A FORD
RIO (ridículo) – Já tem alguns meses que falei aqui que a Ford está se transformando (ou querendo se transformar) numa empresa de “mobilidade”. Investiu numa firma que aluga bicicletas na Alemanha, por exemplo. Não lembro de outros casos similares, mas há.
Nesta semana, resolveu de repente, sem aviso prévio, fechar a histórica fábrica de São Bernardo, comprada em 1967 da Willys. Lá eram feitos caminhões e o Fiesta. Segundo as informações, o investimento para adequar os caminhões às novas normas técnicas aprovadas nos EUA e na Europa, onde há fábricas da Ford, seria muito alto. E o Fiesta não vende bem. A Ford, globalmente, vai investir em utilitários e SUVs.
A Ford pretende parar de fabricar carros.
A Ford está cagando para os quase 3 mil funcionários de São Bernardo do Campo.
A Ford não falou com o sindicato.
A Ford não avisou a Prefeitura de São Bernardo.
A Ford recebe benefícios fiscais de governos estaduais.
A Ford acha que não tem função social. Sugou o que pôde do mercado brasileiro, enviando lucros para os EUA, e agora resolveu fechar a fábrica. Mais de 3 mil famílias serão afetadas — fora o entorno que vive dos funcionários.
A Ford envergonha meu lindo Corcel, que saiu de lá.
Vamos falar português bem claro: a FORD é uma BOSTA de marca de automóveis. Tecnologia do século passado. E olha que no Século XX já não era grande coisa. Vivia de um odioso CARTEL protecionista junto com VW e GM. Com as bênçãos do Regime Militar. Foi um “parto” terem admitido a entrada da FIAT em 1979. Por incrível que pareça, foi o Collor em 1990 que acabou com este nojento cartel fabricante de CARROÇAS, abrindo os portos à livre concorrência. Se a FORD desaparecer da face da Terra, vai contribuir bastante com a diminuição da produção de LIXO no planeta, o que será ótimo para o nosso ecossistema. RIP, FORD.
Por todo esse ódio que nutre pela Ford, você provavelmente foi gerado no banco de trás de algum Corcel ou Del Rey… ou seria um Galaxie??
Genial esse comentário!
Como feliz proprietário deu um Ford New Fiesta 2015 fiquei decepcionado com a notícia da descontinuidade deste modelo de excepcional dirigibilidade e principalmente do fechamento da fábrica da Ford do ABC. Agora gostei muito da foto de seu Corcel II LDO com placas da cidade que nasci e sempre morei,
Araraquara a Morada do Sol.
A Ford sustentou gente pra caramba desde 1967 e isso não conta? Tem que continuar sustentando? Cabeça de comunista é isso. Porque brazucas não fazem fabricas e ai não precisa ser dependente de seja lá quem for de fora? Talvez porque não saiba fazer nada? Talvez porque tudo que se faz é pra sustentar roubo? Talvez porque a preguiça e a falta de capacidade é grande? Empreendimentos industriais por brasileiros é igual aquele diretor de multi que brincava com o dinheiro dos outros ate perder o emprego e ai monta negocio próprio com a polpuda rescisão e rapidinho quebra.
A Ford está fechando por pura incompetência, mas o governo (se existe algum) deve exigir o reembolso de todos os incentivos dados sem contrapartida, bem como assegurar os pagamentos dos passivos trabalhistas. Para os trabalhadores, devem ter a cabeça de capitalistas e continuar votando “bem” pra presidente e governador, que o país ainda não está no fundo do poço e pode piorar muito !
Do jeito que você está falando parece que a Ford estava dando dinheiro de graça. Chegava o 5º dia útil lá ia o pessoal da Ford, de casa em casa, dar dinheiro prá população. Vai ver por isso estava dando prejuízo, né?
Esqueceu de dizer que faz um tempo que a Ford só faz carro merda…
Não entendo porque o sindicato não organiza os trabalhadores para ocupar a fábrica e tomar o controle da produção. Ora, vão perder o emprego mesmo. E qualquer prefeito ou governandor meio prestável, diante do que está acontecendo, iria simplesmente estatizar a bagaça toda e seguir fabricando os caminhões.
Entendi, ocupam a fábrica para continuar produzindo caminhões. De onde virão os insumos de produção? Da sua casa? Para onde será escoada a produção? Para a casa da sua mãe?
A fábrica era deficitária, tem que fechar… Todos os direitos trabalhistas devem ser respeitados e pagos. Se havia um contrato regendo os incentivos fiscais, ele deve ser posto em prática reembolsando o erário. E é isso. Sinto muito pelos empregados diretos e indiretos, mas que procurem se recolocar no mercado. Vida que segue
Ui, empreendedor!
