EM SILÊNCIO… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 15:42Autódromos, Automobilismo brasileiro

EM SILÊNCIO…

SÃO PAULO (boa notícia) – Como deve ser feito, sem alarde, a Mitsubishi do Brasil finalizou a construção de um autódromo em Mogi Guaçu, a cerca de 160 km de São Paulo. A pista foi homologada recentemente pela CBA e tem padrão FIA. Já vai receber sua primeira competição oficial, de 14 a 16 de junho, com a Porsche Cup realizando lá sua quarta etapa do ano.

Como se nota pela imagem aérea, é um excepcional circuito, concebido por quem entende do assunto. Mas não tem arquibancadas e, pelo menos por enquanto, vai se prestar a eventos fechados. Natural, porque o autódromo não foi feito com estrutura para público, e sim para a prática do automobilismo. Mal comparando, bem mal comparando mesmo, é como se fosse um campo de futebol society para locação. As pessoas interessadas alugam, montam seus times e campeonatos, e jogam por puro prazer e esporte, sem que necessariamente alguém tenha de assistir.

Não diria que é uma tendência, essa de circuitos fechados e herméticos, mas é uma realidade que vai ao encontro do tipo de automobilismo que se tem no Brasil hoje, com muitas categorias monomarcas mais voltadas para quem corre do que para quem quer ver os outros correndo — Porsche, Audi, Mercedes etc.

De qualquer forma, é para se comemorar a inauguração, digamos, oficial do autódromo de Mogi — batizado de Velo Cittá, um lindo nome. Que sejam um sucesso as corridas da Porsche Cup, e que essa pista se transforme em mais uma alternativa neste país carente de palcos para corridas de automóvel. Para quem quiser ver mais do circuito, tem um vídeo aqui.

 

67 comentários

  1. Paulo Villar disse:

    Pessoal, bela pista, sem dúvida… se algum de vcs não querem um autódromo em sua região, desista!! vá para outro campo de interesse, pois quem gosta de corridas certamente vai querer algum… e que seja parecido com este… com ou sem arquibancadas.
    Todo empreendimento só é possível com a palavra mágica chamada CUSTO!! Então nada é de graça nesta vida. Os lucros e geração de mão de obra são bem vindos, o povo precisa de mais empreendimentos para geração de empregos direto e indireto, então quem paga entrada / participação em eventos de velocidades tb paga a diversos profissionais que estão trabalhando na pista e fora dela. Vamos dar chance a todos, certo? pensem positivivamente e construtivamente. Assista a um evento em pista, veja o que acha, procure se divertir e reunir com amigos e familiares e depois deem sua nota!!! grande abraço!!!

  2. Rodrigo Pioio disse:

    Olá galera,sou de Mogi Guaçu,traçado ta otimo,mas vi gente escrevendo ae que é bem localizado…é não, fica na zona rural de Mogi Guaçu longe que é uma desgraça.
    Porem feliz demais em ter um autodromo aqui na cidade,quem sabe no futuro,teremos,truck,stock entre outras

    • Alfredo disse:

      O maior problema é não ser aberto ao público. Alegria de guaçuano dura pouco mesmo. Um autódromo debaixo do nariz da gente, mas a gente não pode assistir nada, nem pagando… tsc tsc…

  3. MT disse:

    Excelente iniciativa, que venham outras mais.

  4. Achei o máximo e o mais difícil e demorado está pronto que é a pista. Boxes e arquibancadas podem ser feitos em muito pouco tempo.
    A pista é simplesmente espetacular, na foto não aparece, mas tem desníveis como Interlagos.
    Mesmo que seja uma pista particular só nos resta aplaudir.
    Sempre contribui, graças ao empréstimo da pista particular da Pirelli, a Formula Vee pode fazer o seu Track Day com 130 pessoas andando em 11 Formula Vees e nos carros trazidos pelo Paulo Trevisan do Museu de Passo Fundo, duas Carreteras, dos Andreattas e do Menegaz, KG POrsche Dacon, Fitti-Vê e Formula Jr. DKW.
    Acho um absurdo se criticar uma iniciativa dessas feita por um particular, ninguém tem nada a ver com a vida dos outros, ainda mais se faz uma obra prima como essa.

