Prost, Senna, Suzuka

SÃO PAULO (boa inspiração) – Vídeos bons para os mais jovens lembrarem da maior rivalidade, talvez, da história da F-1. Em 1989, Senna e Prost bateram em Suzuka, na disputa pelo título. Ayrton precisava ganhar para levar a decisão para a Austrália.

O choque é clássico, e Prost realmente fechou a porta, embora sempre possa argumentar que estava defendendo a posição. E Senna acabou desclassificado porque foi empurrado e cortou a chicane, numa decisão das mais polêmicas, atribuída por ele a Jean-Marie Balestre, presidente da FIA.

E para completar, o blogueiro Chrystian Danner mandou dois vídeos on-board de ambos, em Suzuka. Para ver o estilo mais agressivo de Senna, clique aqui. Para ver o estilo mais polido de Prost, clique aqui.

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Tatú
Tatú
17 anos atrás

Beleza Rodrigo. Não tinha aberto os vídeos do post aqui do blig. Achei que fossem o mesmo do blog do Capelli.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

pois é, eu vi o video acelerado no blog do capeli, mas dae perdeu a graça… quem ve pensa q os 2 andam iguais.
o bom q nesses videos do Gomes, as voltas estao reais.

Tatú
Tatú
17 anos atrás

No blog do Capelli foi dito que a volta do Prost foi quase 2 segundos mais lenta que a do Senna. O vídeo da camera onboard do Prost foi um pouco acelerada para que fosse possível a comparação de estilo de pilotagem de ambos. As voltas de cada um foram as melhores do treino de sábado que deu a pole daquela corrida pro Senna.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

xi, acho q vc fez alguma coisa errada entao.

se vc soltar o video ao mesmo tempo (digo, quase ao mesmo tempo) eles chegam na primeira curva juntos, depois o senna se distancia um pouco nas 2 ou 3 curvas seguintes. Depois de passar no por baixo da pista tem uma curva bem fechada, nessa curva o senna perde um pouco, acho q foi porque ele freiou muuuito em cima e deu uma escapadinha.
mas depois o senna abre de novo, e mais ainda na ultima freada, o “S” final. tenta de novo ai véio q vc consegue…

Arnold
Arnold
17 anos atrás

Rodrigo

Eufiz o que você falou mas o resultado foi diferente, o Senna é que levou uma trolha, se bem que não deve ser problema não é mesmo.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

comparação boa, façam o seguinte:

1 – Abram 2 janelas do browser, um com o video do prost e outro com o video do senna.
2 – espere carregar os 2 videos por completo.
3 – deixe as duas janelas lado a lado,
4 – inicie o video do prost,
5 – quando ele tiver passando pela placa da Marlboro, de o pause.
6 – inicie o video do senna, e depois posicione rapidamente o mouse no botao “play” do prost.
7 – um pouco antes do senna passar pelo mesmo ponto onde o prost está, solte o video do prost.
8 – mesmo o senna saindo um pouco atras ele chega na frente do prost no final.

muito massa! hehehhe

percebam q ja nas 2 ou 3 primeiras curvas o senna já esta no mesmo ponto do prost.

Polido ou nao o prost tomou um pau nessa volta.

Mário
Mário
17 anos atrás

“Não vou citar nomes senão vai ser uma choradeira, mas tem um ex-piloto aí que QUASE SEMPRE jogava o carro em cima dos outros para não ser ultrapassado. ”

Concordo plenamente, se isso é possível por aqui.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Dalton