Tomar controle da produção?
Com certeza vai funcionar.
Está cheio de exemplos, no mundo todo, de empresas em que os donos, muy competentes, decidem fechá-las ou as levam a falência, então os trabalhadores simplesmente ocupam o lugar e dizem: ok, daqui para frente nós tocamos o negócio, obrigado. Forma-se uma cooperativa e vemos o que acontece.
É muito complexo de vira-lata teu achar que trabalhadores brasileiros em cooperativa não vão dar conta de produzir um fiestinha em 2019 e tocar a coisa para frente.
A Ford não quer mais produzir os modelos? Tem que declarar a quebra das patentes. O Brasil tem histórico de licenciar compulsoriamente patentes de remédios em casos em que um grande número de pessoas seriam afetadas como acontecerá com o fechamento dessa fábrica: imagine que cada família tem em média 3,3 pessoas.
Não quer quebrar patentes? Essa fábrica não está no meio do nada. Ela está no Estado de São Paulo, cercada de universidades e centros de formação tecnológica. Busca-se uma parceria com alguma universidade para ver o que é possível fazer: adaptar a fábrica, licenciar outro modelo, criar um novo projeto de carro nacional. Posso te garantir que o produto final sairia muito mais barato sem ter que entrar nos custos a fortuna que esses empresários muy competentes mandam para fora do Brasil em dólares. Minha mãe até ficaria interessada em comprar um desses para o sitiozinho dela.
A ocupação pressionaria o pode público a também intervir e buscar outra solução diferente do que fechamento da fábrica. O Brasil tem uma companhia estatal chamada Embraer, que produz aviões (muito mais complexos que automóveis) e que agora esses caras querem entregar de graça, mas, enfim, com a pressão da ocupação, até mesmo o governo municipal teria condições de estatizar essa fábrica. Esse prefeito por sinal é uma vergonha. O cara deveria estar fazendo um escândalo, ameaçando cometer harakiri em praça pública. Vou no twitter dele e não tem absolutamente nada, no facebook vejo um video bem frouxo.
Mas para vocês nem o Estado nem os trabalhadores têm competência para tocar um negócio. Só os magníficos empresários, tipos o da Vale, que pegaram a estatal pronta depois de décadas de investimento público e são incapazes de dar manutenção nas barragens da empresa e matam centenas pessoas e acabam com rios e florestas de tão muy competentes que são.
Negociar saídas para a manutenção da fábrica. Modernização. Pdv. Etc…
Mas isso depende de políticos que tenham compromisso com o estado e o país. Não com marketing barato.
Ah. os seus números estão completamente exagerados. Uma única fábrica gerar 5bi de dólares de prejuízo. Teria falido a Ford mundialmente.
Que falta faz uma MP 471.
Tadinhos dos acionistas…
O anúncio da Ford é um atestado de incompetência. Se não consegue dar lucro tendo uma fábrica no centro financeiro do Brasil, com tantos benefícios públicos, tantos recursos, tanta mão de obra especializada, marca forte, realmente toda a diretoria é que deveria ser demitida e um novo plano criado. Baita cagada abrir mão de um mercado desses.
Enquanto isso, eu que sou apartidário pois não me interesso por política, “só” acho que o vice presidente deveria era ir pra Detroit e não pra Colombia discutir como vai entregar caminhão de farinha no país dos outros.
Demorou, mas é a segunda vez que a Ford faz isso. A primeira foi a Fordlândia,no Pará.
Os grandes empresarios ganhando milhões e os assalariados trouxas (vide os comentários desse post) defendendo os interesses deles. Vai entender a natureza humana…
Há algum tempo foi publicado q a Ford Motors ia mudar de nome para algo como Ford Mobilidade ou qualquer coisa assim. Isto já aconteceu???
1 – A Ford fazer isso, infelizmente, não surpreende e
2 – infelizmente, também, o Brasil não é a Bélgica
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1373059-ford-paga-caro-para-fechar-fabrica-na-belgica.shtml
Aqui no Brasil, infelizmente os políticos até barganham um por fora para ajudar a fechar …
Tem que fechar mesmo. GM tb. O planeta não comporta mais tanto lixo. está na hora do homem rever seus conceitos. Empregos podem ser criados. Riqueza é abstrata e infinita, o problema são os caras lá em Brasília, fazendo merda. Claro que nesse momento de CAOS, em que o LULA poderia ser considerado um filósofo intelectual perto deste abestalhado BOZO, tudo parece trágico.
