DICA DO DIA
SÃO PAULO (precioso) – 20 de fevereiro de 1949. Nas ruas de Juiz de Fora, três corridas. Uma de motos, uma para carros de até 2.000 cm³ de cilindrada e outra para carros “força livre e esporte”. Foi o Airton Soares, lá de JF, que mandou. Segundo consta, teriam sido as primeiras corridas de Minas Gerais. Não consegui confirmar a informação.
É inacreditável que nenhum acidente grave acontecesse nessas provas de rua. Bom, pelo menos nessa filmagem, parece que nada aconteceu — afinal o ambiente era festivo ao final de todas elas. Mas era pura sorte. Porque o guard-rail era formado por pessoas. Uma coisa de louco. Qualquer escapadinha e seria uma carnificina.
Dá para identificar alguns carros. Citroën era muito popular… Entre as motos, juro que não consegui descobrir nenhuma marca. Quanto à cidade, pergunto aos mineiros: Juiz de Fora ainda é assim? Essa “pista” ainda existe?
Logo aos 2:14 dá para identificar claramente Manuel de Teffé, um dos pioneiros do automobilismo brasileiro.
JF tem, ainda, um kartódromo que me consta, está desativado. É o Kartódromo de Borboleta, que tinha a fama de estourar os 2t dos karts com sua interminável reta. De resto, tenho belas lembranças de JF.
Toda minha vida escolar morei em JF, infelizmente hoje é uma cidade degradada com pouquíssimas referências a cidade bela e pioneira que um dia foi.. só hoje estou sabendo que essas impressionantes corridas aconteceram lá pelas ruas do centro! quem dera se esses e outros bons pioneirismos fossem mantidos..
Muito provavelmente essas imagens foram registradas por João Carriço, “pai” do cinema em JF/MG.
Trata-se da região central da cidade. Percebe-se ali o atual espaço Mascarenhas(antiga fábrica e hoje centro cultural) e a estação ferroviária em frente a praça que hoje é conhecida por praça da estação. Tirando algumas intervenções, me parece que que o traçado está basicamente o mesmo, o que mudou(bastante) é o cenário. Hoje, Juiz de Fora é uma cidade bem vertical e infelizmente uma grande parte das contruções do video já deu lugar a espigões. Quanto a corridas, não temos mais. Mas temos um clube do automóvel antigo atuante, que organiza encontros com muitos carros antigos bonitos e interessantes.
A pista, pelo visto, nunca existiu. Foi um improvisação, na verdade uma apelação. Não existe espaço para isso. Alguns prédio ainda existem. Como disseram, trata-se da parte baixa da rua Halfeld ( com a Praça da Estação) e da Av. Getúlio Vargas. A Praça da Estação está preservada. Há pouco alguns de seus prédios foram novamente restaurados. A fábrica que os colegas apontaram foi convertida em espaço cultural, mercado municipal e Secretária Municipal de Educação.
Especial….
Na interessantíssima corrida de carros até 2.000 cm3:
-> Nos instantes iniciais, 2:30 a 2:31 min aparece um MG TC (1.250 cm3)
-> Em seguida, no grid de largada, na primeira fila o MG TC supracitado, um Citroen 11L 1.900 cm3), na segunda fila um Austin A40 (1.250 cm3) e outro Citroen 11L.
-> Aos 2:45 min, um Simca 8, versão francesa do Fiat 1100, curiosamente com o número 8. Este mesmo Simca reaparece nos instantes 2:50 min / 2:51 min num bolo fazendo curva por fora apertado por um Citroen 11L.
-> Aos 2:57 min um Fiat 1100 número 6, mas também pode ser outro Simca 8.
-> Aos 3:04 min Morris Oxford (1250 cm3) número 12.
-> Aos 3:08 min de novo o “número 8”.
-> Aos 3:27 min, um Morris Oxford.
Mais adiante dá para ver como o Citroen 11L era um carro avançadíssimo para a época, pela perfeição com que fazia as curvas.
Simplesmente histórico…
nasci em 78, muito tempo depois das filmagens, mas alguns prédios ainda estão de pé. A curva que fazem no min 3:52 p ex é um pouco depois dessa aqui: https://www.google.com.br/maps/@-21.7606302,-43.345898,3a,75y,130.6h,80.66t/data=!3m4!1e1!3m2!1szqtq1Yfh4UavF-Ue-2-2kQ!2e0?hl=pt-BR beeeem ao fundo, em tons de rosa é o prédio da antiga Fábrica Bernaro Mascarenhas, uma das pioneiras da região e que hoje é um espaço cultural.
O melhor é a ultrapassagem por fora aos 5’29″…
Na corrida de motos dá para perceber aos 1:19 min uma Vincent-HRD 1000 e nos instantes 1:29, 1:37 e 2:21. Norton Manx 500 (quadro Garden Gate, modelo anterior ao Featherbed) . Assistindo mais vezes daria para identificar outras marcas e modelos.
Parecem ser a região da Praça da Estação e a Rua Halfeld, parte baixa. Alguns edifícios que aparecem no vídeos ainda estão lá.
Juiz de Fora tem alguma tradição de pioneirismo, como a inauguração da primeira hidroelétrica da América do Sul. Outros feitos pioneiros da cidade foram quebrar uma loja do McDonalds e uma fábrica da Coca-cola.
O cara JUIZ DE fORA terra de meu pai, , agora quanto a corrida que loucura!!!!!!!!!!!!!