No meu exemplo, não ser cordial é evitar de ser ultrapassado, mas de maneira anti-desportiva, o que acontece muito hoje na F1. Quer um exemplo disso? Você vai passar um cara, entra colado na reta, tira do vácuo e neste momento o cara joga o carro à sua frente para você tirar o pé. Fazer isto numa categoria na qual é difícil andar colado devido à aerodinâmica deveria ser considerado crime. Infelizmente, como eu disse, isto é muito comum na F1 atual e até mesmo em fórmulas menores (a mulecada copia os mais velhos e só sai porcaria). Um cara fez esta manobra na primeira corrida de F-Renault realizada aqui em Londrina e quatro carros se engalfinharam no final da reta oposta (isto a mais ou menos 200 km/h).
Ví o o Senna fazer isto raríssimas vezes. O normal era ele definir a linha de dentro ou de fora na freada e então ver quem frea depois. Não há nada de anti-desportivo nisto.
Não vou citar nomes senão vai ser uma choradeira, mas tem um ex-piloto aí que QUASE SEMPRE jogava o carro em cima dos outros para não ser ultrapassado.
Outra coisa, não se deve justificar um erro com outro. E digo isto em relação a tudo, ao automobilismo, ao nosso cotidiano, à política…

Abraço

Mozart
Mozart
17 anos atrás

Realmente o acidente de Suzuka com Senna e Prost, oi muito discutido na época.
E até hoje gera versões dierentes.
Mas o que mais me impressionou mesmo, foi a corrida seguinte.
GP da Austrália de 89, chuva forte, Senna saiu na frente, chegando á abrir incríveis 8 segundos !!! na primeira volta sobre Prost, e pra acabar o massacre, colocou mais 7 segundos !!! na segunda volta.
Na terceira volta, Prost abandonou !!
Acabou batendo em meio aquele dilúvio..
Acompanho F-1 desde Clark, Hill, Rindt, e aquela foi a maior demonstração de superioridade que já ví

Ceres Miranda
Ceres Miranda
17 anos atrás

Flávio, encontrei um vídeo que coloca as duas voltas (Senna e Prost) lado a lado, fazendo um comparativo: http://www.youtube.com/watch?v=bY_mjgMU5B4

Morcego
Morcego
17 anos atrás

E os de 90 tb

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Eu acho que a opinião dos envolvidos ( Balestre inclusive), e os videos de Suzuka no Youtube (tanto de 88, quanto de 89) esclarecem muito bem a questão. Não há o que discutir.

luiz paulo
luiz paulo
17 anos atrás

Voces se descabelam muito rapidamente. Até aula de direito estou tendo … rs … eu não estou nem um pouco nervoso, muito ao contrário só estou – e estou mesmo – achando muita graça de alguns argumentos por aqui.

E quanto a “baixar o nível”, quem foi chamado de “Viuva T %!$&#” (e sei lá o que é isso) fui eu. Interessante, né ?

Voces são muito divertidos mesmo. Tal como Jean Marie Balestre.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Caíque,

Concordo. Tudo que é exagerado é ruím. Isso não vale só para o assunto Senna, mas tambem para qualquer outro. Isso é difícil de controlar.

Contra isso eu tenho adotado o procedimento que falei no comentário abaixo. Baixou o nível, eu pulo fora. Sigo para outro post. São tantos e tão interessantes que eu não perco tempo. Assim como os posts que não me interessam eu passo batido.

Um abraço.

Dalton
Dalton
17 anos atrás

L.Paulo,

Tem gente não, tem alguém que se chama DALTON que apenas colocou de maneira CLARA uma opinião baseada numa ba.baquice a qual chamamos de DIREITO, se você não sabe nada de Direito, procure uma Advogado opu mesmo um estudante de 1º período que ele lhe responderar porque se diz DUVIDOSO ou DUVIDOSA a atitude do Balestre. Por favor não me venha com a resposra de que você é Advogado, porque se é, com certeza é daqueles que compraram diploma.

Ao Milton:

Basta ler os posts do Luiz Paulo, para ver que uma Viuva T %!$&#não tem nada de razoável. Veja que apenas descrevi um fato sobre Aplicação de Lei ou Regulamento e dita também uma outra VERDADE: O Senna não foi roubado num Campeonato pelo simples fato de que precisaria ter ganho além do Japão, o GP da Austrália e lá ele quebrou.

