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sexta-feira, 7 de abril de 2006 - 16:08#96, Superclassic, farnéis

Prestação de contas do #96

SÃO PAULO (se não pode convencê-los, confunda-os) – Quarta-feira levei o #96 a um dinamômetro. Era importante saber o que tínhamos na mão para, com o motor novo, ter parâmetros de comparação.

Os resultados foram mais ou menos os esperados. O carrinho estava com 50,3 hp (41,7 hp nas rodas), mas com uma relação de marchas muito urbana. Resultado: velocidade máxima final de 131 km/h. Para um carro que só anda isso, fazer uma volta na média de quase 100 km/h até que não é tão ruim.

O contagiros está meio descalibrado, esse negócio de dois tempos é complicado, mas vamos tentar melhorar isso. Aproveitamos esta semana para tirar uns 10 kg de lata do assoalho. O motor novo já virou em bancada e está sendo colocado hoje no carro. Semana que vem, dinamômetro de novo. Estamos estudando um câmbio diferente, também.

Abaixo, imagens raras: um DKW num dinamômetro de rolo! Chique demais…

37 comentários

  1. Gustavo disse:

    Não concordo Pedro, um Palio de safra provavelmente antiga do leitor, em hipótese alguma toca nos 170 reais a não ser em forte (mas forte mesmo) declive. Os valores apurados pela Quatro Rodas (155 a 158km/h) dos populares são realizados com modelos no auge de suas capacidades evolutivas (aspirados). Raros na verdade, são os 1000 que passam dos 160 reais no plano, basta uma consulta nos testes realizados tanto pela Qr como na Carro….Na verdade nunca vi um velôcimetro que “mente” para menos, salvo em caso de picapes com pneus alterados….fica aberta a discussão!

  2. Pedro Jungbluth disse:

    Gustavo, é muito raro um velocímetro moderno ter margem de erro tão grande. Pelos testes que eu i em quatro rodas, por exemplo, nunca vi o erro ser maior que 5%. E as vezes o erro é para baixo, indicando velocidade inferior ao que o carro está andando.

    Eu cheguei e ter um golzin special, com pneus 145, e bastava pisar fundo em 5ª lá pelos 100 km/h que o bichinho chegava nos 140!!

    Hoje em dia um carro 1.0 passar do 160, não a nível do mar, mas na pista plana da 4 rodas, com pouco espaço para aceleração, é comum. Raro os que não chegam.

  3. Fireball disse:

    Prezados srs.
    por onde anda o Decão, aquele mané mal educado que diz saber tudo sobre DKW’s, tenho um pequeno recuerdo para a mãe dele, uma camiseta com a estampa do clebe dos lambreteiros fundado em 1957.

  4. Tarsis Ferri disse:

    O verdadeiro caso que merecia o slogan “mais emoçaõ em 40 Hp de emoção”…propagenda dos Gordini..

  5. Gustavo disse:

    Com 50 cavalos, realmente não dá para fazer muito na pista, e creio que a adoção de um veneno muito pesado vai acabar com o motor em breve….boa sorte nos detalhes Flávio, mas lutar contra os ap’s é injustiça! P.s: Um palio a 180 Km/h, descontando o erro padrão de 10%no velôcimetro (que aumenta a medida que a velocidade chega a final), não deve estar a mais de 160 Km reais, velocidade que nem os carros otimizados de fábrica conseguem à nível do mar.

  6. Pedro Jungbluth disse:

    Pois é, o motor do carcará, que era um 2T igual, chegou a mais de 100 hp, mas até empenou um dos cilidros antes do teste de máxima, senão não teria atingido 212, mas sim uns 230 km/h!!

    Fica difícil ter um motor assim e não terminar as corridas direito, ou ter que gastar uma fortuna.
    Se o motor novo é todo igual, mas com montagem de melhor qualidade, deve melhorar bastante, principalmente a potência em alta, com acréscimo de giros.

    E Gomes, se a grana tá curta para gastar com câmbio novo, coloque rodas de menor diâmetro. Como eu falei, umas 165 aro 13… tem 165 R13 de perfil 65, se não me engano…

  7. Rui Briguenti disse:

    preparar este motor 2T com 80 ou 90 HP e realmente possivel mas sera 1 motor por corrida, o FG tera que vender muita camiseta

    Abracos
    RUI

  8. reginaldo disse:

    valeu Pedro Jungbluth.
    realmente não era exatamente uma descida, era um daqueles lançantes com declive suave..asfalto 100%, noite clara e ninguém na estrada..um tesão pra apertar o pé…
    e curiosidade pra saber até onde ia. O impressionante era sentir o carrinho grudado no chão. Os pneus são 155 sim… êta adrenalina gostosa sô!…

  9. Jk disse:

    Qtos minutos a encerad…(ops) a máquina aguentou no Dina??

