Gira mondo, gira (segunda)

SÃO PAULO (Arbeit macht frei) – O papa Bento 16 visitou Auschwitz, e declarou:

“Em um lugar como este, faltam palavras. No fim, pode haver apenas um silêncio no qual um coração clama por Deus. Por que, Deus, o senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava Deus naqueles dias? Por que ficou ele em silêncio? Como pôde ele permitir esse massacre sem fim, esse triunfo do mal?”

Para um papa, questionar seu deus deve ser algo muito doloroso, como para qualquer fiel de qualquer religião. Bento 16 mostrou, com suas dúvidas, a grandeza e a pequenez do homem.

Estive em Dachau em 2003. Como laico, não fiquei atormentado com dúvidas sobre a existência de qualquer deus. Fiquei atormentado com o homem.

Tudo que trouxe de Dachau foi uma pedra.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adolf
Adolf
17 anos atrás

Deutscheland Ubber Alle

Raimundo Nonato
Raimundo Nonato
17 anos atrás

Tivemos aqui genocídio de índios, de paraguaios, hoje temos de pobres… trafiquinha de boshta tocando fogo em ônibus com gente dentro… o fim da Amazônia…Não precisa ver o Iraque, África, Israel ou Alemanha, a vergonha vive aqui do seu lado.

Pergunto: Que queria Deus ao criar o ser humano? Acabar com todas as formas de vida ??

do contra
do contra
17 anos atrás

….aí ele provavelmente encontraria a resposta que procura. Só não sei se teria coragem de pronunciá-la…

do contra
do contra
17 anos atrás

Seria muito interessante se, neste texto, o senhor papa substituísse a palavra “Deus” por “Igreja Católica”. Ou, quem sabe, por “Papa Pio”…

cardeal
cardeal
17 anos atrás

o papa é infalível apenas no que se refere a dogmas, conforme definido em concílio da segunda metade do século 19.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Não, Brandão…
A tal “infalibilidade do papa” foi determinada pelo próprio, e por decreto.
Segundo consta, o papa é infalível. Ele não erra, e acabou.
Determinação da Igreja Católica.
Pergunte ao padre (vulgo vigário) de qualquer igreja. Ele vai te contar a história (que não sei) dessa “característica única” dos papas.

AMARO
AMARO
17 anos atrás

É Flávio. Pode parecer paradoxal, mas eu estou cada dia mais intolerante com a intolerância. A intolerância dos que agridem apenas por não concordar, dos que não concordam apenas para agredir.
Eu não sou melhor, nem pior que ninguém, e se todos pensassem assim creio que não veríamos mais dachaus, gunatánamos, carandirus, paredóns…

Fernando
Fernando
17 anos atrás

Mano Rola,

whatever….

Mike Vlcek
Mike Vlcek
17 anos atrás

Flávio,
pq meus comentários sumiram?

Mano Rola
Mano Rola
17 anos atrás

Para Fernando
revisional ou não, anti semita ou não,
isto tudo é bobagem e não interessa o que interessa é que esta é minha opinião e você vai respeitá-la.
Acredite ou não.

Loreto
Loreto
17 anos atrás

É o homem é uma besta fera, mata uns aos outros por besteiras e consegue até mesmo destruir o ambiente em que ele mesmo vive, talvez algum dia consigamos a proeza de acabarmos com a nossa própria vida na terra…

Flávio a propósito, você não esta mais viajando para cobrir os GP´s ???

ateu
ateu
17 anos atrás

Mais uma prova da bobagem que é a existência de Deus…

Tivemos um Holocauto que não foi só dos judeus, que agora se vingam cometendo coisas parecidas com os palestinos…

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Creio que o Sr. Papa esqueceu de um detalhe importante. O lívre arbítrio que a nós foi dado e que nós ainda não sabemos como usá-lo. Vide os posts sobre a pole do Schumy, nos 2 últimos dias. Então, como mto bem o Flávio disse, acho que o problema é aonde o homem estava com a cabeça quando fez aquilo. Fácil indicar Deus em tudo. Ele como igreja católica deve estar querendo tirar o da reta, sendo que eles tiveram parte naquilo. Tá na história, é fato.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi,

