A arte nos detalhes

SÃO PAULO (gaste uns minutos) – Zé Rodrigo fotografa o que a gente não vê. Esse é o grande segredo de um bom fotógrafo. Não apenas ter um olhar diferente. Mas saber registrá-lo. Mestre Mahar indicou seu fotoblog e faço o mesmo, com entusiasmo.

Dois anos atrás fiquei observando nosso ZR numa sessão de fotos de minhas miniaturas de DKW em Pouso Alto. Meticuloso, cuidadoso, detalhista, paciente. A melhor luz, a melhor sombra, o melhor reflexo, o melhor ângulo…

ZR se especializou em clicar miniaturas de carros, que de tão boas (as fotos) parecem ganhar vida, e se tornam carros de verdade.

Selecionei três, totalmente a esmo. Mas já dão uma pista do que vocês encontrar navegando em seu site.

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andrerezendemaquetes.blogspot.com
15 anos atrás

Exelentes fotos . É realmente difícil fotografar miniaturas. Fabrico miniaturas de carros também. Gostaria que vc desse uma olhada nas minhas fotos de Rural Willys. Parabéns. Abraço.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

caro ze rodrigo
tanto o adilson como o carlos sao meus amigos a longa data
eu labuto em paraopeba moro em sete lagoas e o carlos tem uma garagem em paraopeba
o adilson conheci atravez do bravo e esta finalizando uma bmw 2002 tii pra mim com mec 2.2 de omega .tenho em minha garagem um jk 2150 sem motor e a cabine esta boa e proseando com adilson ele me recordou da pick up do repe ,nesta epoca eu era guri de 10 a 12 anos e vi esste carro no autodromo do rio varias vezes dando apoio ao repe
trocamos ideia e gostariamos de fazer um clone deste projeto numa forma ate de reverenciar ao repe por todo o seu trabalho em prol do automobilismo petropolitano
em suma irei prox quinta a petro ver o mr bravo encontrar com o adilson que ira me levar ate a familia do repe pra ver se eles tem fotos pra ter uma ideia do ref veiculo
para salientar o renato peixoto e o idealizador e construtor do automovel santa matilde um icone dos anos 70/80
parabens pelas fotos e vi que voce tem uma queda pelos porsche assim como eu.eu adquiri uma 944 ai de petro e restaurei dentro dos conformes originalmente,carro este que estava enguicado e bastante machucado ai na kilauto.
parabens pelo arquivo de fotos que e sensacional
jose carlos

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Grande Jovino. Vc tem um baú tamanho MAX de histórias hein?..provavelmente um dos PM é amigo meu e piloto de helicóptero aí da PM local…Outro %!$&#louca, fascinado pelo Piquet, assim como eu….grande abraço…

jovino
17 anos atrás

Veloz, quando você começou a descrever as características das motos que estavam chegando já imaginei que fosse o Piquet. Esta moto do Piquet uma BMW KLR-1200R já é bastante conhecida aqui em Brasília. Aliás, ele tem uma outra exatamente igual e da mesma cor, amarelo e preto e uma Ducati e sempre está nas corridas de kart do Pedro Estácio, seu filho. Quando ele assumiu o arrendamento do Autódromo, nós representantes de vários motoclubes de Brasília o procuramos para levarmos o encontro de motos para as dependências do autódromo, quando ele nos recebeu em sua chácara no lago sul e durante uns 5 anos, todas as quintas ele estava lá no meio do pessoal contando piadas e se divertindo. No último dia 25 de dezembro, dia de natal pela manhã, acordei com um roncar de máquinas vindo do autódromo e fui para lá ver o que estava acontecendo. Logo quando estou entrando, vejo um Mitsubishi turbo saindo a toda dos boxes e mais 2 espron BMW que o seguia. Chegando aos Boxes vi a turma do Piquet, os seus filhos, Nelsinho Piquet, o Laslo, o Pedro o Geraldo e alguns primos e amigos.
2 BMW de última geração, 2 Esprons BMW, as 2 motos BMW e a Ducati já citadas acima e eles se divertiam dando peguinhas. O Piquet estava tocando o Mitsubishi e que andava muito. Quando pensei que já tinha visto todos os carros o Piquet pegou seu Ford GT 40 e colocou um PM dentro da máquina e deu várias voltas acelerando forte, parava e pegava outro, dava outras voltas e os PMs desciam com um misto de fascinação e medo, mas todos muito felizes e o Piquet parecia uma criança brincando com seu carrinho. Não é qualquer um que anda com um tricampeão mundial de formula 1 e num GT 40. Pelo que conversei com os PMs, eles não tinham muito a idéia do carro que haviam andado e um comentou que o GT 40 andava mais que o Mitsubishi. Aí dá para ter idéia da figura que é o Nelson Piquet, um cara que admiro muito e que ajudou todos os seus amigos aqui de Brasília, inclusive um muito amigo meu, que faleceu de choque anafilático em sua chácara picado por marimbondos.