Meu Deus… quanta merda…
Tenho um amigo que esperou 70 dias por um acabamento de para-choque de Focus novo. Isso não é se importar com cliente.
1) A Ford Fechou suas fábricas de automóveis nos USA, onde também recebeu incentivos fiscais. Há muito tempo a empresa vem dizendo que não vai mais fabricar automóveis na atual plataforma e provavelmente vá buscar a alternativa elétrica no futuro. Se os caras do sindicato não conseguiram enxergar o que estava vindo, eles não estão fazendo o seu trabalho direito. E é melhor se preparar porque a GM vai fazer exatamente igual, fechou diversas fábricas nos USA e México e só vai continuar, como a Ford, fabricando a curto prazo, camionetes e SUVs.
2) A Concorrência com os asiáticos no mercado de automóveis leves e médios tem feito a empresa perder milhões mensalmente.
3) Quem sabe se os governos anteriores ( tirados pelo golpe, concordo) tivessem aplicado grana em construir empresas NACIONAIS de automóveis, se espelhando no sucesso da Tesla por exemplo, ao invés de gastar uma fortuna pra fazer copa e olim-piáda (pra encher estádios de coxinhas mandando a Presidente ir tomar no cu). Poderiam ter criado cooperativas industriais privadas e gerado uma nova indústria, saudável e potente.
4) 1 ou 3000 é só um número. Se o teu negócio for mal, você vai demitir pra preservar o seu negócio (e quiçá o emprego dos outros empregados da redação)
Não respeito que escreve “USA”.
Desculpe a ignorância do macaco como se dizia no programa da tv , mas não entendi sua resposta .
O nome do país não é United States of America?USA?
Aqui se escreve em português, rapaz.
E se referir à Russia como URSS, é respeitável?
Cara, na boa… Vai procurar sua turminha, vai.
Concordo
Boa Tiago..
Cara, URSS é português animal! União das…ah deixe. Lá era CCCP ou coisa que o valha. Mas ah, Flávio, tu é muito Caxias às vezes, que tem US, às vezes parece aqueles malucos que não tomam Coca, hahaha. Deixa o cara ser colonizado, uai!
Vocês estão falando da Ford mas então se preparem pousa Chevrolet ou GMC como queiram vai fazer a mesma coisa pois as duas perderam terreno para as Honda’s e Toyotas da vida e não vão mais fabricar os chamados sedans. Aqui nos USA o desemprego nestas trabucas já começou. A Ford só vai fabricar o Mustang e um outro que esqueci agora é a GM ficará com o Corvette e outro mais que também não lembro . E assim que funciona o mundo ninguém se importa com nada querermos só lucrar
Flávio, porque a placa do Corcel é de Araraquara? Você morou aqui?
Comprei aí.
Posso estar escrevendo coisas erradas mas se fechar a unidade de caminhões e Fiesta. Sobra KA e ECOSport, pois Focus vem da Argentina e encerrará produção, Ranger é Argentina, Edge e Fusion vem do México.
Edge vem do Canada.
Obrigado pela informação da Edge ser fabricada no Canadá , mas não muda o conceito pois não usa mão de obra nacional.
Pior foi o Dória atuando de corretor de imóveis para ajudar a vender a fábrica…
Mas o pior é que pelo jeito ele vai conseguir… Gostando dele ou não, se ele conseguir será ótimo para as famílias que dependem de lá.
Corcel, que já foi tema de música do Marcos Valle…
A questão social
Industrial
Não permite que eu
Seja fiel
Na vitrine um Corcel
Cor de mel.
https://www.youtube.com/watch?v=FOq3ySz8UmE
Raul Seixas também:
“Eu devia estar contente porque eu tenho um emprego
Sou o dito cidadão respeitável e ganho quatro mil cruzeiros por mês
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz porque consegui comprar um Corcel 73”
Durante os 52 anos nos quais pagou salários e benefícios para milhares em SBC a Ford também estava “cagando” para seus funcionários? No Mundo Real empresas e empregos não são perenes. Meu Pai criou quatro filhos tendo na sua vida trabalhado em pelo menos 4 multinacionais. Esteve desempregado algumas vezes,, é claro. Como tantos outros. A vida seguiu.
Mas o que importa é que alguns precisam de uma boa utopia para viver.
Explorou funcionários, você quer dizer…
Explorou em que sentido? A Fox também te explora? Voce explora seus funcionários do Grande Premio?
Vai cagar rapaz.
Gerson Patriani, como está na moda dizer, isso é “mimimi”.