    • Complementando:
      Aos que falaram de arquibancada eu pergunto qual a utilidade delas? Ou são ignorantes ou nunca foram em Interlagos, ARQUIBANCADAS NÃO SERVEM PARA NADA, SÓ SÃO OCUPADAS EM CORRIDINHAS COM CELEBRIDADES.
      As etapas do Campeonato Paulista que reúne 11 categorias, um movimento de R$ 5 milhões, dezenas de corridas não tem UMA PESSOA SEQUER NA ARQUIBANCADA.
      Ora dirão, falta divulgação. Pode ser, mas a maioria ou tem preguiça ou mente quando diz que gosta de corrida, gosta de jogar video game e ficar postando besteira em Blogs e Foruns dando uma de entendido sem nunca ter sequer visto um corrida ou colocado a bunda em um carro de corrida.
      Arquibancada para quê? a de Interlagos é de última geração, é de graça e ninguém vai. Por que o empreendedor faria arquibancada?
      Os eventos que tem público não reúnem público que gosta de corrida, reúne gente que gosta de celebridades como essas corridas de kart peidorrentos, tenham dó, ver uma 500 milhas de kart deveria ser punição. Mesmo na F1 e na Stock metade de quem vai não paga e vai para ver e ser visto e se tiver sorte falar alguma merda na câmara da Plim Plim,.vai fazer footing igualzinho os das pracinhas do interior, não tem nada a ver com quem gosta de corrida.
      Querem arquibancadas? Nos dias 8/9/10 tem uma etapa do Campeonato Paulista, o blogueiro aqui já ficou rouco de dizer e divulgar que corre de Lada, já correu de Formula Vee, de DKW e acho que até da “puliça” e não foi ninguém para ver. Além da Clássicos tem Formula Vee, Clássicos de Competição, Turismo Clássico, Stock Paulista, Força Livre, Spyder Race, Sprint que é a antiga Super Clio e Marcas e Pilotos com 50 carros.
      Quero ver se vai aparecer alguém, nem que seja para tacar pedra, tomate, ovo podre na gente, nem esses aparecem.

      • Eric disse:

        Sensacional Zullino….bom mesmo é Brasilia…que tem arquibancada mas uma pista de merda…ou Tarumã….Guaporé…

      • Guaporé é muito legal e você sabe disso, andamos lá quando ainda não estava recapeado e era bom, agora está um bilhar. Tirando umas aves mal educadas, que serão objeto de um carabina 12 que comprei, Guaporé é perfeito como pista. Os boxes são muito acanhados e ainda mantém muros como nos anos 60, pelo menos dá para sentar neles e se achar o jim Clark.

  5. Paulo Franco disse:

    Maravilha!!!
    Fiquei sabendo disso ontem e já saí vasculhando imagens, infos, etcs e tais….
    Belo traçado, muita área de escape (pelo vídeo, parece), mas a gente sempre quer mais, né?
    Agora é só fazer mais dois: Um no interior de SP para dar uma desafogadinha em Interlagos e outro em SC, que pode até ser o tal do Beto Carrero mesmo (se é que vai sair…)
    Aliás, alguem sabe em que pé está a construção do autódromo em Penha-SC?
    Aí, quem sabe, abaixa um pouco o valor da diária!

  6. Gerson disse:

    Sou totalmente a favor de se construir autódromos (e utilizá-los) fora das grandes capitais.

    Aonde haja espaço, que se crie infra-estrutura e conforto ao redor do circuito, e autódromos mais modernos.

    Mesmo sendo de SP, capital, e tendo orgulho de Interlagos, acho que já está mais do que na hora do Estado de SP ter uma outra opção, mais moderna para abrigar a F1.

