Bicho feio

SÃO PAULO (desenterrando) – Jonny’Ó Xente envia esta foto, de automóvel que ele reputa como “lindo exemplar”, etc. “Fusca do piloto e preparador brasiliense Waltinho Ferrari, motor 2.200 roletado e câmbio de seis marchas. Nelson Piquet, na época um desconhecido, fez uma prova com este carro em 72 ou 73 em Interlagos, mas teve um princípio de incêndio e abandonou”, conta.

Se os deuses do automobilismo existem, tal incêndio queimou esse rascunho do inferno inteirinho!

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ALEXANDER LUNA GOMES
ALEXANDER LUNA GOMES
14 anos atrás

Bom dia, queria fotos do processo de rebaixamento de teto do fusca, pois tenho um e queria saber como é que se faz.

Alexander
(31) 9104-2673
[email protected] (fotos do meu fusca no orkut)
[email protected] (msn)

Ale
Ale
15 anos atrás

se fosse possivel era melhor colocar um 147.. um premio.. um tipo.. um tempra.. um marea.. um linea.. um chevette.. um monza.. um astra.. um omega.. um escort 1.6 claro.. um fiesta um Ká e alinhar com o Herbie né? ou querem comparar com uma maclarem hein

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Felipe,
Não, o do Leonel, ants dele ir para a Inglaterra, era pintado em duas cores dividindo o carro longitudiinalmente.

Felipe Clark
Felipe Clark
17 anos atrás

Caro Vicente Miranda: O divisão 3 que vc está tentando lembrar era do Leonel Friedrich

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Sir VELOZ HP,

O dever me chama e não poderei me ausentar do Rio na sexta-feira e talvez nem sábado.
Pelo jeito o nobre colega também cai de paixões pela Divisão 3, talvez a categoria que tinha os carros de maior beleza em termos plásticos, you know what I mean, right?
Se você se lembra do carro do Arturo Fernandes (patrocínio Tintas Luxforde), há de se lembrar do carro do Luis Carlos Lara Campos Jr (que só andava em Interlagos), que tinha paralamas traseiros parecidos e uma suspensão traseira de Variant II.
Agora, refresque minha memória já cansada pelo peso da idade. Lembra-se do VW Divisãoi 3 mais lindo de todos, um carro gaúcho, preto, com a tampa do motor feita em tela para deixar o belo e bem preparado motor à mostra, patrocinado pelas Forjas Taurus. Está na ponta da língua mas não consigo me lembrar do nome do piloto.

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Eu gostei. Parece estar sorrindo ! Muito mais bonito do que aquele jipe moldado no Sul….como é o nome? Shark? Skank? Sant…????

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Marcog,

A trapizonga vermelha que você viu na oficina do Amador Pedro, por acaso é vermelho e azul? Se for, pode ser de um dos VW da equipe Gledson Amador ad Divisão 3, pilotados por Edson Yoshikuma e Fabio Sotto Mayor.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O Waltinho Ferrari foi um dos maiores incentivadores do Piquet em inicio de carreira, sendo um dos co-patrocinadores dele na tempora da de 74 na Super-Vê. Tá lá: Ideal-Induspina.
A propósito, o motor 2100 (2.074 cc para ser mais preciso) é muito usado na aviação ultraleve avançada no Brasil. A Inpaer produz um muito bom para seu Conquest 160 e a Aerotec, de Jundiaí, produz outro. Há uma fábrica também no Paraná mas o nome me escapa. São muito confiáveis: 90 Hp a 3800 rpm; dupla ignição, duas velas por cilindro (cabeçote especial), duas bombas dse combustível (elétrica e centrífuga), caixa de redução com acoplamento centrífugo para a hélice. Peso total: 90 kg e o consumo, 18 litros de Avgas por hora.
Felizmente, sem caixa de 6 marchas.

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

13 ?

Ideal ?

Aguardemos…

Detefon
Detefon
17 anos atrás

rápido, passa o chinelo que tem uma barata enorme na tela do computador.

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

Pelo que sei esse patrocinador , estampado na porta do referido veículo acompanhou sr Piquet enquanto ele correu aqui no brasil, então teve gente boa de braço andando nesse carro . Agora o Fusca D3 do Amadeo Campos com certeza era o Fusca mais bonito que apareceu neste cenário. Valeria até uma foto dele aqui . Realmente aquele Fusca era um desbunde.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Joaquim,

Pense bem… você acha que um Fusca, mesmo que fosse para Div.3, teria uma caixa dessas? Ainda mais se esse carro tinha um motor 2000 ou 2200 cm3, aí mesmo é que teria menos necessidade de quantidade maior de marchas.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Desculpem……mas eu GOSTEI !