Com a torrente de benefícios fiscais diretos e indiretos do poder público – isto é, com o seu e o meu dinheiro -, recebidos durante décadas, fica muito fácil falar que a Ford “paga salários e benefícios a milhares”.
Agora que a fonte secou, não custava a Ford agora lembrar-se de que ainda é uma multinacional poderosíssima e, com recursos próprios, dar sua cota de retribuição a um País do qual tanto usufruiu.
Mas talvez você até esteja certo, nos tempos atuais ter 1% de consideração pelo ser humano virou “utopia ideológica”…
Como são bonzinhos os patrões né? o que seria da família brasileira sem os estrangeiros para ajudá-los?
Infelizmente todos sao vítimas de um país com alta carga tributária e péssima infraestrutura. Dinheiro mal administrado pela máquina pública que nem a esquerda e tampouco a direita brasileira conseguem resolver este entrave.
Lamento pelos trabalhadores e pela Ford. A culpa é do Brasil e da desordem que leva a regressão.
No ótimo Flatout, o Léo comenta as pataquadas estratégicas da Ford no Brasil desde o lançamento do velho Galaxy com ferramental aposentado dos EUA. A culpa não é do Brasil não
Nestes casos de incentivos fiscais não seria o caso de ter um contrato com clausulas do tipo tantos anos de atividade, tantos funcionários contratados etc…
Me parece mais uma ameaça para ter mais beneficios do tipo o que a GM está fazendo.
Não sei sou leigo no assunto.
Alguém sabe informar?:
Que tristeza !!!
Outro dia falei para meus filhos sobre marcas de industria nacional que tivemos( nada a ver com a Ford), como National, Telefunken, Colorado ,Gurgel ,CBT e tantas outras …….. sempre quando vejo uma fabrica fechar lembro de nossas defuntas , seja qual for o setor,uma tristeza.
Homem primata, capitalismo selvagem ôôô … e pensar que no passado teve até F-FORD …
Eu não sei qual utopia é maior: termos uma indústria de carros genuinamente nacional ou uma infraestrutura de mobilidade que não nos tornasse dependente de carros. Enquanto nenhuma das duas (ou uma terceira que eu tenha ignorado) acontece, seremos dependentes de GMs e Fords da vida que, naturalmente, vão direcionar os lucros para a matriz.
Função social da empresa. Estudem sobre o tema e compreenderão os argumentos do FG.
Imagine aí você que não trabalha na Ford, mas que defende a atitude desta, como se sentiria ao chegar para trabalhar de manhã e recebesse a notícia de encerramento das atividades sem qualquer comunicação ou negociação anterior do seu patrão, destruindo todos os seus planos. Imaginou? Agora coloque-se no lugar dos empregados da Ford. Ainda não entendeu? Espero que não tenhas de sofrer na pele para compreender.
Se a Ford pagar o que deve aos funcionários, o acerto que é devido, não vejo nenhum problema. Dá um susto? Claro que sim. Vai ficar triste e pensando na vida por uns dias? Vai também. Mas, faz parte do jogo. O problema é que tem muita gente acomodada que só acha que consegue fazer apenas uma coisa na vida. O cara aprende a apertar parafuso e acha que não vai conseguir outro emprego porque só sabe apertar parafuso. Só usar a criatividade que vai ver que oportunidades não faltam. É assim que o jogo é. Vida que segue.
Nossa, falou o empreendedor. Vai pro inferno com esse discursinho neo-liberal, rapaz.
E qual é a alternativa? Vai forçar a empresa a manter as portas abertas, mesmo tendo prejuízo? Nenhuma pessoa mantém um negócio aberto se ele gera prejuízo e não há perspectiva de lucro. Até uma pessoa que se diz “progressista” não coloca o seu dinheiro em algo que sabe que será a fundo perdido.
O Estado não deve dar subsídios, porque isso é desviar dinheiro que deveria ir para a população na forma de educação, saúde e segurança.
“Função social” da empresa é pagar salários a seus funcionários – que trabalham para a empresa de forma voluntária. Qualquer coisa diferente disso é conversa de gente vagabunda que quer se apropriar do trabalho e investimento dos outros.
Gente vagabunda é quem chama de vagabundo quem luta pelos seus direitos.
esse corcel foi um que foi apresentado no extinto e saudoso programa limite, que era de um médico e que, por ficar com “a bunda de fora” na garagem queimou o carpete?
Multinacional é phoda, eles te exploram ao máximo, tal qual laranja, e depois, que não sai tanto suco quanto querem, jogam fora sem mais nem menos.
É foda ficar desempregado e realmente sinto muito pelas mais de 3.000 familias com sua fonte de sustento em forte risco.
