Interlagos: 4 meses fechado
SÃO PAULO (agora vai) – Aviso aos moicanos que correm em Interlagos, já que quem devia avisar não avisou.
Interlagos fecha para reformas no dia 18 de junho, a segunda-feira posterior à segunda etapa paulistana da Stock Car. E, depois, só reabre em 21 de outubro, para o GP do Brasil de F-1.
A Prefeitura já tem uma verba de 80 milhões de reais para uma obra que será realizada em cinco fases pelo menos esse é o plano. A primeira, que vai custar 30 milhões de reais, é a troca de todo o piso do autódromo.
Não será um simples recapeamento. Vão quebrar todo o asfalto, arrancar a base, fazer uma nova que se contraponha às oscilações do solo de Interlagos (motivo maior das ondulações de que a F-1 tanto se queixa) e asfaltar de novo.
As outras fases prevêem a construção de arquibancadas fixas na reta oposta (acho que o antigo Retão vai para o vinagre, mesmo), um museu, um centro de exposições e uma arena multiuso (odeio essa expressão, qualquer porcaria coberta com arquibancadas hoje é “arena multiuso”).
Esse fechamento do autódromo afeta diretamente, claro, o Campeonato Paulista, que tinha (tem) três etapas marcadas para o período. Não sei o que será delas.
Nós, da Superclassic, já estamos nos mexendo para exibir nossos músculos em outras glebas. Aguardem novidades.
Flávio ,
A prefeitura vai executar a obra em 4 meses…? NUNCA vi ela cumprir um prazo . Corremos o risco de São Paulo perder a corrida de f-1 este ano.
Quem vai nos devolver o valor que pagamos para correr 10 etapas e agora passam a ser 7 ????
Se não devolverem é ROUBO e numca mais ponho o pé nesta _____ !!!
Alfredo Gehre
Estamos abertos a convites, Max. Conhece alguém do autódromo?
FG, traga uma etapa para Campo Grande-MS da Super Classic!!!
PQP – agora que até já comprei as passagens e me programei para estar em SP em Agosto. Aproveitaria para ver se esse DKW 96 acelera mesmo. E agora!?
Boa a pergunta da Mayara:
Para que mais arquibancadas? A maior parte do ano ficam às mosca!!!
Mantovanelli
O traçado antigo já foi descartado para a F1, no entanto isto não impede que seja usado (muito bem usado) para outras categorias e treinos. É bem aquilo que já foi dito aqui: a F1 utiliza o autódromo por três dias durante o ano e o resto das outras categorias e pilotos que se danem, a pista tem que seguir o padrão da F1 todos o resto do ano! Isto é um absurdo! (quando falo em padrão, falo no traçado, porque todas as outras benfeitorias vão embora junto com o circo)
1) Rio de Janeiro, RJ
Acabaram com o kartódromo que havia no terreno do autódromo carioca para fazer o oval Indy. Mutilaram o circuito normal para fazer as instalações do PAN 2007.
2) São Paulo, SP
Mutilaram a pista para fazer o novo circuito, mutilação esta que seria desnecessária, afinal os dois circuitos poderiam conviver. E agora fazem mais obras e, ao que parece, não haverá mais esperanças para termos de volta o circuito antigo.
Conclusão: em breve vai ter muito carro de corrida sendo vendido bem barato …..
FG, o q vc acha de privatizar o Autódromo de Interlagos? Deixa nas mãos do Bernie Ecclestone q ele dá um jeito!!!
Jovino, menos… “S ridículo” porque você nunca teve a honra de percorrê-lo…
NAO MEXAM NO MEU “S”!!!!
EU DISSE “S” NAO “ASS”.
Pessoal e Gomes achei um site muito interresante na internet para acabar com a CPMF Gomes tem como vc colocar o link em um post ?
http://www.xocpmf.com.br/index.php
Obrigado
Restaurar o traçado antigo – ou parte dele – não significa destruir o atual e acabar com a F-1. Nada impede que sejam mantidos dois ou mais traçados. A FIA pode exigir a alteração no traçado onde a F-1 corre. No outro traçado ela não dá palpites. Já cansei de ver autódromos onde se percebe que variações no traçado podem ser feitas. (Monza, Silverstone, Indianapolis…). Nada disso é desculpa. Acredito que o problema mesmo seja a falta de dinheiro.
