chamada “Dê preferência à vida”, para estimular os motoristas a pararem antes da faixa e tal. Nobre. Nobilíssimo. Criaram até um boneco muito simpático, o Homem Faixa, que foi visto alguns meses atrás onde deve ser visto — a avenida Paulista, claro.

Hoje minha amiga e futura presidenta da Portuguesa Michelle Abílio, que mora na Vila Mariana, relatou pelo Twitter que a rua Luis Góes (ou Góis; ou Luiz Góis, com S ou Z, com acento ou sem, com I ou com E, a gente encontra todas as grafias possíveis), um importante corredor do bairro, está há dias sem faixas de pedestres no trecho reasfaltado.

Isso é quase crime, prefeito. Ilegal, contra a lei. Leia o Código Brasileiro de Trânsito, Capítulo VII, artigo 88. Se der preguiça, o link está aqui. Se ainda assim der preguiça, reproduzo. E vai de lambuja o artigo 90, também, e já explico por quê. Os grifos são meus.

Art. 88 – Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

Parágrafo único – Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

Art. 89 – A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

Art. 90 – Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

§ 1º – O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

§ 2º – O CONTRAN editará normas complementares no que se refere à interpretação, colocação e uso da sinalização.

Pois bem. As vias têm sido entregues sem sinalização alguma, e assim ficam por dias, semanas, até que alguma boa alma do departamento responsável venha pintar faixas, colocar placas e o escambau. São ruas ilegais. A prefeitura desrespeita a lei, o Código Brasileiro de Trânsito, é uma contraventora, porque entrega vias nas quais alguém pode ser atropelado e morto porque não tem uma puta de uma faixa pintada no asfalto.

E por serem ruas ilegais, como diz o artigo 90, a gente não pode ser multado nessas vias. O texto é muito claro. E é igualmente claro que a Prefeitura está cagando para isso e continua multando todo mundo alegremente. Não por invadir as faixas, que elas não existem. Mas radares, câmeras fotográficas e amarelinhos continuam positivos operantes.

Não estou legislando em causa própria, não recebi multa nenhuma recentemente. Mas acho justo exigir que o poder público me ofereça ruas e avenidas em condições de tráfego — 100% em condições, nada menos do que 100% — se quiser me fotografar, multar, autuar, exigir que eu seja 100% cumpridor de todas as normas que o mesmo código estabelece.

Portanto, queridos e queridas, se vocês forem multados, ou fotografados, ou sei lá o quê mais em ruas sem faixas, esburacadas, sem placas, com semáforos quebrados e fodidas de ponta a ponta, recorram. Está na hora de começar a encher o saco dessa gente como eles fazem conosco.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ale Scaglia
Ale Scaglia
12 anos atrás

Flavio,
parece que o pessoal da administração pública está atento ao que você escreve – quem sabe assim a gente para de ser roubado pela Controlar dos amiguinhos da prefeitura…

Enfim, voltei a esse post pra dar notícias sobre as ruas da Vila Clementino: moro numa paralela à Luiz Góes, que havia sido recapeada pelo menos umas duas semanas antes da referida rua. Por aqui, as faixas foram pintadas na madrugada do dia em que você escreveu seu post. Pode ser uma só uma coincidência, mas juro que quando fui acordado pelo barulho da obra, lembrei do que você tinha escrito.

Ah!, não preciso nem falar que o asfalto usado já apresenta os primeiros buracos, tamanha é a qualidade do produto.

Abraço

Wilian Esteves
Wilian Esteves
12 anos atrás

Olá, Flavio. Leio sempre seu blog, apesar de não comentar muito (quase nada, na verdade).

O fato é que não existe uma única lei de trânsito que seja criada com qualquer intenção que não seja arrecadatória. Seja em prol do Estado ou de quem fabrica selos, kits de primeiros socorros, cadeirinhas, radares, bafômetros etc

Onde moro essas coisas vêm em ondas. Primeiro, os cavaletes. Alguém deve ter comprado 1 milhão deles e, sem ter onde enfiar (e não aceitando sugestões) saíram por aí fechando ruas e mais ruas. Se alguém fosse varrer uma rua, ela era fechada. Os cavaletes, quase sempre, eram largados de lado após seu uso e viravam fogueira ou alvo de vândalos. Recentemente, são as placas de mão única. Dezenas delas estão sendo pregadas nos postes por aqui, a maioria em ruas em que o movimento de veículos nunca justificou seu uso. Existem casos de ruas que, antes mão dupla, agora começam com um sentido de direção e terminam com outro. Houve um caso, depois corrigido, de um trecho de 20 metros (isso mesmo!!!) ter sentido de direção diferente de todos os demais 800m de uma via.

Ah! Agora a moda é multar motoqueiros de viseira levantada. Não estou aqui negando a utilidade da viseira. Quem anda de moto sabe que é horrível andar atrás de um ônibus ou caminhão com a viseira levantada. Mas em ruas em que se trafega a 30km/h a viseira só atrapalha e incomoda pelo calor causado dentro do capacete. Em condições de chuva noturna, apesar da proteção, a visibilidade é comprometida em 80% (100% se houver um carro no contra fluxo). Mesmo assim, levei uma multa de 194 pilas (!!!) e estou até com medo de ver se ela multiplica.