Nunca fui com a cara da ford, desde os jogos super-trunfo, que eram motores mais fracos que ferrari e brm…
Sim, é ele mesmo.
A realidade é que nem a Ford e nem nenhuma outra empresa está se lixando pros funcionários. Enquanto eles estiverem lhe servindo bem, receberão seus salários a troco de sua mão-de-obra. Infelizmente é assim que a roda gira. Agora, se a empresa recebe subsídios dos governos, não quer dizer que por causa disso ela passa a ter obrigatoriamente uma “função social” além da função social já existente e implícita de gerar empregos, que toda empresa tem. Quer dizer, sim que o governo se vende fácil para os lobbys das empresas de forma que ambos ganhem em cima do bem público. Isso eu acho errado e está mais relacionado é com a falta de vergonha na cara dos políticos brasileiros e muitos mundo afora que fazem o mesmo. Fora isso, não vejo o que a empresa deveria fazer, caso ela julgue que está tendo prejuízo com a dita fábrica. Absorver todos os funcionários em outras fábricas, mesmo não sendo necessário? Não faz sentido. Você mesmo como dono de empresa, caso chegasse à mesma conclusão da Ford sobre à Warm-up, com certeza teria de demitir os funcionários também. Ou você avisaria a prefeitura, o sindicato e daria um prêmio gordo para cada um, como agradecimento aos serviços prestados? Duvido. Cumpriria as suas obrigações previstas em lei e tchau! Simples. É assim que a roda gira, quer queira ou não.
Empresa não gera empregos. Gera lucro.
Do jeito que o cara fala, parece que o empresário resolveu abrir uma empresa pra gerar empregos.
Isso não é função social.
A função social é o que ela causa de impacto no local que ela se insere.
Pode ser socioambiental, econômico etc.
E também se recebe subsídios e benefícios, ela é mantida com dinheiro público. ( Aquele que os defensores do mito dizem que a lei ruaney se utiliza).
Logo, ela é mantida pelo dinheiro do povo. Mesmo tendo fins lucrativos e, quando não interessa o empresário vaza.
Tinha que restituir os cofres públicos no mínimo.
Carros brasileiros são, via de regra, piores que importados dos EUA ou Europa de 1o mundo. Ótimo que feche essa fábrica. Que a Forde comece a complementar o portfolio com veículos verdadeiramente seguros e modernos, adequado aos padrões de fora.
Deveriam rever os benefícios fiscais, inclusive da TROLLER.
3 mil demitidos ainda é um piso baixo,. Considerando os afetados indiretamente.estão falando em algo em torno de 24 mil demissões…
Mas duvido muito que governo estadual e/ou federal estejam lá preocupados com esse anuncio. O governador modinha falou que vai conseguir um comprador sem dar muitos detalhes do que faria e na esferal federal estão mais preocupados com laranjas e afins do que qualquer outra coisa..
O mais estranho e incoerente é que a Ford montou um baita Stand no Salão do Automóvel em novembro, como se tudo estivesse bem. Daí, depois de três meses resolve fechar a fábrica e ainda botar a culpa no Focus e Fiesta que não estão vendendo?
Cara, lá é uma cidade. Tudo bem que uma empresa pode fechar as portas quando quiser, mas quem esteve lá por quase uma vida merece respeito, merece um tratamento digno e nobre.
É muito estranho o raciocínio de algumas pessoas. Vejo nos comentários uma certa defesa estranha do tal “mercado”. Essas grandes corporações recebem incentivos governamentais gigantescos, pagam um salário de merda pra maioria dos funcionários e as pessoas estranham quando se diz que os caras levaram o dinheiro para os EUA sem compromisso social. O brasileiro médio entrou em uma onda sadomazoquista esquizofrênica que lhes confere prazer em ser esmagados pelo tal “mercado”. Mas eu devo ser um comunista comedor de criancinhas. É isso que o senso comum diz hoje em dia de qualquer pessoa que ousa mencionar expressões como compromisso social, afinal, isso é coisa de comunista.
