Bolona vermelha

SÃO PAULO (que calor, dio mio) – A Bridgestone está testando em Sepang alternativas à ridícula bolinha branca usada para diferenciar pneus moles de duros em Melbourne. Tentativa 1: uma bolona vermelha. Tentativa 2: um dos sulcos do pneu pintado de branco.

Palpite deste que vos fala: a tinta do sulco vai desaparecer. A bolona vermelha pode ser que funcione. O mais fácil seria pintar as letras de “Bridgestone Potenza” de cores diferentes. Branco para um, vermelho para outro.

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Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Link enorme com a foto de carro da Champ car com o perfil do pneu vermelho
http://bp0.blogger.com/_bw1dvFedyd8/Rfo0YST
DVgI/AAAAAAAAABE/HSe5AkN9frw/s1600-
h/CCWS.jpg

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Felipe W16,

Se eles gastaram $1milhão para desenvolver a caneta eu não sei. O que eu sei é que essa caneta existe a venda lá nos EUA e a marca é Fisher. Ele escreve em qualquer superfície, e até em baixo dágua. No filme apolo 13 dá para ver no bolso dos astronautas.

Gilberto Hingel,

A faixa vermelha é na lateral (perfil) do pneu.

Evandro
Evandro
17 anos atrás

É incrível como tudo o que é relacionado à F1 nos últimos 15 anos sempre é muito pouco inteligente. As coisas mais fáceis e óbvias se tornam problemas complexos nas mãos da FIA.

Tatú
Tatú
17 anos atrás

A tinta dos sulcos pode até desaparecer. O importante é que se veja na largada ou nos finais dos pits, qual composto está sendo usado. Acredito que isso não seja um problema.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Se não me engano, na Cart o pneu tem uma faixa vermelha (ou as logos são em vermelho, sei lá).

Funciona. Mas, não sei se a Renault ia gostar de usar um pneu com tarja vermelha…

Jonny'O
17 anos atrás
Fabio
Fabio
17 anos atrás

No mercado livre tem uns malucos vendendo algumas dessas raridades. Tem até uma March com 6 rodas (4 atrás e 2 na frente).

Basta procurar por “autorama” e babar…

Jonny'O
17 anos atrás

Fabio,
O Copersucar teve as duas cores ,o cinza e depois o amarelo ,alias a Estrela nunca deveria ter mudado a cor pois o modelo era o FD02.
Como vc lembrou ,os carros eram mesmo marcantes , na primeira serie ,tinha também o Tyrrell todo azul acho que era o 003 , teve também o Ligier de 1979 que era lindo ,tem um site que mostra essas raridades, vou ver se acho.

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Também concordo com a mudança de cores dos dzeres, mas para amarelo, como nos tempos da Goodyear. Vermelho também é bom. Já mandei um e-mail pra Bridgestone comentando algo do tipo. Claro que não adianta nada, mas é só uma idéia.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Deixe como está.
Divertido ver certo narrador adivinhar, inclusive, o que o piloto está pensando!

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Bons tempos em que o autorama reproduzia os carros e as rivalidades de verdade…

Quem não se lembra da Ferrari do Villeneuve, com as asas em cinza.

Cinza também era a Coopersucar do Fittipaldi.

A Lotus, preta do Senna, amarela do Piquet.

E ainda tinha os impagáveis Fiat 147, que acendiam os faróis e tudo o mais. Esse era o meu autorama.

Quem tem mais de 30 anos deve lembrar dessas relíquias.

Hoje, talvez reflexo de uma F1 onde os carros estão cada vez mais parecidos na feiúra, o autorama traz carros genéricos, sequer associados às rivalidades dos pilotos, que também não existem mais.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Flávio, a tinta dos sulcos só sairia depois de algumas voltas. Tempo suficiente para sabermos que tipo de pneu o cara tá…

Você estava se referindo ao desgaste, certo ?

Jonny'O
17 anos atrás

Fabio,
Nos anos 80 ,quando acabava a aderencia dos pneus do autorama ,minha turma colocava durex com a cola virado para o lado de fora.Incrivél como funcionava, mas durava poucas voltas.
E tempo bão!

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Deveriam fazer cada composto de uma cor, igual aos pneus de autoramas antigos.

A aderência dos meus carrinhos melhorava que era uma beleza com os pneus laranjas.

