LONG WAY HOME (8)
SÃO PAULO (sorrindo) – Falta pouco, bem pouco para o Goiabinha da Sol voltar a alegrar as ruas da cidade. Estive hoje na oficina e o Twingo está praticamente pronto. Graças ao amigo Rafael Preto, que preparou uma tinta especial, texturizada, os para-choques ficaram perfeitos. Funilaria e pintura foram concluídas. Os pneus novos chegaram, na medida 165 em vez do 145 original — fica mais gordinho. Um blogueiro trocou as rodas de liga pelas originais e colocamos as calotas também originais da época. Arrancamos o insulfilm, que eu detesto em qualquer automóvel.
Hoje liguei o carrinho e manobrei na oficina. Está com 160 mil km. Bate um pouquinho de saia, mas é algo que vamos resolver sem maiores dramas. Esse motor nunca foi aberto. A programação para hoje era: revisão de toda a parte elétrica e polimento. Trocamos faróis e lanternas por novas, suspensão e freio estão OK e tivemos de colocar um escapamento novo.
Depois, provavelmente nesta semana mesmo, ele vai para uma daquelas firmas que fazem higienização. Vamos dar uma bela lavada nos bancos, no carpete, no painel, nas laterais de porta, em todas as partes plásticas e no cofre do motor, que ficou com a pintura original de fábrica.
No dia 26 de abril ele fez 20 anos, como vocês se lembram. Não deu tempo de terminar na data esperada, mas não tem problema algum. Quando tudo estiver OK, troco as placas por modelos novos e coloco um rádio legal. Estou resolvendo ainda a parada dos borrachões nas laterais, mas acho que cheguei a uma boa solução.
O caminho é sempre longo. Mas sempre termina.
Quanto custa uma reforma assim? Tenho todos os itens, é mais pintura e parachoques e estofamento…
Flavinho tenho um Twingo 95 que comprei com incriveis 21.000km a alguns anos e depois de muita labuta nele decidi aposenta-lo e deixar apenas para uso eventuais. Como estou reformando para deixar ele em bom estado novamente, podeira por gentileza indicar a tinta usada nos parachoques?
Não sei o nome. Ligue para meu amigo Rafael Preto, se apresente como meu leitor, diga que eu passei o telefone. Ele que arrumou essa tinta. (11) 99632-5070.
Interessante.
Gomes, bom dia!
Tenho um Uno 93 azul cristal, como consta na chapinha do porta malas, já com seus 21 anos de idade e seus (poucos, eu diria) 110 mil km rodados. Sou o segundo dono da botinha e quero que ele fique comigo até o fim dos dias, afinal foi um presente de meu pai e, até onde eu saiba, presente não se vende. Hoje o uno guarda sinais da idade, alguns riscos, uns amassados por um descuido da ex-dona etc e tal.
Acompanhei toda a restauração do seu Twingo Goiaba e gostaria de saber o telefone ou endereço da oficina do pessoal que restaurou o seu. Achei o resultado muito bonito.
Um grande abraço.
Perdi um pouco o gosto que tinha de ir aos encontros de carros antigos por causa de uns malas iguais aos que apareceram por aqui neste post. Mudam as caras, mas geralmente ficam criticando qualquer coisa nos carros, apenas para encher o saco. Uma hora é a cor que não é original, outra que tem um risco aqui, outro acolá, que o motor não presta e mais um monte de baboseiras.
Esses especialistas em porra nenhuma (“aspones”) sempre tem algum pitaco para dar e mostrar seus grandes conhecimentos, principalmente pelos carros que nunca tiveram na vida…
Ficou ótimo Flavio. O twingo é uma versão renault moderna do citroen 2 cv, muito gostoso de andar. Valeu o capricho.
Tá lindo, parabéns!
Curioso como os conceitos hoje alardeados a quatro ventos como o máximo da modernidade no Up! já eram usados fartamente no Twingo de 20 anos atrás!
Belo trabalho, parabéns! Somente uma pergunta… Aquele arranhão no vidro traseiro feito pelo limpador, sai com polimento?
