MENU

quinta-feira, 12 de maio de 2016 - 17:30Automobilismo internacional

VETADO

SÃO PAULO (e aí?) – Nelsinho Piquet tinha acertado para correr na F-3 Europeia neste fim de semana em Pau pela Carlin. A FIA vetou, alegando que a presença de alguém com o cartel do brasileiro vai contra o espírito do campeonato.

Concordo com a FIA, vai mesmo. Mas daí a vetar a presença de um piloto federado e credenciado numa corrida, vai uma distância enorme. Acho que qualquer um tem o direito de correr do que bem entender, desde que esteja habilitado para tal, e que alguém o queira como piloto. Só não tinha entendido direito os motivos que levaram Piquet Jr. a querer disputar uma rodada tripla de uma categoria que, na sua carreira, ficou para trás faz tempo.

O que vocês acharam?

33 comentários

  1. Saulo B N Lourenço disse:

    Seria meio que covardia com os novatos e a turma que já está lá, mas se ele quer, convidaram, e poderia correr, por que vetar? Melhor seria chamar de canto e aconselhar, mas em tempos de pressa e melindres, quem quer se expôr a esse ponto? Concordo com você, mas faltou um pouco de tato… Nada, porém, fora do trivial que se espera da FIA neste momento.

  2. ricardo disse:

    fizeram o correto.

    imagina se o schumacher fosse correr para ajudar o irmão.

    um monte de gente iria meter o pau.

    isso está parecendo mais um dos trambiques de Piquet pai.

    lembram do “protótipo” baseado num F-3 que era apenas uma carenagem malfeita pra permitir ao Piquet Jr se acostumar com o carro ?

    com piquet não se brinca.

  3. Eduardo disse:

    O Nelsinho faz o que antigamente era normal, correr em qualquer categoria, Pau é uma prova especial e o Nelsinho disputaria com pilotos de alto nível em condições de desvantagem porque está enferrujado de F3, um piloto profissional numa categoria amadora seria diferente, pilotos de ponta correm em provas regionais de F3 para se habilitar para Macau.

  4. Anselmo Coyote disse:

    O automobilismo acabou. Não basta ao piloto, equipe e patrocinadores preencherem todos os requisitos objetivos exigidos para participar de uma corrida ou campeonato. Agora é necessário tambem adivinhar qual a cor da sapatilha que o cara do veto quer que vc use para aprovar a sua participação.

    Acho interessante ninguém dizer que o Schumacher não poderia correr na F1 junto com o Half Schumacher porque um acertaria o carro do outro ou se beneficiariam mutuamente de uma ou outra forma.

    Todos os golpes, posto que não revestidos de embasamento legal, são frágeis.

    Abs.

  5. Rogerio Kremer disse:

    Ridiculo, se for para acertar o carro do irmão, ele pode fazer a hora que quizer, testes são testes, Nunca vi proibição por excesso de qualidade, se ele ganhar as corridas, as outras equipes que se qualifiquem melhor.

  6. rafa disse:

    BAH! Essa FIA é FODA

  7. EduardoRS disse:

    Acho que tá certo. Essa categoria é para a molecada. Não deveria ser necessário chegar a esse veto, pois o Nelsinho deveria se mancar de que ele não pertence mais a esse grupo. Mesma coisa que o Usain Bolt querer disputar os 100m rasos nos jogos escolares com molecada da 8ª série.

    E se ele fosse correr só pra acertar o carro do irmão, aí já começa a beirar o mau-caratismo.

  8. Ricardo Talarico disse:

    Acho que deveriam permitir. Porém, como ele é um piloto com resultados e experiência em categorias superiores, não deveria pontuar na F-3.
    Assim, agradaria a todos, inclusive patrocinadores em geral, pois certamente a categoria chamaria mais atenção.

