Legal, bem legal
SÃO PAULO (ele merece) – José Carlos Pace terá sua vida e obra lembradas e preservadas pela Dana e pelos Fittipaldi. Reproduzo release que recebi:
Na última semana, muitos brasileiros lembraram com saudade das três décadas do desaparecimento de uma das maiores lendas do nosso automobilismo. José Carlos Pace, o Moco, foi ídolo de toda uma geração.
Amigos desde a juventude, Carlos Pace e os irmãos Fittipaldi terão novamente as histórias cruzadas ao longo de 2007. Após realizar – em parceria com a indústria de autopeças Dana – o resgate histórico da equipe brasileira de Fórmula 1, o Acervo Histórico Fittipaldi e a Família Pace lançam uma grande homenagem ao piloto.
Intitulado “Pace – Nosso Campeão não será Esquecido”, o projeto envolverá, entre outras ações:
– restauro do March-Williams 711-3 (integrante do Acervo Fittipaldi) em parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra,
– criação de uma exposição itinerante,
– lançamento do site www.josecarlospace.com.br,
– recuperação do monumento de Pace em Interlagos,
– eventos de apresentação do carro restaurado,
– lançamento de um DVD sobre o projeto,
– disseminação do conteúdo gerado para museus e entidades ligadas ao automobilismo.
A entrevista coletiva de lançamento do projeto será realizada em São Paulo na próxima quinta-feira (29/03). Terá início às 17 horas na Sala de Imprensa do Salão de Acessórios 2007, no Expo Center Norte. Estão confirmadas as presenças de Emerson Fittipaldi, Celso Pace, Lian Duarte, Luiz Carlos Lima e Claudio Larangeira.
Claro que informarei tudo aqui. Palmas para os Fittipaldi e para essa incrível Dana, a única empresa no Brasil preocupada com a preservação da memória da indústria e do automobilismo nacionais.
PS: Claro, o Peralta lembrou muito bem. A Mahle Metal Leve também tem essa preocupação com a história e merece todos nossos aplausos. Se tem alguma outra, não conheço. Dana e Mahle Metal Leve: parabéns às duas.
O autodramo só tem o nome de José Carlos Pace por causa do 1 lancamento do livro Jose Carlos Pace um campeao sem tituo escrito por uiz Carlos Lima coma ajuda do sobrinho de Pace.
Que tambem fez o busto de Jose Caros Pace doado pela Kodak,que hoje nesta no autodramo com a autorizacao da entao prefeita Luiza Erondina,ideaizador do projeto Celso Pace que tem muto + a contar,porenquanto é só abracos attenciosos a todos.
Estarei esperando este projeto sobre o pace !
Curto demais a f1 ,em breve gostaria de adquerir este dvd !
Parabéns a todos pelo projeto .
Duas observações:
1) A Dana, hoje foi comprada pela Mahle Metal Leve. Tínhamos duas empreas apoiando, hoje uma.
2) Assino embaixo o recado do Marcelo Ribeiro: FG, cadê o livro do FD-01?
Olá
Quando se fala que a memória brasileira é curta, efetivamente está se falando . uma verdade. Mahle e Dana. Dane e Mahle. A Dana restaurou o FD-01, etc etc etc. A Mahle editou livro e não sei mais o quê. Olha, nada contra essas duas, muito ao contrário!!!! Mas vocês só lembram dessas duas? Eu lembro da ULBRA bem mais do que foi citada aqui. E lembro da Óbvio! , que é onde encontro tantas e tantas histórias sobre o nosso automobilismo, com farto material fotogrpáfico. Isso não a coloca em pé de igualdade, não? E com certeza existem outras empresas que fazem o mesmo, por pura abnegação de seus dirigentes, pois divulgação, mesmo, os meios divulgantes não se interessam. Ah, desculpem… memória é algo que se degusta com os sentidos, não com a imaginação.
Um abraço.
Jonny ‘O, espero que usem o bico prancha de surf.
Caro FG, voce poderia aproveitar a ocasiao para cobrar que o livro do Lemyr sobre o Copersucar seja vendido ao publico. Afinal, de que adianta fazer um livro que ninguem pode ler?
