Freguesia

SÃO PAULO (mas andava direitinho) – Como todos sabem, a Willys era freguesa de caderneta da Vemag. Tanto que hoje, na Superclassic, nenhum Gordini ou Berlineta tem coragem de encarar o #96…

Mas gosto de lembrar nossos fregueses, eram bons adversários. Como Carol Figueiredo, nesta foto enviada pelo Luis Fernando Kemp, de Curitiba. Segundo ele, foi a prova de inauguração das arquibancadas da reta oposta de Jacarepaguá, em 1966.

Carol ganhou. Não devia ter nenhum DKW participando.

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Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Serve, Vitão, serve!

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Luis Fernando:

Acabei de mandar novamente.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Luis fernando
Luis fernando
17 anos atrás

Ricardo, acabei de conferir meu e-mail e nao chegou nada… pode mandar novamente, por favor.
abraços

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Obrigado Ricardo

vitão
vitão
17 anos atrás

pro Bianchini :
piloto de 1,45 m? serve um certo jornalista? tudo bem, ele só tem 1,30 , mas a gente bota um salto carrapeta nele .

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Luis Fernando:

Já mandei a cópia da reportagem.

Ricardo Cunha

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Ricardo, meu e-mail é [email protected].
Obrigado pela ajuda.
Abraços

Cláudio Orestes do N
Cláudio Orestes do N
17 anos atrás

Com o devido respeito… Quando não ganhava, incomodava o tempo todo.e sempre ficava no ar o inconfundíve perfume(óleo 2T).
Matuza Caiçara

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Luis Fernando :

Eu posso scanear e mandar para você, mande o seu e-mail.

Ricardo Cunha

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Ricardo, vc nao teria essa reportagem da Autoesporte escaneada para me mandar, teria???

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Adriana, essa foto saiu também no site da Stock Car em 2004, em uma reportagem (muito boa por sinal)sobre jacarepaguá, feita pelo assessor da categoria da época, Milton Alves.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

O que os Alpines ganharam depois que na DACON chegou?

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Eu entendo o motivo de não ter Gordini na Super Classic: com os regulamentos de hoje em dia, o carro obrigatoriamente tem de entrar na pista com um santantônio no padrão do Anexo J da FIA (aliás, ô anexo difícil de encontrar!). Agora, imaginem a seguinte imagem: você faz o santantônio dentro do carro, e aí tenta descobrir um meio do piloto passar pela minúscula porta do Gordini, com macacão, capacete, e se bobear HANS. Mas nem se o piloto tiver 1,45m!!!!!!!

Thiago
Thiago
17 anos atrás

pode ter acontecido o que for, mas não tem carro mais bonito que a Berlineta.

repito o mantra: Ainda terei um desses!!!!!

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Adriana:

Essa foto foi publicada na Auto Esporte Nr. 22, de Agosto de 1966, na página 58.

Abraços,

Ricardo Cunha

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Mark I e Mark II.Mark I são 2 Alpines o 21 e 22. Mark II é o Bino, 47.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

LS:
Piti de piloto em véspera de corrida.
Vai entender…

LS
LS
17 anos atrás

Porque essa afirmação…”V.Sa. está suspenso.”, para o matuza master Joaquim Lopes?

Ney Prates
Ney Prates
17 anos atrás

Desculpem, o nome correto é Marck I e II.

