EM SILÊNCIO…

SÃO PAULO (boa notícia) – Como deve ser feito, sem alarde, a Mitsubishi do Brasil finalizou a construção de um autódromo em Mogi Guaçu, a cerca de 160 km de São Paulo. A pista foi homologada recentemente pela CBA e tem padrão FIA. Já vai receber sua primeira competição oficial, de 14 a 16 de junho, com a Porsche Cup realizando lá sua quarta etapa do ano.

Como se nota pela imagem aérea, é um excepcional circuito, concebido por quem entende do assunto. Mas não tem arquibancadas e, pelo menos por enquanto, vai se prestar a eventos fechados. Natural, porque o autódromo não foi feito com estrutura para público, e sim para a prática do automobilismo. Mal comparando, bem mal comparando mesmo, é como se fosse um campo de futebol society para locação. As pessoas interessadas alugam, montam seus times e campeonatos, e jogam por puro prazer e esporte, sem que necessariamente alguém tenha de assistir.

Não diria que é uma tendência, essa de circuitos fechados e herméticos, mas é uma realidade que vai ao encontro do tipo de automobilismo que se tem no Brasil hoje, com muitas categorias monomarcas mais voltadas para quem corre do que para quem quer ver os outros correndo — Porsche, Audi, Mercedes etc.

De qualquer forma, é para se comemorar a inauguração, digamos, oficial do autódromo de Mogi — batizado de Velo Cittá, um lindo nome. Que sejam um sucesso as corridas da Porsche Cup, e que essa pista se transforme em mais uma alternativa neste país carente de palcos para corridas de automóvel. Para quem quiser ver mais do circuito, tem um vídeo aqui.

 

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Villar
11 anos atrás

Pessoal, bela pista, sem dúvida… se algum de vcs não querem um autódromo em sua região, desista!! vá para outro campo de interesse, pois quem gosta de corridas certamente vai querer algum… e que seja parecido com este… com ou sem arquibancadas.
Todo empreendimento só é possível com a palavra mágica chamada CUSTO!! Então nada é de graça nesta vida. Os lucros e geração de mão de obra são bem vindos, o povo precisa de mais empreendimentos para geração de empregos direto e indireto, então quem paga entrada / participação em eventos de velocidades tb paga a diversos profissionais que estão trabalhando na pista e fora dela. Vamos dar chance a todos, certo? pensem positivivamente e construtivamente. Assista a um evento em pista, veja o que acha, procure se divertir e reunir com amigos e familiares e depois deem sua nota!!! grande abraço!!!

Rodrigo Pioio
11 anos atrás

Olá galera,sou de Mogi Guaçu,traçado ta otimo,mas vi gente escrevendo ae que é bem localizado…é não, fica na zona rural de Mogi Guaçu longe que é uma desgraça.
Porem feliz demais em ter um autodromo aqui na cidade,quem sabe no futuro,teremos,truck,stock entre outras

Alfredo
Alfredo
Reply to  Rodrigo Pioio
11 anos atrás

O maior problema é não ser aberto ao público. Alegria de guaçuano dura pouco mesmo. Um autódromo debaixo do nariz da gente, mas a gente não pode assistir nada, nem pagando… tsc tsc…

MT
MT
11 anos atrás

Excelente iniciativa, que venham outras mais.

roberto zullino
11 anos atrás

Achei o máximo e o mais difícil e demorado está pronto que é a pista. Boxes e arquibancadas podem ser feitos em muito pouco tempo.
A pista é simplesmente espetacular, na foto não aparece, mas tem desníveis como Interlagos.
Mesmo que seja uma pista particular só nos resta aplaudir.
Sempre contribui, graças ao empréstimo da pista particular da Pirelli, a Formula Vee pode fazer o seu Track Day com 130 pessoas andando em 11 Formula Vees e nos carros trazidos pelo Paulo Trevisan do Museu de Passo Fundo, duas Carreteras, dos Andreattas e do Menegaz, KG POrsche Dacon, Fitti-Vê e Formula Jr. DKW.
Acho um absurdo se criticar uma iniciativa dessas feita por um particular, ninguém tem nada a ver com a vida dos outros, ainda mais se faz uma obra prima como essa.