Pra finalizar, a lei só retroage em benefício do réu, correto? Se for uma lei de trânsito, errado!!! Levei uma multa alguns anos atrás por excesso de velocidade acima de 20% e multiplicados os pontos, estourei (de 7 foram pra 21) e tive a carteira suspensa. Mas quando fui renovar e cumprir a suspensão essa mesma infração já não multiplicava os pontos. Isso não me impediu de ficar 90 dias sem dirigir (legalmente).

Um grande abraço!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Prefeitura, Governo, Detran e CET, têm o mesmo pensamento: “A Lei(?), ora a Lei…”

“Se os asfalto não estiver ok, sem sinalização, lombadas…como vamos multar por excesso de velocidade? Que outro modo faremos para arrecadar mais com nossos radares? O negócio é arrecadar! A Lei é para as vítimas, ops, os cidadãos desavisados…O negócio é arrecadar, lucrar!”.

“A Lei é pra quem “obedece” e não para quem “manda”.”

“O Governo não é o primeiro a NÃO respeitar e cumprir a Constituição???”

Olavo
Olavo
12 anos atrás

Flávio,

Acho que funcionou a Av, Altino Arantes, Luis Goes e redondezas amanheceu pintada!

[]s
Olavo

Jacks Morning
Jacks Morning
12 anos atrás

Atento aos amigos, tomarem muito mais atenção a um novo tipo de multa que está sendo efetuada aos borbotões após a regulamentação sobre queimar a faixa de pedestres.

E com certeza a engenharia de trafego, não perdeu tempo.. estes engenheiros de trafego são tão especialistas como os genios Ross e Adrian, descobriram uma estratégia para amealhar mais multas dos motoristas..

esclareço que não tenho o costume de queimar faixas, respeito pois também sou pedestre no dia do rodizio do meu carro.

Entretanto percebo ha um certo tempo no meu trajto casa trabalho que estão diminuindo o tempo do semáforo amarelo para o vermelho, aumentando com isso a possibilidade dos motoristas serem surpreendidos exatamente por sobre a faixa de pedestres sendo obrigados a parar por sobre a mesma.. gerando o delito

Isso abre o precedente para serem multados pelos semáforos com radar fotográfico, pois agora os radares fotografam quem para por sobre as mesmas. 171 mesmo!!

Para a minha surpresa recebi uma multa assim.. aliás quando vi a notificação, pensei que tivesse cruzado um semaforo em vermelho.. coisa não faço.. quando li a causa da minha infração, aí a minha surpresa..

Aconteceu da seguinte maneira, estava esperando o semáforo abrir na venida Guarulhos, local que nunca havia passado desde então, Cuzei a ponte do imigrante nordestino, aquela que fica sobre o inicio da Rod Airton Senna sentido Penha guarulhos, queria entrar a esquerda para pegar a Marginal sentido São Paulo. Na minha frente um semáforo de 3 fases, em vermelho para mim. Quando o semaforo mostrou a luz verde a fila em que eu estava começou a andar odos os carro efetuando a mesma conversão apra a esquerda eu era o 5 carro desta fila, ao chegar a minha vez de cruzar no exato instante que eu entrava na faixa de pedestres surgiu o amareloe em seguida dois egundos depois surgiu o vermelho, estanquei o carro, surpreso pela velocidade do tempo do amarelo para o vermelho… ficando por sobre a faixa de pedestres. Claro que se tivesse acelerado e continuado não teria sido multado por cruzar o vermelho, pois teria saído a tempo da faixa manobra perigosa que reprovo, que também acabaria por fechar o cruzamento que é movimentado na avenida Guarulhos, dos veículo que sobem a ponte do imigrante nordestino em direção a Gabriela Mistral na Penha

Continuando parei o veículo no vermelho por sobre a faixa e aguardei o verde, e o resultado

multinha de 89 reais.com foto, 1 mes depois

Com certeza se eu morasse naquela região não teria sido multado.. mas acho que estes radares funcionam justamente para ganhar dinheiro das pessoas de outras regiões que não estão familiarizadas com os tempos “amarelo>> vermelho de semáforos “caça níqueis” como esse.

Pois Antigamente.. o radar só fotografava se você continuasse com o semáforo vermelho.. agora se parar por sobre a faixa..neste mesmo instante.. é multado por estar por sobre a mesma..

Isso irá criar precedentes perigosos.. se corre pega se ficar come.. e o que pode acontecer acidentes… pois se o motoirista visualizar p amarelo e nestiver por sibre a faixa irá arrancar perigosamente do carro para sair dos sensores a tempo.. 171 total..

Agora…. a lei do bafometro que seria de extrema importância.. não pega de maneira alguma..

isto porque é uma lei não gera dinheiro aos cofres publicos como esta da faixa..

Foda..

Mauricio Gomes Canzian
Mauricio Gomes Canzian
12 anos atrás

Boa tarde Flávio,

Realmente é lamentável esse tipo de falha numa cidade do porte de SP. Esse Kassab só vem fazendo cagada mesmo! Aqui na minha cidade de Mogi Guaçu, do glorioso Mandi do qual você recebeu a camisa, há uma avenida nova que fizeram para a passagem de caminhões que vão para uma fábrica de refinaria de milho e a mesma está sem iluminação, a noite tem que ser na base do farol alto e muita atenção com os pedestres guaçuanos que tem o péssimo hábito de andar na beira da avenida. Até alguém morrer ali infelizmente não vão colocar iluminação nesse trecho. Só assim pra alguma coisa nesse país ser feita…

Tomás Susemihl
Tomás Susemihl
12 anos atrás

As faixas são coisa básica! Além disso tinha que ter semáforo para pedestres em todas as esquinas. Causa uma puta insegurança pra quem está atravessando não saber se o semáforo está aberto ou fechado.