Gomes, fora a questão das arquibancadas, o que acha da reforma? Me parece que será muito bem-vinda…
Uma coisa que ninguém lembrou, e que seria bem-vinda uma explicação por parte do sr. Roberto: e o Estatuto do Torcedor? Realmente vão colocar cadeiras numeradas nas arquibancadas, câmeras de segurança e outros itens de infra-estrutura que o regulemento exige? As obras contemplarão isso também? Vão cobrir o Setor A e G, por exemplo?
Meu caro Gomes, vc tem notícias do Aloysio?
Abraço!!!
Não sou de SP e fui na corrida de F1 em 2004. Achei a infra-estrutura do autódromo extremamente precária para os torcedores. A arquibancada de concreto atual é uma piada de mau gosto. Deveriam cortar todas as árvores (barracas de churrasquinho !) e contruir algo decente e definitivo, com banheiros decentes…
Estive pensando… Creio que as melhorias no autódromo são necessárias, portanto, devem ser feitas, apesar da interrupção das atividades (pois o asfalto será substituido). Sabemos que a Fórmula 1 é um negócio, há um bom tempo. Interlagos faz parte deste business, portanto, descaracterizá-lo dos padrões poderia por em risco a prova, já bastante frágil. Também é certo que qualquer alteração no autódromo passaria pelo rigoroso crivo da FIA, por sediar provas internacionais.
Seria mais proveitoso para o automobilismo nacional ter a Fórmula 1, ou reviver o antigo Interlagos? Não sei.
Quem aprovou o orçamento para a obra? Quem foi consultado sobre as reformas? Pilotos? Dirigentes? Cartolas?Duvido, mas duvido mesmo que vai custar somente 80 milhões. Multiplique isto por pelo menos 05 vezes pois sempre tem tanta gente pra levar algum…
Abre o olho, macacada…
Começa assim.
Quero ver a mobilização do pessoal de São Paulo… Já que disseram tanto que no Rio só tem vagabundo, que não lutam pelos seus direitos…
E veio um prefeiteco e crau ! Com um PAN como desculpa, o país todo a favor e os automobilistas discutindo a necessidade, e tal. Mas foi CRAU! mesmo…
Agora vão quebrar Interlagos. Ou seja, até Outubro nem Rio nem SP vão ter automobilismo….
Não acham meio fedida essa historia não ???
Abre o olho macacada…. ão tem dirigente bonzinho…
CBA… Presidente Geleia enchendo a pança no Porcão direto. Duvido que o gordo saiba ao menos dirigir…
Federações falidas com uns pe rapados disputando migalhas, doidos pra se corromper sem achar quem corrompa….
Enquanto isso a maquina de lavar Stock levando uma fortuna de caixa 2 de laboratorios (vê lá se precisariam estar investindo publicidade em Automobilismo, isso é prá lavar caixa 2, cacilda!!!)
ô país deplorável… Ô povinho vaca…. ô corrupção nogenta….
Cadê meus 10% ??????????
FG,
Bem que a Superclassic podia fazer uma prova aqui em Brasília. Comecem a fazer uma vaquinha aí…
Por que vcs estão tão preocupados com a “morte do retão” se o autódromo antigo já foi pro vinagre faz quase 20 anos?! ninguém nunca observou que a curva do sargento não existe mais?! que no meio da ferradura tem uma “esquina” ? que parte da curva do sol virou estacionamento? Não? então observem:
http://www.gmap-pedometer.com/?r=789121
É triste mas é fato: quem viu corrida lá (como eu vi) viu, quem não viu, dançou…
De que adianta ter o traçado antigo sem poder ver corridas de F1 nele??
O mundo evoluiu, a F1 evoluiu, e o traçado antigo, apesar de ser maravilhoso é totalmente inviável para a F1 de hoje. Eu prefiro ter a corrida de F1 na minha cidade todos os anos do que ter que ficar me lembrando de 30 anos atrás.
O traçado novo é muito bom, o S do Senna é o melhor ponto de ultrapassagem de todas as pistas da F1 e foi o lugar em que Schumacher fez sua última e bela ultrapassagem da sua carreira. Queiram ou não queiram o S do Senna está na história da categoria, pra sempre.
ah, e colocar a culpa no Senna pela extinção do traçado antigo só pode ser piada…
Sugiro juntarmos nossas dúvidas, sugestões e pretensões e encaminharmos, via e-mail, ao Senhor Roberto Henrique de Seixas Corrêa que se colocou a disposição.
O que acham?
Vixi!!! Então ferrou tudo! Se o autódromo vai ficar pronto só dia 21/10, os treinos da F1 deverão acontecer em Viracopos… hehehe
Abs.
