26 velinhas

SÃO PAULO (não podia passar em branco) – No dia 12 de maio de 1980 a Volkswagen do Brasil iniciava a produção de um de seus mais estrondosos sucessos. Que começou meio fracassado. O primeiro Gol vinha para suceder o Fusca. Linhas modernas, perfil em cunha, plataforma desenvolvida, vejam só, nas antigas instalações da Vemag no Ipiranga (acho que é por isso que eu…). A inspiração veio do Scirocco alemão.

Mas a VW cometeu um erro de avaliação: decidiu manter o motor boxer a ar (ótimo), mas 1.300 cc. Resultado: a Brasília continuou vendendo mais que o Gol, com seu motor de 1.600 cc, bem mais potente.

O estepe ficava no cofre do motor. Isso garantia um bom espaço no porta-malas, mas o desempenho era muito fraco. De qualquer maneira, hoje esse carro deve ser visto com atenção. É o único a usar velho boxer na frente, o que faz dele um exemplar especial.

Erro detectado, logo a VW introduziu o motor 1.6, mas havia um problema: o estepe teria de ir para o porta-malas, porque na posição original não caberia o segundo carburador. Foi uma concessionária de SP que deu a idéia, simples e banal, de virar a roda ao contrário, para alojar a dupla.

Transformou-se num sucesso imediato. Meu primeiro carro foi um Gol LS prateado 1982 a ar, placas CA-4343, e quando vejo esse painelzinho aí embaixo, é impossível não suspirar de saudades. Eu troquei meu volante pelo do TS e espetei um console com um Bosch Rio de Janeiro e um Tojo. Coloquei vidro elétrico e troquei todos os frisos das janelas, que eram cromados, por pretos. Meu carro era uma graça. Tinha quatro faróis redondos, uma bossa da época, e rodas de Porsche. No painel, conta-giros e relógio. E escapamento duplo com abafador de Mercedes.

As campanhas publicitárias eram muito boas e de uma me lembro em especial, essa do cartaz do toureiro chamando o carro de “El Gol”. Antigamente era moda, para quem ia à Europa, trazer da Espanha esses pôsteres personalizados, com o nome do turista como se fosse o toureiro.

Aí, em 1984, a VW lançou o Gol GT. Fiquei doido por ele, mas com raiva, também, porque nunca teria grana para ter um. Vermelho, preto ou chumbo, bancos Recaro, painel com letras e números em vermelho, faróis de milha redondos, um negócio de louco. Motor 1.8 AP, um foguete. E aquelas rodas…

Fiquei três anos com meu Gol prata (que meu irmão mais novo, molequinho, dizia era “prático” quando eu perguntava para ele a cor), depois vendi, tive um Uno, e nunca mais um Gol.

Foi do Gol que nasceram Voyage, Parati, Saveiro (ótimos nomes para carros), e ele existe até hoje, embora só mantenha o nome, porque as gerações seguintes foram todas bem diferentes, e nenhuma delas me encanta em particular.

Me encantam, sim, os primeiros, a ar, e o GT, um puro-sangue.

Velinhas para o Gol, em seus 26 anos de vida.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jetson
jetson
11 anos atrás

e eu agr com 18 anos comprei meu primeiro carro
e e um gol 82
esse vai ser meu pa sempre

Ricardo Coris
Ricardo Coris
13 anos atrás

POR FAVOR , PRECISO URGENTEMENTE SABER ONDE COMPRAR ON LINE O POSTER QUE VC MENCIONA NO SEU TEXTO SOBRE MODELOS “GOL”, AQUELE DO TOUREIRO, O “EL GOL”. VC PODERIA ME DAR UMA DICA? DESDE JÁ OBRIGADO. GDE ABRAÇO. RICARDO CORIS.

JUAREZ
JUAREZ
Reply to  Ricardo Coris
8 anos atrás

TENHO O QUADRO DO GOL QUADRADO COM O TOUREIRO.