  10. Pedro Jungbluth disse:

    bem, você disse que não calibraram corretamente o contagiros para o 2T… então esses 4500 rpm estão errados? Seria mais?
    O problema é ser 2T ou o fato de ter 3 cilindros??
    Pois pelas minhas contas isso significaria uns 6 mil giros… Estou errado?

  11. marianomolinajunior disse:

    Eu fiz esses comentarios abaixo; porque eu conheço o Paulinho da frota TL,aqui do Tatuapé, essa frota de taxi foi a maior dona de DKV, talves, do Brasil, eles mantes 2 Kandangos, e já quebraram 1000Xs
    esse motor , sempre o amarelo rd. aro 13 gauchas é lindo mas não presta,o branco é 4/4 é fio origuinal não quebra,eu sou amigo do DELFIM,lembra LEões de FABULOZA!!! SOU SEU FAN!!! Juizo!!!

  12. mariano molina junio disse:

    Na moral, voce tem 2 problemas .
    1º cambio tem que ser do 67 sem discusão ponto!
    2º os pneus dianteiros , tem que ser os origuinais aro 15 igual do fusca,voce sabe muito bem! sorte!!!

  13. Pedro Jungbluth disse:

    reginaldo:

    Olha, creio que o Palio, com ajuda de uma pequena descida, pode bater nos 180, que seria uns 170 de velocidade real.
    Graças ao que? Pneus 155, teve uns golzin que tinham pneu 145 original!!

  14. Fitti disse:

    Gomes,

    Voce realmente e automobilista, parabens, mantenha esta vontade,

    Valeu

    Fitti, carro #63, Equipe Speedrj.com.br, Campeonato Carioca, Marcas, se o Autodromo ainda existir!!!!!

  15. Carlos Piazza disse:

    Gomes, fico feliz em perceber que finalmente vc começou a fazer as coisas direito !!! Dinamômetro, alijamento de peso, novo cambio…, muito bem, é isso aí, esta é a filosofia correta, desenvolvimento técnico. Gostaria de lhe fazer uma sugestão: Motores 2 tempos são muito suscetiveis a alterações bem estudadas nos diagramas de alimentação e ignição, portanto, sugiro uma longa conversa com bons preparadores de motores 2 T de Kart. Vc certamente deve conhecer alguns mas, se precisar, posso apresenta-lo a alguns dos melhordes de SP. De qqr maneira parabéns e boa sorte !!!

  16. Lawrence disse:

    Blz aé Gomes???
    Existem empresas que fazem componentes internos customizados para motores.
    Assim (se vc vender muitas camisetas…) vc poderia mandar fazer bielas e pistões mais leves… Derrepente de material forjado.
    Com um carburador mais potente e balanceando tudo direitinho, vc poderia usar um giro máximo maior, melhorando com certeza o desempenho final…
    A idéia dos pneus mais finos derrepente vale a pena…
    Outra coisa q faz diferença são as rodas. Rodas de liga leve fazem uma enorme diferença, se vc abrir um pouquinho a mão dos purismos saudisistas, e vc pode pinta-las de preto por exemplo….
    É isso aé… Boa sorte na usina de força nova…
    T+

  17. reginaldo disse:

    Ô Gomes;
    não lembro quem, lá pelos idos de 68/69, comentou que a “margarida” melhorava o performance com uma alteração no cambio.Ele conseguia de final, no retão uns 144/145 (fora o vento), porque mudou a relação das marchas. Só que o grande problema era a largada, porque a primeira (na verdade a segunda) era compriiiiiiiiiiida e se facilitasse muito, queimava o disco da embreagem. Será que não tem nenhum mandrake por aí, pra dar uma dica?…Penso que uma quinta marcha (já não teria a primeira né?, talvez melhorasse em uns 10km na final…)Agora a frustação é saber que fui, no retão da Dutra a quase 165 no velocimetro…e fiquei todo pimpão…putz…não passa de 131 de final?….(É..eu tb tive uma deka66 preta..codinome Margarida). Pra comprar, DKW, mas pra vender…DEGA….rsrsrs. No Palio da minha mulher (1 litro) o velocímetro foi a 180 na Bandeirantes, perto de Campinas . Afinal, até onde vai esse carrinho? e qual o erro no velocimetro? alguém sabe dizer?..abç a todos…

  18. Jason disse:

    Adorei ver um DKW no dino!

