YEONGAM STYLE (1)

SÃO PAULO (a Lotus copiou!) – Lito Cavalcanti, da Sportv, disse agora há pouco na transmissão do primeiro treino na Coreia que Massa e a Ferrari se acertaram e fecharam para 2013, indo ao encontro da informação exclusiva do Américo Teixeira Jr. publicada em seu blog há mais de um mês.

Bem, não importa que deu primeiro a notícia, mas sim que são dois jornalistas com 100% de credibilidade, e portanto não há motivo algum para duvidar. Sendo assim, são boas novas para Felipe, que na primeira metade da temporada foi crucificado pela imprensa italiana — com razão, diga-se, embora num tom um tanto quanto desrespeitoso.

Já falamos disso aqui. Massa, fazendo o que tem feito nas últimas provas (pontuou nas últimas cinco), é útil para a Ferrari e não incomoda Alonso, um piloto que, muito mais que Schumacher, tem necessidade de sentir que é o líder de uma equipe. Não por insegurança, fraqueza, desvio de caráter. Ele apenas é assim, pronto. Desde que não sacaneie ninguém, pode ser do jeito que bem entender.

A única experiência desconfortável de El Fodón de las Astúrias com companheiros de equipe aconteceu em 2007, na McLaren, em circunstâncias muito especiais. Hamilton chegou chegando e era, efetivamente, o queridinho da equipe. Alonso não curtiu, assim como percebeu que a convivência com a personalidade forte e imprevisível de Hamilton poderia ser pouco produtiva. Por isso picou a mula.

Agora aguardemos o anúncio oficial da Ferrari.

Ah, no treino deu Hamilton. E quanto ao título de nossas notinhas sul-coreanas, informo que a Lotus, no Twitter, já nos plagiou criando a hashtag #YeongamStyle. Será processada.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Al77
Al77
11 anos atrás

Chega a ser engraçado ver alguns idiotas entrarem aqui para declararem sua torcida pela demissão do Massa, independente da temporada dele não ter sido grandes coisas é sempre bom ter um piloto brasileiro em uma equipe de ponta, ah mas os babacas preferem ver o di Resta ou o Hulkenberg

Elio
Elio
11 anos atrás

No meu comentário há um trecho que escrevi: “Mais um ano de aposta não significa continuidade. Massa, que considero um bom piloto, está no início da descendência nas equipes de ponta.” Em vez de descendência, corrigo para linha decrescente nas equipes de ponta.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

FG….
O Lito não e totalmente confiável, em 2009 ele cravou que o Raikkonen assinou com a Mercedes lembra?
Um abraço
Paulo

Claudio W.
Claudio W.
11 anos atrás

O engraçado (ou talvez não) é que durante a temporada, anuciaram, pelo menos metade dos pilotos do grid “negociando” com a Ferrari.
Flavio, processa o latino.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Em 2002, Massa chegava à Fórmula-1 sendo apontado como um possível novo Senna.

Em 2012, Massa é apontado como um piloto útil pela imprensa sempre inventiva, escudeiro pelos torcedores traídos e “pau-mandado” pelos mais mordazes.

Título após 10 temporadas? Apenas Nigel Mansell, piloto rápido, maluco e talentoso e ainda assim, pilotando o FOGUETE da Williams.

Elio
Elio
11 anos atrás

Não sei se já foi comentado, neste post ou em outros, sobre a permanência do Felipe Massa Na Ferrari. Há anos, vimos os desdobramentos da saída ou continuidade do piloto brasileiro na equipe italiana. Este ano principalmente, pelo o fim do seu contrato, seu desempenho aquém das expectativas em comparação com o campeonato maiúsculo do Alonso. Como leitor, acredito que Massa renova para o ano que vem. Mas independente disso, acho que a situação dele ainda é, e vai ser delicada no ano que vem. A não ser que, ele faça um campeonato impecável e nem digo disputando o título, mas apenas atuações muito melhores do que fez nos últimos dois anos. Para mim, independente se correr mais um ano na Ferrari isso não descarta a possibilidade de trocá-lo no fim de 2013 por algum piloto mais jovem. Mais um ano de aposta não significa continuidade. Massa, que considero um bom piloto, está no início da descendência nas equipes de ponta. Pode ser que – e ele já demonstrou várias vezes se superar e surpreender – possa se encontrar e fazer um bom campeonato ano que vem. Correr mais um ano na Ferrari para o Massa será muito mais importante para ele do que para as expectativas de sucesso de alguns brasileiros e da Rede Globo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