MEDE 55X95 , EMOLDURADO JA.

SOU DE CAXIAS DO SUL -RS

VENDO ELE POR R$ 400,00

WHATSAPP 54 91024148 JUAREZ

marcelo
marcelo
14 anos atrás

Parabéns pelo blog.
O Gol não foi o único a usar o motor BOXER na frente, a Saveiro também usou.
O Gol foi o primeiro mas não o único.
Abraços

emerson lopes silva marinho
emerson lopes silva marinho
15 anos atrás

eu tenho um gol a ar 83 verde !
tem como vocês me ajuda eu não sei onde vai o estepe de eu ja vi uma fotos com o espete na frete só que o meu tem dois caburadores e não tem onde por o estepe !!!!

quero deixa um grade abraço a dotos que tem gol a ar !!
tambem so um apaxonado por goil a ar ……

roberto
roberto
Reply to  emerson lopes silva marinho
9 anos atrás

o estepe vai na frente com o cubo da roda virada para a cima,absse puder consiga um manual veja no google imagens

ubiratan da silva
15 anos atrás

tenho um gol à ar 81.um show de carro.Mas gostaria de saber se tem como colocar um motor ap.

aguardo resposta.
um abraço !!!!!!
VALEU

edinalva de souza
edinalva de souza
15 anos atrás

eu tenho um gol gt 1.8 1986 vermelho

Bonilha
17 anos atrás

Ah, como eu sonhava com o GTI, se um dia ganhar dinheiro nessa profissão eu pego um (ou o XR3 ou o UnoR amarelo)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Lembrando agora, eu dirigi um golzin chaleira, quando tinha meus 13, 14 anos…
era na estrada perto do sítio do meu pai, fiz a festa de aniversário lá (13 anos) e só zuando com a turma de escola, passeando de gol.

eu lembro dele, foi usado em rali antes da gente comprar, apesar de judiado era um carro legal.
era 81, mas tinha parachoques envolventes mal adaptados (feios pacas, considerando a beleza dos parachoques originais cromados).
era uma desgraça para amnter regulado, mas tirando isso a mecânica era ótima, principalmente o câmbio, que como o do fusca era uma delícia de leve e preciso.

Acho que dos câmbios atuais de carros pequenos, nenhum se equipara.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

vou tentar achar a foto do golzinho do Dimas, que o Veloz falou, ele depois teve tb um voyage que era lindo, que se bem me lembro deu um quiprocó danado por algum problema de homologação.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Show!! O meu pai trocou a Brasilia LS 81 dele por um Gol LS 82, zerado. Se arrependeu de tudo e trocou esse por uma Brasilia LS 82 última linha que vendeu, cabaça, em 94, um ano antes de falecer… Se arrependimento matasse…
Tive um GTI 94 branco pérola, última geração do “quadrado”, e realmente era um monstro, como o GT e o GTS haviam sido em suas épocas… Ainda terei um GT 84, o perigo é se aparecer um Pointer do mesmo ano!!! Preciso preparar os papéis do divórcio…

Fernando Stropa Ferr
Fernando Stropa Ferr
17 anos atrás

Aí FG se quiser comprar o meu GT vermelho, iguallzinho o da foto, inclusive o ano por que pesquisei essa foto no Best Cars pra ver se o meu tava muito mexido , até o ano é o mesmo 1984. Eita maquininha Boa , nessa época sabia-se o que era um GT.

joão
joão
17 anos atrás

Ô Askjao, deixa de falar besteira. Desde quando VW é lixo. Para quem disse que tem um Marea que é da Fiat (fui Inganado agora é tarde) não dá para entender a sua ignorância automobilística.

