Domingão do Ayrtão

SÃO PAULO (parecia seco) – Já deve ter entrado aqui um milhão de vezes, mas esta primeira volta de Senna em Donington em 1993 é quase toda on-board, daí seu especial valor.

Enviada pelo Rafa V6.

Uma boa lembrança para um domingão. Foi, de fato, uma das melhores primeiras voltas de todos os tempos. Há quem diga que a de Alonso na Hungria, ano passado, teve também seu charme.

Como já disse uma vez, se tem alguma coisa de que me gabo de ter visto ao vivo foi essa volta aí. Aliás, tenho até uma fotinho da gelada Donington em 1993. Atrás de mim, à direita, chegando, Mario Andrada e Silva, na época repórter do “JB”, hoje sócio-proprietário da “Reuters”.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Will Alekhine
Will Alekhine
17 anos atrás

Uma das melhores atuações de Senna, se não for a maior.
Com direito a escapar de um “totozinho” do Schumacher na largada!

Mistral
Mistral
17 anos atrás

Monumental a primeira volta do Ayrton em Donnington Park, assim como monumental foi a corrida de um jovem Rubinho, que tanto prometia, mas que morreu junto com o Senna naquele acidente na Tamburello… Uma pena para os dois. Se nada disto tivesse acontecido, Senna teria faturado, pelo menos, mas uns dois títulos mundiais, e o Rubens, sem pressão, também alcançaria seu caneco, disto não tenho dúvidas.
Mas assim não foi a realidade. De todo modo, é bom divagar no doce terreno da ilusão…
Todavia, a corrida do Ayrton que não me sai da memória foi a de Mônaco em 1984. Ali sim ele provou – e nem o Schumacher, o maior de todos, vide as estatísticas, logrou fazê-lo – que conseguia ser grande piloto em carro pequeno. Inacreditável. E o Prost, como sempre com medo da chuva (coisa de francês, rs), e protegido pelos gauleses da direção de prova, pediu para interrompê-la e assim não sofrer a vergonha de ser derrotado por um novato de uma equipe pequena. Deu-se mal: perdeu o título para o inesquecível Lauda, mil vezes mais corajoso do que ele e um herói das pistas, por meio ponto. Pois é. Às vezes a realidade consegue ser doce.

Mistral
Mistral
17 anos atrás

Monumental a primeira volta do Ayrton em Donnington Park, assim como monumental foi a corrida de um jovem Rubinho, que tanto prometia, mas que morreu junto com o Senna naquele acidente na Tamburello… Uma pena para os dois. Se nada disto tivesse acontecido, Senna teria faturado, pelo menos, mas uns dois títulos mundiais, e o Rubens, sem pressão, também alcançaria seu caneco, disso não tenho dúvidas.
Mas assim não foi a realidade. De todo modo, é bom divagar no doce terreno da ilusão…
Todavia, a corrida do Ayrton que não me sai da memória foi Mônaco em 1984. Ali sim ele provou – e nem o Schumacher, o maior de todos, vide as estatísticas, conseguiu – que conseguia ser grande piloto em carro pequeno. Inacreditável. E o Prost, como sempre com medo da chuva (coisa de francês, rs), e protegido pelos gauleses da direção de prova, pediu para interrompê-la e assim não sofrer a vergonha de ser derrotado por um novado de uma equipe pequena. Se deu mal: perdeu o título para o inesquecível Lauda, mil vezes mais corajoso do que ele, e um herói das pistas, por meio ponto. Pois é. Às vezes a realidade consegue ser doce.

Altino
Altino
17 anos atrás

Tanto Senna quanto Barrichello foram brilhantes naquele GP, pena o Ayrton ter morrido no ano seguinte e uma parcela da mídia e dos brasileiros matarem o Rubinho diariamente.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Um dos momentos mais marcantes da história do automobilismo. Uma aula de automobilismo (e com alunos brilhantes).

Tenho a tese de que foram momentos assim que forjaram o mito Ayrton Senna.

Uma atuação como essa vale mais do um título de F1, porque fica gravada em nossas mentes, de modo indelével.

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Se a Mc Laren estivesse sobrando mesmo, como disseram, o Senna teria feito a Pole.
Parecia pista seca pro Senna, impressionante. Se no seco ele já era superior aos outros, no molhado era covardia..

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Tudo tão diferente… atrás de você, os boxes da Arrows, mais atrás, os da Tyrrell… tinha Senna…

Que saudade.

Leo
Leo
17 anos atrás

Po, nego ainda tem a cara de pau de querer dar mérito a Mclaren…

Disseste bem : Andretti saiu tentando passar a Sauber.

Acho que aquele GP de Monaco em 84 era a Toleman que estava um foguete…

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
17 anos atrás

O cara apavorava !! Não tinha para ninguém . Alemão , francês todos engoliam poeira .

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

uma das melhores???
Putz, tão querendo discutir o indiscutível!
Deixa pra lá!

Beren
Beren
17 anos atrás

“Caraca, a SEGA praticamente comprou o GP da europa neste ano…”

Na verdade, ela “comprou” mesmo. O próprio material de divulgação do GP o chamava de “Sega GP”.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Caraca, a SEGA praticamente comprou o GP da europa neste ano…

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Um GP para figurar entre os melhores de todos os tempos! Como disseram, não foi só a 1ª volta, mas no GP inteiro que vimos Show inigualável de Senna e Barrichello, que se não tivesse pane seca teria chegado em 3º ou até 2º. Saudade de um tempo que jamais voltará.

luciano
luciano
17 anos atrás

Quanto cabelo!

Ros
Ros
17 anos atrás

Dêem uma olhada nesse outro, com narração do Murray Walker:

http://www.youtube.com/watch?v=qZI4h1eOd50&mode=related&search=

Bom para ver que:
1)Não foi só a primeira volta;
2)O Murray Waker também fala abobrinha, como na hora em que diz que o “Mario Andretti is out…”
3)E que o futuro do Barrichello parecia bem mais promissor.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Parece ser de outra categoria.
É como se colocássemos um piloto da categoria Graduados A e seu kart, numa corrida da Senior B ou na Novatos. Foi impressionante. O Rubinho também detonou nesta prova. Não me canso de ver.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Uma das tomadas de câmera do vídeo da “Globo” mostra o Andretti passando, ou melhor, tentando passar uma Sauber. Isso quer dizer o seguinte: considerando que o Senna passou o alemão, a Sauber em comento, os “fulanos”, o Hill e o Prost, isso quer dizer que o Andretti vinha bem também, até se “enganchar” com a Sauber (“Karl Wendlingeur”). Em resumo, a Mclaren tava bem preparada para aquela primeira volta, o que não tira o brilho de Senna, mas explica um pouco da “sobra” daquele carro. Naquela corrida, apenas para que não se esqueçam, em sua primeira temporada, quem brilhou mesmo foi o Barrichello.

RAFA V8
RAFA V8
17 anos atrás

o flavião…. é RAFA V8… V6 é muito fraco….daqui a pouco tá me chamando de aspirado…

Ernesto Brock
Ernesto Brock
17 anos atrás

Só tenho uma coisa a dizer…
é por causa deste cara e do meu pai que sou completamente louco por F1 até hoje…

Obrigado Ayrton Senna por todas as manhas de domingo que tive torcendo por vc na minha infancia…

ney
ney
17 anos atrás

O alemão foi o primeiro a tomar, e depois, sumiu.

Beren
Beren
17 anos atrás

O GP mais legal do mundo, com patrocínio da Sega e troféu do Sonic :D