MENU

domingo, 25 de agosto de 2013 - 11:20F-1

SANTA PISTA (3)

trapiste3SÃO PAULO (sou, sim) – Sempre que o Reginaldo não for a uma corrida, preterido em favor de Barrichello e Burti, vou malhar aqui. Sempre com a ressalva de que não é corporativismo, não é nada contra ex-atletas trabalharem como jornalistas. Se eles se comportarem como jornalistas, fizerem seu trabalho com o rigor que o jornalismo exige, por mim podem ser até ex-proxenetas. Mas para tirar o lugar de alguém que se prepara, batalha, conhece o ofício, o mínimo que se espera é respeito profissional por quem está do lado de lá da tela, do microfone, do papel.

Barrichello hoje em Spa. Animador de torcida no grid, ao lado de um repórter que se atrapalha todo, grita o tempo todo e fica tentando dar algum sentido à balbúrdia sem método do ex-piloto-repórter. Que chega em Ross Brawn, chefe da equipe do cara que está na pole, e pergunta: “Você tem saudades de mim?”. Depois fala algo sobre o carro, mas não escuta o que o entrevistado falou e pede ao locutor para traduzir.

Mais. “Em Spa pode chover nos próximos 5 segundos”. Uau. Mais. Chama o cinegrafista que há 20 anos faz F-1 para a Globo, o Baiano, de Marcelo. O nome dele é Luiz Demétrio. Mais. Entrevista o dono da Force India. Chama o cara de Vijay, na maior intimidade. Não tem sobrenome, nem cargo. Ninguém, entre os Homers Simpsons que assistem à Globo, é obrigado a saber quem é Vijay Mallya. Mais. Ele e Burti gastam metade da corrida justificando a má performance de Massa por causa do KERS que não funcionava. Ao fim da corrida, Massa diz que funcionou normalmente, exceto nas primeiras voltas.

Fora o vocabulário. “Situação” é palavra que vale para qualquer situação. E certeza que Rubens fala “concerteza” junto. Certeza absoluta. Tudo, rigorosamente tudo, é “concerteza”.

Falo mesmo. É ruim, fraco, não acrescenta nada. Não sabia sequer quantas corridas tinha disputado na Bélgica. “Corri 19 anos na F-1, foram 19.” Não, não foram. Em 2003 e 2006 não teve corrida na Bélgica. E, a rigor, a de 1998 não conta estatisticamente porque houve nova largada e Rubens não tinha carro-reserva, depois do acidente múltiplo no início que bloqueou a pista. Portanto, foram 16. Com boa vontade, 17. Informação é o nosso esporte. Informação é o que o jornalista deve dar.  Se não “tencerteza”, apure.

Já volto para falar da corrida.

165 comentários

  1. Fiamoncini disse:

    O único comentarista bom que a Globo tem se chama LITO CAVALCANTI, esse dá um banho em reginaldo, rubens, etc…

    Agora, esse reporter de pista da Globo é de fato uma piada

  2. Fiamoncini disse:

    Nunca vejo vc criticar a Band na transmissão da Indy, que lá sim é uma piadaaa.

    Que isenção é esta que vc preza?

    Reginaldo é bom, é jornalista, sabe escrever, mas o que quero saber é como o carro funciona, o que o piloto tá pensando, e nisso o Rubens sabe.

    O que irrita sim é essa “passassão de mão na cabeça do Massa”.

  3. luiz disse:

    Discordo , pois eu acho que a descontração do Rubinho me divertiu, muito mais que o coxinha, pra mim ficava só o Galvão e o Rubinho, certeza de boas risadas. Afinal estamos assistindo a um espetáculo insano e sem sentido. Pode ver que o Galvão fica mais descontraído sem o Reginaldo, e se atrapalha menos.

  4. Fernando disse:

    como nâo assisto rede bobo (livestream) então não tenho o q falar. O pessoal q reclama aqui, será q enviam a reclamação diretamente na fonte do problema ?

