Ainda sobre Interlagos

SÃO PAULO (no outono o azul é mais azul) – Não sei se notaram, mas no post abaixo não emito nenhum juízo de valor sobre o que será feito em Interlagos. Apenas informo.

Assim, se querem minha opinião (e respondendo a alguns comentários), lá vai:

– Primeiro, ao Seixas, que toca o autódromo: quando falei que alguém devia avisar sobre o fechamento, não me referia à administração de Interlagos. Claro que clubes e federações sabiam, foram informados pelo autódromo. Quem não sabia eram os pilotos. Que deveriam ser avisados por clubes e federações. Afinal, a eles somos filiados. Os 800 mangos que nós, pilotos, pagamos pelas carteiras deveriam ser suficientes para os clubes ou a FASP, por exemplo, mandarem uma cartinha, ou um e-mail. Avisando que de 10 etapas, o Paulista caiu para sete. Prova maior dessa desinformação é o próprio site da FASP, nossa federação. Se alguém se der ao trabalho, procure o “Calendário paulista” no menu, abra a planilha em Excel e veja que as etapas estão todas lá, de julho, agosto, setembro… Vamos ver quando vão mudar, e quando vão noticiar o fechamento da pista.

– O valor de 30 milhões me foi passado por fonte bastante segura, e deve se referir à primeira fase toda. Portanto, incluindo as novas arquibancadas. Mas com 5,8 milhões acho difícil trocar todo o asfalto de Interlagos. Em todo caso, vamos aguardar que as contas se tornem públicas.

– Se acho que o asfalto de Interlagos deveria ser trocado inteiro? Acho que sim. Faz tempo. Não sou contra a obra. Nem contra o fechamento da pista, isso é necessário, de tempos em tempos. No post abaixo, de novo, apenas estranho o fato de clubes e federação ficarem na moita, sem avisar ninguém. Não estou criticando obra nenhuma.

– Arquibancadas permanentes: na reta dos boxes, ótimo. Desde que custem mais barato do que montar e desmontar todos os anos. Na reta oposta, é desnecessário. Nunca vão encher. Só a F-1 precisa delas. Então, os promotores do GP do Brasil que as construam, se quiserem. Nunca engoli o fato de a Prefeitura ter de pagar pela montagem e desmontagem das arquibancadas para a F-1, que é um evento privado. Ônus público, lucro privado. Sim, eu sei que a F-1 é benéfica para a cidade. Mas é benéfica também para os promotores. Na minha cabeça de português, a conta justa seria assim: a Prefeitura aluga seu equipamento, o autódromo, e os promotores que se virem para fazer nele sua corrida. Montem, desmontem, pintem, plantem flores. E devolvam tudo direitinho. O que acontece em São Paulo é que a Prefeitura paga a conta toda. Inclusive das arquibancadas para as quais são vendidos ingressos cuja receita fica para os promotores. Assim é fácil, até eu quero fazer uma corrida.

– Traçado antigo: sim, ele está quase todo lá. Não, não acho que voltará a ser usado um dia. Custaria caro refazê-lo, e não é uma prioridade. De ninguém. Por isso, já me daria por feliz se aquilo que lá está fosse preservado. Pelo menos pode ser visto e lembrado. Como as curvas inclinadas de Monza, que restam em seu silêncio profundo, sem uso, mas guardam histórias que só indo lá para sentir. É lá que encontro todos os anos os meus fantasmas. Olhar para a Ferradura, ou para as curvas 1, 2 e 3, juro, me conforta. Saber que elas ainda estão ali já me basta.

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faria
faria
17 anos atrás

Acho que se o tracado antigo fosse recuperado, sempre haveria oportunidade de usá-lo, sejá lá qual fosse a categoria ou modalidade.
Assim, poderia abrigar varios traçados a exemplo de autodromos bem administrados.
Quem quizer por a imaginação para funfar é só dar uma olhada em:
http://interlagos.fantasytracks.2ya.com/

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
17 anos atrás

Flávio ,
Vão nos devolver o valor correspondente as 3 etapas que nos cortaram…???
Corto meu saco se a prefeitura cumprir o prazo de 4 meses. Ou não vai ter a corrida de F-1 ou vão deixar a obra inacabada como sempre.
Outra coisa : Acabam com nossos campeonatos – que já estão minguando de tanta frescura – em prol a UMA prova por ano de F-1 que sabemos ser um “showzinho” com cartas marcadas que nós burros aceitamos de braços abertos!!!

Alfredo Gehre

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

Caros amigos,

A Argentina fez o que o Brasil deveria ter feito, há muito tempo: virar as costas para o show business da F1 e cuidar do automobilismo interno.

Deu no que deu: o automobilismo interno argentino esta a milhares de anos luz à nossa frente…. 41 (quarenta e um!) autódromos em plena atividade, mais a inauguração de três (Santiago del Estero, Thermas de Rio Hondo e Junin), esse ano e mais dois, ano que vem (nós só temos 13 contanto Rio e Goiânia, abandonados).