João

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande Joaquim e Veloz,

Grandes relatos, para variar dei uma sumida no final de semana.

aprendi a dirigir em um Gol 1300, prata, e realmente, mesmo para mim que ainda estava aprendendo a dirigir, deu para ver que o carro não desenvolvia de jeito nenhum, quando eu pegava a subida do alto da boa vista em direção a barra da tijuca, era um suplicio, tinha que jogar uma segundona e chapar o pé no fundo, até onibus as vezes conseguia me acompanhar !
mas na época achava muito bonito, principalmente, por ele ter sido inspoirado no Scirroco que eu achava o máximo na época.

gus
gus
17 anos atrás

Se a Vw só faz lixo, imagine-se as outras marcas….

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Acho o gol e a VW um lixo… nada que sai de lá presta…

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

A última geração pe de doer mesmo… aquele painelzinho mixuruca do fox se não me engano é horrível…

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Motor a ar construído em liga de magnésio, ventilação especial para refrigerar o segundo par de cilindros, válvulas aliviadas…..resultado: 50 cavalos, pouco mais que os fuscas da época.

joão
joão
17 anos atrás

Me lembro que na época o melhor carro a álcool considerado era o corcel II e eu estava sem carro e tive que comprar com urgência um carro e me apareceu o gol 1600 a álcool. Não queria comprar de jeito nenhum, mas diante da situação, acabei comprando-o. Simplesmente foi o melhor carro a álcool que eu tive, pois não precisava nem esquentar, era só dar a partida e pronto o carro já saía sem engasgar, coisa que era comum na época dos primeiros carros a álcool.
Depois disso, sempre tive um, inclusive hoje tenho um 1.6.

João

JR
JR
17 anos atrás

Eu tinha um chumbo. E as rodas eram %!$&#de lavar…

Renato Bellote
Renato Bellote
17 anos atrás

Olá Flávio,

Belo texto.
O Gol GT já pode ser considerado um clássico. O preço vai subir nos próximos anos.

um abraço

Eduardo Lopes
Eduardo Lopes
17 anos atrás

Olá Flávio

Puxa! Outro dia quase respondi sobre a matéria da Brasilia. Agora veio essa do Gol. Assim como você meu primeiro carro foi um Gol 82 LS só que branco e depois que comprei instalei nele um bosh São Francisco (era tudo que meu $ podia comprar) Tenho muitas histórias e até uma foto que pedi para quem comprou depois me emprestar para bater a foto que eu ainda não tinha.
Aprendi a dirigir na brasilia (1980) do meu pai que vendemos ela interona em 1998 com 50 000Km originais, queria muito ficar com ela até hoje mas por falta de garagem não deu para ficar com ela
Sou um apaixonada por automobilismo e sempre acompanho o grandepremio, Limite e agora o blog que esta muito legal.
Se pudesse ia atras dos “meus carros” e também de um maverick V8, corsa P7 que até hoje eu acho lindo!
É isso! você não esta sozinho! Tem muita coisa que você fala e curte que eu também curto!
Abraço
Eduardo
São Paulo

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Realmente não temos mais carros de paixão. A Volks bem que podia ter uma versão do fox com o motor 1.8 turbo. Poderiam adaptar as partes mecânicas do golf, e verder por encomenda. aposto que seria um sucesso, e lembraria o velho gol com motor mais moderno que o do santana.
poderiam chamar de fox GT (que péssimo nome, aliás, fox)