Flávio, um dos maiores desejo do ser humano é ter um carro, é o objeto de consumo número um guardada as devidas proporcionalidades, mas também é do mesmo modo um meio muito útil de transporte, dá muita liberdade de ir e vir e principalmente no Brasil, onde não nos importamos em pagar absurdos por automoveis, são um símbolo de status, poder etc…. Então carro tem um apelo muito forte na vida das pessoas, fique a pé um dia e veja o desespero que bate se der vontade ou necessidade de sair de casa……E isso tudo nos leva a uma idolatria ao objeto, um verdadeiro culto ao automóvel, digo por mim mesmo e olha que me acho moderado, mas aprecio um carro inteligente, bonito, confortavel, seguro, etc…. e no fim acabamos por idolatrar as marcas, tem gente que defende a Ford, acha ela uma maravilha, outros gostam da VW, Fiat, BMW, Land……etc….. e chegam a endemonizar carros de outras marcas, eu já fui assim hoje tô mais centrado, ainda gosto de carros, mas a marca não me interessa muito, vejo o lado pratico e a satisfação pessoal, acho até geralmente mais vantajoso comprar um bom carro importado até mesmo do que um “popular” zero, Pra mim se divide em categorias ou segmentos;
-subcompactos gol, onix, hb20, etc…. sincramente tudo a mesma coisa….
– compactos golf e outros: bons mas muito caros no BR
-sedan, sinceramente aquele bagageiro traseiro é bobagem, melhor um monovolume ou hatch
-peruas: praticamente extintas, mas uma boa opção para familias, Parati era ótima
-Luxo: só compra quem pode$$$$
-suvs pequenos/medios e suvs fullsize: quem compra esses só pra rodar no asfalto é babaca, crossover é frescura e enganação
-etc
Pickups: ferramentas de trabalho , comprar uma pra se mostrar é caso pra psicanalista, carregar uma caçamba vazia a vida inteira é pra idiota !!!! era um terreno em que Ford e Gm tavam tranqnuilas antigamentes, depois que chegaram Toy, Mitsubicha, Niça, Amaroque, etc….. (alguém ja viu uma PLUTO por aí, eu não kkkk) perderam muito espaço
Mas voltando ao caso da Ford, Flavio e amigos não me levem a mal, mas empresas vão e vêm, naõ se apaixonem por marcas!!!! e empresários se pensam em lucros NO MUNDO TODO, empresa não faz caridade em nenhum pais, se o negocio vai mal fecham mesmo antes de acumular preju !!!! certamente se desse grana continuariam, o unico “lado social” pra uma empresa é gerar empregos, infelizmente a real é essa gente!!!! E essa fabrica tem 50 anos, certamentete tá defasada, e tem mais, foi-se a Ford em SP, mas veio Audi, BMW, Hyundaí, kia, toy, etc…..por isso a Economia precisa girar, precisa se reinventar e se manter ativa, senão todos perdem, infelizmente os operarios perdem mais, claro, ninguem deseja isso, mas como dizem uma vez voce entrava numa empresa como office boy ou apendiz, a empresa crescia e voce junto e podia-se se aposentar como um chefe de alguma coisa, mas isso, infelismente, repito, praticamente não existe mais, não to defendendo Ford, não, nem mesmo quando idolatrava carros gostava muito do carros do seu Henry….
Certamente o BRasil, governo, empresas, brasileiros, etc….. precisam pensar em veiculos mais como meio de transporte e terem bom desempenho ecologicamente falando, o mundo inteiro até os USA o mercado automobilistico esta mudando e carro já é algo trivial, banal até, as pessoas estão mais cientes e ninguém se escraviza pra comprar um carro de tal marca, tal modelo, etc…. nem sai por aí queimando petroleo à vontade, já é até cafono cultuar carros!!! Vamos mudar e vamos ( o Brasil) oferecer outras opções de ocupação aos que infelizmente perderam o emprego, isso é o mais triste essa historia, sem ford podemos viver muito bem, mas sem epregos a sociedade desmorona…. Não tô defendendo ford, nem governo, muito menos politicos, ok, gente, Ford quer ir embora, Bye Bye…. os brasileiros podem fabricar outros modelos…. a Ford recebeu incentivos indevidos, recebidos por suborno/corrupçã ( suposições), que se apure tudo, que devolvam a grana, mais multas e até cadeia se for o caso!!!!! FORD NEM VOLKS NEM MONTADORA VALE UMA LÁGRIMA SEUQER DOS BRASILEIROS, TOQUEMOS A VIDA ADIANTE, A FORD QUE SE FODA !!!!
Incrível como tem peão disposto a passar pano pra empresa multinacional escrevendo aqui. Todos muitos racionais e realistas, “entendem” como funciona o capitalismo (na sua expressão mais tosca e cruel, na verdade) e dão razão total à sua lógica. Até que a empresa em que eles são funcionários resolva fechar ou dê um pé na bunda deles.
Vende a fábrica para a Lada!
Fiquei triste com a notícia. Foi mais ou menos como perder alguém conhecido, que fazia parte da minha vida e da minha família. Nesses últimos dias tenho pensado muito em quanto a Ford foi importante para nós e ainda é para os milhares de trabalhadores que hoje estão com seus empregos ameaçados.