Jonny'O
17 anos atrás

Acho um absurdo essas regras artificiais na F1,tomara que os pintores da Bridgestone não encontrem a solução para esse dificílimo problema .

neandertal
neandertal
17 anos atrás

bola vermelha com letras brancas, vai dar uma faixa cor de rosa
he he

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

caceta, as vezes dá oque pensar como os japoneses da bridgestone que é uma baita empresa com toda sua tecnologia estão conseguindo transformar algo simples em algo tão complicado.
Parece aquele piada, não sei se verdadeira, que durante a corrida espacial os EUA gastaram 1 milhão de dólares para desenvolver uma caneta que escrevesse me gravidade zero, e os russos ao invés disso passaram a levar um lápis.
Talvez isso explique alguma coisa.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Meu voto vai para uma bola vermelha e de plástico a ser instalada, via elásticos, na ponta do nariz de todos que dão audiência à F1.

joão romeiro
joão romeiro
17 anos atrás

A bridgestone não precisa gastar milhões para pintar os pneus. a boa e velha lata de tinta e pincel ainda está em uso em diversos lugares. falta é vontade.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Vocês ainda não captaram a mensagem, ó companheiros blogueiros.
Os caras da Bridgestone estão de cabelo em pé com a possibilidade de quebra da empresa em função dos gastos absurdos com tintas para pintar algumas centenas de pneus. Na verdade me dá até pena e estou disposto a enviá-los uma caixa do kit de pintura que o meu sobrinho ganhou na semana passada. Já vem com pincel, tinta a base d´água (e daí…? é mais barato) e manual de instruções.
Quem quiser que faça o mesmo.
Abraços.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Os sulcos quase sempre terminam a corrida limpos. Acho que a listra não desapareceria não.
Esses pneus super sujos, com os sulcos acabados era coisa do tempo que os times pediam para o piloto “catar” toda sujeira de borracha, justamente para não ter nenhuma punição por causa dos sulcos.
Mas até o final da corrida seria visível sim.

Janus
Janus
17 anos atrás

A opção do Jef de pintar as rodas pode ser interessante, mas o problema é que em alguns carros, como a Ferrari por exemplo, as rodas nem aparecem mais (pelo mens nos pneus traseiros), já que foi colocada aquela *tampa aerodinâmica* na frente. Me parece que a Toyota e algumas outras equipes também tem algo parecido. Nas rodas dianteiras, no entanto, poderia ajudar. O problema quanto a isso talvez seja que aí as equipes vão precisar levar mais rodas do que atualmente levam. Aliás, eu nem sei se as próprias equipes QUEREM que a diferenciação entre pneu duro e macio seja muito visível, para poder esconder melhor as estratégias …

Janus
Janus
17 anos atrás

Pintar o logotipo ou qualquer outra coisa que venha de fábrica é inviável. Esta é a alegação da Bridgestone desde o princípio, pois o pneu que é o mais macio dos 2 compostos numa corrida pode passar a ser o mais duro na próxima. Isto porque existem 4 tipos de compostos, e a cada corrida se opta por apenas 2 deles. Por isso, a marca que diferencia os pneus macios e duros precisa ser pintada no próprio circuito (novamente: alegação da Bridgestone).

Eduardo Benvenuti
Eduardo Benvenuti
17 anos atrás

Pintando os sulcos os pilotos conseguirão facilmente perceber, de longe, com qual tipo de pneu os adversários estão

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
17 anos atrás

Este blig é louco! onde se lê t %!$&#, leia-se TIPICA

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
17 anos atrás

E o amarelo era uma cor t %!$&#da Goodyear, e era bonito! Mas é uma solução tão besta de simples, pintar as letras da Brigestone, e por isso ignorada! Não deve ser tão difícil assim, a Michellin utilizava três cores, amarelo azul e branco e tinha o Bibendum ainda!

Jef
Jef
17 anos atrás

Pintar a roda ao invés do pneu de cor diferente.

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Flávio, concordo com sua ultima opção, a de pintar as letras de ‘Bridgestone Potenza’ de outra cor, que na minha opinião deveria ser amarelo, pra destacar bastante; lembro de ter lido em algum site que a fabricante dos pneus fornecedora para a categoria (como determina o manual de procedimentos da Globo) entendeu que a pintura em cores diferentes seria dificil pq poderia confrontar com a cor oficial dos carros (leia-se, contrastar com a cor dos patrocinadores…).