Jovino

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Esse Auto Union Typ C é o meu, que estava exposto em Pouso Alto. Salvei a foto!

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Piquet é o cara.
Fora as mulherada que ele catou (catou mesmo e não que nem o outro, só para aparecer na mídia).
As viúvas,,,,que chorem.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Para o Ze Carlos:

ZC, as fotos do Espingarda eu consegui numa Autoesporte da época e a foto em que o Carlinhos aparece ao lado do carro em Brasilia me foi emprestada pelo próprio para que eu a escaneasse.
Não sei nada sobre este Timb que voce falou, mas com certeza aquele povo lá de Petrópolis deve saber.
Voce é parente do Adilson, não é?
Sei quem ele é desde sua fase de funcionário da Raio – sou amigo do A. M. e já vi os milagres mecanicos criados pelo Adilson. Recentemente ele esteve passando um tempo em Pouso Alto Alto, “cuidando” de um Malzoni e de uma Berlineta de um amigo nosso.
Abs,
Ze Rodrigo

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Veloz

Que legal, o Universo, o Cosmos, conspira favoravelmente em tudo que relaciona você e a velocidade (ia falar automobilismo, mas estaria cometendo um gravíssimo erro de não mencionar o motociclismo e áreas afins). Que inveja! Boa viagem, cara!
Sou cada dia mais fã do Piquet. Muito legal!

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

caro ZR
semana passada voce colocou a foto do espingarda em brazilia
e associando alhos com bugalhoe e como vs tem hobby de fotografia e pelo que voce comentou e de petropolis ,gostaria de questionar se vs possui em seus arquivos fotos de jk 2150 que foram feitas pelo renato peixoto nos final dos anos 60.parece que so foram feitas 4 exemplares.estou a procura desta foto pra copiar este veiculos.estarei indo a petro pesquisar esta semana com o pessoal do mestre peixoto mas se por acaso tenha a foto conto com seu auxilio
jose carlos
sete lagoas

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Lá se foi a minha 550 F. Sobrou alguma?

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

PÔ VELOX…. doeu!. consegui morder meus cotovelos….como é gostoso ler a respeito desse grande HOMEM… casca grossa, mal educado, mal humorado….maaasssss, só para quem não o conhece ou tem inveja…. O que o Piquet faz de benemerência REAL por aí não tá no gibi. Tem um coração gigantesco. E, já que ele gosta de brincar com as bikes, que o faça. Ele merece. Salve salve grande tri campeão….