    Ou devido estas ridiculas apresentações a audiencia aumento e agora o pessoal quer ver apenas p poder criticar depois ?

  5. Formiga disse:

    Tem mais algumas:

    - deu uma de sabe tudo de estratégias ao afirmar que o Button deveria continuar com os pneus, ele iria perder as 3 posições tranquilo e não se sabe se derrepente o rendimento cairia ainda mais (o que é provável), ai o Barrichello de uma de Ros Brawn, e sem os dados internos indicou… deveria continuar

    - ficou falando o tempo todo que o Massa passou pela linha branca, mas não entendeu que foi ilusão de ótica pela visão da câmera de frente, isso apenas ele viu, a TV FIA não mostrou (e eles são bons em pegar isso) e nenhum comissário pegou (deve ter um junto da linha igual a bandeirinha)

    - fora isso o GB confundir les Combes com Bus Stop 4x durante a transmissão é inadimissível para quem foi inúmeras vezes à Spa eu nunca fui e sei de có.

  6. Marcelo Martinez disse:

    Eu culpa mais a emissora de TV do que o Barrichello.
    Porque não tem jeito se alguém chega pra você, lhe oferece um bom dinheiro, sendo que vai falar numa coisa que sempre foi o seu meio, você acaba aceitando.
    Porém… ah porém: deveria se aproveitar melhor o que ele tem a oferecer. Ele como um convidado analisando, tecnicamente, o pode estar acontecendo num carro de F1, coisa que um jornalista, de repente, não tem o conhecimento técnico.
    Agora, o que estão querendo do Barrichello é que ele faça um trabalho jornalístico ou de reportagem. Aí não dá!
    Se não estão satisfeito com o trabalho do Reginaldo Leme que o demita e pronto!
    Agora, substitua-o por um jornalista especializado na categoria.

  7. fredy palmeira disse:

    É melhor a galera ir se acostumando, pois como o Brasil provavelmente vai ficar sem piloto no grid de 2014 é bem possível que os malas da globo escalem o trio burti, barrichelo e massa para as tramissoes. Eu já desisti de me ver livre do barrica na f1. Passei dez anos torcendo para ele sair da f1 (desde austria 2002) e quando finalmente o cara larga o osso ainda a globo ainda coloca o cara como reporter. Alias, os todos os reporteres da globo sao umas malas sem alça. Principalmente aquela loirinha que só da informaçai inútil. Torcer para o galvao se aposentar também já desisti. Pensando bem é até bom que ele se mantenha na ativa, pois mais mala que o galvao so mesmo o tal do luiz roberto.

  8. Mauro disse:

    Edgar de Mello Filho o melhor narrador do Brasil, fora Gavião!

  9. Ilton disse:

    Cara, tu tava nervoso hein, rsrs

    Realmente, o Rubinho é risível, concerteza!

  10. Mario Gasparotto disse:

    E “concerteza” Flavio, agora você pode malhar mesmo, porque ele esta em território que você conhece como poucos! Não assisti a corrida na Globo (vi o vt na Sportv) e ainda bem que não senti vergonha alheia!

  11. Alemão disse:

    O Reginaldo é o que mais entende do assunto, mas a Globo é uma merda, além de termos que aturar o Galvão, agora temos que aturar o Barrica e o Burti ! palhaçada!
    Quanto a corrida, vai perder a graça se o Vettel continuar assim. Teremos um final de campeonato antecipado. Só podem estar sabotando o Webber nas largadas, para ele não correr o risco de atrapalhar o Vettel. Quanto ao Massa… ele mesmo se sabota, tamanha inconsistência. Merecia ser despedido desde 2010! Que venha o Hulk. Kimi…até Bianchi para o seu lugar…e que o Nars tenha alguma chance!!

