Moco, 1976


Em Long Beach, nos EUA, numa temporada difícil, com os motores Alfa Romeo…


…mas segundo Jonny’O, o carro não era para ser vermelho…

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Meus caros,

Só alguns esclarecimentos.

O carro de 1976 era uma cadeira elétrica, uma porcaria mesmo, tanto que nada fez de decente naquele ano.
O BT45 de 1977, por sua vez, era bem melhor. Logo na primeira corrida do ano, na Argentina, poderia ter vencido, mas o Pace, por falta de preparo físico adequado, sofreu horrivelmente com o calor e perdeu a vitória no final, para o Jody Schketer, que estreava o Wolf WR1.
No corrida seguinte, Brasil, se a memória não me engana, o Pace largou em segundo, mas envolveu-se em uma batida logo no início, que lhe tirou as chances de um bom resultado. Na seqüência, deu um porrão na curva 4, que devido ao asfalto que se esfarelava (sempre o asfalto…) virou um cemitério de carros.
Depois que o Pace morreu, o John Watson fez boas corridas, mas não chegou a vencer, porque o carro era veloz, mas não resistente.
O BT 45 ainda chegou a correr as primeiras corridas do campeonato de 1978 e na Argentina foi novamente o 2ª colocado, com o Niki Lauda.
O BT 46, por sua vez, na concepção original não tinha radiadores, mas sim placas trocadoras de calor, que obviamente não funcionaram. Nesta concepção original, as placas ficavam nas laterais, dando um aspecto metálico e estranho (porém, bonito) ao carro. Uma vez que as placas não funcionaram, tiveram que alterar o bico, que incorporou os radiadores, também instalados nas laterais, o que prejudicou o projeto aerodinámico. Mesmo assim o carro era bom.
Na Suécia o carro venceu com o Lauda, já com o exaustor, mas foi proibido nas corridas seguintes, por se tratar de um recurso aerodinâmico móvel. Deu um baita suadouro na Lotus 79 MK4, que não conseguiu acompanhar o ritmo e quebrou.
Na seqüência do campeonato ainda conseguiu alguns pódios com o Lauda e ainda venceu de dobradinha o GP da Itália, após a desclassificação do Andretti e do Villeneuve.
O carro de 1979, por seu turno, já utilizava o V12 e tinha o efeito asa. Depois de um início de campeonato vexatório, melhorou muito em velocidade, mas nunca chegava ao final das corridas. Por isso, o Piquet só conseguiu pontuar já nas últimas corridas do campeonato, com um 4º lugar na Holanda.
Na Itália o Piquet estava bem como sempre, mas levou uma porrada do Regazzoni, que dividiu o carro no meio.
Depois de tantas quebras, ainda no campeonato de 1979, a Brabham decidiu voltar ao Cosworth V8 e o resultado foi que na primeira corrida do carro, no Canadá, o Piquet largou em 4º e na seguinte, Estados Unidos, em 2º. O mesmo carro, na temporada de 1980, foi vice-campeão.
Deste breve histórico, conclui-se que a Brabham era excelente com motor Ford, ficou uma porcaria com o motor Alfa e voltou a ser excelente quando retornou ao Ford.
A vida não é feita de “se”, mas quem sabe o que poderia ter acontecido se a Brabham não tivesse embarcado na canoa furada da Alfa Romeo?

Tatú
Tatú
17 anos atrás

Na boa. não sei qual dos dois Brabham é o mais bonito. Bem que naquele ano, o Reutemann poderia ter corrido com o branco, e o Pace com o vermelho, ou vice-versa.

amaral
amaral
17 anos atrás

ô caíque
só agora vi sua mensagem;
é verdade, o lauda venceu com o alfa boxer, e tem um detalhe:
o carro foi considerado ilegal a partir da corrida seguinte, a vitória na suécia ficou valendo, não houve a desclassificação.

ah, e tem a vitória em monza herdada pela penalização aos 2 primeiros, villeneuve e andretti – lauda tinha cruzado a linha em terceiro, acho q ainda era alfa o motor.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Valeu Felipe W16,

Di bianco per rosso.

Obrigado.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Milton,

essa troca de cores pode até ter tido esses dois motivos por causa da alfa e por causa do martini pois juntou a fome com a vontade de comer ! hehehe

Valeu Veloz pelo menos, uma charada vc deixou pra mim ! hehe

abs a todos !

walter
walter
17 anos atrás

Nesse site http://www.4mula1.ro/compare/driver dá para comparar o desempenho de Moco e Reutemann, no geral e também enquanto companheiros de equipe; me surpreendi por ver o resultado, tendo o Reutemann mais vitórias e poles e o Moco, mais voltas mais rápidas.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Pessoal,

Coloquei no You Tube um videozinho bem curto do Brabham do Pace que está (ou pelo menos estava em 2005 quando estive lá) no museu da Alfa Romeo que fica na fábrica em Arese, periferia de Milão.

http://www.youtube.com/watch?v=YtBqP36lNnI

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Eu podia jurar que a cor vermelha era por causa da Alfa-Romeo. Essa de Martini bianco é novidade para mim.

walter
walter
17 anos atrás

Essa Brabham nunca correu com o branco: só no lançamento e pré temporada.
Vermelha, ficou mais linda e melhorou, em 1877, quando a tomada de ar veio para a lateral do cockpit.
Os marketeiros desse tempo eram mais inteligentes dos que os de hoje: os carros tinham números (mesmo assim, o Galvão Bueno errava), os capacetes tinham cores definidas, os pilotos tinham a bandeira de seu país;
E a gente torcia pelo Moco.
Genial essa semana Jose Carlos Pace!!!