Novamente a DANA está de parabéns. No ano passado mandei um e-mail pra lá solicitando material de divulgação. Mandaram dvd, adesivo, folders, fiquei surpreso até.
Aproventando para completas, estava cobrindo o evento. O salão tinha todas aquelas maravilhas (rs) mas fui lá mais para entrevistar o emerson para a rádio.
Para minha surpresa, quem fora convidado? Alex Dias Ribeiro. Pensei comigo: uau!
Ele fez uma benção na abertura do evento e logo os marketeiros foram para o estande da VW, para a coletiva dos germânicos.
Para a miha surpresa, boa parte dos profissionias que estavam presentes sequer tinham idéia de quem foi Ribeiro, ignorando-o e deixando de escanteio. Fui entrevistá-lo. Gente finíssima!
Já estava chateado com isso (ah, tinha um jornalista gordão que tinha a personalidade do Luis Boça provocando o Fiti para alguma sonora falando mau do Rubinho, mas paciência) e no fim do evento fui para a última coletiva do dia, do Moco.
Chegando lá, numa salinha aconchegante, tomamos um chá de cadeira esperando a globo entrevistar o Emerson. Paciêncai, já estou acostumado com isso…ao mesmo tempo que começou a apresentação, tivemos que concorrer com um carro no stand do lado tocando aquela mnaravilha do Crazy Frog!!!! E dentro da sala, eu, os profissionais envolvidos e homenageados e mais 2 câmeras e uns 2 fotógrados, gravando o Emerson. E só!
Aí percebi o quanto que a imprensa tem papel fundamental no esquecimento do povo brasileiro. Infelizmente!
Aproveito para agadecer a luta de vocês e de outros (poucos) realmente profissionais, para preservar o pouco da história automobilística brasileira, que é rica em informações e paupérrima em memória
Como diria Eric Cartman em suas poéticas elucidações sobre algo “very cool” : “VAGINAAAALLLL”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como fico feliz com demonstrações de resgate de nosso patrimônio histórico.E,em se tratando de automobilismo nacional,vamos ser realistas: ninguém contribuiu mais por seu engrandecimento que nossos queridos FITTIPALDI.Valeu,Emmo,tenho orgulho demais de você!
Bela iniciativa.
Parabéns para a Dana e para a Mahle.
Parabéns para os Fittipaldi que, junto com o Moco, SÃO a história.
Mayrara voce esta errada,as industrias sonegam todos os impostos e tem lucros enormes e devem retornar em forma de patrocinio para o bem de todos. mas acho quwe os governos devem ajudam tambem.
Com certeza essa é uma excelente notícia.
Esses dias mesmo estava conversando com minha mãe e ela contou que viu Pace andando em Interlagos, lembrou bem dele…. e olha que ela não é muito ligada a automobilismo..
Fico feliz em ver a Dana e seus parceiros, que estão fazendo pelo automobilismo brasileiro o que nunca ninguém se preocupou em fazer.
clap clap clap clap…
nada a dizer, só aplaudir.
Putz, só tem mesmo que agradecer à Dana e à Mahle Metal Leve por esse grande trabalho… é graças a eles que nós, mais jovens, poderemos conhecer um pouco mais de perto as máquinas que fizeram grandes nomes do nosso automobilismo, eternizadas nos relatos dos grandes matuzas… e o Moco merece a homenagem… bacana!
Legal a iniciativa, o Moco merece…
Mas não nos esqueçamos – não vi uma única palavra sobre ele – de seu grande amigo, ótimo piloto e, infelizmente, companheiro no acidente que os vitimou: Marivaldo Fernandes.
Pelo que me lembro, o Piper Sertanejo era do Marivaldo, pilotado pelo Pace, que havia acabado de comprar um igual, e aproveitava a oportunidade para treinar a pilotagem do aparelho. Mas o tempo, péssimo na ocasião, não ajudou…
Não falei mal do piloto Emerson, mas sim do descaso com tudo o que os Fittipaldi construiram, em matéria de carros de corrida. Deixaram tudo ir para a sucata e, agora querem aparecer às custas de verdadeiros abnegados que estão salvando o que restou do nosso automobilismo.