  12. Glauson disse:

    Nota-se q Rubinho está despreparado para o cargo, está nervoso, não sabe o q fazer quando surgem oportunidades q um bom reporter não deixaria escapar. Por exemplo, o empresário Vijay Mallya ficou frente a frente c o Rubinho como quem diz “faça-me perguntas interessantes, estou disponível”, e ele só fez uma perguntinha básica sobre a chuva do dia anterior, nada mais, visivelmente nervoso não passou para o telespectador quem era o dito cujo, e emendou a história da chuva em 5 segundos…
    Falta muito preparo.
    Mas, como eu já disse aqui uma vez, o Barrichelo não tem o raciocínio rápido, o Galvão e o Burti tem, mas o Rubinho não, e um repórter de improviso ao vivo ali no grid tem q ter um raciocínio rápido.

  13. Cassius Clay Regazzoni disse:

    O Barrichello como repórter não existe, é um retardado mental.

    Sua perguntas são de um superficialidade e inutilidade atroz.

    Os entrevistados ficam totalmente desconcertados, sentem claramente vergonha alheia das perguntas feitas pelo Barrichello.

    A Globo tentou fazer o que a BBC faz com David Coulthard, só esqueceu que o nível intelectual do escocês é infinitamente maior do que o do brasileiro.

    Como já disse, Rubens é quase um retardado mental, jamais serviria para exercer uma função que exige sagacidade, capacidade de síntese e oratória.

    Infelizmente, como em tudo que transmite ou produz, a Rede Globo irá enfiar goela abaixo do telespectador mais esta ação entre amigos (Galvão/Barrichello).

  14. Glauson disse:

    Concordo Flávio. O ideal seria você,o Regi e o Burti comentando, com o Luis Roberto narrando. O Lito também é muito bom. O problema é q pra entrar ali tem q ser puxa-saco do Galvão, pois a Globo dá poderes ilimitados a ele.

    O Rubinho ficou emocionado porque o Ross Brawn falou c ele primeiro antes de dois outros repórteres ao lado. Ficou tão emocionado q nao sabia nem o q perguntar, e aí falou aquela asneira “miss me?”. E depois continuou nervoso pois nao entendeu nada do q o Brawn falou. O mais preocupante é q o Galvão achou bonito tudo aquilo… A q ponto chegamos? Cade a informação jornalística? A Mercedes era pole…

  15. Ricardo disse:

    a Globo tem pessoas preparadas mas não utilizam, por exemplo o Rodrigo Mattar que acho que hoje tá na Fox Sport.
    O problema é que o Galvão anda dando as cartas na transmissão da F1 e ele é um bo$$ta, tanto como narrador como gerenciador da bagaça!

  16. Dimmebag disse:

    Rubinho calado é um poeta.
    E o pachequismo da globo me enoja.

  17. Gui Orsi disse:

    Engraçado que logo depois que o Massa falou que o volante tinha apagado a imagem foi pra camera do Alonso em cima do capacete e o volante dele tava apagado (mas na Globo ninguem viu). Uma das diferenças entre eles: A globo ficou justificando isso por causa da má corrida do Massa, ja o Alonso foi passando todo mundo e não tava nem ai.

  18. Fico imaginando esses Repórteres (!?!?!?) Patriotas como irão ficar se um dia a Fórmula 1 não tiver piloto brasileiro e isso está muito próximo de acontecer. Tudo indica que já no ano que vem não teremos mais nenhum piloto tupiniquim alinhado no grid.

    Primeiramente, já podem mandar embora a Mariana Becker, que só sabe entrevistar piloto brasileiro, Massa de preferência. Esse novo que cobriu SPA parece mais um Bufão, não disse até agora porque veio. O melhor repórter de pista que a Globo teve foi o João Pedro Paes Leme, ele entrevistava todos os pilotos, sem preferência de fixar nos brasileiros, na época tínhamos o massa e o Barrichello tb. Detalhe, falava Inglês, Espanhol e vi entrevista dele em Francês.

    Barrichello parece que está numa mesa de bar falando com os pilotos e engenheiros como se fossem os seus melhores amigos. Sendo que duvido que ele mesmo toma uma cervejinha se quer sem álcool.