    Originalmente, o bicho tinha 50cv (SAE, lembre…), a 4.500rpm e alcançava pouquinho mais que 120km/h de máxima. Ou seja: o teu motor atual é só um pouquinho melhor que o de fábrica – e que servia para puxar táxis…

    Não esqueça de pôr as fotos mostrando os resultados do novo motor.

  19. Pedro Jungbluth disse:

    Faz o seguinte: procure informações na net sobre o pneus europeu Bridgestone B250 165/65 R15.
    Pneu bem moderno, ia funcionar bem numa corrida e não teria um consumo desgraçado. Ima melhorar a aceleração e reduzir um pouquinho as marchas.

    Outra opção, mais barata, seria trocar as rodas (e colocar umas pratas) para aro 13, também com pneus 165/65. Sei que não foi perguntado, mas é minha opinião.

    Um motor 2T com 40 hp não pode usarcoisa muito larga. Melhora um pouquinho na curva mas atrapalha um monte nas retas. Só aumenta o arrasto. É o mesmo que colocar asas enormes no carrinho, só vai atrapalhar.

  20. Sandro disse:

    Claro q é brincadeira… vamos esperar o motor novo.. me interessa a camisa se ainda tiver… mas tem q ser GG abraços

  21. Sandro disse:

    Mas ah galo cinza…. agora falta pouco para fazer esta máquina voar.. só colocar uns 2 kg de TNT um pávio e pronto vai tudo pelos ares…quero ver aquele miúra meia boca chegar perto.. hehehehehe..

  22. Pedro Jungbluth disse:

    40 h nas rodas é bem pouco. Você falou certa vez que queria 40 hp a mais, ia dobrar!

    Usa pneus 185mm??
    Só isso que queria saber… Ainda acho que devia colocar 165mm.

  23. Guilherme disse:

    Mas e ai, esse carro não vai pra oficina da família Marques em Curitiba?!?

  24. Marcelo Borges disse:

    Flavio, você tem que estufar o peito e dizer como os Italianos:

    “Che bella la mia machina!”

    Não dê bola para os detratores invejosos.

    Abraços e boa sorte na preparação da lata ve…..ops, da machina.

    Marcelo Borges.

  25. vitão disse:

    FG, o desempenho da trapizonga é diretamente proporcional à venda das camisetas? ou vc gasta toda a grana comendo hamburger do Ritz .
    just wondering….

  26. Fernando Gitirana disse:

    Mais bonito que a Stock Jr… Argh!

  27. lucas disse:

    Azá hein… com mais inovações que super aguri!

  28. do contra disse:

    Deu na matéria sobre o Jim Glark neste site: “Em 1956, disputou sua primeira corrida pra valer. A bordo de um DKW, obteve a última colocação. Mas não desistiu. No ano seguinte, lá estava ele conseguindo sua primeira vitória – relevante – nas pistas. Desta feita, pilotando um Porsche 1600 Super.”

    Pois é, se considerarmos o começo da carreira, até que esse Gomes tem futuro!!!

  29. Rikho disse:

    Tu é chique, hein, Gomes? Agora, eu nao morro de inveja, nao, sinceramente sou competitivo demais pra ficar satisfeito em pilotar contra um Miúra meia-boca, nao sei como vc suporta! Tomara que vc consiga melhorar esta porcar…dia, esta DKW, assim tenho certeza que vai dar pra divertir mais. Só nao entendo uma coisa: como é isso de neguinho ter motor AP em carro vel..digo, antigo? Qual é a graça? Mais fácil seria correr com Santana, Gol, etc…

    Abçs

  30. zé dirceu disse:

    É isso aí melhora esse carro,muitos desses que ficam desfazendo dos seus resultados devem morrer de vontade de pilotar em interlagos,e obrigado por compartilhar isso conosco

  31. Fábio Edo disse:

    Sr. Flavio Gomes.

    Troca por um std

  32. Alexandre Reis disse:

    Ai Gomes, tá fazendo tudo pra poder ganhar os pedacinho de granito.
    Boa sorte com o motor e agora vai andar.

  33. Renato disse:

    A vantagem de ter-se um motor fraquinho como esse é que freios são desnecessários. Pode-se fazer o carro ainda mais leve retirando-se os discos ou tambores, pinças, platinas e etc. Brincadeirinha, torço para que fique um avião! E obrigado por partilhar essa experiência conosco.

  34. Rafael Ramos disse:

    Eu nao faço a menor ideia de como isso funciona..
    Flavio, trocar a relaçao de marchas do motor antigo não melhoraria o desempenho, não?

  35. Askjao disse:

    O Fg… o giro não tá muito baixo para um motor 2t não???

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