Ituano Voador
Ituano Voador
17 anos atrás

Caíque, sem contar na Itália/78, em que o Lauda venceu depois da desclassificação do Andretti e do Villeneuve.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Amaral,

Venceu sim: Suécia 78, BT-46, Alfa 12 Boxer, com Lauda. A FIA desclassificou o Lauda por utilizar o Ventilador. Esse foi um dos maiores roubos da F1, na realidade, o maior. Nenhuma vitória foi tirada de maneira mais sonsa, pois carro -asa podia, mas com Ventilador não. Sa.ca.na.gem!

amaral
amaral
17 anos atrás

Esse carro só era branco no lançamento e primeiros testes – na temporada mesmo acho q sempre foi vermelho.

Reutemann detestou o carro logo nesses testes, nunca teve disposição para ajudar a desenvolvê-lo e conseguiu antipatia dentro da equipe por isso. Com Pace foi o oposto.
Realmente foi uma besteira trocar o motor cosworth pelo alfa romeo, havia inúmeros problemas, até erros de especificação q impediam a montagem dos motores no chassi.
Em 76, antes do GP Brasil, o carro do Pace ficou uns dias na oficina Jolly q havia na av. Consolação; estava com o motor descoberto e era
belo o 12 cilindros boxer, pena q não deu conta do recado, tanto q Piquet só venceu já com oCosworth de volta.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Eu sempre achei que a mudança foi exigência da Alfa, que tradicionalmente corre de vermelho…

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Que carro lindo…naquela equipe todos eram lindos…carros e pilotos.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
17 anos atrás

Valeu Frank!

Jacob
Jacob
17 anos atrás

Em 75 corria o BT44B, motor Cosworth V8. Só o bico é parecido, essa BT45 é bem maior.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Parece o mesmo modelo, 75,76,77

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Que carango lindo!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sim senhor Filipe, mostraste o páu e mataste a cobra.
É exatamente isso.
O rótulo das garrafas são nestas cores que você falou.
Êita cabra bom, sô….

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Jonny´O,

eu desconfio, como falei no blog do rodrigo, que as cores foram trocadas para promover o Martini Rosso ao invés do Bianco já que se fabricavam os dois e o Marketing talvez tenha optado por promover o primeiro.

Se alguem souber se o motivo é este mesmo, que conte ora pois ! hehehe

Chico Gois
Chico Gois
17 anos atrás

Tem esse video com o Lauda onboard do BT46

http://www.youtube.com/watch?v=N-eKJ6G6XAc

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Terno de veludo azul que era, na época, a última moda. Chique no urtimo!

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

A vermelha é mais bonita
o Moco tinha uma cara de galã canastrão. tipo o Belmondo

Frank
Frank
17 anos atrás

Rafael Duarte, esse Brabham é o BT45, correu em 76 e 77, motor Alfa-Romeo 3.0 B-12.
A branca é de 76, mas não sei se ficou assim branca o ano todo. Em 77 eram vermelhas.
Confere, matuzada?

Bom final de semana a todos.

3=6
3=6
17 anos atrás

doce lembrança.
são lindos.

veloz hp :
bem lembrado. a ” musica” do motor era demais.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
17 anos atrás

Agora já sei de onde veio a idéia do bico “Prestobarba” dos Williams 05.

Com certeza na década de 70 o regulamento deveria ser muito mais flexível, liberando a imaginação dos projetistas e consequentemente foram feitos os monopostos mais bonitos da história. E alguns dos mais horríveis tb.

Abs…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Carlos Bragatto e Jonny.

Concordo com vocês. As Ligier começaram o ano fulminantes e imbatíveis. Vide GP da Argentina e Brasil. Depois foi aquela bagunça, dando ao JS a vitória do campeonato, sem muito merecer, ao meu ver.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
17 anos atrás

Sem dúvida, o carro mais bonito da história da F1.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
17 anos atrás

Alguem poderia me informar qual o nome do modelo dessa Brabham?
Abraco!