    Mas o Burti, na minha opinião, que salvou a narração da corrida de ontem., Gavião Bueno se supera, e sempre para pior, corrida após corrida. Aquele lance da troca dos pneus da RBR que o pessoal da Ferrari foi correndo para tirar os cabos das pistolas da frente e o Sr. Bueno dizer que foi para fazer pressão sobre a equipe foi demais.

    Sobre o Reginaldo Leme, sinceramente falando, acompanho a Fórmula 1 quase há 40 anos e ele já foi melhor. Aquela rivalidade que houve interna entre ele e o Gavião Bueno na época das disputas de Senna e o Piquet o desgastou muito. Ele hoje não passa de um repórter politicamente correto, não diz nada controverso. Uma pena, pois gostava muito dele.

    Mas concordo contigo, colocar um Ex-Piloto para fazer comentário até passa, pois as outras emissoras também o fazem, mas nada justifica colocarem dois ex-pilotos. Que esses Ex-pilotos fazem rodizio entre si e deixando o Reginaldo Leme como fixo. Aliás, poderiam fazer rodízio tb com o Gavião Bueno, mas não com o Cleber Machado, pelo amor de Deus. Gavião já está ruim, com Cleber Machado é melhor deixar no modo ‘mudo’ a TV. O Luiz Roberto é o menos ruinzinho desses todos.

    Finalizando, temos que orar muito para que as tramissões continuem acima de tudo a passar na televisão, pois não vejo um futuro muito promissor para piloto brasileiro na Fórmula 1 e isso poderá afetar interesse da Globo em continuar a transmitir a Fórmula 1.

    Oremos!!!

  19. Ricardo Alves Mendes disse:

    Concordo com com Flávio Gomes, Reginaldo Leme é um monstro da crônica esportiva no que se refere a automobilismo e me causa muita tristeza assistir uma transmissão de prova de F-1 sem os seu comentários.

    Cheguei a ler na imprensa que estaria havendo um rodízio entre Reginaldo Leme, Luciano Burti e Rubens Barrichelo, e a inclusão deste último na equipe de transmissão da F-1 se deveu a uma tentativa da Rede Globo em elevar a audiência das transmissões consideradas abaixo da média nos últimos tempos.

    Péssima estratégia na minha opinião, atualmente não existe no Brasil jornalista mais capacitado neste segmento do que Reginaldo Leme, considero isso um insulto e falta de consideração com um profissional dedicado e discreto o suficiente para tolerar o ufanismo do narrador Galvão Bueno.

  20. José disse:

    A Globo nivela por baixo sempre,parece que profissionais sérios não tem vez nunca.Cada vez mais Rubinho se supera na ruindade,nesta corrida em particular foi simplesmente ridículo,começo a desconfiar que Barriquello não é só um bobo alegre, é um bobo mesmo.Galvão Bueno parece gostar de pessoas ricas dispostas a aparecer,caso do bobo e de tantos outros,desde pilotos a jogadores de futebol.Estão transformando o automobilismo em um esporte comum e cheio de malandragens como é bem a cara do narrador.Quem gosta do esporte também gosta de comentários interessantes e inteligentes e não das babaquices dessas pessoas.Rubinho não cresce nunca,ainda sonha com a F1,parecia um palhaço entrevistando Ross Brawn com seu sorriso forçado e sem graça,uma piada de muito mau gosto.Outro programa que a emissora acabou foi com o tal de auto esporte com outro bobo,Luiz Razia dando uma de Airton Senna ,mais um eleito da emissora para dizer bobagens .Ontem 25/08 mostraram a Daiane dos Santos a bordo de um carro para que?Jogadores de futebol,cantores de meia tigela,celebridades esquecidas costumam frequentar essa babaquice,é o fim das boas entrevistas, é a Globo tratando todo mundo com desrespeito.

  21. Rafael Chinini disse:

    gosto dos pilotos comentando, mas também discordo em tirar Reginaldo!!!!
    ter dois pilotos comentando é desperdício!!! sem necessidade

    Reginaldo JÁ!!

    e ainda o Burti foi reclamar do cabelo do Vettel, tomou um esporro bem dado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>