Es gibt nur ein Gott.
Aber die Religionen trennen die Menschen…

Trad.:
Só existe um Deus. Mas as religiões separam os homens.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Grande Cláudio!, meu amigo “matusa”. Acredito que vcê esteja se confundido. Quem é infalível é o Imperador (japonês ou chinês) e não o Papa. O papa é Petrus (pedra, Pedro), fundação da Igreja Católica e “gerente” ds dogmas e regulamentos. Não há, em nenhum momento da História, qualquer menção de que o Papa seria infalível. Ele é apenas o guardião dos princípios de sua religião.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

Que fria, Flavio. Entendi perfeitamente o sentido de sua mensagem, mas era óbvio que meia duzia de revisionistas e quetais iam encher o post com mensagens antisemitas. Uma pena.

Mano Rola
Mano Rola
17 anos atrás

Vale lembrar que durante a segunda grande guerra o atual papa pertencia à juventude nazista. E se utilizou da máquina do nazismo para prosseguir com seus estudos em meio ao conflito total.
Podem não gostar, mas fica a dúvida.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

O papa é infalível quando ele afirma uma verdade de fé mas ele é um ser humano como todos nós.Deus deu a cada um o livre arbítrio. As pessoas usam para o bem e para o mal.A gente está sempre falando da Africa, Alemanha, Judeus mas não precisamos ir tão longe pra ver tanta desgraça e desordem.Gente da nossa terra está fazendo o mesmo(ataques em SP).Cabe a cada um de nós fazer nossa parte,servir o próximo e buscarmos a paz interior…

alex-Curitiba
alex-Curitiba
17 anos atrás

Ja fui a Auschwitz , e realmente..nao tem como descrever as sensaçoes de estar dentro da camara de gas , mesmo tanto tempo depois, ou na sala onde o Menguelle fazia seus experimentos com crianças e gemeos.
Sem palavras realmente…

João Eduardo
João Eduardo
17 anos atrás

A resposta, o “Bento 16” deveria saber, visto ser tão “destacado servo de Deus”: Deus estava do céu, apenas observando o resultado da rebeldia do homem. Como já diz na bíblia, em Jeremias 10:23: “Não é do homem o dirigir o seu passo.” Já que o homem se aliena cada vez mais de Deus, que aguente as consequências até quando Deus achar melhor intervir em favor daqueles que o querem servir fielmente.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Gostaria muito que alguns governantes visitassem esses lugares, mas não sei se eles seriam influenciados, pois seus atos demonstram que o passado não lhes serve de exemplo. Atualmente temos visto diversas atrocidades e massacres sendo praticados em nome da liberdade, da democracia e até em nome de Deus, por quem se julga dono da verdade e representante legítimio das vontades divinas, e não estou falando do Papa.
Se o trabalho liberta, porque milhares de judeus não ganharam sua liberdade nesses campos de horror? Liberta de quê? Da vida?

Carlos,no horror.
Carlos,no horror.
17 anos atrás

… Deus se envergonha dos seus “tais” representantes aqui nesta terrinha, se podemos chamar de representantes, sim, ele deixou nos o livre arbitrio, mas tambem o discernimento, mas ai já é outra história, infelismente. ‘ Deus tende misericordia de nós em nome de Cristo Jesus, amém’.

Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
17 anos atrás

Como assim, aonde anda Deus ?O homem tem o livre arbitrio para fazer o que quiser.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Não posso afirmar se Deus permaneceu em silêncio. Na verdade, isso pouco importa. Já o Papa Pio XII, este sim ficou em absoluto silêncio enquanto o maior crime da história da humanidade era cometido. O maior crime de todos, mas apenas mais um na sangrenta história da Igreja Católica Apostólica Romana.
Seria ótimo se a Igreja Católica pudesse reconhecer sua culpa, não só pelo silêncio durante o holocausto mas pelos séculos em que jogou a humanidade contra os judeus, falsamente atribuindo a eles a responsabhilidade pela morte de Jesus (que viveu e morreu como judeu), quando na verdade este pereceu na mãos dos Romanos. Mas como é que a Igreja, centrada em Roma, poderia culpar os Romanos pela morte de Jesus? Fácil: culpem os judeus. Na verdade, Hitler e grande parte da Alemanha agiram da mesma forma. E assim caminha a humanidade.

