Piquet, duas vezes

SÃO PAULO (23 anos, já) – E já que é a semana do início de um novo capítulo na história do nome Piquet na Fórmula 1, resgato antigo vídeo que foi enviado meses atrás pelo blogueiro RPM, um resumo da temporada de 1983.

Foi o ano do bi de Nelson, o primeiro título de um carro com motor turbo, a linda Brabham-BMW.

Boa hora, claro, para relembrar.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Esse pessoal não é fácil … daqui a pouco um aficciondo por Senna responde aos comentários abaixo sobre a Toleman, e vão dizer que as “viúvas” começaram a discussão … ninguém aqui estava falando de Senna … tá vendo como nem sempre são as “viúvas” que começam o problema ?

totiy
totiy
17 anos atrás

é renato a tolleman era tão interessante que virou benetton que virou renault que vai virar ni.. opa isso já é futuro.

Renato
Renato
17 anos atrás

Muito interessante.
Foi verificar toda a tabela do campeonato de 83 e vi uma coisa interessante.
Para os que falam que o Senna entrou em 84 e pegou uma Toleman, que seria a Minardi da época, vale rever que em 83 nas duas ultimas corridas a Toleman andou lá na frente, em Monza com os dois carros e em Kyalami com o Warrick chegando na frente do Nelson.
Méritos ao Senna, mas a Toleman não era esse lixo que costumam falar.

Desculpem-me pelo assunto chato, mas é que não lembrava deste detalhe e vi ontem.
abs

Vander
Vander
17 anos atrás

Olá Pessoal e F.G.

O vídeo é emocionante. Ver Ferraris, Renaults, Ligiers, Tyrrells, Lotus, Williams e um dos carros mais lindos criados até hoje o Brabham BT 52 é algo maravilhoso, principalmente se pensarmos que isto ocorreu a 23 anos. Será que é nostalgia??? Neste caso acho que não. Os caras eram bons mesmos, talvez por terem tido uma boa formação nas categorias de base, ou porque os engenheiros tinham que de suas próprias mentes, bolar todo tipo de engenhocas para fazerem as máquinas andar. E como era díficil vencer uma prova, quantas equipes tinham chanches de vencer…. será que um dia veremos uma F1 com aquele tipo de competitividade? Já imaginaram um Shumacher naquela época??????? Tomará que Nelson Ângelo Piquet nos faça relembrar os triunfos de seu pai, para mim, o maior pilotos de todos os tempos que foi meu grande ídolo de adolescência…

Um abraço a todos

Vander

totiy
totiy
17 anos atrás

caro albatroz! será mesmo verdade um motor de 1.5l com mais de 1250 cv? na epoca o regulamento dizia que quem usasse o turbo teria de usar um motor com a metade da capacidade cubica de um motor aspirado que na epoca era de 3lts quanto ao consumo e o peso do carro,gordon murray optou por um bloco de 4 cilindros mais leve,mais economico para fugir dos problemas enfrentados pela renault que gastou um caminhaõ de dinheiro para tornar o motor turbo competitivo ,o carro tinha metade da capacidade do tanque dos outros para aliviar peso e melhorar o consumo,a estrategia era a seguinte largar na pole abrir vantagem reabastecer e tentar ganhar a corrida, dizem que quem chegou nos 1000cv com motor turbo foi a porshe mas não com um motor de 1.5 L e em versão de classificação os caras queimavam um carro inteiro para sair na pole, algumas peças duravam duas voltas,foi onde os custos começaram a subir ate chegarem onde estão agora.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

O ronco do motor dessa Brabham era impressionante…

walter
walter
17 anos atrás

Esse video tem um dos maiores momentos da F1: na frente do pilotão, fim da reta, Rosberg controla uma derrapagem, dá um cavalo de pau e continua a correr, como se fosse um show de acrobacia e não uma corrida.
Mas esse ano do Piquet é realmente especial: o carro não era o melhor, mas ele se impôs porque além de ser muito piloto, também é muito acertador. Sem tanta eletrônica, ele fez a diferença: tem que reverenciar esse tri campeão.