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Caíque,

Você me parece um cara com comentários razoáveis. Concordo com suas observações sobre essa picuinha.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Milton,

Você falou o que não se encontra, COMENTAR DENTRO DO RAZOÁVEL. Quando se fala do Senna , tudo sai do Razoável. Pegue QUALQUER post nestes anos do Blig que fale do Piquet por exemplo que logo aparece alguma viuva se lembrando que o Ayrton foi melhor. Quer umexemplo bem recente: veja o post do Piquet na moto. Leia e depois verifique que sempre chega um para falar que o Senna é que foi inesquecível. A mesma coisa vale para o Schumacher. Se aparece um post falando que o cara era o fino, lá vem uma viuva desanacando e falando que o Senna é que era bom.

Sobre Monaco, aquilo sim, foi um Roubo, pior que o que aconteceu aqui, tanto que o Ickx foi suspensoi por 3 anos.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Minha sugestão para os que não gostam da polêmica Senna versus Prost / Balestre / X é a de não ler os comentários do post. Simples. Seria mais ou menos como um canal de televisão. Não gostou do programa? Muda de canal. Não é obrigado a ler tudo de todos os posts. Por que não pode falar do Senna, mas pode falar do Piquet, do Emerson, do Villeneuve – que aliás também já morreu – e por aí vai? Falam de Interlagos em 1974, mas não falam de Monaco onde o Jacky Ickx terminou a prova antes, dando a vitória ao Prost naquela baita chuva. Deixa o pessoal comentar. A idéia do Blig(Blog) não é essa? Gerar comentários? Desde que eles sejam num nível razoável, por que não?

luiz paulo
luiz paulo
17 anos atrás

E tem gente aqui que diz que a reação do Balestre foi ‘duvidosa’ … rs … essa galera me faz morrer de rir … rs …

Mário
Mário
17 anos atrás

O que aconteceu em 1990, naquela conversa com os pilotos e com a presença de Ron Dennis, antes do GP do Japão daquele ano, mostra tudo. Tem video no You Tube.
Após a estranha mudança que se avizinhava – invertando a regra, agora para prejudicar, uma vez mais, o brasileiro -, Ayrton Senna se levanta e sai da sala, e a reação dos outros pilotos – nitidamente constrangidos com a situação – mostra bem que eles sabiam que Senna estava certo na sua indignação.
Sei que alguns por aqui não gostam do Senna, mas até mesmo Jean Marie Balestre já concedeu entrevista sobre esse assunto, e aos risos disse que o título do ano de 1989 o Prost deve a ele. E voces ainda acham que não houve proteção ao piloto francês ?
Prost era bom, mas aquele título de 1989 foi bem esquisito. A reação vem um ano depois.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Dalton,

Meus parabéns,
eu estava lá em Interlagos em 74 e vi exatamente o que você escreveu. Choveu apenas uma volta , não foi só no retão, mas foi só uma volta, tava um calor enorme e a pista nem molhada ficou, e o Regazzoni estava tirando muito do Emerson e iria vencer porque a Ferrari tava andando muito mais que a McLarem do Rato. Aí terminaram a corrida faltando umas 7 voltas só por isso e eu fiquei feliz porque o Emerson venceu, mas ficou uma sensação estranha de uma garfada na Ferrari e no Regazzoni, que aliás teve FairPlay no Pódio.

Mandou bem, a lei é para todos.

Dalton
Dalton
17 anos atrás

Luis Paulo,

Foi DUVIDOSA sim, porque o cara era francês e ao mesmo tempo Presidente da FIA , e o Prost é francês. Como isso não pode ser julgado como futebol brasileiro, que é a maior zona, o Senna cometeu um Erro passível de penalização e não adianta vir com o falatório de que ele perdeu muito tempo esperando e isso já valia como punição. O que vale é a Lei, mas aqui no Brasil o que vale é o jeitinho não é? Se o regulamento dizia que o piloto tinha que voltar e isso não aconteceu, este pode ser punido SIM, afinal está escrito, mas foi o SENNA , aí não pode, e como o Prost e o Balestre tinham a mesma nacionalidade, o Senna foi ROUBADO. Por que não se fala do GP do Brasil de 1974? Choveu no Retão apenas em uma volta, aí terminaram a corrida porque já tinha 75% realizada e o Emerson poderia vencer sem perder metade dos pontos, logo na hora que o Clay Regazzoni estava tirando a diferença, o pessoal mais velho pode confirmar. Aí a FIA fez o certo não é? porque aí se aplicou a lei e nada foi duvidoso.