Parabéns! Ficou lindo! Não mude a placa, essa placa é um charme só!! Ela fica dntro do rebaixo, a nova vai ficar fora….
lindão…… vamos marcar um role do goiabinha e o azeitona….. abraço…
Parabéns Flávio e a todos que participaram do processo de “levantamento” do Goiabinha! Ficou bem bacana!
Espero que seja fácil mexer no motor.
Tem data para a reestreia?
Mexer quê no motor?
Motor Renault é moleza, brunimento nas camisas, trocar os anéis e boa.
eu acho linda essa cor, e adoro esse carro!
Parabéns, ficou muito legal!
Pô, pulou o episódio 7 do Long Way Home… foi direto do 6º para o 8º.
Parabéns Flávio, o carro está ficando fantástico. Consegui terminar minha Margarida, se quiser dar uma olhada segue ai!!!
http://variantii1978.blogspot.com.br/2014/05/capitulo-30-chagada.html
Valeu
Tá linda!
Valeu mesmo Flávio, vindo um elogio de uma pessoa que tem coleção, é muito gratificante. Obrigado!!!!
Demais a saga Samuca, vi ela todinha. Parabéns pela restauração. Restaurei um recentemente e só por amor alguém consegue investir mais que o valor do carro retomando-o em mecânicos e funilarias decentes dando devido valor a essas preciosidades. Tem que ser especializado, por que essas empresas “trocadoras de peças”, geralmente desprezam os mais antigos
O Eduardo obrigado mesmo, é bom saber que tem gente que compartilha do mesmo gosto. Realmente precisa de paciência para ficar legal.
Essa estória do “Goiabinha, o Retorno” é realmente ótima. O carro está, ao menos nas fotos, ficando muito bacana. Apenas não recordo se na época os Twingo tinham realmente essa cor, vermelho goiaba. Acho que não. Era vermelho sólido mesmo que, como vocês sabem, com o passar do tempo esmaece sem dó. Dá um trabalhão manter carro vermelho com a mesma matiz. Experiência própria. Enfim, parabens Flavio pelo carro. Só espero que, desta feita, ele suba ladeira com ar condicionado ligado, hehe.
O carro era meu. Você acha que eu ia inventar uma cor? Óbvio que a cor é original, de catálogo.
Eu não disse que você inventou a cor, mas apenas que não lembrava se existia de fato o vermelho goiaba. Só isso.
Leia de novo. Disse que era um vermelho sólido e que desbotava. Vocês são cheios de teses e acham que ninguém entende de nada. Você acha mesmo que eu iria restaurar um carro que foi meu sem lembrar a cor?
Em vez de começar a ter “´pobrema nos neuvos”, diga a nós, pobres mortais, os contatos do profissional que está trabalhando no seu carro. Mesmo por foto, deu para perceber que a textura da pintura ficou praticamente igual a original.
VW tinha esse problema, ficava igual ao goiabinha. Só por fora.
Exatamente! Foi o que pensei quando vi esse vermelho do Twingo do cidadão aí de cima. É que não é comum ver estas tonalidades nas nossas ruas. É só preto, prata e branco, com um azul aqui e outro vermelho sólido acolá.
Ficou lindão !
Está perfeito!!! Lindo carro.
Feliz de saber que você também é da turma do “fora insulfilm”, odeio também !
O engraçado é que funileiro sempre lava a oficina antes de tirar fotos :D
Este chão meio molhado entregou tudo!
Belo trabalho no franceszinho (francês zinho, francezinho….)
ficou lindo!! tambem estou restaurando meu gol quadrado gl 1989 prata! pena que não tenho grana e não sou rico igua
l a vc, portanto vai demorar mas vou conseguir terminar ele!
Mais 10 anos e já põe placa preta!
So nao esqueca da Sol no primeiro passeio hein???
A sua história com o “goiabinha” é muito bonita Flávio, de fazer inveja. Meus parabéns pela empreitada, que não tem nada de trabalho, pois recuperar um carro que fez parte da história da gente deve ser muito prazeroso.