albatrozz
albatrozz
17 anos atrás

eu era pequeno qdo o Piquet ganhou esse campeonato, mas me lembro de algumas corridas e realmente o cara pilotava demais. Além disso aquele carro era um absurdo! Segundo o próprio Piquet, nem ele nem o pessoal da BMW sabem quantos cavalos de potência o carro tem, pq no teste de dinamômetro, este marcava até 1250cv e o carro estourou o dinamômetro, portanto eram mais de 1250cv, talvez o F1 mais potente já construído. Mas tudo tem seu preço, hj um carro de F1 tem um consomo aproximado de 2,75Km/l, o motor BMW turbo de 83 fazia 1,1km/l !!! Seria impraticável hj. Além do mais naquela época se fazia ultrapassagens no motor e nos ajustes, onde o Piquet era fera. Hj só se pode contar com a aerodinâmica, por isso não se tem mais ultrapassagens na F1.
Só sei que pilotos como o Piquet fazem falta nos dias atuais.
E tenho dito.

totiy
totiy
17 anos atrás

piquet era um pessimo largador,mas um excelente passador,nunca saberemos com ele conseguiu ,com um bloco de serie de quatro cilindros desbancar o v6 do prost /renault e lauda/porshe ,no meio do campeonato ele tinha exatamente a metade dos pontos do frances,mesmo com a BMW atrás foi o ultimo campeão da era romantica da F1 .ele mesmo reconhece que tá devendo um livro para contar essas e outras façanhas.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Piquet pai tocava muito mas a Largada que o Rosberg deu nos EUA…..PQP!!!!!!!
E pra completar, controlou uma rodada no fim da reta…..
avvvee…se o filho tocar metade do que o pai tocou……

Belo video..

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Repito hoje o que postei quando do aniversário do Nelson:
A Fórmula 1 nunca mais foi a mesma sem ele.
Mestre na pista, gênio nos boxes. Piquet forever.

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Demais o video e a trilha sonora. Aquela Brabham era lindissima, principalmente com o design da 2a metade da temporada. E o Nelson pilotava muito – alias, nao so ele ja que nessa temporada tinhamos pilotos como Prost, Rosberg, Mansell, Tambay, Arnoux, Laffite, Albotero, Patrese e mas muitos outros que botavam pra quebrar. E as pistas: Zeltweg, Silverstone (sem as frescuras de hoje em dia), Jacarepagua, Brands Hatch, Zandvort!! Ganhar corrida e titulo naquela epoca sim merecia respeito.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

e aquela controlada quando o carro perdeu a traseira na freiada (EUA) … queria ver o schumacher fazer igual ….

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Cara, isso é uma maravilha! Otimo vídeo em um ótimo momento!

Jayme Fonseca
Jayme Fonseca
17 anos atrás

O video é ótimo a trilha melhor ainda. Não foi fácil ganhar aquele ano das Renault turbo de Proust e cia. Todo mundo enfiava a bota, mas repare que não paravam, ou os freios abriam o bico rapidinho. Conheci o Nelson num jantar de um patrocinador dos tempos de Super V e inicio de F1. Ele não era fresco e sim muito tímido. Estava com uma de suas mulheres, nem sei qual, acho que até ele perdeu as contas. O video não mostra o blefe que ele deu sobre o frances na última prova na África do Sul, sumindo na largada e depois abastecendo para ganhar o campeonato.

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

O carro era bom e bonito, mas Piquet deu provas que era um piloto muito acima da média. Sem dúvida entre os 10 melhores de todos os tempos em qualquer lista. Se o filho for 50 % do pai já é suficiente para ser campeão.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Aquele Brabham era o máximo.

Bira Martini
Bira Martini
17 anos atrás

Realmente é dificil nao sentir um ar de dejavu….mas por mais cedo q possa parecer sinto q vamos ver
aquele capacete de novo vencendo pelas mãos do filho, parece q até a agora tudo esta dando certo e com o Piquezão do lado para orientar ta bem direcionado o moleque, é vamos torcer.

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


e aquela largada do GP dos EUA!?
Genial!
[rs]

Abrass,

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


hj, enquanto o filho acelera:
o pai admira das arquibancadas
praticamente vazias de Silverstone!
Aceeelera Brasil; a gente torce: à ESPERA!

Abrass,