Amato na Ulbra
SÃO PAULO (Mário?) – Mauro GC fez uma visita ao museu da Ulbra e selecionou alguns automóveis para vossa apreciação.
Começamos com este Amato 1969. Motor VW, como sempre. Quem sabe mais sobre ele?
SÃO PAULO (Mário?) – Mauro GC fez uma visita ao museu da Ulbra e selecionou alguns automóveis para vossa apreciação.
Começamos com este Amato 1969. Motor VW, como sempre. Quem sabe mais sobre ele?
Quando criança com meus 13 anos trabalhava na oficina do Salvatore Amato e tive oportunidade de ver varias maquinas passarem pelas mãos dele e de seu funcionário Benedito .Ferrari,Lancia,BMW,Mercedes ,Ducati ,Laverda,Guzzi e outras .Carro do Newton Pereira (Vicsa) e seu último protótipo com motor Alfa Romeo .Me lembro dos filhos tomando banho na caixa d’água do vizinho .Lembro que toda vez que Salvatore participava das corridas de moto ,ele dava muita dor de cabeça aos famosos .Foi um construtor de motos e carros de competição.Saudades da papos com ele .Deus o tenha !
Boa tarde Caros,
Sou o neto do Salvatore e gostaria de ajudar tirando algumas dúvidas . Hoje ele está com 79 anos e está bem de saúde.
Sobre esse protótipo, a Cibié desenvolveu os farois especialmente para esse carro. O chassi era tubular e soldado manualmente na Mecânica Amato, que existe até hoje e está localizada em Moema. Meu avô sempre estava pensando em desenvolver veículos mais potentes e com a melhor aerodinâmica possível. Ele fabricou 7 veículos no total, contando os Fórmulas. Mais o maior sucesso de Salvatore Amato foi na motovelocidade. Foi 7 vezes campeão Paulista, uma delas com a DUCATI 900SS, começando uma história da Ducati no Brasil. Ele nunca pode participar do campeonato brasileiro, porque nasceu na Itália, porém desde os 12 anos está no Brasil.
Salvatore Amato Neto, como vai? Eu vi de perto a construçao desse carro na oficina do seu avô. Foi muito emocionante rever esse carro depois de tantos anos. Voce é filho do Rafael ou do Nenê? Eu era neto do seu Ernesto Zanetti, que morava na Arapanés, 854 e vivia na oficina do seu avô A casa do meu avô foi vendida pro Tino.
Seu avô deve se lembrar dos Packards do meu pai e do meu avô.
Mande um abraço pra todos e peça pro Rafael te contar a historia de quando eles deram banho nos cachorros na caixa dagua. Só avó quase matou os dois de tanta surra. Um abraço, Rogerio Zanetti..
Bom dia, Salvatore.
Seu comentário já tem vários anos e não sei se ainda conseguiremos contato.
Sou sobrinho do falecido piloto Newton Pereira que dirigiu um veículo de construção de seu avô em competições na década de 70. Gostaria de saber mais sobre o Amato-Opala rebatizado por meu tio de NewCar.
Um abraço
me manda email que conversamos melhor!
[email protected]
Se o carro é de 1969…como pode se parecer com carros q
Olha MArio, era exatamente isso que eu ia dizer, parece a Mônica.
A Penske do Emerson chamou mais a minha atenção!
Olhando para lateral , até que é bem bonito, mas de frente parece a MONICA !!!
Para quem se dispõe a garimpar: o terceiro carro está com um conhecido corredor de moto e carros, o Chupeta.
É um Macon Fórmula Ford alargado para biposto. Está com carroceria de protótipo aberto.
Valeu Di Mauro.
Só não gostei dos faróis. No restante, o carro é lindo!
Se os farois fossem no lugar convencional, tornariam desnecessária s as lanternas (de Belcar/Vemaguet até 1961, depois são âmbar)
A lenda Salvattori Amato se encontra bem vivo, apesar da idade avançada, e ainda possui sua famosa oficina na Av. Macuco (Moema) berço de carros como o Amato Vê, porém como todo bom italiano sua especialidade eram as motocicletas ele era insuperável no preparo das Duccatis.
Juca,
Não sei.
Eu fui, em 2005, no museu da Ulbra. É simplesmente fantástico, são 3 andares, com carros de todos os tipos.
Lembro que tinha 4 Corvettes de 3 gerações diferentes, Ferrari Dino, DKW Conversível e outras preciosidades.
No geral, gostei, apesar dos faróis, ahn, diferentes. Lembra muito o Fúria, mas sem o bom gosto apresentado na frente deste último.
Realmente triste não? Apesar de não gostar da IRL a atitude da emissora foi lamentavel, me lembrou o site grande premio fazendo cobertura da motogp…triste.
