A nova Benetton

SÃO PAULO (desbotada) – É sobre as semelhanças entre a Benetton de 1996 e a Renault de 2007 que trata a coluna Warm Up de hoje. Para concluir que piloto faz muita diferença. Ou seja, se colocarem um cara bom no #96, ele vai andar bem. Porém, não deixo ninguém dirigir o #96.


A Benetton com Schumacher, em 1994; ele saiu, a maionese desandou. Reparem
na foto, apenas a título de curiosidade: acima de Herbert está Ross Brawn.

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Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Pedro, em classificação com certeza, em corridas tenho minhas dúvidas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Falando em Webber e Coulthard, o escocês este ano vai levar uma surra…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Valeu Pandini, realmente não me lembrava.

Helio
Helio
17 anos atrás

o problema da Renault não foi a saida do Alonso, mas a manutenção do Fisichela. Uma equipe bicampeã não pode ter uma dupla tão fraca assim.
Eu diria que é a dupla mais fraca da F1 depois da Spyker e Super Aguri. Prefiro até o Webber e Coulthard.

Pandini
Pandini
17 anos atrás

Vitor de Recife: em 1994, Herbert andou na Lotus até o GP de Portugal. No da Europa, ele andou de Ligier. Japão e Austrália ele fez pela Benetton. Abraços. (LAP)

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Estevão, também lamento a derrocada da Renault, não pelo motivo de “simpatia” mas pela forma exemplar que eles conseguiram montar uma equipe vencedora com um orçamento bem menor em comparação com os outdoors ambulantes da Toyota. Aliás, a pouco tempo um integrante da equipe nipônica comentou que os gastos na F1 não eram tão grandes em termos publicitários. Acho que isso explica os desempenhos pífios que a equipe alcançou até agora.

Acho que a Renault realmente está sofrendo com a adaptação dos pneus Bridgestone. Mas também acho que se a promessa Kovalainen vingar e o Piquet tiver uma estréia feliz a equipe pode voltar a ter bons momentos.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

mandrake:
todos que postam aqui, estão, implicitamente, sujeitos a chuvas e trovoadas. Nem o dono escapa. “Teje” tranquilo com suas “mandraquices”. Café Photo é?…O risco é qdo dá meia noite e a princesa vira abobora ou…..

Gabriel "Koyzinho"
Gabriel "Koyzinho"
17 anos atrás

deixa eu da uma voltinha com o #96??? :)

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

Concordo plenamente,que o excepcional piloto faz diferenca, mas se puder dispor um carro competitivo, que seja 0,5 a 1 segundo no maximo pior que o melhor,ou seja uma das 3 melhores equipes, se nao for assim nao consegue nada , como ocorreu com maior ganhador de todos os tempos,Shumacher, nos seguintes campeonatos :
91 -0v
92-1v
93-1v
2005 -0v, eua nao conta.
como podemos ver nem um piloto excepcional consegue vencer com um carro pessimo.
Ate o senna na toleman, nao conseguiu vencer, apesar daquele gp de monaco.
Outra equipe que afundou foi a lotus apos 87, mesmo entrando o piquet, que era um excepcional piloto e conquistava vitorias com carros fracos como na epoca que pilotou para a benneton:
90- 1v
91-1v

E teve tambem o senna na epoca ruim da mclaren:
92-3v
93-6v

Mas pelo numero de vitorias mesmo com um carro ruim era porque a equipe era a terceira forca do campeonato.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Mas você está me devendo uma volta nele… não me lembro o motivo, mas está…

Ozman
Ozman
17 anos atrás

É só ver o desempenho do Fisichella nos dois últimos anos, simples assim. Só resta a Renault esperar um milagre com o Kovalainen, coisa que eu duvido que aconteça.

antonio
antonio
17 anos atrás

Piloto faz diferença sim .
mas não vamos esquecer que Damon Hill foi campeão …
e Villeneuve também …
E o que explicaria a subida da BMW ? Wurtz ? Heildfeld ?
Faz diferença sim , mas acho que é bem menos do que a coluna sugere …

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
17 anos atrás

Concordo plenamente Gomes. Pilotos geniais fazem toda a diferença e a Renault falhou em não se antecipar a essa situação e, no caso de Briatore, errou pela segunda vez ! Se bem que ultimamente anda faltando peça de reposição que valha a pena, e quem tem não abre mão da sua ou troca apenas por outra de valor semelhante (como fizeram a McLaren e a Ferrari). Prefiro não emitir opinião a respeito do Kovalainen, por enquanto, pois foi apenas um GP e o cara tem um ótimo curriculum construído nas categorias de base, acho melhor esperar um pouco. Quanto ao Fisichella, bem… é melhor ele calar a boca e recolher-se a sua insignificância !