roberto zullino
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Complementando:
Aos que falaram de arquibancada eu pergunto qual a utilidade delas? Ou são ignorantes ou nunca foram em Interlagos, ARQUIBANCADAS NÃO SERVEM PARA NADA, SÓ SÃO OCUPADAS EM CORRIDINHAS COM CELEBRIDADES.
As etapas do Campeonato Paulista que reúne 11 categorias, um movimento de R$ 5 milhões, dezenas de corridas não tem UMA PESSOA SEQUER NA ARQUIBANCADA.
Ora dirão, falta divulgação. Pode ser, mas a maioria ou tem preguiça ou mente quando diz que gosta de corrida, gosta de jogar video game e ficar postando besteira em Blogs e Foruns dando uma de entendido sem nunca ter sequer visto um corrida ou colocado a bunda em um carro de corrida.
Arquibancada para quê? a de Interlagos é de última geração, é de graça e ninguém vai. Por que o empreendedor faria arquibancada?
Os eventos que tem público não reúnem público que gosta de corrida, reúne gente que gosta de celebridades como essas corridas de kart peidorrentos, tenham dó, ver uma 500 milhas de kart deveria ser punição. Mesmo na F1 e na Stock metade de quem vai não paga e vai para ver e ser visto e se tiver sorte falar alguma merda na câmara da Plim Plim,.vai fazer footing igualzinho os das pracinhas do interior, não tem nada a ver com quem gosta de corrida.
Querem arquibancadas? Nos dias 8/9/10 tem uma etapa do Campeonato Paulista, o blogueiro aqui já ficou rouco de dizer e divulgar que corre de Lada, já correu de Formula Vee, de DKW e acho que até da “puliça” e não foi ninguém para ver. Além da Clássicos tem Formula Vee, Clássicos de Competição, Turismo Clássico, Stock Paulista, Força Livre, Spyder Race, Sprint que é a antiga Super Clio e Marcas e Pilotos com 50 carros.
Quero ver se vai aparecer alguém, nem que seja para tacar pedra, tomate, ovo podre na gente, nem esses aparecem.

Eric
Eric
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Sensacional Zullino….bom mesmo é Brasilia…que tem arquibancada mas uma pista de merda…ou Tarumã….Guaporé…

roberto zullino
Reply to  Eric
11 anos atrás

Guaporé é muito legal e você sabe disso, andamos lá quando ainda não estava recapeado e era bom, agora está um bilhar. Tirando umas aves mal educadas, que serão objeto de um carabina 12 que comprei, Guaporé é perfeito como pista. Os boxes são muito acanhados e ainda mantém muros como nos anos 60, pelo menos dá para sentar neles e se achar o jim Clark.

Paulo Franco
11 anos atrás

Maravilha!!!
Fiquei sabendo disso ontem e já saí vasculhando imagens, infos, etcs e tais….
Belo traçado, muita área de escape (pelo vídeo, parece), mas a gente sempre quer mais, né?
Agora é só fazer mais dois: Um no interior de SP para dar uma desafogadinha em Interlagos e outro em SC, que pode até ser o tal do Beto Carrero mesmo (se é que vai sair…)
Aliás, alguem sabe em que pé está a construção do autódromo em Penha-SC?
Aí, quem sabe, abaixa um pouco o valor da diária!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Sou totalmente a favor de se construir autódromos (e utilizá-los) fora das grandes capitais.

Aonde haja espaço, que se crie infra-estrutura e conforto ao redor do circuito, e autódromos mais modernos.

Mesmo sendo de SP, capital, e tendo orgulho de Interlagos, acho que já está mais do que na hora do Estado de SP ter uma outra opção, mais moderna para abrigar a F1.

Interlagos, para F1 por exemplo, é um inferno, tem falta de segurança, ruim para ir de carro e localização de difícil acesso (trânsito)…quando tem F1 é um inferno! Mais ainda para os moradores da região.

