F-1 DKW
SÃO PAULO (só faltava ser #96…) – Fernando Amaral, o repórter, encontrou na Wikipédia em alemão este monoposto DKW correndo em 1932. Claro que a foto é atual, restaurado. Na época, isso aí era um F-1. Dois tempos.
Alguém sabe mais?
SÃO PAULO (só faltava ser #96…) – Fernando Amaral, o repórter, encontrou na Wikipédia em alemão este monoposto DKW correndo em 1932. Claro que a foto é atual, restaurado. Na época, isso aí era um F-1. Dois tempos.
Alguém sabe mais?
Com certeza é mais rápido que o #96.
ps: Saudações “Mogimirianas”
A parte da “malha” sobre o escapamento é exatamente isso que alguém já disse: Para o piloto não encostar diretamente no escapamento quente. Apesar da malha ainda permitir uma queimadura, é muito menos quente que o escapamento. Praticamente todos os carros de GP da época, com motores dianteiros, tinham essa conformação.
Vejam, por exemplo, várias réplicas do Ford Cobra que rodam por aqui com essas telas. cheguem lá com um paninho molhado e façam a experiência.
Quanto ao Caíque, o primeiro modelo da Auto Union a usar rodagem dupla foi o C Typ 1936 Hillclimber (não me lembro o nome em alemão). Parece que foi idéia do Hans Stuck – que correu aqui, na Gávea, em 1937, 2º – que era especialista (campeão?) de subida de montanha.
As rodas parecem-me uma cópia das usadas pelos Bugatti 35.
Quanto à tela sobre o escape, pode-se ver acessório igual sobre o escape de motos scrambler dos anos 50 a 70, e servia para o vivente não por a mão diretamente sobre o quente cano de escape e se queimar (um pouco) menos.
grande!
me sinto honrado de ter parte no trimilésimo post deste
adorável blog.
acho q o desenho do escape deve ser semelhante ao original, imagino q os alemães (e não só eles) sejam muito meticulosos em restauros.
mas eu gostaria de saber melhor qual a função dessa ‘malha’ em volta do tubo de escape, muito comum nos carros de GP até os anos 50 (na verdade outro tubo por cima do principal, com buracos, creio para dissipar calor).
alguém tem idéia?
Sucrilhos,
Nesta época, era muito grande a dificuldade dos fabricantes em estruturar os pneus. Com a velocidade, as lonas descolavam da borracha.
Esta forma tubular era a mais confiável.
Os primeiros pneus quadrados aparecem com as malhas ou cordoneis de rayon.
Mesmo assim, ficavam bicudos nas retas…
Caique,
Em 1924, o seu Ettore já sapecava 4 rodas na traseira das T35, em algumas provas de estrada !
Um detalhe interessante é que, além disto, para acertar o repporto al ponte, dispunha de aros 16″, 17″, 18″ e 19″.
Abraços.
Legal é a posição deste escape. Imagino que alguns pilotos devam ter se queimado aí ao sair do carro.
Sucrilhos, os pneus finos eram pra isso mesmo, ou seja, não eram pras curvas, eram pras retas.
Com os motores, digamos, fracos, quanto menos curva a turma fizesse, melhor.
Menos curva assim, entra o mais tarde possível pra tentar fazer a curva no menor traçado alcançado. Meio como Kart, dava-se uma deslizada, giro do motor bem alto, pra sair com potência e ir embora!!
Quando os motores começaram a ser mais fortes que o conjunto do carro, precisaram dar estabilidade pra ele não “cantar” já na mudança de marcha, de tão potente, daí os pneus traseiros foram sendo trabalhados para dar estabilidade!
Mais ou menos?
ninguem se arrisca a fazer uma replica!?
Será que o escape é igual ao original?
Parece que tá meio trabalhado.
O mais legal é vê-lo restaurado… e pela foto, andando…
Romeu,
OBRIGADO, perfeito!
Sucrilhos,
a AUTO UNION (da qual a DKW era uma das ARGOLAS, logo também fabricante de carros de GP, eram assim que os chamavam e não F1) foi a primeira a colocar dois pneus com rodas (que nem caminhão) na traseira. Acho que foi o Type 16. Talvez alguém diga o carro certo, mas os caras da DKW já estavam na frente desde aquela época.
Concordo com o Caique.
DKW é sempre DKW.
E para falar a verdade, nos anos 30 todos os carros de corrida eram desse mesmo “naipe”.
Não gostam dessa traseira “boat tail?
Muitos carros da época a utilizavam, inclusive a lendaria Bugatti.
Bonito ou feio?
Todos horrorosamente lindos…
Alguém me explica, tecnicamente, pq demorou tanto tempo para os carros começarem a ter pneus mais largos? Será que não era óbvio que isso daria um ganho de desempenho nas curvas, ou foi um problema de construção mesmo?
Parabéns meu amigo kamarada, 3000 abraços para o Sr.
Quanto ao carro da foto aí, me desculpe, não quero magoá-lo nesta data tão 3000 vezes importante…
Na época devia ser lindo.
Coitado do braço do piloto com o escapamento alí do lado. Devia levar cada queimada.
Gosto não se discute. Um DKW F1 ?
Pra mim o mais bonito, jamais construído!!!!
Parece um carro de papelão pintado de branco…Convenhamos Flávio: é feio de doer…Parabéns pelos 3.000 posts…como tem assunto hein?…