FG,
Me desculpe, mas o que o Alonso “Eu não sabia” fez com o Nelson Piquet é imperdoavel… e o pior de tudo é que ninguém fala nada… Ele e o Idiota do Briatore acabaram com a carreira do moleque… quando voces da imprensa não falam nada é mais ou menos afirmar que o que o cara fez é apenas “caixa dois”….

Segue o jogo… temos que acabar com essa coisa do “Eu não sabia”.

Imperador

Leonardo Testa
11 anos atrás

Mas vai processar a Lotus/Lada? Não esperava isso de você. kkkk

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
11 anos atrás

Alonso é extremamente mimado… ponto. Assim como era Senna, Shumi e tantos outros. Uma pena, seria melhor se fosse alguém mais aberto.

Geraldo Lagoa Santa
Geraldo Lagoa Santa
11 anos atrás

FG

cara vc acha que o El fodon vai se dar bem com o Vettle em 2014? ou tambem vai picar a mula??
to achando que o El fodon se fudei nesse ano e o Vettle vai levar

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Se o Barbosa é que for o juiz, terá grande chance de ganhar. Já se for o Ladranwodwisk, a Lotus ganha.

Luís
Luís
11 anos atrás

Hoje, às 7h34, a Ferrari começou uma série de 3 tweets jocosos direcionados à imprensa brasileira. Acho que foi para o Lito e quem mais cravou a renovação do Massa. (Off topic: O Arnaldo Tirone, do Palmeiras, não é a cara do F Massa daqui a uns 30 anos?)

Evaldo
Evaldo
11 anos atrás

O Massa é um coitado, tirando o fator U$ para o seu bolso, virou um lambe lambe dos pés do Alonso e mostrou que se renovou, foi por absolutamente não incomodar ninguem na equipe, parece aquele guri pequeno que se promete um pirulito se ficar quietinho no seu canto. Pra nós, que ja vibramos com 8 titulos mundiais,com o Emersom, Piquet e Senna, isso é uma afronta a nossa memoria.

Dú
11 anos atrás

Uns 3, 4 milhões por um ano com a Fiat e Santander bancando o Línea?

Tailor Jr.
Tailor Jr.
11 anos atrás

Acredito que se Alonso não fosse tão egoísta, mala e metido a esperto já teria sido tricampeão e isso se deve por não aceitar companheiros rápidos, Na época do Cingapuragate duvido que ele não soubesse que o Piquezinho ia se espatifar no muro, a não ser que ele intendesse que o Briatore era um visionário ou que jogasse búzios. E como falei anteriormente em outro post Massa só vai assinar com a Ferrari porque o próprio Alonsito sabe que Felipe não oferece riscos a sua hegemonia dentro de Maranello.

Hugo
Hugo
11 anos atrás

Lembrando a situação do Massa no começo do ano, foi uma grande prova de força mental essa recuperação…não é qualquer um que resiste a avalanche de críticas que ele recebeu..claro que o carro da Ferrari melhorou um pouco, mesmo assim, nas ultimas corridas o Massa foi mais efetivo que o próprio Alonso..eu mesmo critiquei o Massa no começo do ano, portanto parabéns a ele

Beto
Beto
11 anos atrás

Respeito muito o Lito. Pena não podermos contar com os comentários dele nas transmissões das corridas…

perna quebrada
perna quebrada
11 anos atrás

Como já disse o José Simão sobre Barrchello:

Ele tem chance de ser campeão se o Schumacher querbar uma perna, ou se o Schumacher quebrar as duas pernas.