Jonny'O
17 anos atrás

Carlos Bragatto,

Concordo com vc, a Ligier foi a grande perdedora de 79, as Renault não eram confiaveis ainda e o FW07 veio muito tarde.
E realmente os grandes nomes como Emerson , Lauda e o campeão Andretti estavam com carros ruins ,no caso do BT48 era o motor.
A piada da época era que a Ligier tinha um grande carro ,mas a propria equipe não sabia direito o por que!

anselmo
anselmo
17 anos atrás

eram lindos os F1 antigamente

Frank
Frank
17 anos atrás

A Brabham vermelha foi o F1 mais bonito daquela década, talvez da história. Simply the Best.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
17 anos atrás

Johnny O

Os pneus Michelin talvez influenciaram, mas a zona que era a Ligier, que começou 79 forte, a Lotus 80 ser uma draga, a McLaren idem, a Renault não ser ninguem (comecou a melhorar no final do ano), o Lauda desanimadaço na Brabham, o Emerson se matando no Fittipaldi, sem Ronnie Peterson, tudo isso contribuiu pra Ferrari ir beliscando pontinhos aqui e ali pra ser campeã.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

o carro era belissimo mas o motorzim era pior que motor de lada!!!!!

Jonny'O
17 anos atrás

Zé Clemente,
Exatamente , como disse o VelozH2, o motor era muito parecido com o da Ferrari.
Este boxer 12 apareceu para equipar o 33TT nas provas de resistência no lugar do V8 .
Ele foi utilizado na F1 neste Brabham de 76 a 78, em 79 já era V12 , e o boxer ainda foi utilizado no pessimo Alfa 177 em 1979 ,quando a F1 com os carros asa não havia lugar para um motor assim de angulo aberto.
Curiosamente a Ferrari em 1979 foi campeã com um 12 opostos , muitos dizem que foi por causa da vantagem dos pneus Michelin.

Bonilha
Bonilha
17 anos atrás

Lindas, sem dúvidas, mas a Alfa atrás merecia um postzinho do tipo: o que ela estava fazendo ali?
Baraços

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Para os que lembram e entendem mais de F1 do que eu.
Estava observando as entradas de ar do motor e apareceu uma dúvida. Esse motor Alfa não era boxer (cilindros opostos)?

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

depois ainda dizem que os carros atuais são bonitos…bonito é essa Brabham…

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Um dado interessante que ninguém, a não ser eu a partir deste post, comentou:

Enquanto foi dono da Brabham, Bernie Ecclestone não deixava pintar o nome do piloto co Cockpit. O máximo que ele permitia era a bandeira do País. Com relação ao nome do piloto, somente o Lauda, em uma ou duas provas teve seu nome estampado, isso no BT-48 vemelho, quando o Piquet já era seu companheiro de equipe.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Puts, nem reparei…
Fiquei analisando as diferenças além das cores!!!

Jonny'O
17 anos atrás

Quem sabe contar a historia verdadeira sobre a mudança da cor é o FilipeWWW.

Jonny'O
17 anos atrás

Pô, ninguém reparou na Alfa 512 de 1941 lá atrás?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Não foi a mais eficiente das Brabham mas para mim foi a mais bonita dos anos 70.
E desse modelo a mais bonita ainda era a vermelha com as entradas de ar dos injetores “quadrada” e não essa fina com sua evidente melhor aerodinâmica.
E o som desse motor. Alguém aí se lembra dele ?
Tinha a mesma arquitetura do modelo da Ferrari, mesmo número de cilindros, mesma capacidade cúbica, parecia um xerox bem feito dele mas, soava muito mais bonito, mais grosso, mais encorpado. Não tinha equele som ardido da Ferrari da época.
Tinha tudo isso mas não tinha a potência e a confiabilidade mecânica da Ferrari.
E isso enfureceu o Pace, que preferia muito mais o Cosworth.
E a Brabham foi com esse motor até 1979 com o Lauda e o Piquet.
Coitados, no Retão quase todos passavam por eles e nas saidas de curva passavam o resto.
Qual é a mais bonita entre a branca e a vermelha ?
Ambas.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

A bermelha é mais bonita. O Moco fazia questão da bandeira . Qto maior melhor. Beleza pura.

D.Pierotti
D.Pierotti
17 anos atrás

Carlos Reutemann e Moco o dupla.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Como são lindas as Brabham Vermelhas, não acham?

1GT
1GT
17 anos atrás

Se eu ainda achasse a venda os kits da Tamiya escala 1:12..se não me engano um desses está por lá.
Das Brabham da era braba…a que mais gosto é que correu no GP da Suécia de 78.

Ronaldo Groo
Ronaldo Groo
17 anos atrás

Não são o mesmo carro, não? Em um tem entradas de ar no outro não…mas são lindos. Uma duvida. O capacete do Moco é igual ao do Emerson?

Chico Gois
Chico Gois
17 anos atrás

Legal.

Segue abaixo um video com o MOCO fazendo um anuncio do Ford Maverick 1974

http://www.youtube.com/watch?v=ZJJhmZgb4tA

Herik
Herik
17 anos atrás

O vermelho veio por causa da Alfa Romeo. Esse carro, acho, foi uma das primeiras criações de Gordon Muray. Que souber mais poderia dar uma mão.