1000 (4) – HISTÓRICA, COMO NÃO? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 13 de abril de 2019 - 16:25F-1

1000 (4) – HISTÓRICA, COMO NÃO?

xan192

Bottas acena para o público: sétima pole, justo no GP 1.000

RIO (ah, as madrugadas…) – Quis o destino — e a Mercedes, e o pé direito dele — que a pole do milésimo GP da F-1 ficasse com um piloto que, muito provavelmente, não entrará para a história como um dos maiores de todos os tempos. Nem de alguns dos tempos. Um piloto normal, segundão clássico, discreto e eficiente. Nada mais que isso.

Valtteri Bottas é o cara que larga em primeiro no GP 1.000 — goste-se ou não dele, num momento histórico. Foi apenas a sétima pole de sua carreira, todas pela Mercedes, que defende desde 2017. No mesmo período, seu companheiro Lewis Hamilton marcou 23. O finlandês é daqueles caras que têm alguns momentos de brilho, eventuais. Foi assim na Austrália na abertura do Mundial, prova que dominou de cabo a rabo. Fará o mesmo em Xangai?

Depende, como sempre, da largada. E a Mercedes não terá vida fácil. A Ferrari mostrou mais velocidade de reta desde sexta e essa é a preocupação dos alemães. A corrida está aberta, sem favoritos claros.

Curiosidade do grid definido hoje: nas dez primeiras posições, as cinco filas serão formadas por duplas das mesmas equipes. Tem Mercedes na primeira, com Bottas e Hamilton; Ferrari na segunda, com Vettel e Leclerc; Red Bull na terceira, com Verstappen e Gasly; Renault na quarta, com Ricciardo e Hülkenberg; e Haas na quinta, com Magnussen e Grosjean.

Walter Sapattos cravou a pole com 1min31s547, 0s023 à frente de Luís Amilton. Recebeu elogios do parceiro, que começou mal o fim de semana, mas se acertou na classificação. Os ferraristas ficaram 0s3 atrás, uma piscadela — anos atrás li que um piscar de olhos dura três décimos de segundo; nunca conferi, mas uso esse dado o tempo inteiro, até porque a gente pisca tanto que é bem provável que algumas vezes dure isso mesmo, exatos três décimos de segundo.

A dupla da Red Bull teve desempenhos bem distintos, apesar da proximidade no grid. Verstappado foi 0s841 mais rápido que Pedro Galynha, que continua apanhando do carro e de Helmut Marko, aquele poço de sabedoria e boa educação. Como dito ontem, a Renault ocupa a posição de líder do segundo escalão. Rick Iardo foi o sétimo e Heisenberg, o oitavo. A dupla da Haas nem fez tempo no Q3, acho que para poupar pneus. Celsius Magnussen parte em nono e Romano da Granja, em décimo.

xan193

Albon: batida forte no terceiro treino livre e perda total no carro

A turma que empacou no Q2 foi formada por K-Vyda Loka, Perecito, Raikkonão da Massa (a última vez que não passou para o Q3 fora na Hungria em 2016, interrompendo uma série de 53 provas seguidas entre o top-10), Sainz Velocidad e Mini Norris — a McLaren decepcionou. E no Q1 ficaram Strollvenga, Jorge, o Russo, Roberto Kumbica e dois que nem marcaram tempos, a saber: Toninho Giovanelli teve algum problema mecânico não revelado e Alexandre Tudo Bon deu uma panca forte no último treino livre e a Toro Rosso está até agora construindo um carro novo para ele.

Só por isso a Williams não ficou com a última fila de novo. Williams que teve na sua garagem a presença do sócio-fundador do time, Patrick Head. Ele foi um dos responsáveis pelos grandes momentos do time nos anos 90, mas estava afastado dos autódromos desde 2011. Foi chamado agora para ajudar, na condição de consultor.

Milagre, no entanto, Patrick não faz.

xan194

Head ao lado de Claire Williams: nem uniforme colocou, para não se comprometer

Os cinco primeiros no grid largam na madrugada de amanhã com pneus médios. Vão adiar a primeira parada numa corrida que deve levar os pilotos pelo menos duas vezes aos boxes. Vai depender um pouco da temperatura, mas é o mais provável. Olho em Verstappen no início. Ele não gosta de esperar muito para tentar ganhar posições. Os demais não assustam. No fim das contas, teremos Ferrari e Mercedes no pódio. Se Max conseguir se meter entre os três primeiros, apenas provará, mais uma vez, que é um moleque foda.

35 comentários

  1. Marmelada-44 disse:

    Não adiantou nada! Esse inglês pilantra poderia ter deixado o Bottas pular na frente e vencer a corrida. Assim ele pagaria a vitória que abocanhou na Rússia ano passado.

  2. Thiago Azevedo disse:

    Aquele carro não chegou a ter perda total. Mas se quiserem, tem lugar para aquela carcaça na garagem de casa.