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Veloz, Veloz…

Se inveja matasse…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Errei feio na concordancia.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Ao VELOZ HP,
Você mostrou uma face do PIQUET,que as viúvas não permitem que sejam vistas.
Para mim ele é O TRI CAMPEÂO.
Quanto às miniaturas, eu tive um CHAPARRAL ,de autorama, exatamente igual oa da foto,inclusive o número.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom domingo.
Já vou pedindo desculpas altecipadas ao Chefovisck porque vou falar de outro assunto porém, tem a ver com automobilismo e seus participantes.
Ontem eu estava na loja de motos clássicas Belikar do meu amigo Adilson conversando com ele e seu gerente de vendas Pitoko na porta da loja apreciando o intenso movimento num sábado ensolarado, quando escutamos o som de 2 motos BMW chegando à toda pela Barão de Limeira e entrando com tudo e com classe na rua dos Gusmões onde estávamos.
As duas pararam em frente da loja e seus destemidos motociclistas dessem delas. Usavam as tradicionais roupas de viagem da própria grife BMW. As motos eram as KLR-1200 super esportiva e uma GS-1000 tipo Ténéré.
Vieram andando em nossa direção soltando a fivela de seus maravilhosos capacetes negros em kevlar, que devem pesar no máximo 300 gramas e custam no mínimo vários milhares de reais. Notei que o cara que desceu da GS mancava da perna esquerda.
Quando pararam na nossa frente e tiraram os capacetes ví, maravilhado, que se tratava de ninguém mais e ninguém menos que Nelson Piquet Souto Mayor, tri campeão mundial de F1e um dos maiores pilotos da história do automobilismo, junto com um seu amigo e sócio de uma transportadora de Brasília.
“Só” isso, Nelson Piquet em carne e osso na nossa frente ao vivo e a cores.
Aí foi uma festa só. Após os cumprimentos emocionados levamos o cara para dentro e foram quase 4 horas de histórias, causos, piadas, gozações, só interrompidos uma vêz quando seu celular tocou e era o seu filho Nelson Jr. telefonando para contar-lhe as últimas notícias dos treinos da Renault F1 que haviam terminado.
O Piquet estava absolutamente tranquilo e feliz, hostentando uma paz e alegria de viver que a muito não via nele.
Quando comentei isso ele falou que estava curtindo a vida de uma forma mais desencanada e as motos, que são sua paixão primeira na vida, agora faziam parte do seu dia a dia.
-Foi o Rolim (dono da TAM) que me mostrou como relaxar das tensões.
-“Todo o ano ele saia de moto pelo Brasil inteiro por um mes, e voltava da viagem “zero bala”.”
Concordei e disse que uma vêz encontrei com ele em Bariloche na Argentina, eu de caminhonete e ele de moto junto com 2 amigos e fomos todos juntos até a Terra do Fogo no Uchuaya.
O Piquet estava vindo de Florianópolis onde passou o carnaval e iria voltar hoje para Brasília, “num páu só, direto”.
Na nossa longa e divertida conversa ele contou muita coisa das pistas porém, o que mais nos impresionou foi o enorme amor pelas motos que ele tem. Tanto que nos revelou que no dia em que o edifício Andraus pegou fogo ele estava lá na Av. São João, pois fazia um curso de mecânica na sede da Yamaha que ficava lá perto.
Contou também que sua primeira corrida foi de motos, igual ao Emerson, e não de kart.
Correu com uma Yamaha 50cc preparada por ele mesmo e venceu todas as corridas que participou.
Além disso tinha como veículo de uso pessoal uma Yamaha RD-350 preparadíssima também por ele que era o terror das CB-750 da época.
-“Nunca perdeu racha nenhum com qualquer 750 da época.”
E assim foi o tempo todo a nossa conversa, motos, motos e mais motos, revelando um lado motociclista apaixonado seu que acredito, poucas pessoas conhecem.
Contou também o terrivel acidente de moto que seu filho Geraldo sofreu no início do ano passado quando destruiu uma Suzuki Srad 750 num Uno numa estrada próxima de Brasília.
Contou, emocionado, quando o telefone tocou e era um oficial da Polícia Rodoviária comunicando o fato e dando a localização do acidente.
Imediatamente ele saiu do escritório e “detonou” todos os limites de velocidade e lombadas possíveis com seu carro rumo a sua casa onde pegou o helicóptero e voou literalmente para o local, quebrando mais algúns limites de velocidade, agora no ar.
Lá chegando não permitiu que o filho fosse levado pelo resgate pois demoraria muito e as pernas estavam muito feridas, então, embarcou o filho no helicóptero junto com um médico e em poucos minutos estava no Hospital de Base com uma equipe médica já a postos.
De lá mesmo mandou buscar com seu avião o melhor médico ortopedista do Brasil na sua clinica aqui em São Paulo e à noite as pernas do garoto estavam salvas.
Ficou tão bom que ele até venceu uma etapa da F-Truck onde compete.
E foi asim, montes e montes de histórias inétitas para todos nós que o admiramos e em todas elas, sua enorme paixão pela vida e pelas motos.
Tanto que pediu para trocar os pneus de sua BMW antes de seguir viagem. A moto tinha apenas 6800 km rodados mas ele disse que não usa um mesmo pneu mais do que 6000 km pois já começa a ficar “quadrado” no meio, dificultando as curvas. Imaginem a que curvas estava se referindo.
Enquanto o Adilsom providenciava a montagem de 2 novos e belos Metzeler na sua moto, ele aproveitou e comprou várias motos da loja.
5 Hondas CB-750 de vários anos e modelos, K, F, etc. e 2 Hondas CB-550.
Quando o Adilson perguntou aonde ele gostaria que fossem entregues ele disse que se quisesse poderia mandar um dos seus caminhões buscá-las, ou então que todos nós fossemos levá-las pessoalmente em sua casa lá em Brasília onde passaríamos um fim de semana inteiro junto com ele “curtindo outras máquinas, inclusive um aviões antigos da coleção do meu irmão”.
Adivinhem o que escolhemos ?
Outro lado dele extremamente humano e pouco conhecido da maioria das pessoas, se revelou na hora em que ele se despediu de todos para ir embora e, apontando para uma das CB-750 que havia comprado, disse para o Adílsom :
-“Essa você não leva para minha casa. Essa é um presente para o Aurélio Miguel que está meio mal de saude e adora essas motos. Leva para ele lá em Santos.”
Grande Nelson, amigo leal e fiel, que não esquece de ninguém que goste e respeite.

