Indiana Gomes

SÃO PAULO (tem mais) – Vosso pedido é uma ordem. Abaixo, algumas fotos dos dois Copersucar que encontrei em 1998 numa oficina em Interlagos, empilhados. O de cima, creio, é o que foi restaurado pela Dana. Estava sem motor, na época. O que está embaixo tinha motor, não sei por onde anda.

Foi matéria de capa do “Lance!”, historinha já contada alguns posts abaixo.

Ah, alguém perguntou dos projetos. Bem, sei quem está com muitas, mas muitas mesmo, folhas com desenhos de centenas de peças. Não vende, dá ou empresta, no que faz muito bem.

Vou sugerir que doe ao Trevisan, estará em ótimas mãos. Ou ao Nasser.

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cristiano
cristiano
17 anos atrás

Aliás, esqueci a Jordan 193, então seriam 16.

Cristiano Buratto
17 anos atrás

Prezado Caíque: Sobre os Fórmula 1 no Brasil, somando o que já vi na internet no GPTotal, mais a Revista Auto Esporte que citei em outro post, e em duas exposições, tenho a seguinte lista:

Dana:
1. Fittipaldi FD 01 1975
2. Fittipaldi FD 04 1976

Cotonifício Guilherme Giorgi:
3. Fittipaldi FD03 1975/1976
4. March 711 (usado por Pace em 1972)

Felipe Massa
5. Sauber C24 2005

Techspeed Karts
6. Fittipaldi FD02 1975
7. Fittipaldi FD03 1975

Shell:
8. Ferrari 310 (1996)
9. Ferrari 399 (1999)

Petrobrás:
10. Williams 2003

Bird Clemente:
11. Lotus 72
12. McLaren M23

Família Senna:
13. McLaren McLaren MP4-6 1991

Piquet:
14. Brabham BT 49
15. Williams FW11

Imagino que o March 711 seja o mesmo da sua lista. E esse McLaren de Curitiba, seria o do Bird Clemente?

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Hareton,

Tenho uma reportagem comigo dizendo que o Fittipaldi transformado em Penske foi o carro pilotado por Ingo Hoffmann, vocêr disse que leu FD-05, logotemos um problema: O F5 nunca foi FD e sim F5 e depois F5A, o Ingo só pilotou o FD-03 e depois o FD-04. Temos então uma duvida.
Abraço.

Harerton Dourado
Harerton Dourado
17 anos atrás

Quele que foi caracterizado como F-Indy era um F5. Este carro esteve exposto num shopping center em Maceió, na época em que eu morava lá. Inclusive tinha motor e câmbio. Eu o reconheci através da suspensão. Depois, olhando dentro do cockpit, deu prá ver a inscrição gravada numa das laterais internas: FD-05. Portanto, esse deve ser o único F5 que não virou F5A.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Obrigada, Caíque.

Ricardo Alberto
Ricardo Alberto
17 anos atrás

Flávio, envie seu telefone para meu e-mail para que eu possa ligar para voce para conversarmos.
Tenho “um pouco” de material dos f1 dos Fittipaldi. Acho que você vai gostar.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Alex,

Matou a pau. Esse carro da PacWest é o F6.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Mayara,
Eu respondi pra você, no post que tem o FD03, lá pra baixo.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Mais uma vez, alguém sabe quantos F1 existem no brasil? Não só Copersucar, mas ferraris, Lotus, Willians, etc… ?

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Acho todos os copersucar um primor de desenho. Agora, não sei qual deles ( carece confirmar), eu creio ser o mais bonito, que é o modelo de 1976, que o Emerson e o Ingo correram com ele. Aquele é o mais bonito de todos. Entretanto não vi nenhuma menção dele sequer existir mais…

O wilsinho pode ser taxado do que for. Mas nada tira o mérito dele ser o primeiro e , talvez , UNICO construtor de um F-1 no Brasil.

Laguna
Laguna
17 anos atrás

Flavinho, lembro-me que aquela foi uma das primeiras capas do Lance! cujo assunto principal não era futebol! Foi show de bola aquele dia!
Abração

Ricardo Giorno
Ricardo Giorno
17 anos atrás

Alex e Caique,

A mais ou menos 15 anos atrás esse Copersucar (F4 ou F5) tranfigurado de Formula Indy estava num galpão em Diadema dentro da empresa Valvoline.
Realmente mataram o carro colocando aerofolios e laterais de chapa eucatex.
Um bico de Copersucar (acho que desse que foi modificado) e um jogo de rodas encontram-se em Limeira.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Alex,
Foi outro FD 04, este destruído para divulgar a CART.