  3. Comentarista Crítico disse:

    E nada parece parar esse safado do Hamilton. O cara é uma pedra. E uma pedra de gelo. O Bottas até tenta encorporar o Nico mas o Hamilton que o Nico encarou e venceu em 2016 não era o Hamilton em sua versão monstro como está hoje. O Hamilton de 2016 pra trás era um grande piloto. Mas que vez ou outra botava tudo a perder. Já o Hamilton atual é ainda melhor e praticamente sem pontos fracos. Pois seu emocional é praticamente inabalável. Um dos 5 melhores de todos os tempos junto com Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio, Jim Clark e Michael Schumacher dos anos 90. E o próprio já fala em largar a F1. Só vai bater os recordes de Schumi e vai vazar.

  4. Comentarista Crítico disse:

    Num falei que essa corrida ia ser chata? Se o grid de largada tiver nas 5 primeiras posições o quinteto(Mercedes, Ferrari e Verstappen) e a Mercedes estiver destoando do resto, esqueçam que a corrida vai ser uma bosta. Corrida de mais do mesmo. Com Lewis Mala Hamilton ganhando outra. E Ferrari fazendo jogo de equipe. Com as velocidades dos carros não muito altas nas retas, Mercedes melhor carro e o Hamilton inspirado desde o início do Campeonato, essa temporada de 2019 tá pintando uma bela duma porcaria.

    • Renato F1 disse:

      Uai?!?!?! Quando Michael Chato Schumacher enchia o saco com a Se Ferra-ri, não me lembro de nenhum comentário deste. Ou Quando o Sebastian Mult21 Vettel ganhava tudo com uma Red Mula de outro mundo, não me lembro de reclamações. Quero a Mercedes ganhando tudo. Três dobradinhas nas três primeiras corridas. Pole e vitória na corrida 1.000. Quero mais! Agora, os torcedores da Se Ferra-ri e da Red Mula terão de aguentar a zoeira por mais algum tempo.

  5. CRSJ disse:

    O Bottas terá sua oportunidade de ouro de repetir sua performance da Austrália com essa Pole. A Williams está tão ruim que está arriscada a passar esse ano sem pontuar. Se a Ferrari não tiver uma carta na manga ficará atrás da Mercedes.

  6. Roberto Zuquim disse:

    Ler estes posts do Flávio é um momento de grande alegria,
    Acho que é porque são tantos amantes da velocidade que estão ligados a tempos em torno de um cara especial.

  7. Comentarista Crítico disse:

    E incrível como esse carro de 2019 saiu bem ao contrário do que se previa no início. Se previa um segundo e meio mais lento que os carros de 2018. Realidade: Viram praticamente a mesma coisa de 2018 e um pouco mais rápidos. Se previa maior velocidade em retas que em 2018. Os picos de velocidades seriam mais ou menos como os de 2014 ou de 2016 no melhor dos casos. Realidade: Os carros parecem andar menos em retas que os carros de 2017(que foram os carros da era híbrida mais lentos em retas). A maioria dos setups que olho da pista chinesa a velocidade não chega nem sequer aos 335(e nos setups de 2017 a velocidade ficava um pouco acima dessa marca). E a velocidade máxima do Hamilton no retão foi de ridículos 317km/h(foi o que apareceu na tela da Globo). Que decepção! Vontade de parar de acompanhar vendo a F1 retrocedendo em velocidade.

  8. Fabio Soares disse:

    kkkkkkkkkkk nem vestiu o uniforme da equipe para não se comprometer.
    Rpz da pra ter uma noção de como o Hartley era ruim tendo levando um vareio da Gasguita.

  9. Comentarista Crítico disse:

    Pra irritação de Flávio Gomes e muitos outros cotados, Ayrrrrrton Senna do Brasiiilll foi mais uma vez citado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas relevem gente. É o milésimo GP da história. Falar do Senna nessas condições dá pra engolir vai? Bottas pilotando o que nunca pilotou até hoje. Parece mesmo ter incorporado o Rosbife e desse jeito Hamilton vai sofrer mais com ele do que com o Alemão. O Bottas parece ser mais frio e mais controlado. E Mercedes nitidamente melhor que o resto. Fico com a impressão que enquanto não haver abandono de Mercedes, Ferrari e Verstappen, o top 5 das corridas sempre será esse. E por isso não espero uma grande corrida na parte de cima. Talvez haja algumas mudanças entre esses 5. Assim como é bem possível não ter nenhuma mudança entre eles. Acho que não vou ver o GP 1000.

    • Roberto Santos disse:

      Li uma entrevista do Galvão certa vez dizendo que ele sempre vai arrumar um jeito de lembrar do Senna em todas as transmissões. Então o único jeito de não querer ouvir do Senna durante a corrida é não acompanhando a transmissão da globo quando o Galvão narrar kkkkk

  10. Marcos POF disse:

    Oi Flavio,
    O Verstappen também larga de médios. Normalmente ele conserva bem os pneus, pode surpreender trocando só uma vez, terminando a corrida com os duros….
    E “Celsuis” Magnussen foi muito boa!
    Abs,
    Marcos POF

  11. Tulio disse:

    Como a Claire tá igual ao pai nessa foto!

  12. karlo disse:

    Tem tudo pra ser uma corridinha chata.
    Boa para gravar e assistir de manhã.

  13. Vicente disse:

    Flávio, segue uma sugestão para se referir ao Grosjean. Em vez de Romano da Granja, que tal Romã Croissant?

  14. TYRRELL disse:

    Já pararam para pensar que Schummy venceu 9,1% das corridas de F1?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>