Libera geral!

SÃO PAULO (hora de rever conceitos) – A coluna Warm Up de hoje discute a chiadeira de Williams e Spyker contra Toro Rosso e Super Aguri, que querm usar projetos de suas matrizes em 2007.

O que vocês acham?

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júnior
Júnior
17 anos atrás

O CHORO É LIVRE.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
17 anos atrás

A iniciativa de baixar os custos passa por congelar o regulamento técnico e permitir o comércio entre equipes. É uma maneira das mais novas ganharem em competitividade e permitirem eventos mais disputados (nem a pau a Super Aguri desse ano será melhor do que a McLaren de um ou dois anos atrás). No passado as equipes podiam usar equipamentos comprados, e o que vimos foi uma série de equipes pequenas que traduzem o sonho do automobilismo verdadeiro, que é estar lá para disputar do jeito que der.

Roberto S F
Roberto S F
17 anos atrás

Se eu fosse um diretor de equipe como Willians e Spyker eu me sentiria receoso pois seria uma diferença enorme se a Toro Rosso e a Super Aguri pegar os projetos de suas matrizes. Primeiro, pelo desempenho dos carros. Que cresceriam e certamente deixariam as duas lá para trás. A financeiramente também compensaria muito. Vejamos.
Eu dono da Toro Rosso e da Super Aguri pego um carro do ano passado com um projeto inovador. Dou uns retoques, sem mexer muito.
Gasto pouco dinheiro e ainda ganho muito com o desempenho e a grana dos patrocinadores. Vai sobrar dinheiro aí.
Por outro lado é bom. Mais equipes competitivas indicam show nas pistas. Carros e pilotos mais preparados e a concorrência nunca vai querer ficar para trás. Não é mesmo!

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Se alguem acha que os 2 pilotos da Toro Rosso vãoi ajudar a red Bull a ganhar o campeonato , estão loucos … Num mundo onde se ganha por 1 décimo , chassi satélite não fará grandes diferenças . Super Aguri ajudando a Honda ao segurar uma ferrari ? Só se for como retardatária … E se isto ajudar a Honda e a Red Bull a virarem equipes de ponta , disputando corridas e titulos , ótimo . Mas não usando chassi do ano passado que estas equipes vão disputar a ponta das corridas . E se o Frank está achando ruim , que compre partes do carro melhores ( já n~çao está comprando motores ? ) .
Quanto mais carros na disputa pela ponta , melhor …

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

É simples; tão com medo de levar pneu o ano todo, a Williams apelou de vez e foi fazer corinho com a Spyker. vão sifú juntas, lá no final do grid. E que fiquem por lá.
Se o regulamento tem brexa permitindo, acabou fieee, vai rolar, pode espernear nenêm, a Red Bull /Toro e Honda/Aguri juntas são mais fortes, não vão perder esta parada mesmo.
A Williams tá precisando de umas lições mesmo, a Spyker vai seguir a sina do q um dia foi a Jordan, nadou, nadou e morreu na praia … ops … correu, correu e sifudeu..

Askjao
Askjao
17 anos atrás

E tem mais… se não querem se aborrecer projetando carro, vão correr na irl ou champ car que lá tem até saldão!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Acho uma palhaçada isso…cada equipe tem que desenvolver seu carro por completo.. isso é a F1… desenvolvimento total, do início ao fim… mas se coisa descambar, daqui a pouco vou traçar uma linhas porcas numa folha em branco e montar uma barraquinha no gp brasil…vai que vendo o mesmo projeto para 3 ou 4 equipes e tiro o pé da lama… tenha dó, FG!

jovino
jovino
17 anos atrás

Eu preferiria um regulamento mais maleável, e, que, como na década de 70, equipes particulares poderiam comprar carros de outras equipes e disputarem o campeonato normalmente. Isto até contribuiria para uma redução de verdade nos custos da atual F1 e seria muito mais competitivos. Agora, o que fazer com um regulamento que proíbe isto! Liberar para as outras equipes! Acho errado, pois regulamento é criado para ser cumprido.

Jovino

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Esse regulamento é incoerente com a intenção de Max Mosley de diminuir custos.

Essa preocupação, principalmente da Williams, é um reflexo da preocupação com a sua queda de rendimento nos últimos anos.

Se estivesse vivendo seus tempos áureos, como Ferrari e Renault, não estava nem aí pra isso…

mohra
mohra
17 anos atrás

Na verdade nunca li o regulamento ,,, porem se ele proibe a venda de chassi e os carros da toro e da super aguri estão sendo fabricados em suas respectivas fabricas acho que naum existe problema … independendo de onde vem o projeto eles naum estão comprando carro e sim fabricando… sei que isso eh chato para o esporte mas nada contra as regras…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Christian S.,

A Lotus vendia Chassi, a BRM vendia Chassi, a Cooper vendia chassi, a McLaren vendia chassi, a Brabham vendia chassi e a Surtees vendia chassi, a March vendia chassi. Jo Siffert com um Lotus da Rob Walker venceu corrida, o Bonnier com chassi de equipe não oficial ganhou corrida, Jackie Stewart venceu seu 1º GP com o Cooper BRM não oficial… não tem problema nenhum…aliás tem sim e não é chassi e sim um homem: Bernie Ecclestone, nada mais que isso.