Alex Moreira
Alex Moreira
17 anos atrás

Se bem me lembro, o Copersucar que está nos EUA pertence ao dono da extinta equipe Pacwest, da CART

E por falar em CART, vocês se lembram de um Copersucar que foi pintado com as mesmas cores da Penske? Acho que foi em 96 ou 97, foi feito para divulgar a CART no Brasil

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

O F5 em questão é o F5 e não o 5A. Vou procurar a foto do F6 A nos encontros americanos e envio para o Flavio se achar.
Abraços à todos.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Veloz, Jonny*O e demais amigos,

O um F6 A está nos Estados Unidos porque já vi uma foto. Continua amarelo com os Beija-Flores e com Copersucar escrito na carenagem; e ouvi dizer que o F5, o primeiro será restaurado. Não sei como isso será feito.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Carlos, eu achei que entendia um pouco de copersucar. Porém você matou a pau.
Flávio, vou tentar descobrir essa história de quem foi que brecou o uso da marca. Mas parece mais provável que seja o Wilson, se eu o conheço bem.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Caro Tohmé,
Veja bem, o F5 correu em 1977 era uma copia do Ensign do proprio Baldwin , depois ele foi profundamente modificado e virou o F5A de 1978, o melhor de todos.
Portanto o F5 original de 77 está morto para sempre,acredito.
O F6 é o mesmo caso foi muito modificado e virou F6A em 79 , este é uma pena pois era o pior mas o mais belo de todos.
Grande abraço!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Sobre a ausência da marca Copersucar nos carros restaurados pela Dana, talvez o Tohmé possa se informar com seu tio. Me disseram, mas tinha cara de maledicência, que os Fittipaldi pediram uma grana para a Copersucar. E me disseram também, e igualmente me parece maledicência, que a Copersucar é que não quis ressuscitar aquela época, dizendo que seria propaganda negativa. Enfim, quem souber de algo concreto que conte.

carlos
carlos
17 anos atrás

Tohmé, sabe que eu também penso nisso? Sempre aparece o F5A, e nunca o F6A.
E foram feitos pelo menos dois F6A, já que o Alex correu com um e o Emerson com outro em duas corridas, acho que Canadá e EUA
O bico da foto era do FD03, uma das 3 ou 4 variações de bico que a equipe testou ainda em 1974, em Interlagos.
Outra variação de bico apareceu no FD02, (que segundo o Divila seria o FD01/B, porque o chassis é o mesmo, mas que a imprensa batizou de FD02 e acabou ficando) mantendo o bico original (que era específico para circuitos de alta) mas passando os radiadores logo à frente das rodas traseiras, e mais o
castelo alto, como os carros convencionais de época. O FD02 ainda era um carro bonito, conservando de uma forma geral as linhas do FD01, ao contrário do FD03, um aleijão.
É mesmo uma tristeza ver os carros empilhados feito lata velha.
Aliás, não sei por que suprimiram o
Copersucar em favor do Fittipaldi.
Um crime de lesa-originalidade.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Veloz CV, também vi este anúncio. A pintura estava intocada (porém sempre foi feia). Era pra gente fazer uma vaquinha e comprar a bagaça. Depois de usar, doávamos ao Trevisan ou ao Nasser.