Elton
Elton
12 anos atrás

Além do problema das pintura, tem a questão dos bueiros e bocas de lobo. A rua quando é asfaltada, acaba sendo elevada em alguns centimetros, mas o bueiro continua na altura antiga. Como resultado se formam buracos que danificam carros e que podem derrubar motos. Quem anda de moto em São Paulo sabe disso. Tenho dó daqueles que andam de Burgman e outros scooters

Campevas
Campevas
12 anos atrás

Por tudo o que fez, e pelo que não fez,
Kassab nunca, nunca, mais!

Renato Campestrini
Renato Campestrini
12 anos atrás

FG,

Para que a via venha a ser sinalizada tem que esperar o tempo de “cura” do pavimento, do contrário a tinta ou o material laminado utilizado para sinalizar não adere ou então começa a borbulhar e sai com o tráfego de veículos.

O tempo médio para a “cura” do asfalto é de sete dias.

Apesar do Art. 88 do CTB estipular que nenhuma via poderá ser entregue sem sinalização, o Art. 29 do mesmo ordenamento especifica a preferência do pedestre em relação aos veículos motorizados e não motorizados, bem como aborda a preferência de passagem dos veículos em vias não sinalizadas.

Abraço,

Renato Campestrini
Renato Campestrini
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Quem sabe?

André
André
Reply to  Renato Campestrini
12 anos atrás

Quem?
Os marrozinhos?
As “instaladoras” de radar?

Rafael
Rafael
12 anos atrás

até que enfim alguém percebeu isso.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Flavio, posso copiar esse artigo e trocar o nome de Gilberto Kassab para Milton Serafim e São Paulo por Vinhedo? Aqui em Vinhedo, onde moro, está acontecendo a mesma situação: asfalto novo onde não havia necessidade, com proeminentes bueiros e vias sem sinalização alguma. Se você não conhece a cidade, arrisca-se a bater o carro.

Lusitano
Lusitano
12 anos atrás

Olá Flavio Gomes.
Um pavimento asfaltico precisa de no mínimo 15 dias de “cura” após sua aplicação, onde nesse período se acomoda ao solo, se solidifica e não elimina mais gases provenientes do resfriamento dessa camada.
Se adicionarem tinta sobre esse asfalto novo, não ficará bom o serviço, as faixas se deformarão, soltarão (apagam facilmente), etc.

Fica uma dica: Antes de criticar, procure saber o porque das coisas.

Volte a falar de automobilismo, é melhor para você e para nós !

Daniel Soares Martins
Daniel Soares Martins
12 anos atrás

Aqui em Bhte o prefeito, que não fez nada durante três anos, também anda louco para asfaltar uma rua; parece que, de uma hora para outra, arrumou-se asfalto e gente para trabalhar. Mas em ano de eleição e sempre assim; quando eu jogava na Várzea ano de eleição era ano do time conseguir bola, uniforme, etc.. Sai ano entra ano e nada muda nem se transforma.

Paul Nascheck
Paul Nascheck
12 anos atrás

Pior do que o asfalto de péssima qualidade são os inúmeros radares de velocidade. Que coisa irritante essa perseguição monotemática.

Como se só velocidade causasse acidentes e não a MERDA de serviço que as auto escolas fazem, que ensinam a passar em um exame ridículo e não a dirigir de verdade.

Todos os dias elas são responsáveis por jogar na rua uma infinidade de “analfabetos funcionais” da direção. É uma tristeza!

Tudo vai mal no trânsito, essa atual administração da CET é a pior que já existiu e com enorme margem para o 2º lugar!

Espero ficar rico logo pra ir morar no alto da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão! Quero tranquilidade e qualidade de vida!

Enko
Enko
12 anos atrás

essa linda campanha o homem faixa pune apenas o motorista, eles não, investiram um centavo na reeducação do pedestre, que continua atravessando onde não deve, com farol fechado para sua travessia, se atirando correndo em nossa frente apenas para ganhar alguns segundos que lhe podem ser fatais.
a todo momento nos arriscamos a provocar um acidente, seja um atropelamento ou uma colisão traseira por parte do carro que vinha atrás e não viu o pedestre atravessando.
como a lei seca, devemos também repensar essa lei.

Enko
Enko
12 anos atrás

não ando mais sem o GPS ligado na posição mapa, que apenas aponta onde estão as famigeradas camaras, e olhem, não são poucas. é um bip bip atrás do outro, e elas estão onde menos se espera e muitas sem sinalização

Enko
Enko
Reply to  Enko
12 anos atrás

corrigindo: câmeras.

Enko
Enko
Reply to  Enko
12 anos atrás

essa semana tinha um caminhão da operação tapa buraco fazendo um remendo na esquina de casa, remendo esse pequeno, menos de 1 metro.
acontece que aquela porcaria que chamam de rolo compressor faz um barulho desgraçado, mas se fosse dia tudo bem.
o horário do,conserto era 2 horas da manhã, em uma rua de pouco movimento por isso dava para fazer tranquilamente durante o dia.