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Estão se horrorizando com o Holcausto até hoje mas se quiserem dar uma voltinha pela África tem coisas pavorosas acontecendo agora mesmo. A pergunta não é onde estava Deus, mas sim por onde anda Deus que permite tantos genocídios pela África? Desculpem-me os que estão envolvidos, mas o Papa está é fazendo média com os Judeus. De forma nenhuma estou questionando ou desrespeitando a tragédia ocorrida nos campos de concentração. Mas agora mesmo tem um país na África que já conta centenas de milhares de mortos num verdadeiro genocídio. Falam, falam, lamentam sobre o passado e continuamos a assistir tragédias nascidas da intolerância que é manipulada com objetivos políticos.

Carlos horrorisado
Carlos horrorisado
17 anos atrás

Siga o exemplo de Lutero, proteste e converta bento 16, caia a mascara.

Max
Max
17 anos atrás

isso que vc escreveu sobre o cheiro imaginário, foi a mesma sensação que tive em Hiroshima. Acho que a carga de dor é tão grande nesses lugares que contaminam pedras, árvores, tudo em volta, e a gente acaba percebendo isso de alguma forma. Também lá entrei mudo e saí calado, com um por que? enorme me perseguindo…

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

O trabalho liberta.

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Fui estudante de alemão por um longe período e certa vez perguntei a um professor porque essas coisas não são destruídas. Ele respondeu: “Os campos de concentração não foram destruídos até hoje para que a humanidade se lembre e não faça isso novamente”

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Não me lembro quem disse, mas a frase é mais ou menos assim: um alemão é confusão, dois fazem um tumulto e três fazem guerra. Acho que mais do que relacionar a origem com o crime, devemos ver a maldade em cada um .

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Realmente o homem é capaz de realizar coisas estranhas… tanto para o bem, quanto para o mal… Estupidez pura!!!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

As mais terríveis brutalidades do homem (quem mais?), não poderão nunca ser registradas ou deglutidas. Só sob os olhos de suas vítimas, poderemos tantar imaginar um mundo de horror que nos acompanha há tantos séculos. Campos de concentração, as barbáries romanas, a idade média, o holocausto da África, BILHÕES de exemplos da maldade humana através das eras…..o que deu de errado na criação de Deus?

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Penso que a visita a um lugar desses deva ter o condão de mudar a vida das pessoas. Ou ao menos fazer com que elas enxerguem com outra lente a vida que levam, as coisas que fazem sem pensar nas lamentações e frustrações pelas que não foram possíveis. O holocausto não atingiu apenas um povo, atingiram com certeza toda a humanidade, e essa marca é indelevel e assim deve permanecer, para que não nos esqueçamos nunca do que o homem é capaz e sobretudo nos empenhemos para que jamais haja no mundo espaço para o surgimento de coisas parecidas, embora ha muito pouco tempo tenhamos passado diante desta situação na Iugoslávia com o sanguinário massacre imposto pelos sérvios através do seu líder, a ponto de poder tocá-la. Que nos vejamos livres disso, pela mão de Deus ou pela obra dos homens.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Pois é, ponto positivo para o Papa Bento, quem sabe o polêmico cardeal tenha se convertido em um verdadeiro pastor para todos que dele esperam essa presença.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Só para poupar o trabalho dos blogueiros, comentários que não sejam relacionados com os assuntos dos tópicos serão apagados.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

O papa em dúvida com a existencia (ou presença, ou ausencia) de Deus?

Pelo jeito nos últimos dias a alemãozada anda a fim de arrumar polêmica…

Um piloto que arruma confusão.

Um papa cheio de dúvidas.

Estranho, isso…

O piloto não é o deus?

E o papa, não é infalível por decreto?

Estranho, muito estranho…

Mike Vlcek
Mike Vlcek
17 anos atrás

me lembro desse texto. realmente, dificil entender…