O problema é a IM-parcialidade…. só vale se for a favor.

luiz paulo
luiz paulo
17 anos atrás

Algumas pesoas podem exagerar mesmo, mas dizer que o que Balestre fez foi atitude “DUVIDOSA” já é um pouco demais … rs …

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Saí do Rio em 28/02, volto e ainda se fala de Senna X Alguém. Esse remi-remi enche os reservatórios de qualquer um Flávio, por favor, não coloque mais nada sobre algo que venha alguém e volte com essa polêmica chatíssima. Vamos falar de tudo, menos de Senna x Alguém. Como disse o bloguista abaixo, deixemos o espírito do cara descansar.

Dalton
Dalton
17 anos atrás

João,

O Balestre não foi meu ídolo. Isto posto , cara viuva, só escrevi que o Senna teria feito a mesma coisa com o Prost, de quem eu não gostava nem um pouco. O Senna era um Egocêntrico, tal qual todos antes e depois dele. Eu vejo uma corrida com olhos de quem gosta de corridas e não de um piloto, isso é coisa de uma Florzinha, e não morro por causa de um sujeito que não tá nem aí para ninguém, e o Senna, e o Rubens, eo Massa, e o Gulgelmim, e o Piquet, e todos os brasileiros e estrangeiros da F1, todos sempre foram assim. A Viuvada ainda não deixa nem o Espírito do Senna descansar.
Para o Thiago: O Senna nunca foi cordial e jogava limpo, bem como NENHUM deles. Leiam sobre o Montoya hoje e vejam que já o acusam de dar um chega pra lé para ultrapassar…ah o Senna nunca faria isso…faria sim e talvez de maneira mais forte IGUALZINHO a TODOS no Circo.

Leo
Leo
17 anos atrás

Po Lg, falar que uma chicane nao pode ser um ponto de ultrapassagem é dose hein…

Como disse um amigo ai embaixo, a polemica nao está no choque em si, mas sim na forma como o Senna foi desclassificado. Simplismente ridículo.

E outra, a vista aérea elucida bem que o Prost iniciou a tomada da curva muito antes. Caso conseguisse fazer a primeira perna da chicane, é certo que passaria reto na segunda.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Dalton

Não ví nenhum piloto melhor do que o Senna para defender posição. Salvo raras exceções, nas quais ele fechava a porta de maneira não cordial, o normal era ele permanecer na linha de dentro e dizer para o opononte “Se quiser, passe por fora”. Aí vocês vão me dizer “E aquele vídeo de Silverstone, no qual ele disputa com o Prost e o Schumi?”. Ali as curvas são de alta, se o cara fizer as curvas por dentro sairá mais fraco e será ultrapassado logo na sequência, então a tática dele era permanecer no traçado e frear depois do Deus me livre. Como os outros dois não conseguiam pôr o carro ao lado nas freadas (não conseguiam frear onde o Senna freava), tinham que se virar para não bater. Só não deu certo, pois os outros dois estavam com carros muito melhores e conseguiram ultrapassar já nas retas, antes das freadas.
Bem, quanto à batida, se o Senna não estivesse ali, Alain faria a curva com as duas rodas à grama na primeira perna da chicane! É claro que foi proposital!

João
João
17 anos atrás

“atitude DUVIDOSA do Balestre” ?!

Essa eu gostei ! Jean Marie, voce tem um fã aqui no Brasil !