Roberto do céu!!!!! Diga-nos, há uma chance de vermos o traçado antigo, ou ele existirá somente em nossas memórias? Penso ser um pouco difícil, mas acredito que você também sinta saudades do velho Interlagos…
Roberto
Onde será construido essa arquibancada??
Ok, não havia percebido a dimensão da discussão. Mas vamos lá.
As obras são mais do que urgentes. Digamos a verdade, a F-1 só não sai do Brasil por falta de concorrência na América Latina, um mercado interessante. Se a Argentina tivesse um autódromo um pouco melhor do que Interlagos, pode ter certeza de que os hermanos sediariam uma etapa do mundial no nosso lugar.
Por outro lado, a recuperação do traçado antigo é um desafio, realmente. Não cheguei a conhece-lo, nem vi corridas ao vivo nele. Porém, o Brasil é um país que não sabe guardar sua história. E pelo que os senhores dizem, era um traçado espetacular, que desperta a curiosidade de gerações mais novas.
Contudo, não querendo desanimá-los, nem tampouco sendo pessimista, acho pouco provável que nossos digníssimos politiqueiros, que só enxergam votos, apoiarão causa tão nobre. Por que digo isso? Porque moro no Rio. Conhecem nossa história, né?
Caro Flavio
Com relação a sua noticia Interlagos 4 meses fechado, tenho a comentar que a direção do autódromo, ja havia informado a confederação , a federação e todos os organizadores de eventos sobre esta paralisação.
Que nesta fase inicial serão executadas 2 obras, o recapeamento e a drenagem da pista, alem da construção de 4 módulos de arquibancadas cobertas, com capacidade de aproximadamente 8.500 pessoas.
Nestas arquibancadas serão tambem montadas as cabines de transmissão e na parte traseira das mesmas serão construidas salas de apoio. Os demais módulos serão construidos possivelmente a partir do próximo ano.
Detalhe importante o recapeamento não foi orçado neste valor de 30 milhões, mas sim em 5,8 milhões.
Outro ponto importante é que neste projeto permace a elaboração da nova pista de arrancada.
A direção do Autódromo esta a disposição de todos para quaisquer outros esclarecimentos
atenciosamente
Roberto Henrique de Seixas Corrêa
Gestor do Autódromo
O problema, mestre Cerega, é que político detesta soluções simples… a não ser que alguém consiga mostrar que eles vão levar alguma coisa nisso… mas mesmo as coisas aparentemente mais difíceis sempre têm soluções, como a sugerida…
E Petrus, boa a idéia, logo teremos a Caravana 96… imagina o slogan, “Caravana 96: breve em sua cidade”…
Já estava demorando esta reforma geral, principalmente no asfalto!
O velho e gigantesco Nurburgring esta lá até hoje.
Leandro, Mil Milhas???
“ISSO NÃO LHE PERTENCE MAIS”!
O Sr. Hermann se apoderou das Mil Milhas, deu com os burros n água e já vendeu a marca para um investidor belga, que vai utilizar a ex- nossa Mil MIlhas Brasileiras para promover provas itinerantes pelo Exterior.
Eu falei aqui mesmo, que não deveriam mexer nas Mil Milhas, poderiam criar outra competição se queriam uma atualização, uma modernidade.
Mas muita gente foi contra, com aquele discurso de que tudo evolui, tudo se moderniza e blá, blá, blá, blá.
Na ocasião eu disse, já perdemos o ótimo traçado do nosso autódromo, e vamos perder a tradição das Mil Milhas tambem.
Taí… a prova idealizada pelo “Barão” Fittipaldi e por Elói Gogliano (deve estar se revirando no túmulo) já era.
E com essas novas “obras mirabolantes e miraculosas” estamos começando a perder o nosso Templo Sagrado tambem.
Sei que é difícil resolver mas….
Se nós nos mexemos uma vez e fizemos o primeiro farnel mesmo com todos aqueles problemas do PCC, porque não nos mexermos novamente. Sei lá. Faixas no autódromo, coloca-se umas fotos do protesto no grande prêmio, no Blig (se o pessoal da Kia Motors viu o blig…). Podemos tentar alguma coisa. É melhor saber que tentamos e não deu certo do que se perguntar se por acaso daria. Mesmo “manco” hehe encaro qualquer parada.
Concordo com o Flavio Chinini. Para receber de volta a F-1, o autódromo de Interlagos tinha de ser modificado por exigência da FIA . A participação do Senna foi um convite da Prefeitura que visava fazer uma homenagem à ele e uma média com o povo.
