Flavio Gomes quarta-feira, 15 de novembro de 2017 12:02 15 comentários
Se eu pudesse entrar numa máquina do tempo, iria colocar 1º de agosto de 1965 para dar um pulinho nessa pista de Seattle. E dar umas voltas nesse Chaparral 2C de Jim Hall.
Acho que o Jim Hall realmente deu um salto de tecnologia com relação à aerodinâmica com o uso de “superficies detachadas” (.asas). Mas não podemos esquecer os trabalhos de Frank Costin na década de 50 na Inglaterra. Quem quiser se aprofundar sugiro um livro: “Flying on Four Wheels” de Dennis Ortenburger. É uma compilação muito interessante sob o trabalho e a vida de Costin.
luigi
6 anos atrás
Meu caro Luiz, Jim Hall não foi um dos primeiros a usar asa em carros de corrida, ele simplesmente foi o primeiro. Nem aquele que ė o mentor da Aerodinamica nos carros não a usou , o mais proximo de um avião que um csrro de Malcon Sayer foi o leme direcional do Jaguar tipo D.
Jim Hall alem das asas também introduziu as estruturas de materal composto( composite/fibra de carbono) e cambios automaticos( ele introduziu, outros aprimoraram a idéia).
Entre os poucos americanos que admiro no automobilismo este ,Dan Gurney e Carol Shelby merecem os meus maiores respeito.
Só por ser #66, eu te acompanho nessa viagem. Pedágio por minha conta.
ags
6 anos atrás
O som do motor dessa linda( som mesmo viu).deve deixar quaquer paciente de UTI, zeradinho…Vi um tempo atrás um teste do Moco no Trem chamado Can Am..
UOP Shadow…que sommm..que usina esses carros tinha..
Claudio Bassi
6 anos atrás
Parece o carro do “Corredor X”.
Otavio
6 anos atrás
São dois, eu tambem adoraria voltar no tempo para ver essas coisas lindas..
Tambem tive um desses (no autorama).
Modernidade demais vai acabar com o mundo legal, talvez com o mundo.
Danir
6 anos atrás
Achei! Na verdade foi inspirada na Corvette xp 87 Stingray Racer. Se alguem procurar nas fotos disponíveis no Google, vera até uma foto com o Elvis presley (que me pareceu montagem) quando foi usada para um filme.
.Não sei porque o Chaparal me deu a impressão de ser o inspirador. Talvez porque sejam duas senhoras máquinas. Uma é cria do Jim Hall e a outra de Larry Shinoda, Bill Mitchel e do GM Style & Design.
Saudações.
julio
6 anos atrás
Sou seu fã Flavio Gomes, é o único que fala o que pensa na TV Brasileira, parabéns!
Danir
6 anos atrás
Corvette. Fallha nossa. Foi um dos desenho mais cara de mau que já vi para as Corvette. É só dar uma olhada no Google sob o título Mako Shark para ver um kilo de fotos.
Danir
6 anos atrás
Não foi a frente dele que inspirou a frente da Corvete Mako Shark (carro conceitual)?
emerson57
6 anos atrás
Tunel do tempo.
Willians – Ae, Massa, nois queria que você continuasse. Só que teim um probreminha: sem salário. E a gente naum vai pagar mais horas de treino ou de deslocamento, como acdaba de virar moda lá no Brasil. Cê sabcomo é, a feira está pela hora da morte e as gasolina então… Ou então, pelo menas, ocê pudia trazer um patrocínio, algum dimdim prá ajudá nas despesa…
Massa – Ai Claire, eu sei que eu fico beim de branco e azul, me dou bem com os cara e tals, mas a minha fase de pagar já passou, fais tempo. Se a de voceis é essa, phiquem à vontade. Se ainda fosse um equipamento para andar na frente eu poderia tentar fazer um leilão das minhas cuecas, só que esse carrinho doceis vai continuar na rabiola da pipa. Acho que a gente tinha que ter pegado o motor da Honda, que está cada dia melhor. Ainda vai ser campeão. Ganhar do fabricante do motor que tem equipe oficial, nunquinha. Phui, phoi bom enquanto durou!
…….Mas e o Chaparral? Maravilhoso! Competi muito no autorama com uma bolha desse modelo e também do 2F (belíssimo!). Meu Chaparral favorito, pela inovação, era o 2J, com o efeito solo proporcionado por duas turbinas tocadas por um motor (extra) Rotax.
Giovanni Grazinoli
6 anos atrás
Parece o carro do corredor X, irmão do Speed Racer.
Independente da ironia no comentário, os carros do desenho animado foram baseados nos carros que corriam a CanAm nos anos 1960.
Edward Fernandes
6 anos atrás
Podem dizer que sou saudosista, mas como não ficar minutos admirando esta máquina.