    Interlagos, para F1 por exemplo, é um inferno, tem falta de segurança, ruim para ir de carro e localização de difícil acesso (trânsito)…quando tem F1 é um inferno! Mais ainda para os moradores da região.

    Será um sonho ter autódromos do padrão europeu, modernos, confortáveis e descentralizados do tumulto das grandes cidades???

  7. Celio Ferreira dos Santos disse:

    Gente isto é pista de teste particular da mitsubishi e sò!!!!!!!

  8. Edson Andrade disse:

    Bacana o circuito, áreas de escape a dar no pau. Mas e se alguém se acidentar? Um autodromo construido na zona rural no meio do nada? Automobilismo e perigo andam juntos né…vc esta cansado de dizer no blog.Interlagos esta a 20 minutos de Einstein ou do S Luiz Morumbi. E o autodromo de Mogi ?No caso de acidente o que a gente faz? reza?
    Sei não…

    • Gerson disse:

      Como nos grandes autódromos do Mundo: Centro Medico no local ou HELICÓPTERO/UTI MÓVEL para conduzir o acidentado até o hospital credenciado da F1 mais próximo.

      • Marcão disse:

        Sou de Mogi Guaçu e digo que quem disse q ta longe não sabe o que diz. Existem 3 hospitais na cidade com UTI de primeiro mundo.
        Um desses hospitais esta a menos de 10 minutos do autódromo que fica sim na zona rural mas próximo a Rodovia.
        Esse papo ta parecendo gringo que acha que tem jacaré no Tietê e macaco nos quintais do Brasil.

  9. Alan Magalhaes disse:

    Caraca, e tem gente que critica, eita povinho azedo.

  10. Verde disse:

    Melhor do que nada, né? Embora o nada não esteja muito longe disso…

  11. Daniel Pescadinha disse:

    Sempre sonhei em construir um autódromo. Obviamente, não tenho grana nem pro terreno… Quem sabe se um dia a MEGA me sorrir…
    Alguém sabe quanto custou a bagaça?

  12. MARCOS ANDRÉ RJ disse:

    Muito boa a iniciativa da fabrica…mas não levo fé que eles vão investir pesado numa categoria, com tanto pilantra na entidade mor.

    Corridas privadas, isso já é normal em nosso país…as únicas categorias que fazem publicidade é a stoc, truck e marcas. O resto só faz corrida secreta!

  13. Dalton Costa disse:

    Deixa os ambientalistas de plantão ver esse desmatamento para esse autódromo, vão ficar doidos deve ser porisso que foi construido na surdinas, hehehehe

  14. rubens casses disse:

    poxa! bem o pai do rapaz Thor (aquele da mercedes que atropelou o ciclista e possui uma f errari sem a placa na frente), poderia investir nessa idéia e montar algo semelhante aqui no RJ.

  15. LucioSP disse:

    O circuito menor não lembra monza?

  16. Adriano Reis disse:

    Uma bela pista… mas achei que o guard-rail está muito perto em algumas saídas de curva.

  17. Sp33d_rac3r disse:

    Para quem quiser aparecer por lá, aqui vai o link do GooGle Maps http://maps.google.com.br/maps?q=-22.288302,-46.84696&hl=pt-BR&num=1&t=h&z=17

  18. Edu H@rmel disse:

    Gostei muito! Será que a FASP consegue pagar uns 15 k de aluguel para um final de semana ? Fora que tem uns 3 traçados diferentes!

  19. João Carlos Bifulco disse:

    Belo Campo de Provas.

  20. Maurício Gomes Canzian disse:

    Que notícia espetacular FG! Um autódromo aqui na minha cidade. Tomara que tenha arquibancadas em breve. Nunca tive o prazer de assistir uma corrida “in loco”, acredito que muitas pessoas do interior não tem essa oportunidade de ver uma corrida. Quem sabe até a Classic Cup não venha pra cá… Iria ver até encima do alambrado ver o Meianov e outros clássicos rasgando a reta do autódromo guaçuano.

    Abraços a todos

  21. Roberto Lacombe disse:

    Isso é o fim do automobilismo nos padrões que conhecemos.