FG,
Como um autêntico esquerdista,
vc deveria cobrar do governo a restauração do nosso patrimônio automobiliístico, não da iniciativa privada.
Escrevo isso apenas porque não combina muito essa cobrança com os seus pontos de vista em outros posts quando o assunto é , digamos assim, mais político.
abs
Esse resgate e incentivo da memória do nosso automobilismo com certeza vai ficar ainda melhor, pois a MAHLE recentemente comprou a DANA.
*bolso
concordo plenamente, sem o Emerson, não teríamos a F1 no Brasil como é hj, sem dúvida nehuma; mas concordo plenamente qdo se fala de qto eles colocaram do bolsa, pq lá só entra, não sai nada !!!! hehehehe.
Meu Deus!
É responsável!
SÉRGIO HINGEL ,
Queira me desculpar ,mas vou discordar de seu ponto de vista.
Sem os Fittipald ,não teriamos com certeza nenhum F1 para restaurar, e muito possivelmente o Moco nunca teria saido do Brasil, acho que o Emerson ,claro, não é perfeito, mas com certeza é o maior responssavel por termos hoje um historico tão rico na F1 , Cart e Indianapolis.
Mais uma vez os Fttipaldi vão pegar carona no projeto dos outros.
Parabéns à DANA e à MAHLE METAL LEVE .
Obs.: Quanto os Fittipaldi investiram,do próprio bolso,no projeto de restauro do FD 01e neste do March?
Nao sei se vc ja viu… mas é uma otima isso -> http://www.hweitzmann.net/f1/page_03.htm
Ainda bem que ainda temos pessoas que sabem que um grande futuro se faz baseado em passado conhecido.
Parabens aos envolvidos nesses projetos.
Viva. Ainda existe uma luz no fim do buraco brasileiro.
O 711 que o Pace usou tinha originalmente a prancha – coffee table – mas depois pararam de usar.
Esse March deve ser o mesmo que estava lá num galpão da empresa do pai do piloto Beto Giorgi. O Panda deve saber detalhes desse carro, pois eu lembro que ele tinha feito uma matéria a respeito disso, que saiu no encarte da F1 Racing (publicado pela Auto Esporte na época). Eu acho que esse modelo vai ser restaurado sem a prancha mesmo. Me parece que o Frank Williams não o utilizava. Aliás, como esse carro veio parar aqui??? Iria dar uma ótima matéria para o Indiana Gomes.
Foi ato falho, Paulo, já acrescentei a Mahle Metal Leve, claro.
Só queria registrar que está sendo elaborado um livro completo e merecido sobre o Pace, patrocinado pela MAHLE e com lançamento antes do final do ano. Gostaria de discordar taxativamente da afirmação de que a Dana é a única empresa no Brasil preocupada com o resgate da memória do automobilismo nacional. É desconhecer os bastidores. A MAHLE Metal Leve é pioneira em projetos culturais e já viabilizou a restauração de vários carros de grande valor histórico. Aqui falo pessoalmente, porque acho injusto o não reconhecimento de tudo que vem sendo feito a partir de 1999.
Que ótima notícia! Quem sabe não aparece uma Brabham restaurada. Não sei elas ainda existem pelo mundo, mas seria muito bom ver uma restaurada.
E tomara que esta exposição passe por BH.
Dana a única?
E a Mahle, Metal Leve? Que junto com o Paulo Trevisan têm feito tanto pela memória do automobilismo brasileiro.
Parabéns à Dana, é claro. Maravilha tivessem outras empresas.
Já tô curioso para saber qual bico do March vai ser usado !
Muito bom mesmo! E merecidíssimo. Mais uma parte da história do automobilismo nacional que o pessoal que, como eu, não presenciou, poderá curtir.
Parabéns aos Fittipaldi, à Dana e a todos os envolvidos.
Parabéns a Dana e a todos envolvidos no projeto,
inclusive ao FG por divulgar
o assunto.