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

E quanto ao #96, Zé Rodrigo? Esse carro merece um ensaio artístico!

D.Pierotti
D.Pierotti
17 anos atrás

Parabéns, pela qualidade e pela atenção aos detalhes.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Flavio & turma…. e Mahar,
Muito obrigado!
De fato gosto muito destas tres coisas: Carros, Carrinhos e Fotografia.
Quando consigo junta-las é muito bom.
:-))))
:-))))))
Quanto ao livro que alguém comentou, já está sendo planejado.
:-)))

Barrica
Barrica
17 anos atrás

São verdadeiras obras de arte! Independente de serem miniaturas ou carros “de verdade”, as fotos são muito boas.

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Protesto! Eu, que sou de fora de SP, nunca pude ver o #96 ao vivo, e quando FG indicou o blog do ZR, pensei que iria encontrar um ensaio especial, específico com o carro que move a todos nós. E não tem nenhuma foto do #96! ZR está nos devendo uma série. No mais, as fotos são espetaculares, parabéns, obras de arte. ZR devia publicá-las em livro.

adrianóvisk
adrianóvisk
17 anos atrás

fantásticas fotos. parabéns !

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Eu acredito que a maior dificuldade em fotografar miniaturas é fazê-las parecer carros de verdade. Eu tentei muito com as minhas , mas nunca consegui. Aí está a magia dessas fotos.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Verdadeiras obras de arte.
Impressionante a riqueza de detalhes escondidas, que só aparecem nas fotos do ZR.
A sensibilidade fotografica do “hómi”, é brincadeira.
Quando eu crescer queria ser “que nem que ele”…