Meu pai trabalhou lá de 1969 (Ford-Willys) até 1997. Passou pela fase da Autolatina, e se aposentou quando a fábrica já estava novamente com o “oval azul” na fachada, na Avenida do Taboão número 899. Endereço e número que para mim era tão familiar quanto da minha própria casa.
Apesar da raiva que sinto ao ver uma empresa como essa, que está literalmente dando um tiro no pé, com atitudes que a meu ver, só a levarão para o inevitável fim, talvez só preocupada em encher o bolso de seus acionistas norte-americanos, deveria se lembrar que SIM, toda empresa tem uma razão social, e que se não forem as pessoas que dali tiram o sustento, quem comprará seus produtos???
Meus dois Escort (1986 e 1992) vão continuar aqui em casa, para nos lembrar de uma época que ainda sonhávamos que esse país poderia se tornar algo melhor. Mas infelizmente acho que teremos um futuro muito difícil pela frente…
A Lada se importou com a “função social” quando se foi do Brasil?
A Lada nunca teve fábrica no Brasil, rapaz. Era apenas uma importadora. Não seja ridículo.
Então me parece que durante todas essas décadas a Ford teve uma função social bem maior que a tal Lada. que nunca gerou um único emprego no Brasil. Foi aí, vendeu, meteu as mão no lucro e debandou, sem gerar um empreguinho sequer.
E o cara que fez o comentário é que é ridículo?
Não. Você também.
VENDENDO FIESTA POR R$ 70.000,00…….
Deve dar muito prejuízo, eles estão cagando e andando mesmo, é verdade.
Acho estranho isso acontecer justamente agora, com mudanças importantes acontecendo no cenário politico.
Na época em que se vendia os carros por preços justos eles jamais pensariam em sair daqui, mas agora com esses preços absurdos é evidente que não é mais necessário trabalhar com volume, agora eles podem escolher um target mais lucrativo e sem necessidade de atender o povão com carros baratos.
Enquanto houver brasileiro gastando fortuna pra andar de ECOLIXO pagando R$ 90.000,00 pra muntar em carrinho 1.6 bosta, estamos fudidos.
Isso mostra bem o quanto a FORD se preocupa com o mercado brasileiro, que pena eu sempre gostei de ford, hoje gosto bem menos.
E quem tem Fiesta já vende o bixinho, pois logo logo, não vale mais nada e o prejuízo é só seu.
Meu Corcelzinho também ficou envergonhado!!
Desapropriem, chamem uma chinesa e em dois anos teremos bons carros, melhores que as bombas atuais da ford – com minúsculas mesmo – …
Motores a combustão serão obsoletos, milhares de carros serão descartados, pois a conversão para motores eleteicos ou hibridos – embora mais barata – nao interessa a industria. Em seguida veremos Carros (ou drones voadores) como um serviço, e não como um bem. Conselho: venda seu carro hoje enquanto ele vale alguma coisa e vá andar de ubber. Se quiser viajar, alugue um.
Duas qualidades americanas:
– Capacidade de ter uma visão estereotipada do mundo.
– Resolver as coisas na base do “o ótimo é inimigo do bom”
Comentário do cretino de plantão no Governo (?) do Estado: “Solução clara é a venda. Não há nada que dependa de ação governamental estadual, municipal ou federal para reverter a decisão global”.
Dois comentários. Primeiro: agora o governo virou corretor de imóveis! Jisuis!
Segundo: estivesse o PT á frente do governo federal e municipal, como era há não muito tempo atrás, haveria um bando de idiotas, que agora estão no poder, dizendo que a fábrica está indo embora por causa dos sindicatos e do governo de esquerda. Só que agora, ninguém dirá que, apesar de nos nos três níveis de governo só haver “liberais” e “direitistas”, a Ford está se cagando e indo embora assim mesmo. Porque é isso mesmo e sempre foi e sempre será. As decisões dessas empresas Independem do governo, elas estão pouco ligando para isso. Trouxa aquele que acredita no contrário.
Acho que cabe uma ação de ressarcimento dos incentivos! No mínimo!
Flavio, de fato é terrível para todos os trabalhadores direta e indiretamente afetados.