Jonny, não sei ao certo qual Skol que era.
Vale lembrar que o F5 (ou foi o F5A?)participou de provas da Fórmula Aurora e se acidentou.
E o F6(A)? Não vejo em nenhum festival. Apenas o F5A. Por que?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Só complementando as informações do Jonny`Ocara e demais amigos, todos esses Fitti F1 estão na Europa, mais precisamente na Inglaterra onde participam de competições de clássicos em Portugal, Itália, França e Reino Unido, estando alguns deles já sem as cores originais e com pequenas modificações nos aerofólios e rodas.
Eu os vejo sempre em reportagens nas revistas que compro todos os meses como a Motor Sport e Octane inglesas, Automobile francesa e Automobilismo D`Época italiana.
O F-9, inclusive, estava anunciado à venda a cerca de 10 meses atrás por 200 mil libras se não me engano.
Aparentemente estava original, inclusive com a pintura da época e o nome do Serra ainda pintado na lateral.
Para esclarecer também alguns pontos de vista, o engenheiro Enzo Ferrari não dava o mínimo valor para os seus carros de corrida usados. Ele dizia que eram máquinas superadas e o que lhe interessava era o carro atual com os novos projetos.
As Ferraris clássicas só sobreviveram por causa do amor dos mecânicos e apaixonados que faziam fila para comprá-las. Pelo próprio Enzo elas teriam ido parar literalmente no lixo.
Quem sou eu para mandar o Enzo a “vá fan cullo, don pazzo Ferrari”, mas nesse caso me dá vontade.

Engate
Engate
17 anos atrás

Conta mais aí Tohmé!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Muito bem, a Dana restaurou o FD01 e o FD04.
O F5A está na ativa na europa correndo em um campeonato de F1 Classicos.
O Tohmé disse que viu um Skol ,resta saber se é o F7 ou F8.
Falta o F9,o ultimo.
Quanto ao F5 e F6,estes serão impossiveis de reaparecer, o primeiro virou F5a, e o segundo F6A .
Quem tem mais informações?

marco antonio norbia
marco antonio norbia
17 anos atrás

Que pena estes carros empilhados, atirados em um local qquer…achei estranho o aerofólio dianteiro, os bicos estão diferentes do FD 01…a asa passava por cima…não sei se algum deles é o restaurado pela dana…o nome copersucar não aparecia, somente o beija-flor e o símbolo sobre o castelo era o da DANA e não da cooperativa..de qquer maneira uma pena ver a história do automobilismo nacional ir assim por água abaixo…
Abraços

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Não tem alguns carros correndo naquele campeonato de F1 antigos na Europa? Acho que tem pelo menos um SKOL amarelo lá. Alguém sabe o numero total de chassis fabricados?

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Askjao, há pouco tempo vi o Skol em um festival na Europa, inteiramente preservado.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

A verdade é que os Fittipaldi sempre acharam aquilo um LIXO. Nunca se interessaram em restaurar os carros, sequer saber por onde andavam. Depois o Tigrão vem com aquela de olhos cheios de lágrimas, emoção…..etc. O negócio é aparecer na mídia, fazer papel de menino bom. Um amigo meu, editor conhecido, ao iniciar o projeto de um livro sobre os copersucar, chegou junto ao Wilson e este, na maior cara de pau, pediu uma grana preta.
Deveria ajudar com grana e não pedir.
Conheço bem a história toda, pois meu tio foi presidente da copersucar durante TODO o patrocínio da equipe.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O lance é saber onde estão os outros chassis… aquele amarelo com patrocínio da Skol era o mais bonito na minha opnião… por onde será que anda este carro?!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Bateu pesado hein Sérgio?…mas vc tem uma certa razão. Apesar dos problemas da falencia, muita coisa deveria e poderia ter sido preservada. Sabe como é né?…da despesa, a grana encurtou, então, fica pra segunda, terceira, enésima prioridade e, não fora por teimosia de uns e outros, ficaria perdido pra sempre. Não me recordo de ter lido em qq lugar, créditos ao FG. Afinal, foi ele que levantou a lebre.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Descaso dos Fittipaldi e, depois são reverenciados.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

FG: voce tem créditos imensos , no que diz respeito a restauração efetuada dessa jóia única – mesmo que, à época – voce não acreditasse na possibilidade de ocorrer. Olhar essas fotos e imaginar que estavam jogados quase como sucata dói no coração. Quantas jóias outras estarão perdidas por aí? E não é só por aqui, vide o galpão em Portugal, a garagem em Nova York e por aí vai.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sim, meu amigo kamarada, ótima idéia.
Os desenhos originais deveriam ser doados ao nosso santo não canonizado Paulo Trevisan, pois em melhores mãos será impossivel de estar.
Aliás, deveríamos aproveitar a visita do papa ao Brasil e mandar uma moção (é assim que se escreve ?) requisitando a canonização oficial de São Trevisan.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, quem estava com estas maravilhas, sabia do seu valor e importância ???? Parece que não….