Bolona vermelha
SÃO PAULO (que calor, dio mio) – A Bridgestone está testando em Sepang alternativas à ridícula bolinha branca usada para diferenciar pneus moles de duros em Melbourne. Tentativa 1: uma bolona vermelha. Tentativa 2: um dos sulcos do pneu pintado de branco.
Palpite deste que vos fala: a tinta do sulco vai desaparecer. A bolona vermelha pode ser que funcione. O mais fácil seria pintar as letras de “Bridgestone Potenza” de cores diferentes. Branco para um, vermelho para outro.
Link enorme com a foto de carro da Champ car com o perfil do pneu vermelho
http://bp0.blogger.com/_bw1dvFedyd8/Rfo0YST
DVgI/AAAAAAAAABE/HSe5AkN9frw/s1600-
h/CCWS.jpg
Felipe W16,
Se eles gastaram $1milhão para desenvolver a caneta eu não sei. O que eu sei é que essa caneta existe a venda lá nos EUA e a marca é Fisher. Ele escreve em qualquer superfície, e até em baixo dágua. No filme apolo 13 dá para ver no bolso dos astronautas.
Gilberto Hingel,
A faixa vermelha é na lateral (perfil) do pneu.
É incrível como tudo o que é relacionado à F1 nos últimos 15 anos sempre é muito pouco inteligente. As coisas mais fáceis e óbvias se tornam problemas complexos nas mãos da FIA.
A tinta dos sulcos pode até desaparecer. O importante é que se veja na largada ou nos finais dos pits, qual composto está sendo usado. Acredito que isso não seja um problema.
Se não me engano, na Cart o pneu tem uma faixa vermelha (ou as logos são em vermelho, sei lá).
Funciona. Mas, não sei se a Renault ia gostar de usar um pneu com tarja vermelha…
Achei!!!
http://www.agfilho.com/portugues.html
Vale a pena!
No mercado livre tem uns malucos vendendo algumas dessas raridades. Tem até uma March com 6 rodas (4 atrás e 2 na frente).
Basta procurar por “autorama” e babar…
Fabio,
O Copersucar teve as duas cores ,o cinza e depois o amarelo ,alias a Estrela nunca deveria ter mudado a cor pois o modelo era o FD02.
Como vc lembrou ,os carros eram mesmo marcantes , na primeira serie ,tinha também o Tyrrell todo azul acho que era o 003 , teve também o Ligier de 1979 que era lindo ,tem um site que mostra essas raridades, vou ver se acho.
Também concordo com a mudança de cores dos dzeres, mas para amarelo, como nos tempos da Goodyear. Vermelho também é bom. Já mandei um e-mail pra Bridgestone comentando algo do tipo. Claro que não adianta nada, mas é só uma idéia.
Deixe como está.
Divertido ver certo narrador adivinhar, inclusive, o que o piloto está pensando!
Bons tempos em que o autorama reproduzia os carros e as rivalidades de verdade…
Quem não se lembra da Ferrari do Villeneuve, com as asas em cinza.
Cinza também era a Coopersucar do Fittipaldi.
A Lotus, preta do Senna, amarela do Piquet.
E ainda tinha os impagáveis Fiat 147, que acendiam os faróis e tudo o mais. Esse era o meu autorama.
Quem tem mais de 30 anos deve lembrar dessas relíquias.
Hoje, talvez reflexo de uma F1 onde os carros estão cada vez mais parecidos na feiúra, o autorama traz carros genéricos, sequer associados às rivalidades dos pilotos, que também não existem mais.
Flávio, a tinta dos sulcos só sairia depois de algumas voltas. Tempo suficiente para sabermos que tipo de pneu o cara tá…
Você estava se referindo ao desgaste, certo ?
Fabio,
Nos anos 80 ,quando acabava a aderencia dos pneus do autorama ,minha turma colocava durex com a cola virado para o lado de fora.Incrivél como funcionava, mas durava poucas voltas.
E tempo bão!
Deveriam fazer cada composto de uma cor, igual aos pneus de autoramas antigos.