Será um sonho ter autódromos do padrão europeu, modernos, confortáveis e descentralizados do tumulto das grandes cidades???

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Chiiii, o Kassab leu isso?

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
11 anos atrás

Gente isto é pista de teste particular da mitsubishi e sò!!!!!!!

Rafael Vieira
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
11 anos atrás

Exatamente Celio, isso é uma Pista e nada mais, muito bem feita e aparentemente com um traçado desafiador, mas chamar de autódromo já é demais, pois entendo que Autódromo deve ter uma série de componentes, como Boxes, Centro Médico, infraestrutura para o público, exatamente como esta sendo feito em Austin no Texas, isso não passa de uma pista.

Eric
Eric
Reply to  Rafael Vieira
11 anos atrás

Dois que nem sabem o que estão falando.,..já foram para algum autodromo na vida?

Dú
Reply to  Eric
11 anos atrás

Eric, a negada tem de tomar muito toddynho:
http://youtu.be/_ehNW8X6o3A

Conde
Conde
Reply to 
11 anos atrás

Matou a pau ! É isso mesmo Eric e Dú …

Edson Andrade
Edson Andrade
11 anos atrás

Bacana o circuito, áreas de escape a dar no pau. Mas e se alguém se acidentar? Um autodromo construido na zona rural no meio do nada? Automobilismo e perigo andam juntos né…vc esta cansado de dizer no blog.Interlagos esta a 20 minutos de Einstein ou do S Luiz Morumbi. E o autodromo de Mogi ?No caso de acidente o que a gente faz? reza?
Sei não…

Gerson
Gerson
Reply to  Edson Andrade
11 anos atrás

Como nos grandes autódromos do Mundo: Centro Medico no local ou HELICÓPTERO/UTI MÓVEL para conduzir o acidentado até o hospital credenciado da F1 mais próximo.

Marcão
Marcão
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Sou de Mogi Guaçu e digo que quem disse q ta longe não sabe o que diz. Existem 3 hospitais na cidade com UTI de primeiro mundo.
Um desses hospitais esta a menos de 10 minutos do autódromo que fica sim na zona rural mas próximo a Rodovia.
Esse papo ta parecendo gringo que acha que tem jacaré no Tietê e macaco nos quintais do Brasil.

Alan Magalhaes
11 anos atrás

Caraca, e tem gente que critica, eita povinho azedo.

Verde
11 anos atrás

Melhor do que nada, né? Embora o nada não esteja muito longe disso…

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
11 anos atrás

Sempre sonhei em construir um autódromo. Obviamente, não tenho grana nem pro terreno… Quem sabe se um dia a MEGA me sorrir…
Alguém sabe quanto custou a bagaça?

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
11 anos atrás

Muito boa a iniciativa da fabrica…mas não levo fé que eles vão investir pesado numa categoria, com tanto pilantra na entidade mor.

Corridas privadas, isso já é normal em nosso país…as únicas categorias que fazem publicidade é a stoc, truck e marcas. O resto só faz corrida secreta!

Dalton Costa
Dalton Costa
11 anos atrás

Deixa os ambientalistas de plantão ver esse desmatamento para esse autódromo, vão ficar doidos deve ser porisso que foi construido na surdinas, hehehehe

Eric
Eric
Reply to  Dalton Costa
11 anos atrás

Demorou 5 anos para ser liberado pelo Ibama….nada debaixo do pano….como todos deveriam fazer.

rubens casses
rubens casses
11 anos atrás

poxa! bem o pai do rapaz Thor (aquele da mercedes que atropelou o ciclista e possui uma f errari sem a placa na frente), poderia investir nessa idéia e montar algo semelhante aqui no RJ.

LucioSP
LucioSP
11 anos atrás

O circuito menor não lembra monza?

miguel
miguel
Reply to  LucioSP
11 anos atrás

achei mais parecido com interlagos na verdade…

Luizão
Luizão
Reply to  miguel
11 anos atrás

Nossa, não tinha reparado nisso….. até dá para ver a linha do trem lá no fundo…

Adriano Reis
Adriano Reis
11 anos atrás

Uma bela pista… mas achei que o guard-rail está muito perto em algumas saídas de curva.