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Embora não discorde que o piloto faz MUITA diferença, credito a derrocada da Renault à mudança dos fornecedores de pneus.

Ninguém nunca escondeu que a Renault (francesa) era a cliente preferencial da Michelin (francesa). Foi a equipe que perdeu mais com a troca.

Assim como a Ferrari era a queridinha da Bridgestone e, consequentemente, a que partiu com alguma vantagem na construção do carro 2007 (ok, compostos novos, mas pra quem já levou muito japonês no Café Photo local pra comemorar vitória sempre sobra uma informaçãozinha aqui e ali).

Vai demorar um pouco até que os outros alcancem os carros vermelhinhos. O Kimi tirou um cochilo nas últimas voltas da Australia. Em Sepang, a menos q haja algum problema técnico, é dobradinha na certa.

Em tempo: Reginaldo, sou Mandrake há muito tempo… explico para q não pensem q é uma gozação com o seu post. Abraços

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

Marcelo SP,

Por favor, comporte-se como todos se comportaram no post aí para baixo em que o FG homenageou o Ayrton. Foi a primeira vez em 5 anos que não houve sequer um pequeno comentário como este seu. Esse tipo de comentário é dispensável, por favor, porque nem cabe tal alusão.

Marcelo SP
Marcelo SP
17 anos atrás

Estou de acordo com vc FG.
Assim como também é correto afirmar que Schumy levantou 7 títulos sem nenhúm adversário.
Quando surgiu um minimamente capaz, na época em 2005, a farra acabou. De lá pra cá Alonso tornou-se um dos mais completos pilotos que a F 1 conheceu e aí o negócio foi jogar a toalha…Como diria o Leão da Montanha “Saída pela direita”, ou saída a lá Pelé.

DG
DG
17 anos atrás

já que não deixa ninguem pilotar o #96, porque que não aprende? Ou só sabe falar mal dos outros, já que conhece da matéria , pelo menos teóricamente, deveria se reciclar e pisar um pouco mais no da direita, não acha?

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Tá, tudo bem. Piloto faz a diferença, sim senhor. Não há o que negar.

Mas temos que voltar ao tópico principal da reportagem do GP que é a derrocada (infelizmente) da Renault.

Como alguém embaixo bem disse, diminuir o orçamento bem agora foi um tiro no pé da Renault. Com a dupla de pilotos que os caras tem não vão conseguir nada mais que beliscar o pódio.

É TRISTE porque fazia tempo que a gente queria ver algo diferente que o binômio Ferrari-Schumacher. E vimos! É triste porque esse ano teremos uma briga Ferrari-McLaren.

Acho que a Renault (exceção feita à Red Bull), é a equipa mais simpática da F1 e, como tal, deve continuar.

De preferência vencendo…

Abs.

Red Five
Red Five
17 anos atrás

Meus 2 centavos:

– O assunto não foi mencionado, mas acho que essa coluna é uma boa explicação dos motivos pelos quais a Williams passou os anos BMW em branco.

– A McLaren já vinha rolando o barranco desde 1992, e as 3 vitórias daquele ano e as 6 de 1993 se devem unicamente à pecinha de capacete amarelo que ficava atrás do volante (lembrando que o Hakkinen apanhou daquela McLaren no fim de 1993).

– Com a troca do Berger/Alesi pelo Schumacher a Ferrari demorou 4 anos para ganhar o equivalente de qualidade que a Benetton perdeu trocando o Shumacher por Berger/Alesi.
Parece mais fácil perder quando o piloto bom sai do que ganhar quando ele chega.

– E o Berger ainda teve um último espasmo e venceu Hockenhein em 1997 fazendo uma corrida espetacular. Ou seja, ao menos cumpriu a obrigação de vencer alguma coisa com aquela Benetton.
Duvido que Fisichella e Tontolainen cheguem sequer perto disso.

Jonny'O
17 anos atrás

Sucrilhos ,
Claro que não há uma verdade absoluta , mas que o piloto faz diferença isso faz, vamos lembrar do Senna, seu companheiro em 91 foi o Berger que só venceu uma corrida porque o Senna deixou, o mesmo Berger não venceu com a Benetton em 96, carros competitivos e resultados diferentes .
E quando uma equipe perde uma peça vital no esquema ,seja um grande piloto ou um grande projetista o negocio desanda.
E acredito que a Ferrari tem grandes pilotos atualmente.

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Realmente… Acompanhei a matéria, mas não reparei a legenda. Inclusive o artigo é muito bom. Mas ninguém respondeu sobre uma possivel comparação de início de trabalho de Alonso na McLaren (após 2 títulos) e de Schumacher na Ferrari (tb após dois títulos). Será que os resultados serão os mesmos? Um bom tempo de adaptação e depois mais uma série de títulos pela nova equipe.