Nesta ultima conseguiram a perola de colocar como “surpresa” a pole de daniel pedrosa (não, não foi surpresa nenhuma, nos testes coletivos em jerez ele ja havia sido o mais rapido, é considerado por muitos o novo rossi e a honda anda muito bem em circuitos mais travados….) alem de simplesmente ignorarem que, pela primeira vez na historia na formação do grid, a diferença entre o primeiro e o decimo colocado era de tres decimos de segundo…
será que ninguem gosta de motovelocidade no grandepremio?
pra mim isso é bem pior que a cobertura da band da IRL (que alias deveria voltar a se unir com a CART não acham?) acompanho o mundial de motos a 25 anos…gostaria de ter um pouco mais deste otimo site.
Será que não podia vir dar umas voltinhas num próximo Clássicos de Competição? Lindo…
o cara roubou esses refletores de algum campinho de futibol…
nao nao nao. ele comprou de uma empresa burro
Sim,. Caique, é verdade.
Será que era o mesmo depois utilizado pelo Newton Pereira, rebatizado Newcar( não o de motor VW, projetado pelo Giu Ferreira)?
Gozado… As linhas traseiras vieram da Ferrari 512S, versão curta. A frente lembra mesmo o Bianco. E os farois tambem vieram da 512, só que em proporções gigantescas (na Ferrari, eles funcionavam como auxiliares dos principais, que ficavam nos para-lamas).
O pára-brisa deste carro é espetacular. Os faróis lembram dois dentes (quando temos uns 8 ou 9 anos de idade).
Gostei do carrinho.
Flavio, estive esse mês no museu da Ulbra e estou separando algumas fotos pra te enviar.
Não sei porque esse museu não tem maior divulgação. Ele é simplesmente SENSACIONAL.
lanternas de vemag,farois do 608 ,mas a ideia do formato e de bastante bom gosto ,talvez tenha buscado inspiracao nas lolas conforme ja foi comentado
estive na ulbra ano passado e quem goste de automobilismo junto a uma organizacao primorosa nao pode perder a oportunidade de visitar
parece que estamos fora do brasil tal o esmero e o cuidado do museu
mas eu queria mesmo e ir na oficina onde dizem ter 2 saab em estagio final
jc
sete lagoas
A treseira é legal em contra.ponto a dianteira. Um perfeito exemplo de O médico e o Monstro, Dr. Jeckill and Mr. Hide.
O Mais legal é a lanterna de Belcar ou Vemaguet na Frente, pelo menos nisso ficou legal.
Joaquim,
O Amato fez 3 carros, o outro também era Spyder e este que está na ULBRA foi restauradopelo filho do Salvatore, segundo informações que recebi do próprio, pois o Salvatore a época que entrei em contato, não estava bem de saude e eu nem sei se ele ainda está vivo.
TOTALMENTE ERRADO… EU SOU FILHO DE SALVATORE AMATO. ELE CONSTRUIU 6 CARROS E VENDEU-OS PARA A EQUIPE JAPONESA KINKO. E PARA QUEM INTERESSAR AINDA HOJE SALVATORE AMATO ESTA OTIMO DE SAUDE, NO MES PASSADO COMPLETOU 80 ANOS. TEMOS UMA OFICINA AUTOMOTIVA ( A QUE OS PROTOTIPOS E AS MOTOS ERAM CONSTRUIDOS .CALIZADA EM: MOEMA: NA ESQUINA :ALAMEDA DOS ARAPANES COM AV MACUCO … A LENDARIA DUCATI DE SALVATORE AMATO ESTA NA OFICINA.
Nossa o Museu da Ulbra deve ter tanta coisa linda, e o cara tira uma foto dessa coisa horrível aí. Ah, o gosto de cada um.
Protótipo Amato, construido pelo ex-piloto de motocicletas Salvatore Amato, em 1969. Usava a receita da época, chassi tubular e mecãnica VW. O design era, no mínimo, exótico: tipo berlineta, com portas asa de gaivota. A destoar, esses imensos faróis na dianteira, horrorosos. Não me consta que tenha corrido. Dizem que uma dessas carrocerias serviu como base para o Meta-20 de Chico Landi, mas não estou convicto. Salvatore construiu mais tarde outro protótipo, desta vez o Amato Spyder sobre um chassi alargado de um Fórmula Ford inglês (Macon, eu creio) que foi equipado com motor GM 2500 cc, quatro cilindros. É só o que me lembro.
Parece que são faróis daqueles caminhõezinhos Mercedes.
O estilo do carro lembra o Bianco.
carro bonito. Refletores dianteiros, um horror!! A única informação possível é que Não foi a mesma pessoa que desenhou a carroceria e os faróis dianteiros.
Com um pouquinho mais de bom gosto esse carro ficaria parecido com a Lola t 70.
eu gostei da Penske (ao fundo)… deve ter sido do mestre Emmo…
Não sei nada sobre ele. Só achei interessante esse dois refletores (sic) na frente…
Foram desenvolvidos pela marca Cibie exatamente para esse prototipo. Por isso os farois são exclusivos!