Sp33d_rac3r
Sp33d_rac3r
11 anos atrás

Para quem quiser aparecer por lá, aqui vai o link do GooGle Maps http://maps.google.com.br/maps?q=-22.288302,-46.84696&hl=pt-BR&num=1&t=h&z=17

Eric
Eric
Reply to  Sp33d_rac3r
11 anos atrás

Não dá para ver mais do que meio metro de guard rail….até onde se entra antes da portaria.

Edu H@rmel
11 anos atrás

Gostei muito! Será que a FASP consegue pagar uns 15 k de aluguel para um final de semana ? Fora que tem uns 3 traçados diferentes!

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
11 anos atrás

Belo Campo de Provas.

Maurício Gomes Canzian
Maurício Gomes Canzian
11 anos atrás

Que notícia espetacular FG! Um autódromo aqui na minha cidade. Tomara que tenha arquibancadas em breve. Nunca tive o prazer de assistir uma corrida “in loco”, acredito que muitas pessoas do interior não tem essa oportunidade de ver uma corrida. Quem sabe até a Classic Cup não venha pra cá… Iria ver até encima do alambrado ver o Meianov e outros clássicos rasgando a reta do autódromo guaçuano.

Abraços a todos

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
11 anos atrás

Isso é o fim do automobilismo nos padrões que conhecemos.

Corrida para ninguém ver é muito ridículo, melhor andar no simulador em casa, pelo menos não dá despesa, se bater clica ‘esc’ e começa de novo!

Andre
Andre
Reply to  Roberto Lacombe
11 anos atrás

Falta de arquibancadas não é problema. Em uma semana se monta arquibancadas móveis ao longo da pista toda.

Eric
Eric
Reply to  Roberto Lacombe
11 anos atrás

Cala a boca mané…vai ter arquibancada…é que o circuito foi terminado agora.

Edson Peterman Vianna
Edson Peterman Vianna
Reply to  Eric
11 anos atrás

Eric, poderia me dizer qual o publico da ultima prova da Porche em interlagos, assistindo pela televisão as arquibancadas estavam lotadas rsrsrs,tem muita gente que não sabe o que fala, interlagos tem tudo só não tem publico, e infelizmente recentemente perdemos 02 pilotos na pista, fora outros acidentes graves que não ficamos sabendo, espero estar ai dia 15 e boa sorte a todos por essa iniciativa e parabéns.

cristiano
cristiano
Reply to  Roberto Lacombe
11 anos atrás

entao fica na sua casa fazendo isso seu boco pois mogi guaçu tem 170 mil moradores e nao gostaria da sua vinda para ca seu joao ninguem pobre de ideia e obrigado pelos que acreditaran .

Thiago Vinholes
11 anos atrás

Essa pista é sensacional! Já andei lá de Mitsubishi Lancer Evo X, foi muito legal. Aqui tem a matéria sobre o carro e um pouco do circuito: http://carros.ig.com.br/especiais/lancer+evo+x+do+videogame+para+as+pistas/4588.html

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

É, é legal…mas a entrada dos boxes não é um pouquinho longa demais ???

mario
mario
11 anos atrás

com a maioria das curvas longas e alongadas, existiria ponto de ultrapassagem pra F1?

Fabio Frederico
Fabio Frederico
11 anos atrás

Muito legal. Eu sonho em construir um autódromo privado nestes moldes todo dia. Até fico imaginando as áreas onde isto seria possível. Para brincar e convidar os amigos para correr numa pistinha padrão FIA.

Eu não posso. Mas o Souza Ramos pode e é isso que importa.

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

Belo circuito, bela iniciativa! Passa por aí o renascimento do automobilismo nacional, com provas de fórmula?

Humberto
Humberto
11 anos atrás

Gostei. Muito.