Lio Campos
Reply to  Enko
12 anos atrás

O Coveiro do Serra que colocou maior IPVA do Brasil sendo incostitucional ) coloca o aprendiz de Cebolinha que enche o Paulista de multas e CONTROLAR e se elegem por que 85 % da população é analfabeta vinda do NORTE e elegem esses caras população essa que não tem carro andam como gado em onibus e metrõ super lotados e tanto o Geraldo cara de padre como o dublê do Cebolinha o Kassab NÃO GOSTAM DE POBRE e raramente fazem alguma coisa para os pobres..
Agora tem que RECLAMAR ,DIVULGAR, no caso desses coitados analfabetos CONVERSAR EXPLICAR por que não tem dinheiro e tempo para ter computador ..falando que esses POLITICOS NÃO PRESTAM Flavio podia fazer umas materias de como ANULAR ou CANCELAR o voto mas sem ir para eles..isso é muito confuso os politicos fizeram de um jeito que mesmo ANULANDO ganham o voto da gente , vê se consegue informações corretas de como NÃO ELEGER ESSES CARAS ….tô achando que este ano tem muita gente revoltada com os policos e nãoquerem votar em NINGUÉM …mas não sabem como …basta faltar ??? Não sei.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Aqui a campanha eleitoral ja comecou. Eh isso ai, Flavio. Juntos conseguiremos eleger o Fernando Haddad.

Fernando Rodrigues
Fernando Rodrigues
12 anos atrás

Umas semanas atrás começaram a asfaltar várias ruas aqui no Morumbi,tirando os vários corredores de ônibus que estão sendo “reformados”, Rua da Consolação, Av. Francisco Morato,Rebouças. Por favor Kassab, seu vagabundo,vá catar coquinhos!

Mateus
Mateus
12 anos atrás

A Av. Imperador, aqui na Zona Leste tá pior. No trecho do bairro do Artur Alvim, eles tiraram o asfalto antigo para recapeamento. O problema é que eles fizeram nem metade do trabalho e parte da avenida está lá, sem asfalto. E a parte recapeada, claro, nem teve a sinalização recolocada. Todo esse trabalho parado há umas duas semanas, no mínimo. Absurdo.

Fabio Henrique
12 anos atrás

Desculpa Flávio mas como se isso fosse só em São Paulo, moro em uma cidade a 16 anos do PT (Mauá) e todas as ruas do centro foram asfaltadas, e uma avenida de mão dupla ficou mais de 7 dias sem pintura, inclusive em cruzamentos e curvas.
E encheram a cidade de faixas “Prefeitura asfaltando 500.000 m2 de vias publicas”, quando o correto deveria ser km, para as pessoas terem nossão de quando realmente foi asfaltado, usam metros quadrados.

Concordo com você, acho que imprensa tem que ter opinião, mas essa atitude acontece em todos os lugares. E em muitos outros, onde a população é muito mais pobre do que a população da periferia da cidade de São Paulo, acontecem coisas muito piores

Valdner
Valdner
Reply to  Fabio Henrique
12 anos atrás

Pois é, acredito que deve ser algo devidamente acordado entre os prefeitos, pegue o texto de Flávio Gomes, altere a cidade de São Paulo para Recife que se encaixará perfeitamente. Estão recapeando os bairros chamados nobres ou de classe média alta, mas faixas pintadas nas vias só em imaginação, já faz mais de 15 dias que está assim.

Costa
Costa
Reply to  Fabio Henrique
12 anos atrás

Mude o texto para Fortaleza, “administrada” por uma marxista esotérica petista e a realidade é a mesma.

Andre
Andre
Reply to  Costa
12 anos atrás

Por mais que o Flávio Gomes esteja certo, você nunca vai ver ele criticar alguém do PT, jamais… Ele tem crítica seletiva…

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Coisas interessantes que vejo no dia a dia:
Trabalho no Rio de Janeiro (cidade linda mas fedorenta) e noto que a maior parte das ruas não tem faixas pintadas corretamente, apenas as travessias de pedestres principais na maior parte das avenidas do centro. As faixas secundárias (as que ficam nas esquinas não regulamentadas pelo semáforo) inexistem. Outra coisa pitoresca: A quantidade de semáforos sem manutenção no centro, com luzes queimadas ou então apontando para lugar nenhum.
Moro em São Paulo:
A Av. Santo Amaro entre o Borba Gato e a Rua Dr. Antônio Bento foi repavimentada em Novembro do ano passado. Só terminaram de pintar as faixas de pedestres em na véspera do carnaval deste ano e as demarcatórias da via semana retrasada.
Aposto que tem um montão de gente que foi multada neste período e não sabia que poderia recorrer (e ganhar) das multas.
Se todos começarem a fazer isso, talvez as autoridades municipais comecem a trabalhar mais rápido.
Só a titulo de observação, na década de 80 e meados da de 90 do século passado (detesto referenciar que é século passado, sinto-me velho pacas) o pessoal da sinalização entrava em menos de 48 horas após o recapeamento da via.
O tempo passa e as coisas pioram… Como faz falta no Brasil a exigência de profissionalismo para se concorrer a um cargo público…

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Sem tirar nem por, igualzinho ao Rio de Janeiro !!! A forma de onde eles saem é a mesma !!!!