@@@
@@@
17 anos atrás

Fabridney, olha na legenda da foto, 1994.
O FG cita 96 acima porque… melhor ler a matéria.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Gomes

Se o Schumi aparecesse em Interlagos, num treino seu, e pedisse para dar uma volta, você não deixaria?
Você pelo menos perguntou ao #96 se ele gostaria? hehe

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

O Herbert não foi pra Benetton somente em 95? Em 94 ele guiou pela Lotus, não? Ou essa foto seria do fim da temporada?

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Mas, e a Ferrari, que o Schumacher saiu e continua ganhando disparado? Hein hein hein? E é o Pat Symonds ao lado do Brawn.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Pensar que no ano seguinte, não lembro em que equipe o Herbert correu, na entrevista de lançamento do carro perguntaram pro cara o objetivo para o ano, e ele respondeu, com cara de recalque:

” – Beat Michael Schumacher”.

HAHAHAH…. ia passar o resto da vida tentando…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Claro que colocarei essa teoria e informações descritas abaixo na prática – que pretensão – estreiando no kart hoje, só espero nãos derrubar nenhuma muralha de pneus sobre mim….

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Perfeito raciocínio Gomes, um grande piloto SEMPRE deixa uma herança díficil de assumir para o seu substituto. A Benetton dos anos noventa foram fabricadas para o jeito do Schumi de guiar, que envolvia um eixo dianteiro duro e um posterior bastante vivo e disposto a sair mais de traseira, isso permitia pouca queda de velocidade nas curvas em relação as escapadas de frente; o problema é que poucos pilotos podem conviver com saídas de traseira curva após curva como ele fazia naqueles ritmos impostos. Segundo uma ánalise da Racing, ele e Prost eram iguais no controle da dianteira do carro, mas Schumi estava anos luz à frente no controle da traseira, podendo transformar uma saída de frente em escapada de traseira sem diminuir a velocidade, um agraciado sem dúvida. Com Alonso e outros mega-pilotos, a situação é a mesma, seus pares não conseguem o mesmo desempenho.

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

E está foto aí não foi do último ano do Schumacher na equipe. É só olhar o motor utilizado. FORD! No último ano de Benetton, o Michael correu com motor Renault.

dkw
dkw
17 anos atrás

entao se o Alonso estivesse na Spyker ela certamente iria para a frente do grid? acho um exagero esse tipo de teoria. Vai ver que é por isso que nao sou do ramo…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Existe um erro aí. A Benneton estava programada para terminar em 1996. Saiu o Walkinshaw, boa parte do time técnico… Reduziram após as conquistas.
Já a Renault careceu de planejar melhor a saída do Alonso. Reduzir os investimentos no time justo agora foi um tiro no pé.
Em ambos os casos, eram times apoiados em um piloto apenas.

Claudio Rocha
Claudio Rocha
17 anos atrás

Poxa Flávio! Eu não sou ruim piloto(e aposto que no kart você não me ganha),.Eu ia mandar uma carta por “LIMITE” e pedir pra dar uma volta em Interlagos no seu 96,mas depois desta….. Mas se quiser experimentar….

Pandini
Pandini
17 anos atrás

Por que apagaram o Mild Seven do carro nesta foto? Este carro nunca correu com esta pintura.

Tá parecendo as revistas francesas de automobilismo e motociclismo. Todas elas precisam apagar, mesmo que grosseiramente, os nomes de cigarros das fotos. Devem achar que com isso as crianças não vão fumar. Ridículo.

Gustavo Espósito
Gustavo Espósito
17 anos atrás

Acho que vc(Flavio) deveria fazer uma promoção do tipo: “Desenha alguma coisa/ escreva alguma coisa/ num sei o que lá alguma coisa e dê UMA volta no #96 em Interlagos!”

hehe…

Abração

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Quando o cara é bom, é difícil repor à altura… tem toda a razão…

1GT
1GT
17 anos atrás

Até em campeonato de carrinho de lomba o schumi faria diferença…

Jonny'O
17 anos atrás

E só para lembrar o carro da Benetton de 1996 foi projetado pela mesma equipe campeã dos anos anteriores, não tem desculpa , piloto faz diferença sim!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Eta clube do Bolinha….4 mulheres…Com os pilotos atuais, sei não…Com ESSE aí, talvez… :-)) Tem coisas que nem Mandrake conserta…

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Muito bom o artigo. Agora, será que Alonso na McLaren vai seguir os mesmo passos de Schumacher na Ferrari? Será que podemos fazer também esta comparação?

Jonny'O
17 anos atrás

Perfeito Flávio Gomes!
Por mais que muitos ainda queiram acreditar que hoje em dia é tudo braço duro, não tem como negar os fatos.
A relação entre Renault e Beneton é perfeita.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Sem dúvida o piloto faz toda a diferença, principalmente esse piloto…