Luizão
Luizão
11 anos atrás

Circuito lindo, bem localizado, bem elaborado, praticamente completo para provas de automobilismo. Não ví ou não encontrei a Torre onde ficariam o Diretor de Provas, Comissários, Controle de Sinalização, Resgate, Locução, etc…
Sei que a Porsche correu em Portugal e lá a Direção de Provas acompanhou “muito bem” via monitores. Tudo bem que isto foi lá na santa terrinha… será aqui também? pois.

Thiago C.A. Leal
11 anos atrás

Belo nome e baita trocadilho também.
E nem só de corridas abertas a público vive o automobilismo.

Luciano Marino
11 anos atrás

Parece um kartódromo.

vitão
vitão
Reply to  Luciano Marino
11 anos atrás

kartodromo com quase 4.000 de pista ? má vontade hein. o Erica já andou queimando borracha por lá .

Eric
Eric
Reply to  Luciano Marino
11 anos atrás

Repara que na foto tem 5 micro pontinhos na reta…são Lancers….a largura da pista é de só 12 metros….

É muito grande, essa foto teve que ser feita MUITO alto para poder caber o autodromo na foto.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Enquanto isso na Cidade Maravilhosa….
Jacarepagua já era.

Dú
11 anos atrás

Agora escancarou. Muita calma nessa hora.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Não dá pra imaginar que outras importantes categorias nacionais, como Stock Car e F-Truck, estejam correndo nessa pista, pelo menos a curto prazo. Nem box tem. Vai na barraca mesmo?

Mauricio
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

E qual é o problema?
Antigamente nem box existia na F1? Montava-se os carros em uma área a céu aberto nas imediações do ponto de largada.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Antigamente…

fernando carvalho
fernando carvalho
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Concordo… !!!

Dú
Reply to  fernando carvalho
11 anos atrás

Creio o proprietário não ser obrigado a alterar seu cronograma por deficiência brutal da gestora do automobilismo nacional. Está conduzindo a estrutura, de maneira correta.
Era pista de rally, e foi tomando forma.
Belo kartódromo como um entendido citou: http://twitpic.com/7o7ufr

Ed
Ed
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

Pois é, onde a galera vai fazer shiatsu e tomar saquê morno?
Não se fazem mais japoneses como nas antigas…

Eric
Eric
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

Nem box tem….afff….o mais fácil e barato de fazer…ou seja, fica esperando que de repente, brota.
Eu tive o prazer de acompanhar o crescimento da pista….as coisas andam rapido, viu?

Fernando Melo
Fernando Melo
11 anos atrás

Bonito o circuito e o lugar. Mas arquibancadas fazem falta. Além de não possibilitar assistir de perto a corrida, deixa a pista com um visual de campo de provas.

fernando carvalho
fernando carvalho
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

Correto, muito legal, mas implementado , na minha opinião, como campo de provas da
Mitsubishi do Brasil (ainda que para este primeiro momento…..vem por aí uma categoria da marca ???!!!) Vejo que fazer provas de outra categoria e consequência, insisto: ainda que neste primeiro momento, pois daria visibilidade a marca …Concordam ou não ?

Eric
Eric
Reply to  fernando carvalho
11 anos atrás

Fernando, o ponto não é esse…ninguém faz muita questão que o autodromo seja da “mitsubishi”…..se chama Velo Città e ponto.

fernando carvalho
fernando carvalho
Reply to  Eric
11 anos atrás

Jó, Jó, Jó ……

Eric
Eric
Reply to  fernando carvalho
11 anos atrás

Campo de prova para o que exatamente?Afinal o asfalto é perfeito….durabilidade dos carros se testa longe daqui, em Catalão….

E serviria só para Lancer?Ou vc acha que para testar pick-up se usa asfalto perfeitinho?

mineirosp
mineirosp
Reply to  Eric
11 anos atrás

Talvez não seja utilizado como campo de provas, mas a uns 5 anos atrás passava toda semana pela rodovia que da acesso ao local e presencei várias vezes a L200 Triton camuflada.

Eric
Eric
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

Vcs já foram ver ao vivo o “campo de provas”?Não foram….então calam a boca!!!!!Vcs estão vendo uma foto de trocentos metros de altura!!!!!