Antonio F C Fleury
Antonio F C Fleury
12 anos atrás

Flavio Gomes: muito bem discorrido o assunto relativo às sinalizações, entre elas as faixas de pedestres (e agora não aparece um ministro para dizer que “pedestre também é gente!”). Se você tiver paciência gostaria também que analizasse a validade das placas de velocidade nas ruas e estradas (elas valem realmente?, devem ser obedecidas? – 40 km, por exemplo -, quando tem limites diferenciados para veículos “Leves” e “Pesados” todos os motoristas podem considerar seus veículos leves? – tanto faz se é um Fiat Palio ou um caminhâo bi-trem de combustível).

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Gomes, o mérito do texto é perfeito (principalmente de encher o saco da canalhada do setor público). Não sou advogado, mas a interpretação que faço do art.90 é que você não pode ser multado pelas infrações que dependam da sinalização defeituosa ou existente. Isto é, você não pode ser fotografado se não houver aquela placa indicando “via com câmeras pra aumentar a arrecadação” (a “tradução” é minha). Se tiver a placa, mas todo o resto quebrado e fudido, basta pra você ser autuado (repito: segundo o que eu entendo desse artigo). Até as leis tem um “veja bem…” que as impede de serem cumpridas como o bom senso determina…

Mello
Mello
12 anos atrás

Essa balbúrdia não é exclusividade dos paulistanos. Aqui no Rio de Janeiro, a famigerada operação “Asfalto Liso” alisou várias ruas importantes, mas as faixas vieram meses depois. Não falo de apenas de áreas nobres da Zona Sul, mas da Avenida Rio Branco e suas transversais.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mello
12 anos atrás

Acabo de anotar isso também.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Em Porto Alegre deve fazer uns 10 anos que ninguém pinta nada. Guiar nas ruas largas é uma aventura, pois a divisão das faixas está apagada, e aí os motoristas precisar usar o “achômetro” pra determinar onde devem ficar. Nem comento sobre faixas de segurança, porque aqui elas são desrespeitadas 99% do tempo, estando visíveis ou não.

E sobre estradas, tem uma boa: a RS-122, que liga Porto Alegre a Caxias do Sul, foi recapada há mais de ano. Só agora foram pintar as faixas, e ainda fizeram um serviço porco. Ou seja, a estrada ficou praticamente um ano sendo apenas um borrão preto, sem nenhuma sinalização. À noite e em dias de chuva, a única referência de posição é o capim na margem da estrada. Esse tipo de coisa, entre tantos outros aqui, é o que me desanima profundamente e me faz perder a fé sobre o futuro a curto e médio prazo.

Alvaro
Alvaro
12 anos atrás

FG.
Sou frequente visitante do teu blog. Acompanho quase que diariamente.
Acho que a tu escrita é uma das melhores, sob todos os aspéctos (posições e forma de grafia).
|Deixa eu te contar que lambuja não existe. o termo correto é lambujem.
Abraço e que começem logo as new do GP da china

lambujem

[De lamber, poss.]
Substantivo feminino.
1.Ato de comer gulodices.
2.V. lambarice (1).
3.Resto de comida que fica no prato.
4.Fig. Pequeno lucro com que se seduz alguém.
5.Bras. Vantagem que um jogador concede ao parceiro; lambuja.
6.Bras. O que se ganha ou se dá além do combinado; quebra, inhapa; lambuja.
7.Bras. V. gorjeta1 (2).

Diego Moreira
Diego Moreira
12 anos atrás

Olá Flavio!
Moro Em BH e aqui, por “incrível coincidência” estão fazendo a mesma coisa nas ruas, mas claro as do centro e zona sul. E adinha como estão as ruas? Pois é, sem nenhuma sinalização, e geralmente recapeada só na metade pq eles fazem isso à noite e não dá tempo de ser feito por completo, Sinalização que é bom, esquece.
O mais bacana disso tudo é que eu, enviei um e-mail para a BHtrans pedindo para que fosse pintada uma faixa de pedestres em um cruzamento próximo as Mercado Central onde só pintaram em duas esquinas, e pedi isso pois eu passo por lá todos os dias de moto e não a pé isso foi em novembro de 2011, sabe qual foi a resposta? Veja só:
“Prezado(a) Sr(a)., Em resposta ao protocolo n.o 948372011 – informamos que foi elaborado um projeto contemplando sinalização para travessia de pedestres na Rua dos Guajajaras com previsão de execução para o 1º semestre de 2012. Atenciosamente, Gerência de Atendimento ao Usuário – BHTRANS (1786)” .
Projeto para pintar uma faixa de pedestres. Isso é Brasil.
Um abraço.

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

Em compensação a salutar, benéfica, coerente e funcional inspeção veicular continua funcionando muito bem, “retirando” veículos fumacentos da rua, com o dinheiro indo para os bolsos certos….afemaria

Edgard
12 anos atrás

Sobre multas, aconteceu comigo recentemente:

– Velocidade Permitida: 60 Km/h
– Velocidade Aferida: 63 Km/h
– Horário: 3:26 am. Isso mesmo, três e meia da manhã.

Foi em uma rua sem iluminação (a placa na foto está ilegivel, nao sei como identificaram), sem identificação no asfalto e cheia de buracos (crateras pra ser mais exato).