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

O que eu acho é que a punição por sair por um atalho depois de ser empurrado foi meio sinistra… pô, o cara bateu, ficou ali parado entendendo a situação, começou a pedir ajuda dos fiscais, até os caras chegarem e empurrarem o carro, ele sair ainda devagar e tendo que fintar as barreiras, quanto tempo ele perdeu nessa? Nisso o cara já foi punido, não? E olhando a imagem de cima, desculpa, o Prost fez a curva antes na cara dura, coisa de, não tivesse o Senna ali, ia dar no guard-rail antes da chicane… mas não dá para esperar limpeza de conduta em disputa de título nessas condições, só se fossem dois gentlemans…

Mas o que me impressiona mesmo ao rever as imagens foi o que já disseram por aqui: quanta diferença nos carros. Mesmo a condução “polida” do Prost você nota o quanto o carro era arisco, o quanto pulava, como era duro manter na pista e ainda andar forte… e troca de marcha no lado, como em um carro normal, não essa moleza de botãozinho… hoje é até moleza mesmo dirigir um F1…

Dalton
Dalton
17 anos atrás

Gostaria de fazer uma só pergunta e gostaria que todos respondessem:

Qual seria , naquela corrida, a atitude de Senna se a situação fosse a oposta, Ele em 1º e o Prost em 2º correndo para ganhar e ainda ter a chance de disputar o título? Algum bôbo acredita que ele não faria a mesma coisa que o Francês fez? O Senna era tão honesto quanto o Prost.

Outra coisa, o Senna não teve nehum título roubado pela atitude duvidosa do Balestre, pois para ser campeão precisava vencer em Suzuka e na Austrália e lá ele quebrou.

dy
dy
17 anos atrás

ta na cara, estampado q Prost fexou Ayrton.. sabe-se la pq fizeram isso com ele, tirar um titulo brilhante, conquistado da forma mais limpa..
Ayrton qse larga a F1 apos o ocorrido.. e Prost sempre foi um babaca nas pistas..

Mistral
Mistral
17 anos atrás

Eu nunca me envolvo em assuntos que dizem respeito a Ayrton Senna da Silva, por ele ser um mito, reverenciado por milhões, e, assim sendo, move paixões. E contra a paixão não há argumentos. E, ademais, eu acho a mais bela forma de afeto a paixão.
Mas, retomando a razão, tenho de admitir que o fantástico Senna “forçou” mesmo a ultrapassagem na chincane de acesso à reta dos boxes em Suzuka, naquele saudoso 1989. Ele não tinha opção. Era matar ou morrer e ele sabia. Não tinha velocidade em curva como a Maclaren do Prost para buscar a passagem na grande reta. O que restava a ele? As freadas nas curvas de baixa. E dentre elas, a que oferecia alguma condição era a chincane. Ele tentou. Não se deu bem, e não me venham dizer que o Prost jogou o carro em cima, porque não foi verdade. A preferência da tomada era dele. Até aí, tudo bem. A descaração e a safadeza se situam na descabida desclassificação do brasileiro, e a lamentar que Alain Prost tenha se utilizado de manobra tão vil junto ao ex-colaborador nazista Jean Marie Balestre. Qual o motivo? O Senna estava dentro do carro, ele estava funcionando, e ele já havia feito a curva, mesmo sendo abalroado pelo Prost. Que absurdo foi aquele de eliminá-lo por ele ter tomado um atalho para voltar à corrida em um trecho no qual ele ja havia percorrido? Eu creio que aí reside a injustiça e a malandragem de Balestre/Prost contra o Senna, e não no choque entre esses dois titãs do automobilismo, para sempre guardados no alto do pedestal de sua história. Paz a todos.

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás

Walter. O Nannini perdeu o braço no final da temporada de 90, quando era companheiro do Piquet e não em 89. Foi substituído pelo Moreno nas duas provas finais, e esse acabou sendo efetivado para 1991.

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Lg,

Desculpe o termo mas esse negócio de 2º melhor retrospecto da história é um pé no saco. Se vc se refere ao nº de vitórias, como eu imagino que seja, lembre-se que o Senna morreu. Caso contrário, ele superaria o Prost, que por sua vez, quando se aposentou disse que todos os récordes que ele havia deixado na pista seria batido pelo Ayrton. A fatalidade tirou essa possibilidade mas isso não significa que o Senna é inferior, até porque os números não são critério para dizer quem é melhor e quem é pior.