É um sonho de uma noite de verão, mas tem jeito sim…
Com muita grana e um mínimo de bom-senso, mais alguma vontade política e esforço é possível reavivar o circuito antigo, e fazer o projeto que a Prefeitura deseja.
Já que vão refazer o asfalto e investir, porque não entrar pra história como a administração que refez o melhor circuito do mundo?
Abaixo reproduzo parte do texto de 11/06/2006, do nosso primeiro farnel e do encontro com Chico Lameirão:
Meio da tarde de Sexta-Feira, durante a nossa reunião no Autódromo já tinhamos conversado sobre o triste destino do traçado original de Interlagos.
Todos falamos disso. O Joaquim, o Brandão, o Marcello Borg, o José Cupertino, Gestor do Autódromo. “Impossível recuperar”, foi a conclusão.
Fomos lá pra fora da Administração, olhar o que restou da Curva do Sol, tentando ver um milagre – parece ser impossível, sim…
Caro demais, difícil demais, longo demais.
Triste demais, penso comigo…
Nunca concordo. Fico no Google Earth, imaginando alternativas.
Entro no Blog. Dizem que vamos ter um novo autódromo, no interior de São Paulo. Digo logo que deve reproduzir o traçado antigo…
Quanta ilusão…Pareço obcecado. Sou mesmo. Desde criancinha, quando vim aqui pela primeira vez.
Falo com o FG – Impossível, diz ele. E a saída do Box?
Soube que até já houve algum movimento, talvez o Ingo com outros pilotos… Muitos pensam como eu, mas se eles não conseguiram…
Na manhã de sábado encontro o Marcelo Foresti, blogueiro que à 20 anos não vinha pra pista, olhando para o que restou do circuito. Consternado, comentou “Fizeram a maior M _ _ _ A com a pista, safadeza, sujeira, burrice, etc, etc. Ficou bravo. Está revoltado. Ele tem razão, todos sabemos…
No fim da manhã, converso com o Marcello Borg no meio da muvuca no Hospitaly Center. É foto, é amigo, é gente, é comida, é ronco de motor, é criança, é festa.
Aquela vista privilegiada, até mesmo da escada externa, atrai muita gente dos boxes. É o melhor lugar para se estar. O melhor lugar para ver.
Na ponta da escada um homem magro, de cabelos tão brancos como os meus. Acompanhado por um outro, camisa jeans. Conversam, apontam para a Curva da Ferradura. Pelo gestual, falam sobre o traçado.
– É o Francisco Lameirão, alguem diz. Ao lado é o Bob Sharp…
Mais dois ídolos da minha juventude, ali, ao vivo e em cores… O sonho que começou e ainda continua…Não pode ser verdade, eles estão aqui pertinho…Que dia feliz.
Eu e o Marcello Borg chegamos perto, respeitosamente. Pegamos a conversa no meio, algo como “recua a retinha 150 metros…”.
Nos apresentamos. Entramos na conversa. A rodinha aumenta. Conosco agora o Daniel Granja, blogueiro que antecipou em um dia seu retorno dos EUA, só para estar ali conosco. Ao lado, o Alexander e o Wladimir.
Generosamente, Sua Majestade Chico Lameirão retoma sua explanação, agora para todos:
“- É muito simples e barato resolver isso. Temos que manter as características do circuito, preservar não só sua memória, mas principalmente as curvas variadas e técnicas em que nasceu uma geração vencedora de pilotos…”
“-Ao mesmo tempo, manter o circuito da F1. O traçado recuperado seria para outras provas, pois não contempla as exigencias de segurança atuais.
“- O Brasil nunca mais terá um Campeão do Mundo”, disse ele. “Esse traçado era tão bom, preparava a todos tão bem que qualquer um que fosse para a Europa, nas primeiras voltas de qualquer pista, se lembrava “Essa é igual ao Sargento”, “Essa outra é como o Sol, porém mais curta”, e assim ia acabando com a concorrencia”.
“- Quando o Emerson foi em 1969 para a Inglaterra, ele dizia que “todos os circuitos eram muito fáceis e curtos, era chegar e mandar o pé…” Dizia tambem que “aprendia a manha de todos os circuitos muito rápido, e ninguem entendia porque isso acontecia…”
– Continuou: “Nada no mundo se compara ao que ainda está aqui: Um circuito anti-horário, diferente de tudo. As duas curvas mais desafiadoras do mundo, a 1 e a 2. Logo depois uma reta de quase 900 metros com a curva 3 em descida, mais de 90 graus. Ferradura e suas duas tomadas diferentes, direita curta com esquerda rápida num crescendo.
