PARCELA?
SÃO PAULO (caramba) – Ah, isso aqui não pode passar batido. Resuminho de release que recebi agora:
Policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito da Capital (CPTran) apreenderam na manhã desta quinta-feira (8/12) um veículo Gol com mais de duas mil multas e mais de R$ 16 milhões em débitos, entre multas e impostos.
A apreensão ocorreu por volta das 10h durante fiscalização no cruzamento das avenidas Aricanduva e Rageb Chofi, na zona leste da capital. O VW Gol 1.0 prata, de ano 2007 e modelo 2008, está registrado na capital. O carro tem R$ 16.226.906,42 em pendências, sendo R$ 16.222.715,98 (99,97% do total) em multas de competência das prefeituras. São 2.118 multas municipais, a maioria delas referente a rodízio, circulação em faixa exclusiva e excesso de velocidade.
Em um mês, outros quatro veículos com pendências milionárias foram apreendidos pela equipe de fiscalização do Detran:
– GM Kadett Ipanema GL, ano 1996, registrado na capital, apreendido em 19/11 na avenida Radial Leste. Tem R$ 1.528.338,58 em pendências. São 612 multas municipais, a maioria por desrespeito ao rodízio e circulação em faixa exclusiva.
– Fiat Uno Mille, ano 2007 e modelo 2008, registrado na capital, apreendido em 25/11 na avenida Senador Teotônio Vilela (zona sul da capital). Tem R$ 9.038.872,87 em pendências. São 1.614 multas municipais, a maioria delas referente a excesso de velocidade e avanço de semáforo.
– Peugeot Hoggar Escapade, ano 2011 e modelo 2012, registrado em Guarulhos, apreendido em 18/11 na marginal Tietê, nas proximidades da ponte da Casa Verde, na zona norte da capital. O carro tem R$ 9.114.975,27 em pendências. São 1.833 multas municipais, a maioria delas referente a excesso de velocidade, avanço de semáforo, conversão proibida e circulação em faixa exclusiva.
– Fiat Fiorino, ano 2002, apreendido em 8/11 na ponte da Vila Guilherme, na marginal Tietê, zona norte da capital. Tem R$ 2,7 milhões em pendências. São 1.174 multas de competência das prefeituras. Maioria por excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio municipal e desrespeito à faixa exclusiva de ônibus.
Juntos, os cinco veículos apreendidos totalizam R$ 38,6 milhões em multas, taxas e impostos e mais de 7.350 multas. Todos eles foram apreendidos por falta de licenciamento anual.
Rapaz… O Escapade foi o que mais me chamou a atenção. Em cinco anos, 1.833 multas. Dá uma por dia. Que coisa mais espetacular. Vocês que entendem dessas coisas, o que acontece agora? OK, os caras perdem os carros, certeza. Mas têm de pagar isso tudo? De que jeito?
tá claro que estão colocando multas de diversos carros em cima desses 5…..acho que é de ‘dentro’ do detran/cet
vale a pena então comprar um escort hobby 96 por 4 mil, por no nome de algum pedinte de rua e tocar o terror no transito…
Outro dia voltada de táxi pelo corredor de ônibus da Eusébio Matoso/Francisco Morato e um fiesta preto, devia ser 2007 mas batido e judiado dirigido por uma moça jovem (que claramente não era Policia) ficava costurando e saindo e entrando do corredor toda hora, inclusive passou rápido pelo corredor e na pista do lado tinha uma viatura da CPTrans (Polícia de trânsito que nada fez).
Já quase no taboão, o táxi (que usava o corredor legalmente) emparelhou com ela, eu baixei o vidro e disse: mas, você é malandra heim, pegou todo corrredor. Não tem problema de levar multa?
Ela respondeu: malandro são esses políticos que roubam a gente, esse carro não paga multa.
Pois é, devia ser um desses casos como os relatados aqui.