  9. David Felix Krapp disse:

    Não sei qual era o intento… poderia ser fazer uma apresentação familiar ou poderia ser um medidor de rejeição no círculo europeu que leva a F1…

    De qualquer forma não faz sentido nenhum, se contarmos o número de pilotos que correram de F3000 depois F1 e voltaram pra correr a GP2… de cabeça já lembro de três campeões – Pantano / Glock / Grosjean – se fosse pra levar essa regra a sério esses caras não poderiam ter se recuperado de suas estréias desastrosas na F1…

    Enfim, a FIA desde o Balestre foi incoerente, não seria agora que algo mudaria…

  10. Fred disse:

    1) Primeiro, por que ama o automobilismo e combina com sua opção de conhecer e correr em várias categorias do planeta (Indy Lights, Rally Cross…); 2) Para conhecer melhor e detalhadamente o traçado, e, assim, ter vantagem nele, para quando for correr em prova importante da Fórmula “E”, por exemplo; 3) Para ajudar o irmão, que corre na categoria, compreendendo o carro e poder dar dicas sobre acerto, desenvolvimento e pilotagem do bólido.

  11. Felipe Fugazi disse:

    Não chega a ser nenhum absurdo.
    O sujeito tem trinta anos, uma temporada e meia na F-1 e vai competir com garotos de dezoito anos?
    É comparável a escrever o Real Madrid na Copa São Paulo de Futebol Junior.

  12. Amaral disse:

    Até que o veto faz sentido, é uma categoria de formação e o cara já é consagrado, blz, tá bom, fazer o quê.
    Mas… Pra mim é escroto. E isso abre um precedente. No mundo cheio de mimimi que vivemos hoje , tá arriscado vermos o dia em que quando o cara for campeão do mundo na F-1 ele não pode mais correr lá, “pra dar a vez pra outro”, como se diz.

  13. Gustavo disse:

    Achei uma babaquice, no USA piloto graduado anda na Nationwide, Sprint Cup e Truck Series, pode andar na Indy e Indy Lights, o próprio Piquet Pai andou na F3 em 97 e 98 com 44 anos. Então babaquice, já que é 1 prova, sem contar naquele Argentino Furlan que andou quase 1 década na F3 Sudam.

  14. Riacardo Bigliazzi disse:

    Acho que se o Nelson se inscreve-se no inicio da temporada para correr todas as etapas não receberia veto algum.

    Participar de três etapas e poder atrapalhar a disputa de quem esta a correr por toda a temporada pode ser considerado injusto.

    Guardadas as devidas proporções, em nosso Campeonato privado de Kart (já perto de completar 20 temporadas) já fui prejudicado em uma disputa de titulo por um “corredor convidado”, foi injusto, porém o campeonato permitia (permite até hoje) que convidados corressem junto com o pessoal que disputava todas as provas.

    Isso pode acontecer na F-3? Um resultado do Nelson Piquet Jr. nessas três etapas pode mudar o desfecho do Campeonato? Acho que sim, o Nelson Piquet Jr. é muito bom piloto e certamente tiraria alguns podiuns de alguém,

  15. Claudio disse:

    Eu particularmente não gosto desse estilo de “atirar pra todo lado” do Nelsinho. Como carreira eu acho muito mais interessante competir para uma marca e se destacar como estão fazendo o Di Grassi para a Audi (F-E e WEC) e o Augusto Farfus para a BMW (DTM)

  16. Alleluiez Alonso disse:

    É a mesma coisa que o ValeTudino Rossi querer correr de Moto 3 junto com o Fenatti.

  17. Newton Chan disse:

    Se não tivesse o irmão dele na categoria, acho que seria muito injusto. Mas imagine, o irmão mais velho ajudando de alguma forma o mais novo, mesmo que involuntariamente. Iria dar problemas.

  18. Renato de Mello Machado disse:

    O cara é bom,precisa focar numa categoria por exemplo o WEC e seguir carreira.Vida quê segue.

  19. Kkkk! disse:

    Piquet pai andou de f3 aqui no Brasil depois de se aposentar. Acho que poderiam liberar, desde que não pontuasse, nem carro, nem equipe. Desse jeito equipe nenhuma bancaria esse tipo de aventura.