– Depois a Subida do Lago em velocidade, na sequencia a reta oposta e a Curva do Sol, com mais de 180 graus e duas tomadas numa curva só. Na sequencia uma retinha em descida, só pra encher de vez o motor e a Curva do Sargento, um grampo aberto, rápido e inclinado para acesso à Curva da Laranja.
– Daí para a frente, tudo está igual, exceto a Curva da Junção, que precisa voltar ao traçado original porque não desafia nada, minha avó contorna sem esforço….”
De maneira ponderada, como só os verdadeiros conhecedores podem expor, deu a sua receita para salvar e preservar o circuito, e para voltarmos a sonhar com pilotos campeões…
Fala Francisco Lameirão:
“Primeiro:
– Encurta a retinha que liga a saída da Curva 3 à Ferradura em 150 metros. Refaz o desenho exato do asfalto, e a topografia do terreno original. Desta forma, o circuito atual (Laranjinha na contra-mão) permanece exatamente como está, sem prejudicar a F1.”
“Segundo:
– O mesmo procedimento se faz com a Curva do Sol. Depois da Subida do Lago, na reta oposta (atual reta ao lado do muro do Berguer) se faz uma nova entrada a 150, talvez 200 metros antes da saída dos boxes atual. Enche de terra o lado de dentro da curva atual – que atualmente é apenas metade da original – e o desenho da nova curva é construído, encontrando-se com a retinha para a Curva do Sargento, agora para trás do atual S do Senna. Desta forma a saída do Box fica exatamente como está, para uso do circuito atual. E a nova Curva do Sol fica mais para dentro, preservando sua essencia e desafio.”
“Terceiro:
– Curva do Sargento… fala Chico Lameirão: “Arrancaram o barranco para construir duas quadras inúteis… A Curva do Sargento é irrecuperável, construir um barranco de novo não vale a pena… Para essa curva tenho duas alternativas.
A primeira é aproveitar o corte do terreno que foi feito, e retificar em descida. Desenha-se o alfalto exatamente como era, fazendo a curva novamente e se encontrando com o que restou da entrada da Curva do laranja original, que agora seria em subida… Dessa opção não gosto muito…
A Segunda seria, logo depois da nova Curva do Sol, uma reta bem curta e, antes do barranco e das tais quadras, fazer o mesmo desenho da Curva do Sargento original, porem começando antes…”
Continua Lameirão:
“Quarto:
– Tem que voltar o traçado – o da F1 permanece – da Curva da Junção original, depois do mergulho. Como está hoje, o piloto mata o carro, para recomeçar a acelerar. É um absurdo, e o asfalto original está todo lá, portanto é muito fácil…”
“Quinto
– A saída dos boxes pode ser uma variante da atual, ou então uma saída direto na Curva 1. Os demais detalhes, como áreas de escape, zebras, visão do público tem que ser trabalhados, mas a alma da coisa seria isso.”
Todos ao seu redor ficaram em silencio… Não sei, mas acho que fiquei de boca aberta. Tonto sei bem que estava.
Devo ter gasto, desde que mexeram no circuito, centenas de horas pensando em alternativas, soluções… Só mesmo um gênio como Francisco Lameirão, do alto de sua sabedoria e experiencia para ver o óbvio…
Eu só via, mas não enxergava… Não precisa ser “exatamente o mesmo alfalto”, tem que ser “exatamente a mesma complexidade e desenho…” Como nunca pensei nisso?
Porque? Talvez pelo amor que muitos tem por aquele solo sagrado… Que, muito emocionado, percebi não ser sagrado apenas para mim…
Antes de entrar com eles para nosso espaço, todos nós ouvimos, daquele Homem de cabelos brancos ao vento, com a voz embargada de emoção:
“-Já falei para o meu filho, que quando morrer quero as minhas cinzas jogadas na na Curva da Ferradura…É o lugar que eu quero estar”
Engoli o choro e fui rápido pro banheiro, chorar escondido pela segunda vez em poucas horas. Bird Clemente e Chico Lameirão no mesmo dia é demais pra mim.
Esse momento de sonho, num dia de sonhos adicionou mais um aos tantos que tenho: Apoiar de todas as formas essa idéia simples, relativamente barata e factível… É tão simples que chega a ser brilhante. Coisa de quem ama de fato.
Coisa de Piloto de Verdade. Coisa de Gênio.”
