Reescrevendo a história
SÃO PAULO (terra da garoa é assim) – Eu começo, vocês terminam a história. O “lead” foi enviado pelo Bob Nogueira, blogueiro de primeira hora. Ele anda pesquisando sobre autódromos na África e encontrou essas duas fotos da pista de Luanda, em Angola.
O projetista é o mesmo de Jacarepaguá, “seu” Lolo (entrevistei-o ano passado, está em Curitiba, mas esqueci o nome inteiro). Há enormes semelhanças. Ele fez Estoril, também.
Bob diz que ficou apaixonado pelo traçado, e não é para menos. Mas consta que o circuito está abandonado, teve pouquíssimas corridas. A outra foto mostra o Emerson “vistoriando as obras”, como se dizia na época.
E quem souber mais, que conte.
Pessoal entrem no site lolocornelsen.com.br e verão mais sobre os auitódromos por ele projetados, Curitiba, Jacarepaguá, Estoril e Luanda e mais outros projetos interessantes.
Abraços.
Ao Veloz HP,
Senilidade que nada, companheiro.É que a gente confia demais na memória e de repente o Solex 40 engasga, o comando P-2 não vira e as válvulas 39 mm flutuam e a caixa 3 da Puma demora a arrancar e os Cinturatos HS já não agarram como a gente quer. Saudações.
Putz, Joaquim, delirei legal.
Você está corretíssimo, é isso mesmo.
Cara, minha senilidade está avançando.
Grande abraço,
Ao Veloz HP,
Agora quem ficou curioso fui eu: por acaso você não está se referindo ao Gerry Cunningham, que era um dos sócios da Glaspac e foi um dos caras que deu as coordenadas pro Emerson na F- Ford? Aliás, creio que o Emerson primeiro bebeu da fonte do Avallone, que já havia andado de F-Ford em 68. Lembro de uma reportagem na AE que ele dava todas as dicas pra quem quisesse desbravar o caminho. Abraços.
Um grande traçado com certeza. Na foto pode-se ver o que são curvas, e não essas “esquinas tilkenianas” de hoje em dia.
Imaginem, uma parabólica no fim da reta, (sentido anti-horário), emendando direto na 3ª curva (conforme está na foto)… acho que teria tudo para ser um dos melhores traçados do mundo… isso… do alto da minha ignorância em termos de circuitos… mas acredito que ficaria muito bom…
FG, manda esta foto para os espertões lá de Santa Catarina… e pede para eles repensarem o traçado daquele travódromo… aliás… alguma nova sobre aquilo lá????
Outra perguntinha… para encerrar… você acha que o Castroneves (kkkkkkkkkkk…. até no comercial da Band tão escrevendo assim… é mole!!!) teria alguma chance na F-1????
Grande abraço….
Caro Joaquim, quem citou o Cornelsen foi o Rafael e não eu.
Então peço ao Rafa que responda à dúvida do nosso amigo Joaquim.
O único Cornelsen que conheço, foi aquele piloto que foi antes do Emerson para a Inglaterra tentar uma carreira internacional e serviu de intermediário nos primeiros contatos do Emerson com o mundo automobilístico de lá.
Agora fiquei curioso também.
Por favor Rafael, mande mais notícias.
Abraços aos dois.
Complementando, Antonio Peixinho foi o maior piloto português de sua época . Sua fama e prestígio em Portugal naquele tempo, era comparável à do Emerson aqui no Brasil.
Ao Veloz HP
Esse senhor, Ayrton Cornelsen, alguma coisa a ver com o Aryon (creio que é isso) Cornelsen, que andou correndo de F-3 aí por meados dos setenta na Europa? Favor conferir. Abs.
Essa pista é a quase identica a BARCELONA!…. Na primeira metade so falta o “S” inicial … e a parte final eh IDENTICA!
[ ]´s
e a mala não extravia de jeito nenhum
grande Lolo, pai do Jejo, do Itinho, da Con e do Bolinha
Este circuito de Luanda na Africa eu não consegui achar, mas mando um site onde pode ser conhecido a grande maioria dos circuitos do mundo, muitos com informações detalhadas do circuito, endereço, telefone e o site do autódromo, creio dever interessar a nossos amigos blogueiros e amigos ocultos de Flavio Gomes, que é como me sinto.
Bob ? Bike Bob ?
Cade vc ? estou precisando usar umas fotos suas, se comunique.
http://www.copabrasil.blogspot.com
Nossa pessoal, lembra o traçado de curitiba, principalmente o miolo. O que vcs acham? abs
“A pista tinha no seu traçado maior 6280 m, havendo também mais quatro alternativas a partir de 3208 m. O traçado era percorrido, curiosamente, ao contrário dos ponteiros do relógio”.
“As obras foram iniciadas em meados de 1971. (…) encarregaram do projecto o Arquitecto brasileiro Ayrton Cornelson (o mesmo projectista da pista do Estoril) e o Eng.º Júlio Basso”.
“(…) Estoril só seria inaugurado 21 dias depois”.
Trechos do site: http://sportscar.com.sapo.pt/Luanda72.htm
Um autodromo como este no Brasil faria o maior barulho!!! Teriamos Nextel Cup no Oval, Gran-Am no misto, F1 no misto 1, Champ Car no misto 3, Stock jr no kartodromo…srsrs
essa pista e linda e viajei horas e horas olhando para esta foto!!!