A aderência dos meus carrinhos melhorava que era uma beleza com os pneus laranjas.
Acho um absurdo essas regras artificiais na F1,tomara que os pintores da Bridgestone não encontrem a solução para esse dificílimo problema .
bola vermelha com letras brancas, vai dar uma faixa cor de rosa
he he
caceta, as vezes dá oque pensar como os japoneses da bridgestone que é uma baita empresa com toda sua tecnologia estão conseguindo transformar algo simples em algo tão complicado.
Parece aquele piada, não sei se verdadeira, que durante a corrida espacial os EUA gastaram 1 milhão de dólares para desenvolver uma caneta que escrevesse me gravidade zero, e os russos ao invés disso passaram a levar um lápis.
Talvez isso explique alguma coisa.
Meu voto vai para uma bola vermelha e de plástico a ser instalada, via elásticos, na ponta do nariz de todos que dão audiência à F1.
A bridgestone não precisa gastar milhões para pintar os pneus. a boa e velha lata de tinta e pincel ainda está em uso em diversos lugares. falta é vontade.
Vocês ainda não captaram a mensagem, ó companheiros blogueiros.
Os caras da Bridgestone estão de cabelo em pé com a possibilidade de quebra da empresa em função dos gastos absurdos com tintas para pintar algumas centenas de pneus. Na verdade me dá até pena e estou disposto a enviá-los uma caixa do kit de pintura que o meu sobrinho ganhou na semana passada. Já vem com pincel, tinta a base d´água (e daí…? é mais barato) e manual de instruções.
Quem quiser que faça o mesmo.
Abraços.
Os sulcos quase sempre terminam a corrida limpos. Acho que a listra não desapareceria não.
Esses pneus super sujos, com os sulcos acabados era coisa do tempo que os times pediam para o piloto “catar” toda sujeira de borracha, justamente para não ter nenhuma punição por causa dos sulcos.
Mas até o final da corrida seria visível sim.
A opção do Jef de pintar as rodas pode ser interessante, mas o problema é que em alguns carros, como a Ferrari por exemplo, as rodas nem aparecem mais (pelo mens nos pneus traseiros), já que foi colocada aquela *tampa aerodinâmica* na frente. Me parece que a Toyota e algumas outras equipes também tem algo parecido. Nas rodas dianteiras, no entanto, poderia ajudar. O problema quanto a isso talvez seja que aí as equipes vão precisar levar mais rodas do que atualmente levam. Aliás, eu nem sei se as próprias equipes QUEREM que a diferenciação entre pneu duro e macio seja muito visível, para poder esconder melhor as estratégias …
Pintar o logotipo ou qualquer outra coisa que venha de fábrica é inviável. Esta é a alegação da Bridgestone desde o princípio, pois o pneu que é o mais macio dos 2 compostos numa corrida pode passar a ser o mais duro na próxima. Isto porque existem 4 tipos de compostos, e a cada corrida se opta por apenas 2 deles. Por isso, a marca que diferencia os pneus macios e duros precisa ser pintada no próprio circuito (novamente: alegação da Bridgestone).
Pintando os sulcos os pilotos conseguirão facilmente perceber, de longe, com qual tipo de pneu os adversários estão
Este blig é louco! onde se lê t %!@$&@#, leia-se TIPICA
E o amarelo era uma cor t %!@$&@#da Goodyear, e era bonito! Mas é uma solução tão besta de simples, pintar as letras da Brigestone, e por isso ignorada! Não deve ser tão difícil assim, a Michellin utilizava três cores, amarelo azul e branco e tinha o Bibendum ainda!
Pintar a roda ao invés do pneu de cor diferente.
Flávio, concordo com sua ultima opção, a de pintar as letras de ‘Bridgestone Potenza’ de outra cor, que na minha opinião deveria ser amarelo, pra destacar bastante; lembro de ter lido em algum site que a fabricante dos pneus fornecedora para a categoria (como determina o manual de procedimentos da Globo) entendeu que a pintura em cores diferentes seria dificil pq poderia confrontar com a cor oficial dos carros (leia-se, contrastar com a cor dos patrocinadores…).