Para quem fazia avião…

SÃO PAULO (sem rodízio, com buraco) – Gozado como algumas marcas de carros são cultuadas por aí. Caso dos Saab, nascidos de uma fábrica de aviões que quando terminou a Segunda Guerra ficou sem ter o que fazer. Aí 16 engenheiros se reuniram e decidiram fazer carros. Só dois deles sabiam dirigir.

Tenho um interesse particular nos primeiros Saab pela motorização, três cilindros e dois tempos, e em particular pelo modelo 96, por óbvias razões numerológicas.

Hoje mais um blogueiro ilustre, Celso Itiberê, me mandou um vídeo com uma exibição de Saabs modernos em Spa, e dando uma busca no YouTube acabei encontrando outras coisas interessantes, especialmente para os vemagueiros.

A saber:

– um modelo 96 num rali recente de carros históricos. O som é inconfundível.

– ótimo documentário da BBC sobre a origem dos Saab, com o inesquecível Erik “On the Roof” Carlsson falando sobre os anos de glória no rali: “O barulho do motor é que me fazia ir mais rápido, porque num dois tempos, quando você tira o pé todo mundo percebe. Então só me restava enfiar o pé o tempo todo”.

– curta imagem de dentro do carro, o cabra esticando uma marcha e o motorzinho respondendo, com saúde.

– este é meio bobo, um Saab perdido nos EUA.

– por fim, um encontro na Inglaterra.

Interessantes, esses automóveis.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe
Felipe
17 anos atrás

Ô Gomes, só uma correçãozinha: a Saab ainda faz aviões, ou pelo menos seus motores…

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

citado, agradeço. verei na coleção que mantenho no Museu do Automóvel em Brasília.
que curioso o jc ter o saab do niemeyer. era esta a informação que eu traria ao blog. o – com licença da falta de cerimônia, mas é uma reverência às suas idéias de todos iguais – oscar tem pavor de aviões, e por isto, fazendo brasília, comprou um saab – bem de acordo, um comunista usar carro de país de paz social – e vinha de bh a bsb rodando.
há que se acrescentar que havia apenas um pequeno problema – não havia ligação entre joão pinheiro e brasília. ou seja, o carro andava mais de 300 km em picada de burro …
o saab era azul calcinha, e seu motorista se chama juarez sathler. estava vivo há poucos anos.
no clube de limeira há um sócio com uma barata destas.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

caro FG
SUA REPORTAGEM SOBRE SAAB FOI DE GRANDE VALIA NA MINHA PESQUISA SOBRE ESTE ASSUNTO
DESISTI DA IDEIA DO MOTOR V4 E VOU FICAR COM O VW A AR DO GOL BX QUE ESTA ESPETADO LA ATE EU PODER IR AO URUGUAI.ME FALARAM QUE NA A4 PROX DE MONTEVIDEO TEM VARIOS DESMANCHES DE CARRO ONDE EU COMPRO UMA MECANICA ORIGINAL DO SAAB 93
MEU CARRO E IGUAL AQUELE VERMELHO QUE O CARLSON DESVIRAVA COM A MAO ANO 1957
EU PEGUEI ESTE CARRO QUE FOI DO NIEMEYER NA CONSTRUCAO DE BRASILIA
UMA PESSOA DE BH COMPROU O CARRO E TROUXE PRA BH E USOU NO DIA A DIA ATE MEADOS DOS ANOS 80
FICOU ABANDONADO DE 85 ATE 2004 DENTRO DE UMA CISTERNA E EU O SALVEI DAS PANELAS DA BELGO MINEIRA RECUPERANDO O FUNDO QUE E EXATAMENTE IGUAL AO DA VEMAG.RECUPEREI OS 4 PARALAMAS E CAIXAS DE AR DE FORMA BRUTA COM CHAPARIA GROSSA
AGORA ELE VAI PRA FUNILARIA FINA E CROMAGEM GERAL ONDE TENHO TODOS OS DETALHES
ESTE CARRO ASSIM COMO UM VOLVO 444 SAO OS MASCOTES DA CASA
ACHO QUE EM AGOSTO ESTAREI INDO A TOLHATAN SE NO ENCONTRO DE ANIVERSARIO DE SAAB KLUBBEN DE 60 ANOS ,ESTIVE NO FINAL DE SET 06 EM UM ENCONTRO EM SANDIEGO ONDE TINHAM MAIS DE 30 CARROS ONDE UM LOUCO SAIU DE OMAHA ATE SAN DIEGO COM UM SAAB 1956 NAS HIGHWAYS DE PAU ARRIADO
EM SUMA CADA DIA EU APRENDO UM POUCO DE SAAB,VOU PREPARAR FOTOS DO MEU PROJETO E LHE ENVIAREI ESTA SEMANA,ESTARA FEIO DE VER POR QUE OS PARALAMAS ESTAO FORA MAS DARA PARA VER COMO RECUPERAMOS AS BELEZURAS
GRATO PELA MATERIA DO SAAB,SUGIRO UMA DOS PV 444

JOSE CARLOS
SETE LAGOAS

Renato
Renato
17 anos atrás

O Celso também bloga por aqui??
Sou fã das colunas dele no Globo!

abs

Breno
Breno
17 anos atrás

um modelo “classico” da saab eh o 9-3 viggen…. mto interessante, rapido e nao menos bonito

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Boa tarde Flávio,

para você que gosta do SAAB como eu.
Você lembra da infelizmente extinta revista MOTOR 3 ?
Aliás a culpada por eu ser fanático por carros !
Eles tinham uma seção sobre carros antigos, que, se não me engano, era comandada pelo José Roberto Nasser.
Ali saiu uma reportagem sobre os SAAB e os primeiros modelos desta marca. Me lembro como se fosse hoje, a reportagem é sensacional !

A capa da revista era o próprio SAAB na cor preta, que, se também não me engano na época era a única cor disponível no início.

Infelizmente não tenho mais a minha coleção de Motor 3. Se tivésse escaneava a reportagem e mandava para você, mas quem sabe você a tenha em seu vasto arquivo ou algum meio-matuza do Blog tenha a revista e possa lhe arranjar a reportagem.

Abraço

Allan
Allan
17 anos atrás

GOMEZZZZ:

Tem um jogo chamado Rally Trophy pra PC’s – sei que você não gosta disso, mas vale a pena. Só dá os clássicos, e o Saab (com V4) é um dos mais divertidos e gostosos. Agora, dirigir um Stratos… Impossível!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Acho os carros da SAAB muito interessantes, além de terem o desempenho e a boa performance como eterna característica, primam pela segurança, qualidade principal dos carros suecos.

Abraço.

Sergio SP
Sergio SP
17 anos atrás

Não seria legal se aparecesse um desses rodando em Interlagos no *Clássicos de Competição*?