Vai para o leilão, provavelmente como Sem Direito a Documentação, está judiado mas a carroçaria serve bem para montar um Gol de Marcas e Pilotos…
Tem leitor seu aqui que deve saber bem, mas sobre os radares: Eles registram tantas infrações (isso que os mais modernos registram só limite de velocidade e restrição de tráfego via leitura da placa, dois descumprimentos em relação aos 93 artigos existentes no CTB, sem contar as portarias) que o poder público não consegue lidar com as processos de multa. Do registro da irregularidade ao cadastro na dívida ativa ou judicialização da penalidade, em alguma fase do processo dá pau, seja por motivos técnicos ou jurídicos. O DENATRAN tá com o projeto do Sistema Nacional de Identificação de Veículos (SINIAV) mas mesmo sabendo onde tá cada veículo, não darão conta de controlar tanta irregularidade ambulante. Seria bom o infrator ter restrições imediatas graduais até o impedimento total de utilizar qualquer veículo, mas ainda não chegamos a um amadurecimento tecnológico e judicial pra tal.
Legal se conseguissem pegar carros dublês, ou roubados, furtados, que passam pelo sistema detecta dos radares, levanta quantos carros nessas situações são pegos, vai ter uma surpresa… quando é por causa de multas conseguem chegar no carro rapidinho.
Pelo que sei, as multas não pagas viram divida ativa da união, podendo ter todos os bens penhorados, caso tenham no nome é claro.
Prezado F&G : O detran-SP agiu com uma rapidez só demorou cinco anos para localizar os veículos com excesso de multas, não conseguiram fazer o rastreamento do veículo durante cinco anos kkkkkkkk-Isso é que eficiência
O DETRAN não tem nada a ver com a bagaça eles só registram os carros, não tem poder de polícia. E não é simples assim pegar o carro só com os radares ou mesmo sistemas de câmeras mais modernos existentes. O que a CET e/ou a Polícia Militar podem ter feito foi o seguinte: os carros com essas trocentas infrações deveriam passar com maior frequência em certos radares e em certos horários. Baseado nessas informações, eles vão até os locais fazem um comando pra pegar o carro. Isso leva tempo não?
Como que a Detran deixa ainda um carro ilegal a trafegar, traficar (e um dos dois), com tanta multa assim, ainda mais que eles conhecem o endereco da pessoa, pega o carro e segura ele ate que as multas seguem pagas, e o carro assim pode ser liberado
Podem ter certeza: estes carros são todos em nome de de laranjas, e devem ser usados somente para atender a necessidade de alguém cometendo infrações e sendo ágeis no trânsito congestionado e complicado de uma grande metrópole.
aqui no interior do mato grosso (cáceres) essa situação é tão normal q todos os dias várias motos (principalmente) e carros nessa situação são anunciados nos grupos de venda do fcbk. aqui não tem fiscalização alguma, a polícia militar não tem convenio com a prefeitura e é o caos. IPVA, DPVAT, CNH são siglas totalmente desconhecidas por aqui.
É claro que estes casos são especiais e não se tem uma informação totalmente correta ou completa sobre o assunto. A atitude das autoridades, especialmente aquelas que geram os regulamentos e leis sem ter uma mínima noção do problema, contribuem para esta situação. O assunto é polêmico, difícil, e tortuoso. Alguém ai em cima falou que o cara está colocando vidas em risco pelos excessos de velocidade, Talvez sim, talvez não, principalmente se as multas tiverem sido aplicadas nas “vias controladas e seguras de Jacarei”, ou da São Paulo do Haddad. Fico imaginando quantas ciclovias de uma bike só estes motoristas devem ter invadido. Não apoio a atitude de ignorar as leis nem de ser desonesto ao ponto de gerar um comércio de veículos com multas impagáveis, nem defendo a impunidade deste pessoal. Só quero mostrar que o barulho feito nestas apreensões, não é totalmente honesto e se presta para uma atitude malandra também por parte das autoridades. A propósito, uma coisa que vi na Alemanha alguns anos atras, foram placas de limite de velocidade, cuja cor era cinza prata ao invés de vermelho. Aparecia em autobhans e em estradas mais estreitas onde o pessoal