Se ao menos a grana das multas fossem utilizadas para ressarcir os municipes com danos causados pela inoperancia da prefeitura em relacao as chuvas, etc…

charles
charles
12 anos atrás

Aqui em Sinop no Mato Grosso, é ainda pior, o nosso Ilustríssimo Prefeito Juarez Costa (PMDB) pintou as ruas já asfaltadas, literalmente pintou, ficou uma m*, isso faz 02 anos, agora ano de eleição, e com certeza ele irá concorrer ao pleito, adquiriu um caminhãozinho da Hyundai por R$ 400.000,00 para realizar a pintura das faixas. Detalhe,em menos de uma semana a tinta está desaparecendo, acho que está pintando com cal misturado na água.

Tulio Manera
Tulio Manera
12 anos atrás

Curitiba está mesmo uma m.

Se as ruas centrais estão ruins algumas em bairros próximos e movimentados, como Vila Hauer p.ex., nem dá para circular.

Já passam uns 20 anos da época que isto aqui merecia o título de cidade modelo. Agora é apenas um modelo de S. Paulo.

Oton Marques Jr.
Oton Marques Jr.
12 anos atrás

O problema de entrar com recurso de multa é que esses são “julgados” sem qualquer critério.
Tomei uma multa com um carro recém-comprado, que ainda estava no nome da loja onde comprei. Não recebi a notificação em casa, somente o boleto para pagamento, por isso não apontei o condutor, também não me preocupei com isso pois a multa veio em meu nome, e era eu mesmo quem estava dirigindo. Eis que um tempo depois recebo outra multa, por não apontar o condutor de infração cometida por veículo em nome de pessoa jurídica.
Como eu poderia apontar o condutor se quando a multa foi emitida não era eu o proprietário do veículo e por isso não recebi a notificação? E como eu, que sou pessoa física, sou responsabilizado por uma pessoa jurídica não ter cumprido com uma obrigação legal? De qualquer forma, se o veículo estava em nome de pessoa jurídica, como eu recebi o boleto para pagamento em meu nome, no meu endereço residencial?
Expliquei a situação detalhadamente em recurso, fiz até com carta de próprio punho para não parecer que só botei meu nome num desses modelos de recursos que tem na internet, e depois de uns 2 meses recebi a resposta que o recurso foi indeferido, sem qualquer explicação ou justificativa para a decisão. Acabou que só fiquei puto por mais tempo com essa história na cabeça.

José Leão
José Leão
Reply to  Oton Marques Jr.
12 anos atrás

Caro Oton.

Verifique a sua carteira de identidade e verifique o campo nacionalidade. Se estiver escrito “brasileira”…… fodeu…… não tem jeito.

rhanser
rhanser
12 anos atrás

Moro em Santana, Rua Alfredo Pujol, para os que não conhecem é a rua onde está o quartel do CPOR (piorei a referencia). A 15 dias atrás começou o recapeamento da rua, um monte de cara trampando na madrugada, gritando pra cassete sem cerimonia, e acelerando as motoquinhas de furar o chão.Não querendo ser chato, acho otimo os recapeamentos (se dignos fossem os asfaltos), mas creio que se deva avisar com antecedencia os moradores, meu moleque tava mal pacas por conta de uma virose, não conseguia dormir por conta das dorzinhas que eles sentem no corpo (tem 1 ano de idade) quando estão assim.E quando ele enfim embalou, começou a pancadaria de marretas, britadeiras e caminhões acelerando seus motores a diesel.Nem preciso dizer a tortura que foi, se eu soubesse com antecedencia, teria ido para casa de minha mãe ou de minha sogra e pouparia o coitado dessa barulheira.
Para piorar tudo e já voltando a seu post, as ruas estão sem sinalização no asfalto, vc realmente não sabe qual é a sua mão, uma bagunça.Meu cunhado foi a minha casa no sábado e perguntei onde ele tinha parado o carro, ele disse “ai em frente” eu quetionei “mas ai é zona azul” e ele falou que além de não ter placa (eles deixam uma longe da outra pra vc se confundir, eu acho) não tinha nenhuma sinalização no chão.
E ai Flavio, será que se um CET visse ele meteria a caneta ???Nem precisa responder.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  rhanser
12 anos atrás

Nesse caso basta fotografar o carro com referência de data e hora e recorrer que vc ganha.
Já ganhei recurso por estacionamento proibido simplesmente fotografando e questionando se, nocaso de estar em estacionamento proibido realmente e, causando prejuízo ao tráfego, meu carro não deveria ter sido rebocado. Pronto o argumento certo no caso certo, deferiram e pronto.

Enko
Enko
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

umm caso em milo seu luiz.

Ricardo van de Graaf
Ricardo van de Graaf
12 anos atrás

Moro na Vila Romana.
O mesmo aconteceu perto de casa, onde várias ruas foram recapeadas. Ficaram semanas sem qualquer sinalização. E estou falando de vias de mão dupla e com fluxo intenso de carros.
E como isso foi feito há uns 4 meses já sabemos o resultado: vários buracos aparecendo. Como a prefeitura pode pagar por um serviço que não vai durar sequer um ano? Um absurdo!