    Corrida para ninguém ver é muito ridículo, melhor andar no simulador em casa, pelo menos não dá despesa, se bater clica ‘esc’ e começa de novo!

    • Andre disse:

      Falta de arquibancadas não é problema. Em uma semana se monta arquibancadas móveis ao longo da pista toda.

    • Eric disse:

      Cala a boca mané…vai ter arquibancada…é que o circuito foi terminado agora.

      • Edson Peterman Vianna disse:

        Eric, poderia me dizer qual o publico da ultima prova da Porche em interlagos, assistindo pela televisão as arquibancadas estavam lotadas rsrsrs,tem muita gente que não sabe o que fala, interlagos tem tudo só não tem publico, e infelizmente recentemente perdemos 02 pilotos na pista, fora outros acidentes graves que não ficamos sabendo, espero estar ai dia 15 e boa sorte a todos por essa iniciativa e parabéns.

    • cristiano disse:

      entao fica na sua casa fazendo isso seu boco pois mogi guaçu tem 170 mil moradores e nao gostaria da sua vinda para ca seu joao ninguem pobre de ideia e obrigado pelos que acreditaran .

  22. Essa pista é sensacional! Já andei lá de Mitsubishi Lancer Evo X, foi muito legal. Aqui tem a matéria sobre o carro e um pouco do circuito: http://carros.ig.com.br/especiais/lancer+evo+x+do+videogame+para+as+pistas/4588.html

  23. Carlos Pereira disse:

    É, é legal…mas a entrada dos boxes não é um pouquinho longa demais ???

  24. mario disse:

    com a maioria das curvas longas e alongadas, existiria ponto de ultrapassagem pra F1?

  25. Fabio Frederico disse:

    Muito legal. Eu sonho em construir um autódromo privado nestes moldes todo dia. Até fico imaginando as áreas onde isto seria possível. Para brincar e convidar os amigos para correr numa pistinha padrão FIA.

    Eu não posso. Mas o Souza Ramos pode e é isso que importa.

  26. Marcelo A F da Silva disse:

    Belo circuito, bela iniciativa! Passa por aí o renascimento do automobilismo nacional, com provas de fórmula?

  27. Luizão disse:

    Circuito lindo, bem localizado, bem elaborado, praticamente completo para provas de automobilismo. Não ví ou não encontrei a Torre onde ficariam o Diretor de Provas, Comissários, Controle de Sinalização, Resgate, Locução, etc…
    Sei que a Porsche correu em Portugal e lá a Direção de Provas acompanhou “muito bem” via monitores. Tudo bem que isto foi lá na santa terrinha… será aqui também? pois.

  28. Thiago C.A. Leal disse:

    Belo nome e baita trocadilho também.
    E nem só de corridas abertas a público vive o automobilismo.

  29. Paulo F. disse:

    Enquanto isso na Cidade Maravilhosa….
    Jacarepagua já era.

  30. disse:

    Agora escancarou. Muita calma nessa hora.

  31. Alan Ruggero disse:

    Não dá pra imaginar que outras importantes categorias nacionais, como Stock Car e F-Truck, estejam correndo nessa pista, pelo menos a curto prazo. Nem box tem. Vai na barraca mesmo?

  32. Fernando Melo disse:

    Bonito o circuito e o lugar. Mas arquibancadas fazem falta. Além de não possibilitar assistir de perto a corrida, deixa a pista com um visual de campo de provas.

    • fernando carvalho disse:

      Correto, muito legal, mas implementado , na minha opinião, como campo de provas da
      Mitsubishi do Brasil (ainda que para este primeiro momento…..vem por aí uma categoria da marca ???!!!) Vejo que fazer provas de outra categoria e consequência, insisto: ainda que neste primeiro momento, pois daria visibilidade a marca …Concordam ou não ?

    • Eric disse:

      Vcs já foram ver ao vivo o “campo de provas”?Não foram….então calam a boca!!!!!Vcs estão vendo uma foto de trocentos metros de altura!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>