Turismo Carretera, TC2000, Turismo Nacional, TCPista, TCMouras, TC4000 e mais um monte de categorias zonais. Quatro revistas semanais só de automobilismo interno mais 3 mensais… inúmeros programas de TV diários, uma emissora de TV só para automobilismo (El garage TV), transmissão de corridas até por rádios. Ídolos nacionais, muito bem pagos e uma popularidade equivalente aos ídolos de futebol…..

Aliás, o automobilismo está se equivalento, na Argentina, em popularidade, ao dito esporte bretão….

Não precisam da palhaçada da F1. Fizeram o correto e hoje dão um banho na gente.

Desculpem, mas nem imprensa realmente especializada em automobilismo temos. São comentaristas de futebol falando sobre corridas. Poucos se salvam (FG entre eles..heheheh!). O restante só sabe (e ainda pouco) falar sobre F1…..

É isso aí: mandem a F1 para o espaço ou visitem a Argentina constantemente para ver verdadeiras corridas (como eu sou forçado a fazer..)

Bruno Malago
Bruno Malago
17 anos atrás

Mas Gomes, respeito e concordo com tudo o que foi dito nesse topico, mas, com relação ao traçado antigo, será que não era uma boa mostrar e veviver um pouco da historia dessa parte do circuito?? As maravilhosas curvas de Monza, estão como vc disse, lá, repousando, mas todo ano eu ouço histórias sobre aquelas maravilhas, e quanto ao traçado de Interlagos?? Eu sou de uma geração que começou a curtir F1 no começo dos anos 90, junto com as vitórias de Senna, até ai, tudo lindo, S do Senna e tals, mais eu nunca, e repito, NUNCA vi algo sobre as corridas no circuito antigo, nem sei como era o traçado pra falar a verdade, só sei um pedaço, aquela parte na qual agente passa por cima para ir até a reta oposta na F1, e conheço pq meu pai me fala todo ano, e ai que eu digo, será que não era uma boa, alguem, prefeitura, federações ou promotores do GP Brasil, reviverem essa parte da lenda?? Afinal, Interlagos seria um circuito multi-uso, com mais traçados, e poderiamos ter mais corridas, trazer mais categorias, etc. Sei que é dificil, mais será impossivel?? Espero que me compreenda!! Alias, seria possivel vc publicar algo sobre o traçado antigo?? Um abraço

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Eu ao contrário de grande parte, acho das coisas mais simples a volta do antigo traçado. A única mudança que faria era diminuir o retão em cerda de 75 metros e mudar o angula da 3, criando área de escape . No resto não mudaria nada. Realmente usaram mal o nome do Senna neste post, mas acho que devceria ter sido feito outro traçado ao invés do atual que é bem chato. Ter perdido o Retão, a Ferradura e o Sol, foi um crime inafiançável e só quem viu ao vivo e a cores como era, é quem mais lamenta…e eu vi muitas vezes.

1GT
1GT
17 anos atrás

Perfeito FG.
Interlagos precisa bem mais obras de estrutura e conforto que um asfalto novo que em dois toques estará ondulado novamente.
Fora os desvios no meio do caminho…e outras obras bestas…
Não tem como privatizar de vez Interlagos não?

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Também me conforta as curvas do antigo traçado ainda estarem lá. Na verdade acho que presto mais atenção a elas do que as outras.

Da saída do Sol até a falecida curva do Sargento venho em devaneios dentro do “Uninho”, imaginando como devia ser espetacular as corridas naquilo ali.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
Olha, acho que estamos sendo um pouco injustos nesta história da grana: a F-1 ganha grana ? Claro ! De diletantes eles não tem nada.
Agora me respondam: que outro evento obriga a prefeitura a dar uma faxina no autódromo uma vez por ano ? Esta faxina tambem serve aos outros eventos do ano, pois a F-1 não guarda isto nas caixas e leva embora. Concordo que as arquibancadas avulsas são exceção.
Só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

alberto Reis
alberto Reis
17 anos atrás

CARO AMIGO; CINCO ANOS JUNTOS E CORRENDO,ALEGRIA E TRISTEZA,MAS CADA DIA FICA MAIS DIFICÍL?????????????

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

clap, clap, clap.

Celso Vedovato
17 anos atrás

Perfeitos os comentários.
Sobre o traçado antigo concordo que poderiam ao menos mantê-lo ali, e porque não cuidadinho, não precisa fazer asfalto novo se realmente não for usar, mas deixar pintado com a grama aparada – que sirva de museu de imaginação para todos nós, pois. Ano passado fui as G para ver a corrida, cruzar aquele retão já é um prazer.
Fui as inclinadas de Monza no ano passado, brota uma energia daquela construção que nos envolve, da vontade de ficar ali e nem ver o resto do autódromo, e quando passamos por baixo delas e imaginamos que poderiam ali em cima estar passando charutinhos com grandes pilotos acelerando carros numa pista inclinada a mais de 200 Km/h, sem nem mesmo pensar em cinto de segurança ou capacete. Incrível

Frank and Stein
Frank and Stein
17 anos atrás

Herr Seixas e blogueiros em geral,

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A F1 é excelente para SP, pro Brasil, e paixão do nosso povo, sim senhor. Se a FIA e as TVs querem 70 voltas de 4 Km, aí está. Foi assim com Nurburgring (cujo GP tinha 12 voltas, acho), Hockenheim, e… Interlagos.
——
Já a velha Interlagos de nossos melhores dias, para Stock-shit, fórmulas-escola e DKW`s, pode ser revivida, nos moldes descritos por Chico Lameirão que o Ceregatti descreveu no tópico abaixo.
——
Portanto, Mr.Seixas, reformas, SIM: Recuperar a velha pista, e construir banheiros, estacionamentos e acessos decentes, bebedouros e lanconetes que prestem.
Mas ARQUIBANCADA EM CIMA DO RETÃO, NÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!!!!!!!

