VETTEL E A MERCEDES | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 9 de maio de 2017 - 19:07F-1

VETTEL E A MERCEDES

SÃO PAULO (veremos) – Quando Schumacher chegou à F-1 em 1991, bancado pela Mercedes — que comprou a vaga na Jordan –, entrava ano, saía ano, e alguém especulava sobre uma transferência do piloto para a fábrica alemã. E a Mercedes nem tinha equipe… Foi só em 1995 que se aboletou com a McLaren, ligando-se finalmente a um time grande, e as especulações perduraram por temporadas a fio.

No fim das contas, Michael só foi parar na Mercedes depois que resolveu suspender a aposentadoria, em 2010. Nesse hiato de quase 20 anos, muita água rolou sob as pontes do Reno, e as mais cristalinas, do ponto de vista de Schumacher, foram as da Ferrari. Por mais que o vínculo com a montadora da estrela de três pontas fosse histórico, quase uma dívida de gratidão, cada um tomou seu rumo e tocou a vida.

Está acontecendo algo parecido agora com Vettel. O tetracampeão nunca foi ligado à Mercedes, é bom que se diga. Mas é alemão. E depois que Rosberg parou e tal, seria natural que a Casa de Stuttgart olhasse para ele com algum carinho.

Parece que aconteceu, no final do ano passado. Mas a roda girou, Bottas acabou sendo contratado e fim da história. Só que Leo Turrini, jornalista de Bolonha com ótimas fontes em Maranello, escreveu em seu blog que um acordo para 2018 estaria alinhavado — Bottas seria, por assim dizer, um piloto-tampão.

O que a Mercedes não imaginava, relata Turrini, era o crescimento da Ferrari em 2017. E a chance de ser campeão de vermelho se colocaria acima de qualquer pretensão prateada.

Tudo faz sentido: o sonho de ter Vettel, o poder de sedução de um carro vencedor, a reviravolta ferrarista que colocaria uma pedra sobre o assunto.

Por via das dúvidas, melhor esperar o que vai acontecer neste campeonato. E, sendo bem franco, acho que Sebastian não pensa mais em sair, não.

vetteldiscretao

34 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    Vettel só vai para a Mercedes depois que faturar o penta na Ferrari.

  2. Fernando disse:

    A Mercedes vai ganhar o campeonato de construtores e o Hamilton leva de piloto. Simples. Porque os alemães tem um carro bom que é uma evolução. A Ferrari melhorou muito sim, mas é um carro de 1 ano. Não dá pra dizer que o que era bom ficou melhor. A Mercedes, me parece, é mais capaz de evoluir o carro durante o ano que a Ferrari. Construtores fica fácil para a Mercedes pois conta com dois fortíssimos pilotos, já a Ferrari conta com Vettel e de vez em quando o Kimi.
    Hamilton leva porque a Mercedes vai priorizar ele e o Bottas para garantir contrato não vai resistir muito. Pode chiar aqui e ali mas no final é Hamilton e Vettel disputando o título. Como a Mercedes tem um carro ligeiramente melhor e o Hamilton é mais piloto que o Vettel, fecha a conta e acabou.

    Aí ano que vem Vettel vai pra Mercedes, toma um coro ainda mais vergonhoso do Hamilton (vide Ricciardo) e mostra ao mundo o piloto excelente que é, mas não fora da curva como Lewis.

    • Marcelo R. disse:

      Concordo, a minha única dúvida è: Se Vettel for pra Mercedes a Ferrari vai levar o Ricciardo ou o Alonso ou os dois ?. Marko disse que não libera nenhum, mas sou capaz de apostar que ele fica com Verstapen e promove o Carlos Sainz.

      Parece meio loucura, mas Bottas poderia parar na McLaren que tem histórico de contratar pilotos filandeses : Hakinnen, Kovalainen e Raikonnen.

      • Fernando disse:

        Loucura não, faz sentido o Bottas na Mclaren.

        Alonso até pode voltar para a Ferrari pois fez de tudo para não sair mal, fez vídeo de despedida e sempre elogia o time.
        Sua teoria sobre Ricciardo, Sainz e Verstappen é boa e seria muito bom. Mas Alonso com Ricciardo na Ferrari poderia ser surpreendido pelo australiano.

    • Alfredinho disse:

      Vettell e Hamilton na Mercedes e o carro do inglês vai “fumar” na hora da verdade.

  3. Axl Rose ate my Buick disse:

    Acho impossível Vettel e Hamilton dividirem o mesmo box. não por causa do alemão – que tomou um vareio do Ricciardo recentemente sem reclamar – mas, sim, por causa do inglês, que nunca foi lá muito afeito a dividir atenções e engoliu bastante seco o titulo do Rosberg.

  4. Bola da Vez disse:

    Vettel na Mercedes? Vai demorar um pouco.

  5. Anselmo Coyote disse:

    Nada como um dia após o outro.
    Quatro corridas até agora, pau a pau, tudo pode acontecer.
    Equipe – e eu digo equipe de verdade não balcão de negocios de cockpit – não dispensa piloto que está ganhando e piloto que está ganhando não muda de equipe. Simples assim.
    Abs.

  6. randy disse:

    Vettel na Mercedes seria o máximo…..Porém daí acaba a Fórmula1, ele vai abocanhar tudo muito mais do que Rosberg, hamilto e Bottas juntos……….