E agora a onda do momento é reduzir a velocidade das vias. Como se os acidentes fossem causados por quem está andando a 70km/h e não 60km/h. Os acidentes e atropelamentos são causados por loucos de falos diminutos que querem acelerar tudo o que podem para demonstrar sua hombridade, mas eles preferem abaixar o limite para ganhar mais com multas. Toda vez que vou para algum lugar que não conheço eu levo uma multa por trafegar a 69km/h a não a 60km/h. Estou de saco cheio….

Ricardo

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Aqui no meu bairro, Vila Monumento (entre a Aclimação e o Ipiranga) tem uma rua (Ouvidor Portugal) que aconteceu o seguinte:

– fresaram;
– dois MESES depois, recapearam;
– cinco MESES depois, pintaram a sinalização de solo;
– UM MÊS depois veio a Sabesp e… arrebentou a rua!!
– foram MESES (perdi a conta) até tirarem as chapas de aço que tapavam os buracos e fodiam os pneus de carros e motos e “recapearam”
– nem um mês depois, vem a Comgás, e… tá lá a rua toda cheia de chapas de aço (não deu tempo de tirar e recapear ainda, tadinhos).

Agora pergunto. É querer demais que, ANTES de recapearem a rua, alguém da prefeitura ligue para as concessionárias de serviços públicos e pergunte se há algum serviço previsto para aquele logradouro (como eles gostam de chamar)? Pô, é o nosso dinheiro que foi usado pra recapear a rua e que agora está em petição de miséria!!! Eu posso não pagar as minhas contas da Comgás e da Sabesp? E o IPTU, posso deixar de pagar? E o IPVA? Quero meu dinheiro de volta!!!

Pedro Navalha
Pedro Navalha
Reply to  Rodrigo
12 anos atrás

Rodrigo, aqui em São Bernardo isso acontece direto. Parece até que fazem de propósito. Várias ruas recém asfaltadas foram novamente “cavocadas” para trabalhos da SABESP, CONGÁS e outras porcarias de empresas, que fodem tudo e depois nunca fazem os reparos como se deve. A rua fica novamente cheia de remendos mal feitos e buracos.

E minha rua, que é de paralepípedos e eles remendam com asfalto. Dá até desgosto de pagar IPTU para esses calhordas…

Xavier
Xavier
Reply to  Pedro Navalha
12 anos atrás

Gente,acho que isso é no país inteiro. Aqui na minha cidade do interior do ES fazem isso também..primeiro asfaltaram a avenida principal(sempre serviço lerdo e ruim)depois veio o serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) quebrando tudo,aí a prefeitura remendou e ficou uma merda,e por fim veio a Embratel e quebrou todo o acostamento para passar fibra óptica… e nos tempos dos paralelepípedos era assim também,primeiro calçavam para depois colocar o esgoto..uma vez um amigo(sortudo,mora no Canadá) me falou a seguinte frase: ” Para quem quer viver honestamente e corretamente, o Brasil é insuportável”. Sabe, a cada dia que passa, a cada post do FG e as coisas que vamos vendo nessa vida,mais eu acredito nessa frase.

Marcelo Campos
Marcelo Campos
12 anos atrás

O que mais me chamou a atenção foi eles terem asfaltado um trecho da Jurupis, em Moema, que há pelo menos 30 anos (ou desde que o mundo é mundo) era de paralelepípedos.

E, claro, assim como a Artur Azevedo, em Pinheiros, como a Vila MAriana, como outras de Moema, etc, foram recapeadas SEM FAIXAS.

E diga-se de passagem, pelo menos na Artur Azevedo, as faixas estão pintadas de forma ERRADA.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
12 anos atrás

Belo texto Flavio.
Espero que as pessoas reflitam nas próximas eleições municipais.
Tá na hora de São Paulo mudar.

Leonardo Testa
12 anos atrás

Ouvi ou Vi em algum lugar, CQC se não me engano, algum politico falando que isso acontece porque são feitas licitações diferentes uma para o remendo outra para pintura.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Dentro de instantes alguém irá comentar:

“Ai Flavio se a prefeitura fosse do PT você não falaria nada…”

Inferno! Aqui em Porto Alegre sequer asfaltam as ruas, que dirá pintar faixas…

Douglas
Douglas
12 anos atrás

Concordo com a parte de sinalização, é um caos mesmo quando é feita. A parte do asfalto na periferia infelizmente não procede por completo. Trafego regularmente na região de capão redondo, outras periferias da zona oeste e não é o que vejo. E de novo, sem ser partidário de um ou outro, quem aqui se lembra das marginais de 5 anos atrás? está da mesma forma? dos corredores da santo amaro, etc…. vias de grande tráfego estão como no passado? de novo não defendo partido ou político algum…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Esse negócio da prefeitura fazer “melhorias” nas ruas e avenidas gera cada coisa bizarra. Lá no meu bairro mesmo, na Z/L, teve uma dessas. Pouco tempo atrás, na avenida principal, resolveram mudar a posição de uma lombada, coisa de uns 30 metros, mais ou menos. Isso porque ela está em um trecho que tá pela hora da morte de ser recapeada, de tão fudido que tá o asfalto (metade da avenida já foi recapeada, não sei porque não fizeram toda, mas enfim).