também andava sentando a bota. A explicação foi simples: A quilo era a velocidade recomendada para aquela via, naquele trecho, e portanto, se alguém se envolvesse em acidente e fosse culpado, a pericia demonstrando que estava em velocidade maior do que a recomendada, funcionaria como agravante da pena aplicada. Simples assim; o cidadão era tratado como ser inteligente, que não precisava de babá e que responderia com agravo caso provocasse um acidente. O resultado até onde pude ver, é que em alguns casos os motoristas passavam acima da velocidade recomendada, mas com uma atitude consciente e segura (quem dirige intensivamente em qualquer lugar do mundo vai entender o que estou dizendo). E importante, a justiça lá funciona e é rápida, fazendo com que o motorista reflita sob o que está fazendo e assuma as responsabilidades. Tudo muito inteligente e possível de ser feito no Brasil. Nós não somos burros nem incapazes, mas o sentimento de impunidade e a certeza que os jeitinhos são possíveis fazem com que os acidentes aconteçam às vezes até pela atitude de revolta do condutor que se sente tratado como idiota e “CONTRIBUINTE”. Eu pessoalmente não acredito que colocar um limite de 40km na Serra das Araras por exemplo seja uma boa política, só um débil mental ou um absoluto incapaz para dirigir precisa trafegar a esta velocidade no referido trecho. É uma opinião polêmica, mas é a minha opinião, que tenho um histórico de direção muito positivo desde os dezoito anos (dezessete na verdade), com pouquíssimas multas e que hoje estou com 65. Saudações a todos.
Ótima reflexão e constatação Danir.
Exemplo sensato de como devem ser as coisas.
Senhores, me perdoem uma dúvida, se alguém puder me esclarecer eu agradeceria.
São R$ 16.222.715,98 para 2118 multas, o que dá um valor médio de R$ 7659,45 por multa. Como pode atingir este valor? Especialmente se são multas de rodízio em sua maioria?
Obrigado.
Depois de dez multas da mesma infração, o valor da multa é multiplicado por dez.
Boa FG!
Esses casos só tendem a aumentar é cada vez maior o número de carros nesta situação sem documentos totalmente irregular já existe até grupos no Facebook de comprar e venda de carros assim é só dar uma busca e no caso de aprender o indivíduo apenas vira as costas e sai andando já que não faz a menor idéia de quem o carro tá no nome
Aqui em Santa Catarina as multas estaduais entram na dívida ativa e o nome fica sujo no SPC e SERASA.
Se tiver bens no nome… vai perdendo. haha
Um lindo dia me ofereceram um novíssimo ecoesporte completo NP.
R$ 5 mil mais incontáveis altissimas prestações.
Eu: – não quero, fica muito caro, mais do dobro do valor do veículo.
O experto: – Mas é NP!
-Que raios é esse tal de NP?
-Não Precisa pagar, “a bagaça” foi financiada em nome de um morto, ai você usa um ano, e depois até o dia que ele for para o pátio do Detran. Com a vantagem das multas irem para o prontuário do “presunto”, e não precisa pagar IPVA.
Eu :-) Esse é para quem toma “Epatovis”:
https://youtu.be/IU7CW_W2KT4
Gostei do vídeo.
Antigamente via anuncios desses carros nos sites de classificados, tinha até carros importados por 10 c0nto.
Devia ser prisão perpétua…. imagine quantas pessoas foram colocadas em risco por esses motoristas em todas essas infrações.
Mas aí vem a pergunta: como saber se foi uma única pessoa que cometeu as infrações, se foram mais, quem e quando?
Alguma mudança no código de trânsito precisa ser feita para que problemas e perguntas como essas não fiquem sem respostas e as pessoas não fiquem imunes à lei.
Olha não defendo este tipo de atitude, mas do jeito que esta a industria da multa é melhor comprar um carrinho velho ai mesmo por R$ 4.000,00 e não pagar nenhum imposto sobre ele, Pq as multas, mesmo vc andando com toda a sua atenção e como um “Lord” as multas chegam, eu tomei uma esses dias por não dar seta, e nunca esqueço de dar seta nem pra mudar de faixa…. a verdade e que do jeito que esta não esta mais valendo a pena ter carro em cidade grande… somos os vilões….mesmo sendo o melhor dos mocinhos…
E não são todos que tem acesso a transporte público de qualidade (nem razoável).