Felipe Souza
Felipe Souza
17 anos atrás

Pegou fogo por causa do número do carro… hehe

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Vicente,
Se vc verificar a ficha técnica do Porsche 907, versão 67 (claro!!), verá que eles utilizaram esse cambio de seis marchas, logo abandonado no projeto do 908, pois a tal sexta marcha quebrava mais que arroz de terceira…Agora se o tal fusca tinha o tal câmbio Porsche, aí é a famosa discussão paralela. Abs.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Câmbio de 6 Marchas

Essa é F _ _ _ de acreditar.
Naquela época, só os carros do Gigante (o próprio Amandio “Gigante” Ferreira com o VW D3 no 54 e Mario Patti Jr com o no 2), pelo que se dizia, andaram experimentando câmbios Hewland que não surtiram bons resultados em termos de tempo de volta.

fred
fred
17 anos atrás

Veloz HP matou a pau: os paralamas traseiros são toscos, e diferem totalmente da intenção
aerodinâmica do carro – que é muito boa, especialmente considerando-se o carro base. Abs, Fred

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Marcog, Joaquim e Cesar Costa,

O Silvio Montenegro correu com o primeiri 2200 cm3 num VW Zé do Caixão. Essa cilindrada se obtém com pistões de 92 mm e eixo roletado alemão da marca SPG com 82 mm de curso.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Céar Costa,
Motores VW 1700 e 1800 cc já eram comuns em corridas já em 1969. Em 1970, já pontificavam os 2050 e 2200 cc, com virabrequins roletados, comandos brabésimos, cabeçlotes trabalhados e outras mumunhas. Lembre-se que a Div- 3 (que limitou os carros da classe A em 1600 cc) só passou a ser disputada a partir de 72. Até então era a velha e boa TFL -Turismo Força Livre – um vale tudo. Consta que o motor deste carro era feito próprio Piquet que o utilizava no Patinho Feio (em parceria com Ruyter Pacheco) nas provas do Pelezão. O carro só fez uma prova em BH em 72, disputando a categoria 1600 cc (mais uma malandragem do Piquet) ganhando na categoria. O câmbio de seis marchas, dizia-se na época, teria vindo de um Porsche 907, mas são papos de boxes. O fato é que ao disputar sua segunda prova em SP, foi vítima de um incêndio nos boxes,
mas não sei precisar se foi perda total. Abs.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Curioso, na oficina do Amador tinha uma trapizonga vermelha, até parecida com essa aí. Nunca foi montado, e arrisco dizer que deve estar lá até hoje…

Quanto ao comentário do colega sobre câmbio de 6 marchas, ouvi falar uma vez que costumavam fazer isso facilmente nos fuscas, usando a engrenagem da ré. Não sei se isso é realmente viável, visto que deve ter uma engrenagem intermediária neste caso para que o eixo vire no sentido oposto. Mas, era bem comum ouvir essa história…

E, quanto ao motor ser roletado ainda naquela época, acho que o Berta já devia fazer muita coisa boa pra VW/ar nessa época, não ?

1GT
1GT
17 anos atrás

Quanto ao Fusca do Piquet…o branquinho da revista já mudou de mecânica…a última vez que soube estava aqui em Porto Alegre para ajustes na injeção eletrônica, e dessa vez com motor e caixa do Porsche 911 por alguns comentários, e também para receber algumas peças em fibra de carbono, como os paralamas que estavam sendo feitos por uma empresa de São Leopoldo creio eu.

Recado pro Veloz HP: achei a muito tempo o trailer do filme The lively set o qual você tinha mencionado sobre o chrysler Turbine.
Me contate por email que lhe mando o link, ou mediante sua resposta por aqui mesmo.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Motor 2200, câmbio seis marchas… Em 1972???? Sei não, sei não… Se não me falha a memória fotogênica, naquela época o supra sumo eram os 1600.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Vi uma foto de um Fuscão todo branco, muito invocado,o carro é de propriedade do Piquet, não me lembro se foi aqui no Blig, ou alguma revista sobre automobilismo, me corrigem se estiver, mas parece que uma revista sobre Fuscas, a questão que é parecidissimo com este, so que branquinho e super equipado,recicladinho e tal, o Fuscão do Piquet era o titulo, alguem deve saber, Muito massa.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

As condições da foto depreciam muito o resultado final. O carro não chega a ser feio como se pinta, pior – muito pior – são os Ladas repletos de apêndices tunning para pista.

adriano augusto
adriano augusto
17 anos atrás

bonitos são os seus lada, né?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

A primeira vêz que se olha a foto ele parece feio mas depois, analizando bem e levando em conta a época em que foi feito, percebi que o que causa essa primeira impressão é o paralama traseiro.
Se imaginar-mos essa caranga com os paralamas do lindo Fusca do Arturo Fernandes dos anos 80, aí a coisa muda para melhor.
Percebam que aerodinamicamente a idéia proposta é válida e deve funcionar a contento.
Creio que o que foi mal feito aí foram os paralamas, principalmente o traseiro.
Mas, de novo, pensem na época em que foi feito e o evidente sacrifício que esses mecânicos faziam para completar a caranga, fora a enorme dose de amor pelo automobilismo que norteava todos os malucos dessa época.
Por tudo isso que expus, parabéns a eles.
Não se esqueçam que quando nascemos somos criaturas esteticamente horriveis, só os parentes acham lindo o recém nascido, porém, ao longo do tempo alguns desses fetos se transformam em maravilhosas obras de arte da natureza como a Leila Diniz, Vera Fisher, Tônia Carrero, Sofia Loren, Sheron Stone, etc., etc., mas uma parte fica no padrão mais ou menos e a maioria fica no nivel do paralama traseiro dessa Fuca aí.
Espelho, espelho meu, quem será mais feio que eu ?…..

jovino
17 anos atrás

Tinha visto este fusca de teto rebaixado em construção na oficina Camber ou na Ideal, não me lembro direito. Só sei que nunca o vi disputar nehuma prova.
Joaquim, este é o fusca de que você estava falando de 2.200 cc.

Jovino