LAFER, 80 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 12 de abril de 2016 - 17:58Arquitetura & urbanismo, Indústria automobilística

LAFER, 80

SÃO PAULO (brilhante) – Jean Tosetto escreveu este ótimo texto sobre os 80 anos de Percival Lafer, arquiteto que, entre outras coisas, projetou o MP Lafer — objeto de desejo de nove entre dez colecionadores de carros nacionais.

Sou doido por arquitetura e design, e a Lafer foi um dos ícones dos anos 70 na área. A fama veio muito menos pela réplica do MG que faz sucesso até hoje, e muito mais por sua linha de móveis de design como a poltrona MP-001, essa da foto, a primeira da família “MP” — sigla para “móveis patenteados”. Será que ainda se acha uma dessas por aí?

Parabéns ao Percival, artista pouco conhecido, mas de importância enorme.

bjtpercival04MP01

10 comentários

  1. Marco Túlio disse:

    Uma brilhante trajetória, um profissional capaz de pensar os mais ínfimos detalhes de sua obra e trazê-la ao mundo com perfeição.
    O padrão de construção de seus carros é impressionante para um fora-de-série, com um detalhe muito peculiar: apesar de não ter um volume de produção que chegasse aos pés de uma Puma, por exemplo, o acordo da Lafer com a VW foi feito de tal maneira que os carros (patenteados hehe) tinham numeração de chassis própria, o que o faz um raríssimo carro de produção praticamente artesanal que tem o direito a receber placas pretas.
    Parabéns ao Percival pelos 80 anos!

  2. Müller disse:

    Lembro que a fábrica de móveis – não sabia que os carros eram feitos lá – ficava em São Bernardo, no fim da Av. Lions. Ao sair de onde morava sentido SP, sempre passava na frente.
    Na época, o povo comemorou a abertura de um mercado no local. Coisas da vida…

  3. Eduardo Britto disse:

    Conversava outro dia com minha mulher sobre os móveis Lafer, grife marcante nos anos 1970 e 1980. Valeu!

  4. MPires disse:

    Quando era pequeno, o conjunto de móveis da sala da minha casa era esse, mas de outra cor. Era um tipo de veludo bem espesso. 2 poltronas e sofá.
    Ainda tenho a mesa da sala que não era retangular, mas sim equivalente a um losango com as pontas mais agudas cortadas e as bordas chanfradas. Para usar com regua “T” era impossível. Ainda tenho o buffet mas não está em bom estado.

  5. Eder Casagrande disse:

    E saber que, segundo esse blog que acabo de achar na net, os moldes dos carros estão enterrados embaixo do supermercado Extra, onde era a fábrica !!!

    http://www.mplafer.net/2007/01/percival-lafer-o-criador-do-mp.html

  6. carlos lima disse:

    Percival Lafer, genial. Bravo!

  7. Zé Rodrix disse:

    Um grande nome do design de móveis no Brasil.
    Você sabia que ele fez um, apenas um, MP Lafer com motor dianteiro?
    Sim, um carro preto com motor de Passat (ou Santana…) e com a caixa do Fusca lá atrás, usando um tubo de torque para ligar o motor à caixa.
    Creio que o carro está com ele até hoje, assim como outros carros antigos interessantes. O cara tem bom gosto em automóveis também :-)
    Parabéns para ele!

  8. JT disse:

    O arquiteto e designer Percival Lafer sempre colocou a empresa Lafer acima de tudo, inclusive de sua vaidade. Em respeito aos sócios da empresa, e dos acionistas que Lafer teve durante longo período, ele abriu mão de assinar centenas de suas criações, ao contrário de seus contemporâneos que adquiriram maior notoriedade.
    Hoje, Percival é mais respeitado e reconhecido na Europa e nos Estados Unidos do que no Brasil. Seus móveis são peças de coleção valorizadas. Creio que o tempo lhe fará justiça também por aqui, ao passo que universitários da área do desenho estão se interessando por seu trabalho.

  9. Clay disse:

    Eram duas das poltronas de casa, muito tempo atras ! Essas “rampinhas” dos pes eram perfeitas para carrinhos Matchbox subirem e descerem, incontaveis vezes !!!
    Abracao, FG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>