Ney Prates
Ney Prates
17 anos atrás

O Flávio tá de gozação, é claro, mas é bom colocar alguns pontinhos:
– Como ele já respondeu, houve uma sacanagem, com a homologação das berlinetas como turismo.
– Na disputa direta 1093/Gordine contra Belcar, geralmente os decas andavam na frente.
– Em provas de rua era covardia, e mesmo em autódromos, em provas curtas, geralmente os Vemag tinham bom desempenho.
– As berlinetas se sairam bem melhor (lógico) que os Belcar, mas com os Malzone, não davam pr’a saída.
– A Willys então importou o Alpine A-110, com motor 1100cc. Logo, logo, os Malzone estavam dando couro neles, e aí, os caras buscaram o motor 1300cc, e remodelaram o Alpine, criando assim o Mack I. O negócio complicou, mas os Malzone ainda andavam junto, ou davam couro. Fizeram então o Mack II, ou Bino, mas aí já era apelação demais.
– Notem que não só a Willys apelou, a Simca trouxe logo um GT de 2000cc (Abarth), e os independentes endinheirados atacaram de motores Porsche, Alfas P3, BMW Alpina, e por aí vai.
– Enquanto a Vemag, com seu produto fabricado aqui, e seu piloto-mor sempre sublime, cotucava sempre os grandões, como no Rio, nos 500Km, ou na rodovia do Café, e outras…
É por isso que devemos muito respeito a essa indústria de capital brasileiro, que infelizmente, não conseguiu sobreviver ao poderio do vil metal.
Tô contigo nessa, Flávio.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Contra fatos não há argumentos, FG.
As Berlinetas, bem no início, corriam na classe até 850 cc, enquanto os DKW na Classe de 851 a 1000 cc.
Isso até a entrada os motores 904 e 998 cc, quando as berlinetas foram “inexplicavelmente” homologadas no Brasil como carros de turismo quando eram flagrantemente carros de Gran Turismo, passando então a concorrer diretamente com os DKW, com inegáveis vantagens. Nisso V. Sa. tem toda razão.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Já vi essa foto em algum lugar. O Carol pilotava muito…veio do kart, onde teve muitas vitorias. O Nonô puxou o pai, com certeza.

Curioso
Curioso
17 anos atrás

Alguem viu a Kombi que pegou fogo hoje na Marginal?

Gomes
Gomes
17 anos atrás

V.Sa. está suspenso. Mas antes é bom lembrar que a Willys só conseguiu derrotar a Vemag quando forçou a barra (e deve ter pago algum) para colocar esses ridículos carrinhos de plástico na mesma categoria dos Belcar.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sonhar não custa nada, FG…
De 1963 a 1966 (quando a Vemag pediu arrego, saindo das pistas) os DKW foram fregueses de carteirinha da Willys, excetuando talvez algumas provas de Piracicaba ou Araraquara. A coisa melhorou um pouco para a Vemag em 65, com a entrada dos Malzoni em cena, mas por muito pouco tempo. Resta lembrar que os decantados (sem trocadilhos, é claro) DKW só venceram uma prova longa, os 1000 Km de Interlagos, com um carro particular, o de Roberto Dal Pont, pois a fábrica não levou fé na corrida, não participando oficialmente. Pior pra ela.
O cartel da Willys fala por si só: 59 vitórias, incluindo 1093, Berlinetas e Alpines.
Tem mais, muito mais, mas como dizia Nina Chaves (quem não sabe quem é, por favor pesquisem…): depois eu conto.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

He, he, he, fregueses não é ?
Deixa o Bird e o Peroba lerem isso prá você ver.
Cuidado com o que te oferecerem para beber na próxima reunião na pizzaria….

Zampa
Zampa
17 anos atrás

Putz, como o Carol era (mais) feio. Eu já tinha esquecido…

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Essa foto mostra a primeira vitória de Carol Figueiredo, conquistada em 10 de julho de 1966, na inauguração do Autódromo do Rio de Janeiro. Pilotando a Alpine A-110 da Equipe Willys, ele completou as 60 voltas da prova em 1h:10m:23s;4/10.

Resultado da corrida:

1- Carol Figueiredo – Alpine A-110
2- José Carlos Pace – Karmann Ghia Porsche
3- Piero Gancia – Alfa Romeo Giulia TI
4- Francisco Lameirão – Willys Interlagos
5- Emerson Fittipaldi – Willys Interlagos
6- Luiz Fernando Terra Smith – Willys Interlagos
7- Emilio Zambello – Alfa Romeo Giulia TI
8- Aníbal Fusetti – GT-Malzoni
9- Luiz Felipe Gama Cruz – Volkswagen
10- Fernando Pereira – Renault Gordini

Luiz Pereira Bueno, com a outra Alpine A-110, abandonou na volta número 22, com um cubo de roda quebrado, quando liderava a corrida.

Ricardo Cunha