Christian S
17 anos atrás

Se for assim vamos ter a lola e a dalara vendendo chassis para “todo mundo” em poucos anos depois só vai poder motor toyota e assim vai.
O certo é cada equipe fazer o seu chassis e se uma empresa independente o fizer ok; pode vende-lo mas só para uma equipe e se vender para a honda em 2006, só pode vende o mesmo projeto para a própria honda pelos próximos .. 10 anos

Boss
Boss
17 anos atrás

Eu acho que o pessoal da F1 deveria se preocupar mais em liberar os pontos de ultrapassagem… a F1 tá ficando cada vez mais chatinha…

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Mas já foi liberado pra 2008. As equipes que quiserem vão poder comprar carros de outras. A discussão que vai surgir, também, é se Aguri e Toro podem receber de graça seus carros, já que isso não está previsto em regulamento.

A mutreta pra 2007 foi transferir os direitos sobre os projetos pra não-construtores. Como está, e como Mosley já explicou, uma Williams não pode correr com um carro da McLaren, mas ambas poderiam, por exemplo, correr com carros projetados pela Lola. Assim, a Aguri vai fazer seu carro baseado num projeto da Honda R&D, que ficou com os direitos intelectuais do projeto do RA06, que a Honda usou no ano passado. E quem projetou o RB3, oficialmente, é a Red Bull Technologies, não a Red Bull Racing que participa do campeonato, o que permite a Toro Rosso também utilizar o carro. Malandragem e jeitinho, mas, aparentemente, dentro da regra.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Palhaçada.
Quando a F1 era MUITO INTERESSANTE, as equipes vendiam Chassis, se utilizava o Cosworth e a competitividade era muito maior que a enganação que existe hoje.

celso
celso
17 anos atrás

Como bom inglês, Frank ainda vive do passado não muito distante de glória de sua equipe, mas infelizmente ele perdeu o bande da história e não soube se adeguar a nova realidade da F1, boa ou má.

É uma questão de tempo a Willians acabar se não se adequar a nova realidade da F1.

Qto a Spyker, sem comentários, uma equipe que não tem capacidade para correr nem na Formula Mundial, só esta fazendo barulho para aparecer.

Claudio Arantes
Claudio Arantes
17 anos atrás

Li uma declaração do chefe de equipe da BMW dizendo que o que pode acontecer na prática, com a liberação dos projetos, é a equipe satélite também trabalhar em função da mais forte, isto é, três pilotos trabalhando em função de um mais forte no campeonato, tirando a competitividade e as disputas intermediárias…..faz sentido.

reinaldo oliveira
reinaldo oliveira
17 anos atrás

Até certo ponto concordo com o Frank as regras tem quer ser cumpriadas, se é para ter carros iguais, que então a Fia baixe um decreto irrevogável de que cada equipe tenha 4 carros e ponto. Agora quem não tiver competência que não se estabeleça.Já que todas as regras passam pelo crivo das equipes, o Frank deveria contratar advogados um pouco mais sábidos, e que saibam esmiuçar (é assim que se escevre?) as regras até achar brechas que tragam benefícios para sua equipe, porque esses que ele tem não entendem patavinas de fórmula 1 . Do jeito que vai teremos a partida em 2008 ao início da nascarização ou fórmulamundialização -virar fórmula mundial argh! – da fórmula1 .
Ps – Imagina se a Fia implantar aquela aberração das as bi partidas? Meu Deus o povo cometer um Arakiri!

Jonny'O
17 anos atrás

FilipeWWW,
Assino em baixo!

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Discordo do Flávio, quando ele diz que a FIA terá que liberar geral. A velha máxima *quem for competente que se habilite* se aplica muito bem ao caso. Senão, o que será daqui pra frente? Daqui a pouco a F1 será uma monomarca? Autorama?

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Primeiro o circo vai pegar fogo e depende quem se queimar e que vamos ver o que vai mudar! Se alguma grande perceber que outra quase grande estiver usando a lei de Gérson ao seu favor, vem bucha.

Projetos? Na era do CAD/CAM/CAE não copia quem estiver em outro sistema planetário!

[ ] s

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Tá certo, é isso mesmo. Até porque o próprio Mosley disse que esse tipo de coisa é permitida por se tratar de uma equipe B. Se ele disse, tá dito.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

bem regra é regra, assim como não há mulher “meio grávida” acho que eles tem razão em reclamar, pois o regulamento é claro, mas concordo que só o estão fazendo por medo de levarem pau da Super-Aguri e da Toro-Rosso.

Velhão
Velhão
17 anos atrás

Lamentável ver a Williams nesse tipo de discussão… Apesar de concordar com a coluna, o que me parece é que a Williams e a Spyker, como anãs, querem uma compensação por estarem em desvantagem em relação às vizinhas no terceiro escalão da categoria.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

Se não me engano é um campeonato para equipes particulares, independentes e montadoras ( podem então montar seus carros ), qual é o problema??? Williams e Spyker são escuderias independentes, será que estão com medo de levar um PAU???????? Cadê o espírito de competiviade que já nortearam esta antiga categoria??????

Daniel Squarizzi
Daniel Squarizzi
17 anos atrás

Se é pra baixar os custos, que o façam! Aliás, deveria também ser abolido a regra de cada time manter dois carros. Creio que muitos outros times das categorias menores se interessariam pela F1.

Tooheys
Tooheys
17 anos atrás

A Williams devia parar de perder tempo reclamando e fazer um carro que preste isso sim. O projeto não é o do ano passado? Se a Williams tem medo de um projeto com 1 ano de defasagem é melhor abandonar a F1.

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Flávio, eu acho que ninguém perderá dinheiro, ao longo da temporada 2007, se apostar no fracasso da Williams. A equipe deve fazer a pior temporada desde 1979.
É uma pena que tio Frank tenha perdido o bonde da história.