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Gol é uma daquelas histórias que começa mal e melhora depois.
Teve sua época de super carro com o GT, mas hoje é um carro comum, aliás, todos os carros de hoje são comuns na sua categoria até porque, são todos iguais em conceito mecânico e forma, nada mais os destaca uns dos outros.
Essa é uma das muitas desgraças da globalização, tudo se resume á mesma coisa, tudo pasteurizado e igualado no comum, só muda a propaganda na TV e o logotipo na grade da frente.
No tempo em que o mundo automobilístico não era infeliz assim, o Gol foi realmente uma grata novidade, pequeno, urbano, bom de curva e com o motor “a ar” na frente, coisa inédita, e acredito que única no mundo.
Desse período inicial tenho saudades daquele Gol 1600 “a ar” Div. 3 do Dimas de Mello Pimenta que provocou um enorme corre-corre nos boxes de Interlagos quando ele apareceu pela primeira vêz por lá, gerando uma curiosidade imensa em todos e provando que era realmente uma novidade automobilística no conceito mecânico de performance.
E a caranga andou muito, principalmente na aproximação e contorno das curvas, perdendo nas saidas por causa da tração dianteira.
Mas era muito bonito também, e se destacava demais na cor verde-degradê no meio daquele mar de Fuscas e algúns Passat.
Que tempo bom, quem viu não esquecerá jamais.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Marcos, mas a porsche recomendou outras melhorias que dariam um resultado melhor no motor a ar, mas o vw, sempre pensando em economia, optou por não realizar as recomendações dos tecnicos alemães. Só quero acrescentar mais uma coisa, do jeito que a linha Gol está, a VW vai acabar matando a galinha dos ovos de ouro. Eu tenho um Gol Sport 2002, 1.0, 16v (série especial da Copa do Mundo de 2002), esses dias fui olhar um Gol acho que era CL e um Gol Copa, ambos 1.6 e zero km… e o Gol tá um lixo… o meu que é 2002 tem mais conforto e acabamento muito melhor que esses zero km … falei para o vendedor: “se a vw quer acabar com o Gol, agora vão conseguir” e o cara concordou ….

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para JCESAR:
Os cabeçotes do Gol 1300 foram redesenhados, eram semi-hemisféricos, lembrando os dos Porsche.
Apesar de melhorar o fluxo, a potência não veio, porque foi mantida a baixa taxa de compressão, e ainda aquele único carburador central não ajudava nada.
Eu comprei um dos primeiros Gol 1300 !!!! Era realmente paralítico !
Logo depois de ser obrigado a subir a serra da Imigrantes em 3a. marcha, mandei a garantia para o espaço, troquei o comando de válvula, aumentei a taxa para 12,5:1 e enfiei 2 carburadores.
Não virou nenhum foguete, mas melhorou muito.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Toda a família “GT” do gol é especial. Além do GT, acredito que ninguém aqui deve ter esquecido dos fenomenais GTS e GTI.

Meu tio tinha um GTS cinza… uma graça… rodas de liga-leve com o símbolo VW, bancos recaro… e quele o motor ap 1.8… uma bala!!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Tive um desses, vermelho, que me “perseguiu” por quase dois anos. Realmente a baixa potência era um problema sério. E pensar que esse projeto secundou o da Brasilia com motor Passat e suspensão Mcpherson que não passou de protótipo.Nâo me deixou saudade.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Não é cachorro, é lobo.
Wolfsburg, terra da VW, quer dizer cidade do lobo. Isso é que estava no volante do Gol.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Mais uma.
Quem que teve Gol dessa época e nunca quebrou a porta do porta-luvas?
Em casa quebrava de baciada.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Caraca Gomes, vc puxou minha infância agora. Viajei muitooo de Cascavel-PR até São Paulo-SP num Gol 1982 cor verde-água que meu pai tinha. Eram 14 horas de viagem toda vez. Lembro do meu pai na estrada procurando no Roadstar (dourado) por rádios para ouvir ou eu tendo que aguentar as fitas K-7 do Ray Conniff, Frank Pourcel, Richard Clandermann e outros no Gol, nossa, que inferno essas músicas. Tinha 8 anos de idade.
Uma coisa nunca entendi, alguém aqui sabe explicar pq no centro do volante do Gol, tinha um símbolo de um cachorro em vez do símbolo da VW?

Tojo, nem lembrava mais que isso existiu um dia. Amplificadores Tojo. hahahaha

Essa foi boa Gomes.
Abraços

Incrível Hulk
Incrível Hulk
17 anos atrás

Em recente visita à Carapicuiba me deparei -ora veja- com um desses KKKK

Chico S
Chico S
17 anos atrás

saudades de um Gol GTS 1988 Cinza chumbo. bancos recaro. todo mundo babava.