Pois bem. Foram lá e quebraram toda a lombada velha. Ficou um imenso quadrado quebrado cheio de cacos de asfalto. Dias e dias assim. Aí, um dia, surgiu a lombada nova, no novo local. Aquele negócio cinza escuro cheirando a novo em meio ao asfalto velho, rachado e esburacado. E fizeram a operação tapa-buraco de praxe no local da velha lombada. De uma forma que ela, em boa parte da extensão, ficou com um elevado que a deixa como uma… lombada!

Pra completar, foram dias e dias sem que a nova lombada fosse devidamente pintada com aquelas faixas amarelas de sinalização. E o poste com a placa de lombada levou mais alguns dias para ser transferida do local antigo para o novo. Ou seja: tanto de manhã, quanto principalmente à noite, quando estava passando indo ou voltando do trabalho, o que mais via era gente diminuindo velocidade onde não era mais lombada e andando normal (e saltando) onde já era lombada. Onde havia uma lombada, ficaram “duas”.

Ao menos agora está um pouquinho melhor: pintaram a lombada “oficial” e botaram as placas de sinalização no lugar certo. Próximo capítulo será quando forem fazer o recapeamento do trecho da avenida, ou seja, lá vai a lombada nova pro espaço. Serviço jogado fora (e dinheiro público também).

Isso é a Prefeitura de São Paulo…

Gláuber
Gláuber
12 anos atrás

Se tirar os locais de São Paulo e colocar Rio de Janeiro ou Niterói, não vai mudar nada. Aqui está acontecendo o mesmo. Só muda o endereço.

Nick B.
Nick B.
12 anos atrás

Dear Fla,
Já dá para ver pelos comentários que esse problema não é exclusividade de São Paulo.
Desolador. Pra dizer o mínimo.

Mas mudando um pouco, dá uma bizoiada aqui ó:
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/04/12/todos-querem-falar-com-dilma-menos-obama-diz-jornal-britanico.htm

Nós, glória!, mudamos para melhor!
Eles, sorry, continuam iguais!

Abraços.

Nick B.
(ouvindo Frejat, Homem não Chora. Puta solo, Frejat!)

Michelle
Michelle
12 anos atrás

Flavio,
Mais de 15 dias que reasfaltaram as ruas e até agora nada. Todos os cruzamentos da Whitaker até a Domingos e algumas ruas paralelas, sentido Sta Cruz, todas sem faixas. Uma vergonha. Está cada vez mais difícil andar a pé…

Sergio SP
Sergio SP
12 anos atrás

O Kassab estava politicamente morto e enterrado depois de ser vice prefeito do Celso Pitta, sucessor de Paulo Maluf. Todos eleitos pela cultura reacionária e preconceituosa de São Paulo e isso vem desde sempre, UDN, Arena, PDS, PFL, DEM. E a cidade está como todos sabem porque é um projeto (ou falta de) de longo prazo.

Mas o Kassab conseguiu ser o pior prefeito da história de São Paulo. E devemos agradecer ao sr. José Serra por ter ressuscitado esta figura e seu grupo muito mal intencionado na tentativa de viabilizar seu projeto político pessoal.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
Reply to  Sergio SP
12 anos atrás

Agradecer ao Satan Serra ??? Aquele político que nunca cumpre seus mandados????

charles
charles
Reply to  Pedro Navalha
12 anos atrás

MANDATO, MANDATO!!! Mandado é quando alguém é mandado, aprenda.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Reply to  Sergio SP
12 anos atrás

O Kassab talvez seja o segundo pior prefeito de São Paulo,porém ele não foi vice doPitta e sim secretário do dito cujo.
abraços

Sergio SP
Sergio SP
Reply to  Paulo Henrique
12 anos atrás

Exato, Paulo, fiz uma confusão: Secretário de Planejamento do Pitta e vice do Serra. Mas não muda muito meu raciocínio.

Abs.

Sandro Goiâno
Sandro Goiâno
12 anos atrás

Concordo com tudo.
Flavio uma vez questionei em engenheiro sobre a pintura das faixas de segurança no asfalto novo, o que ele me disse foi que o pinche (X ou ch) absorve a tinta no processo de maturação dele e que por isso deve ser dado um tempo para a pintura. Agora até onde isso é verdade eu não sei. Isso já faz alguns anos, de dez pra lá, devem ter inventado alguma tinta nova. Mesmo assim acho que não justifica.
O problema é que as tintas esta em processo de montagem para abrir a licitação. Como dizem os políticos “É O PREÇO DA DEMOCRACIA”

telsi pavanelli
telsi pavanelli
Reply to  Sandro Goiâno
12 anos atrás

Isso é conversa fiada para boi dormir.A CCR esta recapeando varios trechos da Rod. Anhanguera e assim que acaba o recapeamento vem a turma da pintura.

Telsi

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Sandro Goiâno
12 anos atrás

Conversa! O concreto betuminoso (asfalto) pode ser pintado 12 horas depois de aplicado. As tintas brancs utilizadas para a marcação é de borracha clorada e não se mistura ao asfalto como dito.

Olavo Ito
Olavo Ito
12 anos atrás

E pra completar o drama da Altino Arantes, a mão é dupla então virou região de ninguém com filas quádruplas ocupando a contramão, e fila simples com onde poderiam ter filas duplas.
Cadê as faixas?

Olavo Ito
Olavo Ito
12 anos atrás

Não é só na Luis Goes, na Altino Arantes também, e tem um monte de escola ali!