Atenciosamente,
Frank Müller & Katherina Stein

* PS: Por favor, não fale de grana, Sr. Seixas, fica até feio. O seu chefe colocou 500 milhas em cima dos 600 de Pitta e Martaxa prá fazer um corredor de ônibus elevado, onde as velharias circulam a fantásticos 40 Km/h.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Flávio,
Sua colocação sobre os investimentos da Prefeitura e dos Investidores é EXATAMENTE a mesma que o Cesar Maia fez. Por isso a Indy foi-se, e a Moto GP também e ninguém me disse isso, EU ouvi e vi a entrevista do Lexotan falando que não tinha sentido todo ano os caras exigirem uma grana preta, reformas, ganharem uma baba e depois tchau…e o pior, eu concordo com ele e você.

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Ótimo seu texto sobre os fantasmas.
Exatamente o que senti e nunca consegui traduzir, quando em julho de 1969, meu pai, numa tarde levou os filhos para passear no autódromo de Interlagos que se encontrava fechado para reformas.
Eu tinha 11 anos,e assistia corridas desde os 5 !!!!
Cara, andar a pé pela pista, foi até então a maior emoção da minha vida. Fantasma prá caramba !!!!!

Jonny'O
17 anos atrás

Que nada, olha a Truck,que anda ajudando os autodromos por ai.
Logo logo,a turma da Classic vai reformar o velho traçado, é só crescer mais um pouco , e quando tiver um grande patrocinador vai ficar facil.
Também acredito em Papai Noel!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Esse vídeo indicado pelo Renan Raul tem muito a ver com o que está sendo discutido aqui. Pelo que eu pude entender, os alunos de uma escola de arquitetura visitaram as parabólicas de Monza para conhece-las como uma obra prima de engenharia. Por outro lado, foi citado que as mesmas devem ser preservadas por fazerem parte importante de história do automobilismo italiano. Ou seja, o pensamento idêntico à Interlagos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Perfeito, Gomes.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

É isso aí Flávio, falou bonito e exprimiu o sentimento de todos nós daqui.

Abraços

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Um vídeo que eu achei sobre o antigo oval de Monza, em italiano. Muito legal.

http://www.youtube.com/watch?v=s-Zse7OQACs

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
17 anos atrás

Concordo com tudo que você disse FG! E não há nada que possamos fazer para preservar o traçado antigo e evitar que construam essas arquibancadas permanentes na reta oposta? Sei lá, qualquer coisa… assinaturas, reunir pessoas importantes e que estejam interessadas? Só vi o traçado antigo em vídeos mas acho que deve ser preservado de alguma forma, pois foi o “palco” de momentos históricos. Se bem que os que estão envolvidos na reforma nem devem saber o que é isso ou pior, não se importam. Sei que sou apenas mais um na multidão. Mas se alguém estiver disposto a “fazer barulho”, tô dentro.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Bem que a reforma poderia incluir a recuperação do circuito antigo para competições que não fosse a F1. Desta forma teríamos o autódromo original de volta com a opção de suportar a F1. Que tal um movimento para o Ministro da Cultura Gilberto Gil?

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

P E R F E I T O !

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Eu quiz dizer que a Argentina tem competições e autódromos equivalente aos nossos (até em maior número), mesmo sem ter seu Grande Prêmio há mais de dez anos.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Presença dos nossos pilotos.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Agora fiquei com outra dúvida: será que a Fórmula 1 é tão benéfica assim, tanto para a cidade, quanto para o automobilismo nacional? Internamente, a Argentina, por exemplo, tem um automobilismo equivalente ao nosso. O que difere é a presença dos nossos nas categorias principais.
Esta instabilidade proporcionada todo o ano (correria nas adequações do autódromo aos padrões FIA, reclamações gerais dos pilotos, com relação à pista, dúvidas nas renovações de contrato) me incomodam bastante.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Ótima opinião. Concordo que a reativação do traçado antigo será muito difícil (escrevi isso no post lá embaixo), mas nunca se sabe. Se construir coisa em cima, aí é que não reativa mesmo. Falando em Monza, há um vídeo no Youtube mostrando alguns carros andando pelas Parabólicas e existem vários de Nurburgring andando no traçado antigo.
Quem sabe, uma ligeira modificação possa reativar ao menos parte de Interlagos? Com a palavra o Senhor Seixas.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Perfeito, Flávio Gomes.
Quando, no post abaixo, disse sobre protestar, estava dizendo disso: Protestar contra a construção dessa bendita arquibancada.