Só existe indústria da multa quando cometem infrações, mesmo algo simples como mudar de faixa em linha de faixa contínua. Portanto, o melhor é conduzir o veículo da maneira correta, que é o que todos deveriam fazer. Se não tiver multa, não se obedecem as leis. A população sempre acha que está acima das leis. Não podemos inverter os valores.
Bonita resposta meu caro, mas se não existe a tal indústria da multa, como você me explica tal situação?
Certo dia do ano passado recebi uma multa por circular na faixa exclusiva de ônibus as 6:05 da manhã na rua voluntários da pátria (zona norte de são Paulo).
Pois bem, moro na zona sul, nunca passei nesta rua de carro e este horário eu estava em casa dormindo, com o carro trancado na garagem e com a chave guardada na gaveta do criado mudo.
Teriam invadido minha casa, pego a chave do carro, ido até a zona norte andar na faixa exclusiva e voltado para devolver a chave na gaveta antes das 7:15 (horário que saí de casa para trabalhar)?
Vai para a dívida ativa correspondente (município, estado). Quando o valor é pequeno, normalmente não há execução em função do custo x benefício. Num valor desses, certamente o órgão público tentará receber. Acredito que todos os veículos citados são de pessoa jurídica, o que dificulta a cobrança caso a empresa não tenha patrimônio (desconstituir a personalidade jurídica e ir atrás dos sócios não é tão fácil).
Não vai acontecer nada além do perdimento do carro, já que as multas não serão pagas. O dono do carro, possivelmente, é algum laranja e/ou mendigo, o qual o malandrão que estava na posse do automóvel usou os dados pessoais para andar tranquilo e se safar das multas.
É possível, também, que a maioria das multas tenham sido transferidas, via sistema informatizado do detran, por algum espertinho em informática de outros carros para esse específico.
nao se paga,
é igual a questao que passou na tv essa semana falando de Piauí ser a q mais tem acidente de moto. todos alcoolizados, sem capacetes e muitos de menores, fiscalização e multas nenhuma. o resto do pais é que banca pois hospital recebe milhoes para cuidar desse povo irregular.
Em Sapeaçú (BA).Dizem os motoqueiros que “O PROMOTOR”proibiu o uso de capacete par facilitar a identificação do piloto e/ou passageiro.
Gomes, eu duvido muito que os veículos foram apreendidos nas mãos do proprietário (o dono do carro no documento).
Acontece muito de gente não conseguir pagar, e passar para uma pessoa assumir o financiamento, ou com aquela velha promessa de regularizar a documentação primeiro e transferir depois, ou ainda aquelas pessoas fudidas na vida, que não podem ter bens no nome… daí “passa pra frente”, e a pessoa que não conhece a primeira não está nem aí, quem é ou para onde vai.
O fato é que isso tem que acabar! O carro, coitado, não leva multas. Quem leva a multa é o motorista.
No Brasil, o carro não pode licenciar no ano seguinte, até que sejam quitados os débitos. O proprietário nem pode vender o carro, pois não pode transferir. É uma merda! Só aqui nessa terra de banana mesmo!
Se a multa fosse aplicada diretamente ao proprietário, não precisaria de pontuação para punir o motorista. Ele poderia vender (e transferir) o carro, para pagar a dívida com o estado e limpar seu nome. Se fosse assim, acabaria com essas de emprestar carro ao filho menor de idade, vender carro “na confiança”, essas merdas que o povinho insiste ainda em continuar fazendo.
Pode ser vendido sim: pagando as dívidas simultaneamente a transferência de propriedade., se o vendedor não tem $$$$ para pagar a multa (por ex de R$1.000,00 ) antes e a venda foi por R$10.000,00 , o comprador quita a dívida e repassa o saldo de R$9.000,00 para o vendedor.
pra mim o mais impressionante é a demora para apreender um veículo desse!
CPTran querendo mostrar serviço.
Isto aqui foi exibido domingo passado, pode esclarecer alguns pontos:
https://www.youtube.com/watch?v=lNFR3AsjBZ4
A Fiorino foi vendida para uma loja de usados, e o proprietário não comunicou a venda do veiculo ao Detran, que convenientemente, não presta esclarecimento publico massivo sobre as consequencias da não comunicação da venda de um veiculo.
