Brasil com Z

SÃO PAULO (lindo e faceiro) – Nada a ver com carros ou corridas, mas vale a pena assistir a este clássico da Disney, “Aquarela do Brasil”, com Pato Donald e Zé Carioca. Excelente a qualidade da imagem, a música, nem se fala. Anos 50, 60? Desenho animado na mão, sem computação gráfica. Um dos grandes mistérios da minha existência, como esses caras faziam desenhos animados de tamanha qualidade?

Esqueçam o que eu penso da Disney. Sei apreciar um trabalho bem feito. Ah, a dica foi do blogueiro F. Castro.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teo
Teo
17 anos atrás

Que coisa maravilhosa, que trabalho bem feito, uma obra-prima da animação. Belo Post, Flávio, obrigado por reviver esse desenho que há muito não assistia.
A trilha sonora também não podia ser melhor, Ary Barroso, Zequinha de Abreu e Aloysio Oliveira.
Dá saudade demais esse Brasil tão bonito que não conheci mas que a gente cada vez mais faz questão de destruir, dia após dia, ano após ano. Até o Cassino da Urca ainda estava lá.
É por essas e (muitas) outras que sou seu fã.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

A diferença entre mim e caras como o que escreveu acima está exatamente aí: não me escondo. O que penso não só da Disney, mas de quase tudo, está em meus textos. Publicados. Na internet e em livros. E com minha assinatura. Mesmo assim eu trabalho numa empresa que tem participação da Disney e você deve ser um boçal qualquer, anônimo e esquecido. Por que será?

Fabio
Fabio
17 anos atrás

O Jason disse tudo e mais um pouco do que eu ia dizer. Sempre me surpreendo com a qualidade, quando vejo a Branca de Neve, de 37 e, sobretudo, Fantasia, de 40, além de ser o primeiro filme a usar som surround. É a melhor animação que já vi. O trecho da Noite no Monte Calvo, com música do Mussorgsky é insuperável. Nem sou muito simpático ao Disney, e toda a história reacionária que a gente conhece bem. Sempre me simpatizei mais com Warner e o Chuck Jones, outro gênio, mas não dá pra confundir as coisas.

Walt
Walt
17 anos atrás

Seria interessante você escrever o que pensa da Disney, já que trabalha e recebe salário de uma empresa pertencente a Walt Disney Company…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

O que é politicamente correto?
Cachaça e charuto dos desenhos antigos ou violencia e boiolagem dos atuais?

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Todos os clássicos, longas, da Disney são muuuito bons!!! Os mais antigos melhores ainda. Só não tenho muito saco para as partes musicais desses antigos, era regra que tivessem.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Daniel: se a memória não está falhando é um Mickey especial. Se encontrar, será em sebos especializados. Talvez na Abril eles tenham mas dúvido que forneçam. Já tentei para uma outra publicação mas disseram que não podiam fornecer. Fora isso, considero a Dama e o Vagabundo o melhor de todos. Já assiste trolhentas vezes. E, posições politicas à parte, O WD conseguiu reunir um bando de talentos, e soube aproveitar muito bem . Mas que era um tremendo FDP, disso não tenho dúvidas. E, não sou comunista que fique claro!!Dificil entender a cabeça do cara.

Beren
Beren
17 anos atrás

Gomes começou o ano falando bem da Nascar e agora da Disney, em breve teremos um discurso neo-liberal! :P

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

O último parágrafo dispensa o comentário que eu ia fazer sobre a relação Disney e Brasil durante a ditadura.

Apreciemos o bom trabalho, que é realmente espetacular.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Esses desenhos mais antigos, virgem de computação de qualquer tipo, são obras primas, mesmo! Lembro que “Rei Leão” foi o primeiro em que usaram, nas cenas das formigas no galho de árvore no início e no estouro da manada de gnus.
Nem sei quantas vezes assistí esse do Zé Carioca em Disneylândia, nas tardes de sábado…

Arthur
Arthur
17 anos atrás

Para mim que não gosta de Disney não é politicamente correto. É literalmente chato.

