Amato na Ulbra

SÃO PAULO (Mário?) – Mauro GC fez uma visita ao museu da Ulbra e selecionou alguns automóveis para vossa apreciação.

Começamos com este Amato 1969. Motor VW, como sempre. Quem sabe mais sobre ele?


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João Lourenço
João Lourenço
4 anos atrás

Quando criança com meus 13 anos trabalhava na oficina do Salvatore Amato e tive oportunidade de ver varias maquinas passarem pelas mãos dele e de seu funcionário Benedito .Ferrari,Lancia,BMW,Mercedes ,Ducati ,Laverda,Guzzi e outras .Carro do Newton Pereira (Vicsa) e seu último protótipo com motor Alfa Romeo .Me lembro dos filhos tomando banho na caixa d’água do vizinho .Lembro que toda vez que Salvatore participava das corridas de moto ,ele dava muita dor de cabeça aos famosos .Foi um construtor de motos e carros de competição.Saudades da papos com ele .Deus o tenha !

Salvatore Amato Neto
Salvatore Amato Neto
12 anos atrás

Boa tarde Caros,

Sou o neto do Salvatore e gostaria de ajudar tirando algumas dúvidas . Hoje ele está com 79 anos e está bem de saúde.
Sobre esse protótipo, a Cibié desenvolveu os farois especialmente para esse carro. O chassi era tubular e soldado manualmente na Mecânica Amato, que existe até hoje e está localizada em Moema. Meu avô sempre estava pensando em desenvolver veículos mais potentes e com a melhor aerodinâmica possível. Ele fabricou 7 veículos no total, contando os Fórmulas. Mais o maior sucesso de Salvatore Amato foi na motovelocidade. Foi 7 vezes campeão Paulista, uma delas com a DUCATI 900SS, começando uma história da Ducati no Brasil. Ele nunca pode participar do campeonato brasileiro, porque nasceu na Itália, porém desde os 12 anos está no Brasil.

Rogerio Zanetti
Rogerio Zanetti
Reply to  Salvatore Amato Neto
10 anos atrás

Salvatore Amato Neto, como vai? Eu vi de perto a construçao desse carro na oficina do seu avô. Foi muito emocionante rever esse carro depois de tantos anos. Voce é filho do Rafael ou do Nenê? Eu era neto do seu Ernesto Zanetti, que morava na Arapanés, 854 e vivia na oficina do seu avô A casa do meu avô foi vendida pro Tino.
Seu avô deve se lembrar dos Packards do meu pai e do meu avô.
Mande um abraço pra todos e peça pro Rafael te contar a historia de quando eles deram banho nos cachorros na caixa dagua. Só avó quase matou os dois de tanta surra. Um abraço, Rogerio Zanetti..

marcus
marcus
Reply to  Salvatore Amato Neto
7 anos atrás

Bom dia, Salvatore.
Seu comentário já tem vários anos e não sei se ainda conseguiremos contato.
Sou sobrinho do falecido piloto Newton Pereira que dirigiu um veículo de construção de seu avô em competições na década de 70. Gostaria de saber mais sobre o Amato-Opala rebatizado por meu tio de NewCar.
Um abraço

salvatore
salvatore
Reply to  marcus
4 anos atrás

me manda email que conversamos melhor!
[email protected]

Tinho
Tinho
17 anos atrás

Se o carro é de 1969…como pode se parecer com carros q

Fernando Feu
17 anos atrás

Olha MArio, era exatamente isso que eu ia dizer, parece a Mônica.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

A Penske do Emerson chamou mais a minha atenção!

mario
mario
17 anos atrás

Olhando para lateral , até que é bem bonito, mas de frente parece a MONICA !!!

Coroinha
Coroinha
17 anos atrás

Para quem se dispõe a garimpar: o terceiro carro está com um conhecido corredor de moto e carros, o Chupeta.
É um Macon Fórmula Ford alargado para biposto. Está com carroceria de protótipo aberto.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Valeu Di Mauro.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Só não gostei dos faróis. No restante, o carro é lindo!
Se os farois fossem no lugar convencional, tornariam desnecessária s as lanternas (de Belcar/Vemaguet até 1961, depois são âmbar)

Di Mauro
Di Mauro
17 anos atrás

A lenda Salvattori Amato se encontra bem vivo, apesar da idade avançada, e ainda possui sua famosa oficina na Av. Macuco (Moema) berço de carros como o Amato Vê, porém como todo bom italiano sua especialidade eram as motocicletas ele era insuperável no preparo das Duccatis.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Juca,

Não sei.