  7. Bruno Gonçalves disse:

    Acho que deveria ir pra Mercedes, se conquistar o título esse ano será o quinto, seria uma boa movimentação para o público, e também seria um bom desafio conquistar títulos por 3 equipes diferentes. Mas duvido que ele faça isso.

  8. PRNDSL disse:

    Ou seja: o Bottas TEM que ser campeão este ano !!!

  9. Leandro disse:

    Me parece bem na Ferrari, feliz. Não acredito que troque de equipe apenas por dinheiro ou pela nacionalidade, mas com os possíveis desgastes do tempo, quem sabe.

  10. Guimartins disse:

    BELA foto! Não sei o termo adequado para isso, mas o Vettel estar com a caneta na mão no post que fala de contrato, alinhavar… coisa de gênio. E a cordinha na caneta?! Só vc mesmo, Flavinho.

  11. CorredorX disse:

    E o que dizer da BMW? Vettel fez bonito assim que sentou no carro.

  12. carlos disse:

    E o Hamilton, iria aceitar a chegada de Vettel numa boa? E por outro lado Vettel ficaria na Ferrari se Riccardo chegar? (É bom lembrar que ele já foi batido pelo piloto australiano no passado recente)

  13. Paulo F. disse:

    Primeiro levanta o caneco na Ferrari. Depois vai passear com carros prateados feitos em Baden-Württemberg.
    O cara é novo e tem muita lenha para queimar!

  14. henrique disse:

    O mais interessante de tudo é a caneta amarrada com um nylon.
    Certamente a preocupação é a mesma que existe aqui nas nossas casas lotéricas, mesmo na maior equipe da F1.

  15. Marcelo R. disse:

    Não dá pra cravar nada. Esse campeonato ficará com a equipe que melhor desenvolver o carro. Tem muita água pra passar debaixo da ponte. O desempenho da Ferrari está muito bom, mas ninguém sabe se isso vai se manter ou por quanto tempo vai durar.

    Temos de ter em mente que o carro da Mercedes ainda é mais rápido, a vantagem da Ferrari está num consumo melhor de pneus com um ritmo um pouco abaixo do time prateado.

    Outra coisa, se não me engano Vettel e Kimi já estão no terceiro turbo, ou seja, só podem fazer só mais uma troca, depois vão tomar punição no grid. Isso acaba mostrando que esse desempenho da Ferrari também foi alcançado com um custo de confiabilidade. Num campeonato onde ultrapassar está quase impossível, no último GP só tivemos uma, isso pode ter um peso decisivo mais à frente, pois passar os carros mais lentos será até possível, mas não acho que será fácil passar uma RBR, mesmo ela não estando nos seus melhores dias..

    Vettel que não é bobo, vai cozinhar o galo e protelar o máximo que poder. Por outro lado, Marchionni que também não é besta vai querer acertar a renovação logo, forçando o alemão a tomar uma decisão.

    Agora, só os resultados daqui pra frente é que vão decidir a história.

  16. Gus disse:

    Adoraria estar errado, mas a Mercedes ainda é a força dominante…

  17. Bernard disse:

    Acordos deste porte, não são fechados do dia para a noite. Isso deve ter sido fechado no anos passado mesmo, pois o Vettel não sonharia em ter uma Ferrari tão forte em 2017,2018,….. então, somado ao sonho de voltar a ser campeão, desbancando o Hamilton com o mesmo carro, seria a chance de provar ao mundo que não foi campeão só pelo super carro da Red Bull. Estou certo????
    E ainda ser campeão com um carro Alemão ….

  18. moisesimoes disse:

    - A Mercedes já fez um piloto alemão campeão. Vettel é mais BMW. E como se inspira em Shumacher, vai fazer igual: ganhar mais uns títulos na Ferrari.
    Acho que Verstappen é que pode ser a cobiça da marca de três pontas.

  19. Chupez Alonso disse:

    Chuuuuuupa Allonzo!

    Ve77el será campeão pela Red Bull, Ferrari e Mercedes.

  20. Helio disse:

    Acho que os acontecimentos mudam as possibilidades , as decisões , é assim , simples . Acho que tem tudo para seguir na Ferrari , parece bem italiano …. Aliás , tem mais jeito de italiano que de Alemão . Simpático e alegre o alemão . Que faça o melhor , é bom para a competição

    • Garlet disse:

      Caro colega moro em Blumenau e sou descendente de italianos, pode ter certeza que ALEMÃO é muito mais alegre e festerio do que Italianos, que geralmente são depressivos e carrancudos. Esquece essa baboseira toda que os cariocas da Globo te passam.

  21. Garlet disse:

    MAs Toto Wolf já queria o Vettel desde o dia seguinte a saída de Rosberg, foi divulgado isso, pessoal esquece. Ao meu ver, vai para a Mercedes vencendo ou não esse ano na Ferrari. E pode ser, pode ser que teremos a troca, Bottas acaba ocupando o lugar dele na Ferrari, que também já declarou por estes dias a simpatia pelo Finlandês. Na minha opinião Vettel vai para a Mercedes………….carro alemão sem piloto alemão, não combina, e não faz sentido…………..

  22. Daniela disse:

    Acho que ele não sai. Está vivendo seu sonho de infância e tem uma chance real de conquistar mais um título. Ele já ganhou antes e não tem mais tanto desespero por vitórias. Acredito que ganhar pela Ferrari seja o diferencial.

  23. Maurício disse:

    Melhor ficar, senão acaba virando um cavaleiro errante como Alonso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>