Luiz
6 anos atrás
Jim Hall, um gênio criados dos carros mais bonitos da CanAm. Um dos primeiros a usar aerofólios e trabalhou muito a aerodinâmica de seus carros. É só confirir na página da Chaparral. Introduziu também os ventiladores trazeiros copiado depois pela Alfa.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Acho que o Jim Hall realmente deu um salto de tecnologia com relação à aerodinâmica com o uso de “superficies detachadas” (.asas). Mas não podemos esquecer os trabalhos de Frank Costin na década de 50 na Inglaterra. Quem quiser se aprofundar sugiro um livro: “Flying on Four Wheels” de Dennis Ortenburger. É uma compilação muito interessante sob o trabalho e a vida de Costin.
Meu caro Luiz, Jim Hall não foi um dos primeiros a usar asa em carros de corrida, ele simplesmente foi o primeiro. Nem aquele que ė o mentor da Aerodinamica nos carros não a usou , o mais proximo de um avião que um csrro de Malcon Sayer foi o leme direcional do Jaguar tipo D.
Jim Hall alem das asas também introduziu as estruturas de materal composto( composite/fibra de carbono) e cambios automaticos( ele introduziu, outros aprimoraram a idéia).
Entre os poucos americanos que admiro no automobilismo este ,Dan Gurney e Carol Shelby merecem os meus maiores respeito.
Só por ser #66, eu te acompanho nessa viagem. Pedágio por minha conta.
O som do motor dessa linda( som mesmo viu).deve deixar quaquer paciente de UTI, zeradinho…Vi um tempo atrás um teste do Moco no Trem chamado Can Am..
UOP Shadow…que sommm..que usina esses carros tinha..
Parece o carro do “Corredor X”.
São dois, eu tambem adoraria voltar no tempo para ver essas coisas lindas..
Tambem tive um desses (no autorama).
Modernidade demais vai acabar com o mundo legal, talvez com o mundo.
Achei! Na verdade foi inspirada na Corvette xp 87 Stingray Racer. Se alguem procurar nas fotos disponíveis no Google, vera até uma foto com o Elvis presley (que me pareceu montagem) quando foi usada para um filme.
.Não sei porque o Chaparal me deu a impressão de ser o inspirador. Talvez porque sejam duas senhoras máquinas. Uma é cria do Jim Hall e a outra de Larry Shinoda, Bill Mitchel e do GM Style & Design.
Saudações.
Sou seu fã Flavio Gomes, é o único que fala o que pensa na TV Brasileira, parabéns!
Corvette. Fallha nossa. Foi um dos desenho mais cara de mau que já vi para as Corvette. É só dar uma olhada no Google sob o título Mako Shark para ver um kilo de fotos.
Não foi a frente dele que inspirou a frente da Corvete Mako Shark (carro conceitual)?
Tunel do tempo.
Willians – Ae, Massa, nois queria que você continuasse. Só que teim um probreminha: sem salário. E a gente naum vai pagar mais horas de treino ou de deslocamento, como acdaba de virar moda lá no Brasil. Cê sabcomo é, a feira está pela hora da morte e as gasolina então… Ou então, pelo menas, ocê pudia trazer um patrocínio, algum dimdim prá ajudá nas despesa…
Massa – Ai Claire, eu sei que eu fico beim de branco e azul, me dou bem com os cara e tals, mas a minha fase de pagar já passou, fais tempo. Se a de voceis é essa, phiquem à vontade. Se ainda fosse um equipamento para andar na frente eu poderia tentar fazer um leilão das minhas cuecas, só que esse carrinho doceis vai continuar na rabiola da pipa. Acho que a gente tinha que ter pegado o motor da Honda, que está cada dia melhor. Ainda vai ser campeão. Ganhar do fabricante do motor que tem equipe oficial, nunquinha. Phui, phoi bom enquanto durou!
…….Mas e o Chaparral? Maravilhoso! Competi muito no autorama com uma bolha desse modelo e também do 2F (belíssimo!). Meu Chaparral favorito, pela inovação, era o 2J, com o efeito solo proporcionado por duas turbinas tocadas por um motor (extra) Rotax.
Parece o carro do corredor X, irmão do Speed Racer.
Independente da ironia no comentário, os carros do desenho animado foram baseados nos carros que corriam a CanAm nos anos 1960.
Podem dizer que sou saudosista, mas como não ficar minutos admirando esta máquina.
Jim Hall, um gênio criados dos carros mais bonitos da CanAm. Um dos primeiros a usar aerofólios e trabalhou muito a aerodinâmica de seus carros. É só confirir na página da Chaparral. Introduziu também os ventiladores trazeiros copiado depois pela Alfa.
http://www.chaparralcars.com/legacy.php