Japoneis
Japoneis
17 anos atrás

Realmente hoje seria impensavel um desenho com cachaça e charuto…
Coisas que na epoca, nao era apologia ao uso…

Alan Bandeira preta!
Alan Bandeira preta!
17 anos atrás

Estou lendo 2010, ( odisseia espacial)
E lah tem um capitulo onde o escritos fala sobre a Disney, e lah ele ralata q existiam estudos da época q O seu Walter, tinha gerado mais emocões em pessoas com seu parque no brejo produçõese do que as religiões!! (o livro eh bastante verossímil em em seu conteúdo tirando o que é indubtavelmente ficção! )
Isso quer dizer!! O cara é demais!!!
E tem mais q talento!!

totiy
totiy
17 anos atrás

não sou historiador,mas já li em algum lugar que na virada do século 19/20 alguem investiu muito em educação publica e como resultado disso nos anos 40/50 tivemos a melhor safra de brasileiros criadores educados e com nosso jeito caras como Ari Barroso,Villa Lobos,Oscar Niemayer,Lucio Costa tiveram sua formação academica em escola publica,coisa impensavel hoje em dia,o auge dessa turma foi nos começo dos anos 60,tinhamos conquistado respeito nas artes como musica,arquitetura,cinema e até no futebol, uma vez vi uma entrevista do Belini capitão da seleção de 58 em que ele contava que os europeus riam da juventude do pelé e das pernas tortas do garrincha elespensavam que nós eramos apenas indigenas,também o Tom Jobim sempre falava que esses brasileiros da primeira metade do século passado é que colocaram o BRASIL no mapa.não foi à toa que as duas ditaduras dedicaram-seem acabar com aqualidade de ensino das escolas publicas,as “forças ocultas” devem ter agido nesse sentido…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Gomes, a resposta ao seu dilema deve ser uma apenas: Talento.
Sensacionais, os desenhos são mesmos especiais.
Sem contar o que ele fez com os contos dos Irmãos Grimm.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Falando na Disney, me lembrei de ter lido, na minha infância, um gibi da Disney que tinha como tema central a Fórmula 1. Não lembro de muito coisa, mas o gibi inteiro era uma história só, em que a turma da Disney monta uma equipe e coloca um carro para correr. Se não me engano, o “dick vigarista” da estória era, claro, o bafo de onça.

Alguém sabe alguma coisa sobre esse gibi ou como encontrá-lo?

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Não esquecendo do Beto Carrero, também. Nessa joça de país, fazer o que ele fez tem de ser reconhecido. Sempre!

Abs.

Jason
Jason
17 anos atrás

Anos 50 e 60 nada…

O filme é de 1942!

Esse trecho que está no Youtube é do filme “Alô, Amigos!” (“Saludos, amigos!”), que foi parte da famosa política da boa vizinhança, dos tempos em que o Brasil entrou na guerra.

Nessa época, Walt Disney esteve duas vezes aqui no Rio, hospedou-se no Copa, visitou a Portela, enfim, fez o roteiro completo… Dessas viagens surgiu o Zé Carioca.

Além do “Alô, Amigos”, Disney fez outro desenhos animado pan-americano, o “Você já foi à Bahia?”, que no original era “The three caballeros”…

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Em matéria de gibi, a turma da Mônica é muuiiiito melhor! Mas em se tratando de qualidade de desenho, ninguém bate os americanos. Disney, Warner, Hanna-Barbera, ou o que seja, estão infinitamente à frente de Pokemons e outros lixos.

Aliás, um parêntese: os desenhos europeus também são bem legais. Vide aquele Doug.

Agora que a Disney (parques) é um show duvido que algum desavisado possa negar. Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot e MGM são belos parques e com um esmero de construção impressionante. Temos que dar o braço a torcer pro Walt Disney que transformou um local outrora pantanoso e infértil em um belo centro de diversão.

Abs.

Frank and Stein
Frank and Stein
17 anos atrás

Deixando de lado o que eu também penso da Disney e seus personagens principais, os desenhos animados de lá, especialmente os longas, são realmente muito bem feitos. Produções como Dumbo e A Dama e o Vagabundo são até hoje recordistas nas locadoras, e tenho certeza que os pais curtem tão ou mais que as crianças. Eu adoro.

Agora, aquele papo de Tio Patinhas rico e avarento, numa patópolis onde não existem pais nem filhos nem maridos, só tios, sobrinhos e namoradas é nojento e estúpido.

Prefiro a turma da Mônica, mais normais e próximos da realidade.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Alguem da blogaiada já leu o livro Tio Sam Chega ao Brasil ?
Bom tema para um post político-nacionalista.

edu
edu
17 anos atrás

interessante ver s desenhos antigos, sem a besteira do politicamente correto..
mais ainda: retratando um rio de janeiro em um epoca em q realmente era a cidade maravilhosa…