Incredible Hulk
Incredible Hulk
17 anos atrás

Acabo de chegar de uma viagem a Ferraz de Vasconcelos-SP-Brazil e tem um monte desses lá………..

Luiz Dranger
Luiz Dranger
17 anos atrás

É Flávio,
Eu tive um Gol GT 1.8 vermelho, 4 marchas. Era um carro muito agradável, com os bancos Reccaro. A pena é que cheguei de uma viagem dos EUA e no aeroporto fiquei sabendo que a minha ex, deu uma porrada na 23 de Maio de destruiu o carro. Perda toral, só recuperei o volante Moto-Lita !
Abr.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Era um projeto brasileiro, como a Brasília, a Variant II, o SP2. Agora com a perua Fox e o próprio Fox, é bem capaz da VW tirar de linha a família GOL, ou só deixar o Gol como único projeto brasileiro. Aláis, eu estava na China, no ano retrasado, quando lançaram o Gol lá!

Silvânia Sílvia
Silvânia Sílvia
17 anos atrás

Pode até ser uma bomba, mas com um Gol a ar 1.6 1981 viajei 13.000 km pelo Brasil (SP-BH-Brasília-São Luiz-Nordeste-SP) e nem pneu furou. Queimou uma lâmpada de freio, é verdade.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio,
O erro de avaliação não partiu da VW. Essa história conheço bem, pois estava envolvido no lançamento do “mini-Passat”, como chamávamos. A VW tinha preparado tudo para utilizar o motor Passat 1.4. Porém, estávamos em plena era Geisel e o Presidente, numa campanha de racionalização de combustível, pediu à VW para alterar o projeto, alegando “excesso de potência” em um carro popular. O projeto atrasou 6 meses e então lançaram o Gol refrigerado a ar. Um fracasso que a VW já sabia que iria acontecer. Resultado : prejuízo cavalar e a dispensa, em massa, de funcionários, provocando a primeira grande greve capitaneada por este que é agora nosso presidente. A VW deu apoio à greve, pois recebeu um “não” , como sempre, quando foi cobrar as promessas do presidente Geisel, sobre redução de impostos etc, caso a modificação “sugerida” pelo governo não desse certo.

Freudy
Freudy
17 anos atrás

O pior carro que já tive na vida, um lixo.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Acrescenta no texto, que “o departamento de motores da porsche, recomendou um ‘veneno’ de fabrica no motor 1300 cm3, mas va vw não deu a minima atenção para a orientação dos alemães’ por isso o “fracasso” de vendas dos primeiros gols…

kinho
kinho
17 anos atrás

Bom mesmo era aquele GTI azul!!! P. Q. P. que carro lindo!!!

Eduardo Guilherme
Eduardo Guilherme
17 anos atrás

Realmente o Gol 1.600 era barulhento, mas me lembro com muita saudade do Gol S 1982 da minha mãe, Cinza Carrara, simples de tudo, mas um carro muito bom, sempre gostei do Gol, tanto que tenho um hoje, mas o modelo que eu mais gostava era o GTS com aquelas rodas cromadas, fabricado entre 87 e 90.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Gol GT é fera. Tinha prata também.

Cedar
Cedar
17 anos atrás

A VW quase matou o carro com o motor 1300. O 1600 era melhor e não bebia muito mais que ele. Uma pena era o barulho.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Lap 1, esse eu realmente não me lembro…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Deixa que eu levo a birita…
Cadê as fotos da aterrisagem?

LAP 1
LAP 1
17 anos atrás

Vixe Gomes, lembrei de um Bege a ar / alcool ano 81 qua tinha 2 bocas (originais)para os2 combustiveis, uma de cada lado na lat. traseira, já que não tinha o compartimento para gasolina no motor

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Tudo bem, você me visita no hospício com aquele Seicento verde, ok?

Tohme
Tohme
17 anos atrás

Tua mulher vai ter internar…em breve.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Com esse Gol, tu era um playboy em 1982 hein Gomes…muito legal!