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Eu fui, em 2005, no museu da Ulbra. É simplesmente fantástico, são 3 andares, com carros de todos os tipos.
Lembro que tinha 4 Corvettes de 3 gerações diferentes, Ferrari Dino, DKW Conversível e outras preciosidades.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

No geral, gostei, apesar dos faróis, ahn, diferentes. Lembra muito o Fúria, mas sem o bom gosto apresentado na frente deste último.

fabio
fabio
17 anos atrás

Realmente triste não? Apesar de não gostar da IRL a atitude da emissora foi lamentavel, me lembrou o site grande premio fazendo cobertura da motogp…triste.
Nesta ultima conseguiram a perola de colocar como “surpresa” a pole de daniel pedrosa (não, não foi surpresa nenhuma, nos testes coletivos em jerez ele ja havia sido o mais rapido, é considerado por muitos o novo rossi e a honda anda muito bem em circuitos mais travados….) alem de simplesmente ignorarem que, pela primeira vez na historia na formação do grid, a diferença entre o primeiro e o decimo colocado era de tres decimos de segundo…
será que ninguem gosta de motovelocidade no grandepremio?
pra mim isso é bem pior que a cobertura da band da IRL (que alias deveria voltar a se unir com a CART não acham?) acompanho o mundial de motos a 25 anos…gostaria de ter um pouco mais deste otimo site.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Será que não podia vir dar umas voltinhas num próximo Clássicos de Competição? Lindo…

dúh
dúh
17 anos atrás

o cara roubou esses refletores de algum campinho de futibol…

amato
Reply to  dúh
11 anos atrás

nao nao nao. ele comprou de uma empresa burro

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sim,. Caique, é verdade.
Será que era o mesmo depois utilizado pelo Newton Pereira, rebatizado Newcar( não o de motor VW, projetado pelo Giu Ferreira)?

Allan
Allan
17 anos atrás

Gozado… As linhas traseiras vieram da Ferrari 512S, versão curta. A frente lembra mesmo o Bianco. E os farois tambem vieram da 512, só que em proporções gigantescas (na Ferrari, eles funcionavam como auxiliares dos principais, que ficavam nos para-lamas).

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O pára-brisa deste carro é espetacular. Os faróis lembram dois dentes (quando temos uns 8 ou 9 anos de idade).
Gostei do carrinho.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Flavio, estive esse mês no museu da Ulbra e estou separando algumas fotos pra te enviar.
Não sei porque esse museu não tem maior divulgação. Ele é simplesmente SENSACIONAL.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

lanternas de vemag,farois do 608 ,mas a ideia do formato e de bastante bom gosto ,talvez tenha buscado inspiracao nas lolas conforme ja foi comentado
estive na ulbra ano passado e quem goste de automobilismo junto a uma organizacao primorosa nao pode perder a oportunidade de visitar
parece que estamos fora do brasil tal o esmero e o cuidado do museu
mas eu queria mesmo e ir na oficina onde dizem ter 2 saab em estagio final
jc
sete lagoas

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

A treseira é legal em contra.ponto a dianteira. Um perfeito exemplo de O médico e o Monstro, Dr. Jeckill and Mr. Hide.

O Mais legal é a lanterna de Belcar ou Vemaguet na Frente, pelo menos nisso ficou legal.

Joaquim,

O Amato fez 3 carros, o outro também era Spyder e este que está na ULBRA foi restauradopelo filho do Salvatore, segundo informações que recebi do próprio, pois o Salvatore a época que entrei em contato, não estava bem de saude e eu nem sei se ele ainda está vivo.

amato
Reply to  Caíque.
11 anos atrás

TOTALMENTE ERRADO… EU SOU FILHO DE SALVATORE AMATO. ELE CONSTRUIU 6 CARROS E VENDEU-OS PARA A EQUIPE JAPONESA KINKO. E PARA QUEM INTERESSAR AINDA HOJE SALVATORE AMATO ESTA OTIMO DE SAUDE, NO MES PASSADO COMPLETOU 80 ANOS. TEMOS UMA OFICINA AUTOMOTIVA ( A QUE OS PROTOTIPOS E AS MOTOS ERAM CONSTRUIDOS .CALIZADA EM: MOEMA: NA ESQUINA :ALAMEDA DOS ARAPANES COM AV MACUCO … A LENDARIA DUCATI DE SALVATORE AMATO ESTA NA OFICINA.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Nossa o Museu da Ulbra deve ter tanta coisa linda, e o cara tira uma foto dessa coisa horrível aí. Ah, o gosto de cada um.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Protótipo Amato, construido pelo ex-piloto de motocicletas Salvatore Amato, em 1969. Usava a receita da época, chassi tubular e mecãnica VW. O design era, no mínimo, exótico: tipo berlineta, com portas asa de gaivota. A destoar, esses imensos faróis na dianteira, horrorosos. Não me consta que tenha corrido. Dizem que uma dessas carrocerias serviu como base para o Meta-20 de Chico Landi, mas não estou convicto. Salvatore construiu mais tarde outro protótipo, desta vez o Amato Spyder sobre um chassi alargado de um Fórmula Ford inglês (Macon, eu creio) que foi equipado com motor GM 2500 cc, quatro cilindros. É só o que me lembro.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Parece que são faróis daqueles caminhõezinhos Mercedes.

O estilo do carro lembra o Bianco.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

carro bonito. Refletores dianteiros, um horror!! A única informação possível é que Não foi a mesma pessoa que desenhou a carroceria e os faróis dianteiros.
Com um pouquinho mais de bom gosto esse carro ficaria parecido com a Lola t 70.

Boss
Boss
17 anos atrás

eu gostei da Penske (ao fundo)… deve ter sido do mestre Emmo…

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Não sei nada sobre ele. Só achei interessante esse dois refletores (sic) na frente…

Salvatore Amato Neto
Salvatore Amato Neto
Reply to  Fernando Honda
4 anos atrás

Foram desenvolvidos pela marca Cibie exatamente para esse prototipo. Por isso os farois são exclusivos!