O mesmo vale em relação a Massa e Alonso.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  perna quebrada
11 anos atrás

Aliás, essa renovação serve apenas pra encher mais um pouco o bolso do Massa antes da aposentadoria, ou mostrar serviço para as outras equipes como piloto competitivo se ainda quer tentar ser campeão.
Pòrque se não acontecer isso, o camiho é a Indy ou a Stock.

roxxon valdez
roxxon valdez
11 anos atrás

ferrai só faz cagada!!!!!

Victor
Victor
11 anos atrás

O mesmo Lito que falou que a cachorra do Rubens tinha sido sequestrada, certo? É, realmente…ele tem muita credibilidade.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Massa sempre comentou que o problema era o carro e não ele, ok, mas então porque não fez como Raikkonen. Melhor tentar novos rumos, Kimi deu sorte e pegou um carro muito bom, até o novato-estabanado Grosjean se dá bem com ele. Bom lembrar que, o francês podia ter mais pontos, mas por duas vezes entregou a posição a Kimi.

Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão-Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be

Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be

Observe o que Perez fez esse ano com uma mediana Sauber, logo garantiu vaga em time de ponta. Massa devia tentar algo semelhante, mas ele prefere ficar em um time onde no máximo pode ser vice-campeão(e olha lá), a Ferrari esta 100% focada no espanhol. É aquela coisa, ou vc monta um time pra vc como Schumacher fez nos tempos de Benetton e Ferrari(Piquet fez isso na Brabham, Prost fez na Mclaren), ou entra em um time de ponta e puxa todos para o seu lado(caso Alonso na Ferrari), mas ele fez isso pela competência na pista. Quem foi superado na equipe(e é “pacífico”), só tem duas saídas, ou fica no time engolindo sapo, ou muda o rumo pra tentar a volta por cima.

O altíssimo salário na Ferrari também influência muito na mente do piloto na hora de sair.

“Na Ferrari faço a vida dos filhos, dos netos, bisnetos…se não for campeão, depois arrisco em outro time”.

No caso de Rubinho ele teve essa chance de “ouro” em 2009, mas fracassou no campeonato! Lembrando que as feras na época: Alonso, Kimi, Lewis e Massa(que estava em alta até o acidente), não disputaram o título porque Ferrari, Mclaren e Renault apostaram tudo no KERS, já Brawn-GP e RBR apostaram no difusor, só que Brawn fez um duplo que surpreendeu a todos.

Esse ano de 2009 foi surreal, não acredito que Massa tenha uma chance de ouro como aquela, naquele mesmo ano as grandes equipes avisaram que iam voltar forte em 2010. R.Brawn fez um negócio da China, sabendo que o time não ia ser forte no ano seguinte, vendeu tudo para a Mercedes que ficou empolgada com o desempenho da Brawn. Só que a Mercedes não “herdou” aquela Brawn-GP vencedora do começo do ano, e sim aquela decadente do final de temporada, já superada pela RBR.

Quem quer ser campeão tem que levar a coisa na base da mão de ferro, Massa é flexível na hora de jogar duro, só que pra jogar pesado vc tem que primeiro mostrar resultados na pista. No áuge do quebra-quebra Piquet em 87, Prost em 89 e Alonso em 07 simplesmente “racharam” o time ao meio, mas continuaram forte na disputa até a última corrida. No ano seguinte todos estavam em outra equipe, ou seja, nenhum deles suportou um companheiro forte no time, mas todos tiveram personalidade e atitude pra sair da equipe. Prost levou S.Nichols pra Ferrari e deixou ela em condições de disputar o título em 90, já a Mclaren “desabou” de nível técnico. Piquet chutou tudo para o ar e só pensou em ganhar grana na Lotus(e fez muito bem porque na Brabham e Williams ele não ganhou o que merecia). E Alonso todos estão vendo, deu a volta por cima, enquanto Lewis vai começar por baixo na Mercedes.