Aposto que todos estão em nome de empresas que já não existem mais, ou a inimputáveis ou a laranjas.
A quem querem enganar?
O Gol, apreendido bem pertinho de casa, eles estão sempre lá verificando documentação (não que isso seja errado),mas minhas duas motos roubadas na mesma região ninguém sabe ninguém viu.No segundo evento, dois minutos depois os meliantes tentaram roubar outra moto, neste momento avistei uma viatura do outro lado da Aricanduva e mostrei onde estavam, resposta do oficial: Ali na outra quadra é área de outro batalhão, vou passar um rádio.
Brasilsilsilsill!!!
Flavio, pelo que escuto nas ruas, muita gente faz isso. O cara compra um carro não muito caro para burlar a legislação mesmo. Observe quando estiver retido no trânsito que sempre passa um esperto no corredor de ônibus, no dia do rodízio, etc. O esperto vai até ser pego. Note que não se trata do ano ou valor do carro. O motorista é infrator mesmo. Não é o caso de falta de ipva ou dpvat. O espertalhão toma várias multas mesmo. Até ser pego. Quer apostar que o carro nunca está registrado no nome do infrator? Abraço
Para que exitem “laranjas”? Eis, portanto, um novo segmento para os cítricos aventureiros…
Como o Rafael disse, vai pro Cadin, que é o cadastro da dívida ativa. Como credor, a adm. pública pode executar fiscalmente o devedor, indo atrás de algum bem dele. É que nem ficar devendo IPTU.
Já vi muito isso, a pessoa não paga nada e anda por aí.Tenho uma conhecida quê tem um Ford Ka, e parou de pagar o licenciamento anual faz tempo.O carro está muito bom só quê quem é o doido de assumir anos de licenciamento atrasados?.
E a materia que saiu outro dia de que algumas frotas oficiais no estado do RJ (nao prestei atencao, nao sei os detalhes) estao sem licenciamento, DPVAT e IPVA faz tempo… tem carro sem documento desde 2009….
Os veículos serão regularizados e doados às entidades filantrópicas que cuidam das crianças especiais.
nossa que legal, não sabia disso…. muito bacana pois devam existir muitos carros, motos, caminhões e ônibus que “seus donos não devem estar regularizados” e que possam ser úteis ainda!!
Qual a fonte dessa informação ? Desconheço.
Entra na mesma seara de outras dívidas. Ou seja, além de nome sujo pode ir para cartório. Aí entra a burocracia de ações de cobrança, que podem sim trazer maiores consequências. Até onde lembro o nome sujo não é cadastrado no Serasa/SPC, por se tratar de dívida pública entra no Cadin (vinculado ao Banco Central)(à confirmar)
Talvez um advogado aqui possa esclarecer, mas até onde lembro essas dívidas prescrevem após 5 anos.
Em resumo (e opinião pessoal) os malandros podem ter inúmeras maracutais para não sofrerem maiores consequências.
É mais ou menos por aí mesmo. Segue um link com uma explicação mais detalhada inclusive sobre o lance da prescrição, Vale como curiosidade a leitura pq deixa claro que isso não vale só pra multas, mas pra tributos em geral.
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/s%C3%BAmula-409-do-stj-facilita-o-reconhecimento-da-prescri%C3%A7%C3%A3o-tribut%C3%A1ria
Retificando o que coloquei acima: atualmente vai para SPC.
Auxiliando um pouco na resposta, impostos e demais taxas pendentes estão indo para cartório e diferentemente do SPC e do Serasa, cartório não prescreve em 5 anos, ou seja, o nome da pessoa ou empresa que estiverem devendo e com registro em cartório ficarão com o nome “sujo” até resolverem a situação.
Falo isso pois tenho alguns clientes e ultimamente os débitos dos inadimplentes estão indo para cobrança em cartório, inclusive débitos do ambito municipal.
Como os valores em questão são muito elevados não sei se através de processo conseguem resolver. Aí sim cabe a algum amigo advogado nos explanar.
ou apenas
Grato pelas complementações!
Se for para a Dívida Ativa, acho que não cai em 5 anos não…