O que vou falar a seguir é minha avaliação, levando em consideração que eu sou fã da Ford, tendo sido proprietário de um Ford Fiesta e de quatro Ford Focus. E sempre incentivei, e consegui em muitos casos, a compra de modelos da marca por familiares e amigos. Adoro a marca Ford. No entanto:
– Se a fábrica estivesse dando lucro, seria mantida. Logo, com certeza está dando prejuízo. É uma fábrica antiga já. E pelo que acompanhava pela internet, há anos a Ford está acumulando prejuízos, em especial com esta fábrica. Não se pode acusar a empresa de imediatismo. Ela realmente insistiu durante alguns anos tentando reverter o quadro. E sem lucro, não tem como pagar os funcionários depois de um certo tempo bancando o risco, não é?
– Eu li em colunas de jornalistas respeitados, faz mais de um ano (!), que tudo levava a crer que esta fábrica seria fechada. Então, ninguém, nem sindicato, nem funcionários, foram pegos de surpresa.
– Com relação à sugar o mercado brasileiro, não vejo assim. Ninguém nunca foi obrigado a comprar um carro da Ford. E mesmo nos momentos em que houve incentivos fiscais no Brasil, a carga tributária ainda continuou imensa. Ao investir em sua fábrica na Bahia, a Ford continua colaborando com milhares de postos de trabalho em nosso país.
– Sobre mandar lucros para os EUA, fazer o quê? A Petrobras, por exemplo, não deve mandar seus lucros no exterior para o Brasil? A Ford é uma empresa americana. Mandaria o lucro para onde? A Lada enviou os seus lucros quando operou no Brasil para onde?
Enfim, torço para a Ford sobreviver, assim como torço para todas as empresas que fabricam produtos dos quais eu gosto, independentemente de serem brasileiras, russas, americanas ou de qualquer nacionalidade.
Abraços.
Avisar sindicato?
Rapaz o Brasil MUDOU e vc ainda não percebeu!
Que tal aquela viajem sem retorno para Uruguai?
Que tal uma viagem à escola para escrever direito?
Porra, essa resposta foi foda!
A Ford não fabricará mais caminhões no Brasil. Isso impacta profundamente a operação da Fabrica no ABC que fabrica apenas o FIESTA de carro leve (ótimo carro que não tem escala de produção). É uma pena.
O Grande ABC é hoje um arremedo do que já foi, na década de 70 éramos considerados a “Bélgica” do Brasil, enquanto o resto do Brasil poderia ser comparado com a Índia (procurem na internet o termo “Belindia”.
Roubaram tudo, destruíram tudo, CENTENAS de empresas saíram do ABC, hoje a Ford esta sendo mais midiática, mas ninguém lembra quando as Consul/Brastemp (Whirlpool) saíram daqui… tudo virou Shooping e Supermercado e lá se foram para o ralo e para SANTA CATARINA 5.000 EMPREGOS INDUSTRIAIS… quase DUAS FORD.
Parabéns a TODOS os artífices do esfacelamento da MINHA TERRA, o resto pode falar o que quiser, mas NÓS que moramos por aqui é que sabemos o quanto a região foi roubada e usada por canalhas nas 4 ultimas décadas.
Segue o jogo, quem vai se foder somos nós mesmos, que moramos por aqui, vocês vão apenas se espantar e se indignar pela noticia.
Convido Você Flavio, para comparecer no Aniversário de meu Pai, os Octagenários Bigliazzi estarão todos reunidos, Pirellianos, Fordnianos, Scanianos, Volkswagnianos, Brastempinianos e que trabalharam em outras mega empresas de um ABC que não existe mais. Eles são mais ou menos como Você que sonha com a Alemanha Oriental, só que Eles sonham com o ABC de 1950 até 1978. Você vai gostar e talvez veja o Brasil de uma forma diferente.
Quem nega o tanto que o sindicalismo fez pelos trabalhadores no ABC nem gente é.
Enquanto os Sindicatos conseguem (através da mobilizações), direitos aos trabalhadores – tudo é bom…
Quando o caldo entorna e a mobilização desce, aí a culpa é toda dos sindicatos.
O que o Sindicalismo fez para o ABC???? Flavio, me desculpe, você apenas leu algumas coisas. NÓS vivemos na pele o resultado de tudo isso.
Sabe aquela fabriquinha que a Volks tem na Anchieta???? Tinhamos 22.000 funcionários por lá… hoje não dá nem 5.000. São TRES FORDS de desemprego e desamparo de moradores da MINHA região.
Você é um tonto em não dar o braço a torcer para as cagadas que esses caras fizeram por aqui.
Fique na sua torcida vermelha que fico na minha torcida pela MINHA região. E para quem não mora por aqui e fica a falar merda quero mais é que se fodão de vermelho,verde e amarelo.
Faz um favor: some do blog. Seus comentários não serão mais publicados. Tonto é a puta que pariu.