Mostra essa foto pro Bernie e pro Tilke, FG.
Quem sabe eles chamam o Lolo antes de fazerem as pistas de Cingapura, Índia, Rússia e outros que virão.
Ayrton “Lolo” Cornelsen é um grande arquiteto. Participou dos projetos do Mineirão, do Maracanã e do Couto Pereira, o estádio do Coritiba. A família Cornelsen, aliás, é uma das fundadoras do Coritiba, ma Lolô virou a casaca e foi ser lateral-esquerdo no Atlético. Jogando, chegou a ser campeão paranaense em 1945, contra o Coritiba. Depois, pendurou as chuteiras e foi estudar arquitetura no Rio.
Belíssima pista com muitas variáveis de traçado e todos de média para alta velocidade.
Os idiotas de Indianápolis deveriam ter se inspirado nesse circúito antes de fazerem aquela abominação de misto para a F1.
E Jacarepaguá, heim ?
O Rio só tem 1 autódromo, que é até melhor do que esse, e deixaram destruí-lo, meu Deus.
Aí está Luanda moçada, que deve ter um PIB anual menor do que as bilheterias das 500 Milhas de Indianápolis, dando aula de traçado nos EUA e Brasil.
A que ponto chegamos.
Pista chocante, tem tantas alternativas de traçado que dava um campeonato só ali, cada etapa com um circuito diferente.
O tal Peixinho parece o Moco mesmo.
E a MH, hein? Linda.
Sobre a pista estar abandonada, não está mais não!
No ano que passou disputou-se o Campeonato Angolano de Velocidade.
Para mais informaçôes:
http://www.sportmotores.com
O sr. em 1º plano chama-se António Peixinho e era o promotor do Autódromo de Luanda, nessa altura.
Antes de ir morar em Luanda , foi campeão Português de velocidade e disputou alguns ralis de velocidade, entre os quais Monte Carlo e TAP.
Senhores, existem (ou existiram) quatro autódromos em Angola:
– Benguela, localizado na cidade do mesmo nome. A grande reta contornava a Praia Morena. Pista com 3.959 km (circuito longo), e 2.778 (pista curta). Foi usado na década de 60 para corridas de carros esporte;
– Fortaleza: Uma pista de 3.102 km. Foram disputadas, nesta pista, o Circuito do Fortaleza, em 1961, e o 5º Grande Prêmio da Angola, em 1962;
– Nova Lisboa: Circuito de rua usado para corridas GT, na década de 70. Em 1972, durante uma prova neste circuito, uma ponte que servia de acesso aos espectadores, localizada na linha de chegada, desmoronou.
– Restinga: Uma pista localizada na cidade de Lobito, percorrendo a praia de Restinga. Usada nos anos 60.
Realmente, a Maria Helena era muito bonita mesmo. Não sei como está hoje, mas nos anos 70, era linda.
O cara em 1º plano me parece o Pace. Não é ele, não?
Para o Askjão
Não deve ser o GB porque ele já nasceu gagá mesmo, nunca teve mocidade.
Askjão, de primeira vista parece mesmo. Esse cara só parece ser um pouco mais alto.
A primeira foto mostra o traçado lindo e me pareceu ter uma combinação bem veloz.
A segunda foto mostra todo prestigio do grande campeão Emerson, parece comitiva de estado.
Sobre as pernas da morena, brincadeira falar só das pernas de uma mulher inteiramente linda.
Grande Abraço
O cara em primeiro plano, junto com o Emerson não lembra o GB na mocidade??? Ou tô viajando???
Um falecido amigo, especialista em Angola (onde trabalhava) me contou, feliz e aliviado, que era muito tranquilo fazer negócios em Angola, porque lá se comprava um ministro com apenas um jipe. Com guerra civil, miséria e corrupção, fazer o autódromo era só uma oportunidade de roubar. O que salva a foto é a linda Maria Helena que, ao contrário das Galisteu e outras “ex”, fica na dela, linda e discreta.
Ops, o cara aí, mais na frente , não é o Moco?
Mas também que corrida vai ter em Angola? De carroças? Ou de carrinho de mão? O país foi destroçado por um ditador corrupto e uma guerra civil.
Bonitas pernas as da morena ao lado do Emerson.
A foto é realmente rara. Até no site http://www.racingcircuits.net, o mais completo que conheço sobre traçados de pistas mundo afora, não tem essa pista… Incrível.
PEna estar abandonado porque é bonito mesmo!
É impressão minha ou a pista tem um oval com traçado muito parecido com Indianápolis?
Oi Flávio, o nome do projetista é Ayrton Cornelsem.
Vc sabe se o site dele ainda está funcionando?
Abráco.
É legal de perceber o prestígio do Emerson. Olhem a comitiva atrás.
Ou será que eles foram ver a Helena? Realmente linda!
Gomes
Mas que belas pernas da M Helena, heinnn? V. percebeu? ou só viu o Emerson? seu mala.
hehehehehehe
Pelo que já foi comentado, acho que o próximo país da África a receber o circo será mesmo o Marrocos. Dinheiro é não falta lá….muito diferente de Angola, que por sinal tem um belissimo traçado. É uma pena!
Emerson com a lindíssima Maria Helena…