Pergunto a todos:
Quem por aí tem meios de fazer chegar essa visão, esse conceito ao Prefeito de São Paulo?
Quem por aí conhece alguem realmente poderoso e bem intencionado em Brasília, a fim de apoiar essa idéia?
Já não vai gastar? Então porque não gastar direito, e alcançar a glória para todo o sempre como o “Mentor Intelectual” do renascimento do automobilismo brasileiro?
Atenção, Torcida #96 preparem a carreata atrás do DKW e da Super Classic, o que acham de alugarmos um Onibus e seguirmos atrás dos caras, depois montamos umas barracas ao longo da pista( se tiver lugar) fazemos churrasco o dia todo e depois invadimos a pista com a vitoria do Flavio Gomes, olha, que beleza ,não?!!!
CBD não, CBA.
Novamente estão escrevendo que o Senna foi o responsável pelo atual traçado de Interlagos, o que é uma inverdade. Ele foi solicitado para uma sugestão apenas. Qualquer que fosse a mexida afetaria o antigo traçado, mas já que havia o interesse de trazer a Fórmula 1 para São Paulo, era necessário adequar o autódromo aos padrões. Nunca vi ninguém questionar o presidente da CBD, ou da Federação Paulista sobre este fato. Somente julgam o Senna e a Erundina.
Infelizmente, o antigo traçado pagou a conta.
Com todas estas reformas, acho que um novo autódromo, ou melhor, dois ou três, poderiam ser construídos.
Estou muito entusiasmado com a possibilidade de termos SuperClassic aqui em Curitiba!
Espero mesmo que seja verdade!
Se acontecer, garanto uma boa dose de salgadinhos, e uns bolinhos para o farnel!!!
Todo ano é a mesma lenga-lenga de sempre. Depois que essa praga de F.1 pousou no Brasil, o nosso automobilismo nunca mais foi o mesmo e por onde ela passa estraga tudo. Parece até uma maldição – ontem foi Jacarepaguá, hoje é Interlagos e amanhã será Brasília…
Pera aí, e as Mil Milhas????Qual é a data das Mil Milhas????
O pior é que vai ter muita, mas muita gente mesmo ganhando horrores com essa “reforminha”… essa classe política é uma merca! Impressionante!!!! Criam obras estapafúrdias para dar dinheiro para os amigos (e pequenos mimos aos seus próprios bolsos) e acabar com a alegria do povo, sempre criando mais problemas do que soluções…
Automobilismo Nacional… Rest In Peace…
boa pergunta…
pra que arena se Interlagos não tem acesso??
pra sediar os Jogos de verão??
Pelo visto vamos ter que mandar um email de congratulações ao excelentíssimo Ministro dos Esportes com o seguite texto:
“parabéns sua besta, você conseguiu acabar com o esporte a motor no Brasil” .
ASSIM NÂO DÁ!.
O que houve com os campeonatos regionais? E as categorias-escola? E o kart? O que a CBA tem a dizer a respeito? Será que estão pensando que passada essa onda de Pan e com o possível sucesso do Felipe Massa na F1 haja um novo surto de adoração ao automobilismo? Eu não contaria com isso, essas coisas só acontecem uma vez na vida e olhe lá.
O traçado histórico de Interlagos está sendo morto assim como foi o de Jacarepaguá, assim como estão sucateando o autódromo de Brasília, Goiânia, e até mesmo o recém construído autódromo de Santa Cruz do Sul corre risco de ser fechado por conta de problemas administrativos. É difícil viver num país que usa sua história como papel higiênico.
O traçado original foi morto pelo Senna e Erundina e o Kassab vai enterrar de vez.
Eu só conheço o original pelo Youtube. Infelizmente.
80 milhões de reais!!
Como diz o Aloysio, ´só tem piranhagem!
Outra pergunta é: Qual será a utilidade da arena multiuso num lugar que não tem nem acesso por metrô ou trem, e a Ponte da Avenida Interlagos é um inferno para atravessar por causa do trânsito?
P… (madeira) no C… (orifício anal) da Arena Multiuso!!
Há lugares infinitamente melhores para ter show em SP. Gaste o dinheiro da arena multiuso para divulgar que tem Dengue em São Paulo para a população tomar cuidado!
quale kid reta automobilismo e freada e curva mane…
e isso ai …paulistas os cariocas estao invadindo suas praia…de fuliqem…
SALVEM O RETÃO PELAMORDEDEUS!!!!
vai rolar um adulterio….