Adianta ficar seis anos no time reclamando e se fazendo de vítima(com desempenho abaixo do companheiro), como sempre fez o Rubinho? Massa pelo menos não faz “carnaval” na Ferrari(Vlw Felipe), mas ele podia ter saído do time ao final de 2010. O negócio é torcer para ele se recuperar e fazer uma boa temporada em 2013, assim ele pode ter mais chances de arrumar um bom time em 2014.

Enquanto isso, negócio é rir pra não chorar e eu tenho dado muita risada, mas não do Massa ou jogo de equipe, isso sempre aconteceu na F1. Tiro sarro é da cara do Galvão, mas ele merece passar por isso!!!

Galvão em Monza 2012: “Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, eu queria a opinião do Emerson Fittipaldi, é uma equipe chama-se Ferrari. Um é líder do campeonato, o outro não foi bem na primeira parte da temporada. Nesse momento Massa entregando a posição para o espanhol levaria os dois ao pódio, esta me parecendo absolutamente normal. O que vc acha Emerson?”

TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO!!!

Aí vem a melhor parte da corrida, o espanhol encosta de vez no Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio e tome Galvão Bueno: “É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe. Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA para a ultrapassagem do Alonso”.

“Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai CHOVER CRÍTICAS que vai ser um PROBLEMA. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: “EU VOU AJUDAR MEU COMPANHEIRO DE EQUIPE!!!”, e assim a coisa funciona. Aí vc esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que, de circo eu entendo muito por isso estou aqui”

Abaixo uma parte da minha coleção, que cada vez aumenta mais:

Formula 1 Team Orders(aqui uma festa em vários times):
http://www.youtube.com/watch?v=cMpkG7S1qgU&feature=related

Spa 1998, R.Schumacher mais é impedido de ultrapassar líder D.Hill:
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

Massa entrega posição a Heidfeld na Sauber
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related

Johansson é impedido(placa slow) de ultrapassar líder Alboreto no Canadá 85
http://www.youtube.com/watch?v=qvXbpIW1ecw

Alonso-Fisichella team orders in Turkey 2005:
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1

David Coulthard entrega vitória a Mika Hakkinen em 1998
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM

Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP Portugal 1994:
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=plcp

Líder D.Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canadá 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

Williams admite ordem para Prost ser campeão em 93, GP de Monza!
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

Queria perguntar para o Rubinho o que ele pensa dos vídeos acima, não me lembro de ninguém ficar choramingando por isso. Um monte de piloto europeu ajudou o companheiro, mas só foi dar confusão quando teve brasileiro no rolo. Quando o Berger sacrificava suas corridas pra ajudar o Senna, ninguém satanizava a F-1…

ed
ed
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

tirou um grande peso das costas, neh marcelo?

Michael Schumacher "clone"
Michael Schumacher "clone"
11 anos atrás

Eu só voltei para pegar o que já era meu, tá bom demais!

Grands Prix Laps raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/tour.aspx

Grands Prix Kms raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/kms.aspx

Como será que vai ficar a cara do Rubinho vendo eu fazer duas festas de despedida em Interlagos, e ele sem nenhuma? Acho que ele vai ficar com uma pontinha de inveja…

Alexandre Alves Andrade (@alex_alves81)
11 anos atrás

Vai ter que processar a loja virtual da Fórmula 1 também, pois em seu último “e-mail marketing” usou do mesmo expediente.

Julio
Julio
11 anos atrás

“Desde que não sacaneie ninguém, pode ser do jeito que bem entender.”

Cingapura 2008. Duvido muito que El Fodón não sabia da mandracaria…

joe
joe
11 anos atrás

A sorte de Felipe chama Fernando. Como ja pensavam Ayrton, Schumi e tantos outros motherfuckers do passado, colega bom mesmo nao foi feito para encher o saco, existe pra encher no maximo a bola deles, tipo Derek Daly, Berger, Binho, Patrese, sortudos que mantinham seus (bons) empregos gracas a sua posicao “passiva” diante do tsunami inevitavel………
Os caezinhos se alimentam das migalhas que caem no chao. Ja viu F1 4×4 ??? Pois entao. UmBraco a todos.