  20. moisesimoes disse:

    Daqui a pouco tá no campeonato de kart. Se ele pode andar bem de qualquer coisa? Se ele tem talento? Se pode ser campeão? Não é o que se questiona aqui. Só acho que tem que focar naquilo que ele pode dominar por algum tempo, principalmente em categorias nas quais ele possa quebrar a hegemonia de outros pilotos e conquistar e dominar o que há tempos um brasileiro, ou filho de um ex-campeão, ou um pioneiro nao conquistou/ dominou. Piquet daddy fez isso.

    Senão, podem preparar um volante da stock e da Truck pra ele ano que vem.

  21. Luis disse:

    Faz sentido esse veto, mas cria umas esquisitices, como por exemplo poder vetar sujeitos que fizeram carreira nessas categorias menores, como o David Empringham na Indy Lights e o Esteban Guerrieri.

  22. Robertom disse:

    Se não existem restrições regulamentares quanto a participação de um piloto de 30 anos na F3 Euro é sacanagem, uma vingança tardia do Sr. Domenicale…

  23. disse:

    Sei lá, Nelsinho com o talento que tem acelera de tudo, provando onde é contratado, consegue resultados. Nessas a atitude da FIA tem sua razão, afinal na temporada maluca de 2015 deram até bandeira vermelha pois a molecada estava se matando. A F3 este ano está comportada, grid cheio, e ninguém quer ver na mídia um piloto chegar, ou ganhar, ou levar pau em Pau, mas seria notícia em cima dos patrocinadores regulares. Agostini foi trocentas vezes campeão andando em categorias diferentes no mesmo dia. Jim Clark morreu na F2, pois precisavam ganhar dinheiro para pagar o jantar. É diferente da Nascar onde todos correm. São outros tempos, com mídia imediata, exemplo Marc Marquez em 2014 queria andar na final de Moto 2 na Espanha, e a FIM “aconselhou” o HRC a desistir. O barato seria saber como o Nelson iria reagir com os filhos batendo rodas, seria legal.

  24. Glauco Tavares disse:

    Certamente a idéia era correr com o irmão, fazer mais uma história bacana de família e tal… Seria legal de se ver, porém não tiro a razão da FIA, o campeonato tem característica de formação de novos pilotos Oque não é o caso de Piquet Jr. Além de ser uma das portas de entrada para F1 , e depois do que Piquet Jr fez em Singapura é melhor (e Justo) que ele mantenha distância de qualquer coisa que tenha aver com F1. Aliás alguém realmente acredita que Alonso não sabia de nada!!?? Aquela presepada tem a cara da dupla Briattore/Alonso.

  25. Renato disse:

    Esse cara é muito bom! Tá na cara que ele ia acertar o carro do irmão, mas até aí? Proibir não, faltou conversa.

  26. Rafael disse:

    Esses caras amam correr, eu na posição dele que parece ser um piloto “freelancer” correria de qualquer coisa que me convidassem, se recebesse por isso então melhor ainda. Pena que não foi, admiro isso que ele tem feito de correr com tudo o que pode, Nelsinho é um Racer, infelizmente cingapura e seu jeitão meio sem jeito tiram o carisma dele. Mas é um grande piloto. um Racer

  27. Alfredo Aguiar disse:

    Eu penso que a FIA está certa. O cara é que deveria se tocar e nem ter se escalado pra tal corrida.

  28. Bruno Cardoso disse:

    Acho que toda essa história tem a ver com a presença do Pedro Piquet na categoria. Caso contrário, Nelsinho já teria tentado voltado a correr por lá muito antes.

  29. Paulo Pinto disse:

    Stefano Domenicali vetou? O ex-dirigente da Ferrari, pelo visto, ainda não esqueceu Cingapura/2008.

  30. Cassio disse:

    Auxiliar de alguma maneira o irmão caçula, nem que fosse apenas no acerto do carro…

  31. Celio ferreira disse:

    Falta do que fazer……

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>