Ficou lindo!!!!! Abraços!
Acho que esse vidro traseiro arranhado pelo limpador pode ser polido. Vale a pena.
E a Sol tá perdoada de antemão por ter esquecido de trocar a palheta. Sendo mulher, e simpática, vai para o céu assim mesmo.
Você não quer ficar com meu gol quadrado não? Se você deixar ele lindão assim dou ele de graça, ele mereceria um destino desses. Não tenho grana no momento para cuidar dele do jeito que ele merece.
Ficou muito bom! Parabéns
Tivemos um Twingo 95 e ficamos com ele por muitos anos. No fim era nosso terceiro carro. Quando comprei coloquei esses pneus mais largos (165) e de fato fica mais bacana. Só que os pneus de trás raspavam no para-lama (é assim?) quando a depressão no asfalto era um pouco mais funda, e fazia um barulhão…..
Se parece com o novo VW UP mas é bem mais simpático. Pelo preço do UP, compre um Twingo baleadinho e reforme. Salvem os Twingos!
Pelo preço do Up, compra 4 Twingo!!!!
Parabéns pelo carro, confesso que estou com inveja. Gostaria de ter uma coleção como a sua, quem sabe um dia. Comprar um carro antigo, dos anos 80, não é caro. Tem um monte de bagatela por aí que caberia no meu bolso. Mas quanto custa reformar um carro assim? Gostaria de ver uma reportagem sobre isso no Grande Prêmio, ou mesmo aqui no blog. Seria uma “prestação de serviço” para nós, pobres apaixonados por carros antigo. Quem sabe eu me anime e compre um Fiat 147 que um cara do meu prédio está vendendo baratinho. Ele está detonado e eu tenho condições de comprá-lo. Mas não sei se tenho condições de reformá-lo…
Pôxa, parabéns! Ficou muito bonito!
Que carro! Lindo. Bravo!
Muito bacana poder acompanhar a evolução da restauração, bem feita. E parabéns ao Rafael, que fez um bom serviço com os parachoques.
Aproveitando, alguma novidade em relação ao futuro 69? Vi na internet alguns anúncios de Corcel II e inevitavelmente lembrei-me do PacMan…
valeu!!!!
Sensacional! Ficou excelente o trabalho. Carrinho com muita personalidade. Parabéns!
Coisa linda. Quero ver o seu Gol voltar pra casa, também.
Maravilhoso. Já temos no clube pelo menos uns 6 Twingos em que os donos pretendem esperar para colocar “placa preta” e você está na lista.
Vamos vê-lo em breve em nossos encontros do Clube. Meus parabéns.
Nossa ficou lindão!!!!……o Twingo tem personalidade ,coisa cada vez mais difícil de ver nos novos, outro que tinha uma personalidade forte era o KA ….que agora virou mais um normal com cara de todos.
na 1a foto o melhor piloto da classic e seu pai
Dia 26 de abril é aniversário da minha filha, não tem como esquecer! Goiabinha fez 20 anos e minha filha 18, parabéns aos dois, estão lindos!
Lindo!
E tem razão, sem insulfim fica muito mais charmoso.
No meu nem pensei em colocar…
Puts…. legal demais…. Parabéns!
Ficou muito bonito. Parabéns!
Obrigado. O último parágrafo era tudo que eu precisava ler hoje. Minha vida está bem difícil por estes dias, mas sempre há um final para tudo, não é mesmo?
Flavio, eu vi um amarelo em um desmanche em Hortolândia. Quem sabe tenha alguma peça que você esteja precisando. qualquer coisa é só falar que eu passo lá pra você!
Abraço!
Obrigado, mas ele estava completinho. Não vou precisar de muita coisa, não…
Qual era mesmo a previsão desse verdadeiro “tio dos Red Bull” tomar as ruas de Sampa?
E aí Flavio, beleza? Tenho um motoradio na caixa (zero bala) que era do meu pai. Interessa?
ta bonito o danado hein!!! felicidades