Achei legal vc ter se roído por causa de umas piadinhas tão leves, mas a parte que eu gostaria que ficasse em destaque não era essa e sim esta: “Em Monaco, por exemplo, não existe mais ponto de ultrapassagem mas as pessoas arriscam e todo ano tem ultrapassagem lá.” Inclusive, o maior número de ultrapassagens que acontece em Mônaco é justamente na chicane depois do túnel. Meu pensamento sobre isso é que é difícil ultrapassar em chicanes rápidas como as de Imola mas, no caso das travadas, já vi muita gente ultrapassando sim. Como o Thiago mesmo exemplificou, a primeira curva de Monza, na Itália, e até mesmo a segunda ; a Bus Stop, em Spa, e muitas outras espalhadas pelo calendário. Portanto, só você não vê ultrapassagem em chicanes.

Tem mais uma coisa que eu acho curiosa. No ano passado, o Schumacher tomou punição num qualifying bem no meio da temporada; o Alonso foi punido pq ameaçou, e apenas ameaçou, bater contra um piloto de testes durante os treinos livres. O Schumacher foi punido de forma mais do que exagerada, nesse mesmo fim de semana, pra empatar o penalti com o Alonso pq ninguém queria prejudicar a disputa pelo campeonato. Daí, a gente lembra que anos atrás o Prost jogou o carro pra cima do Senna numa disputa direta em final de campeonato e aquela %!$&#do Balestre pune o brasileiro pra entregar o título ao francês. Como a fórmula 1 mudou… Hoje a coisa é exagerada pra mais. Antigamente, era exagerada pra menos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Lg

Pistas com pontos de ultrapassagens na freada de chicanes?
Suzuka, Monza, Spa…
O fato de se diminuir a velocidade não impede que sejam feitas ultrapassagens.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Existem alguns assuntos que parecem que não vão morrer nunca …. talvez por isso Senna seja eterno mesmo, alimentado por seus detratores.

Tenho muito respeito e admiração por Alain Prost, mas ali ele errou. Acho que talvez ele tenha sido até surpreendido pela manobra do brasileiro, que botou metade do carro do lado do francês por dentro da curva, mas os dois comandos no volante, tentando fechar o brasileiro, não deixam dúvidas. Ele errou mesmo.

Acho que foi até resultado previsível da imensa pressão que existia entre eles (e Senna, com seu jeito muito competitivo, se alimentava dessa pressão), mas o francês errou sim.

Não desmerece sua extrema competência e habilidade, e jamais saberemos quem ganharia aquele campeonato, mas tais episódios encerram uma soma de procedimentos muito tendenciosos, e que teria a resposta 1 ano depois.

Quanto às regras daquele campeonato, sinceramente acho até engraçado. Desculpe-me, mas é argumento daquele tipo de torcedor super-apaixonado, sem nenhum resquício de razoabilidade. O Campeonato Brasileiro agora é por pontos corridos. Muitos grandes campeões do passado não seriam campeões nessa regra (o excelente Flamengo de Zico, por exemplo). Posso questionar a legitimidade daqueles títulos ? Honestamente, dá vontade de rir.

Abraços,

Luiz Fernando

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Bom, eu acho que a entrada a direita na chicane de Suzuka, é ponto de ultrapassagem sim! Depois de um retão, têm uma tremenda freada e uma curva a direita. Aquele que frear mais dentro da curva, leva. Então a entrada do S do Senna em Interlagos, após a reta dos boxes, não é ponto de ultrapassagem? Claro que é. O Senna forçou a ultrapassagem e o Prost bateu porque lhe convinha e o Balestre desclassificou o Senna para favorecer o Prost. É isso! E encerrando, em 1990 o Senna bateu no Prost o que aliás fez muito bem. Foi o troco.

walter
walter
17 anos atrás

Acho que os comentários que aceitam a polêmica acabam sendo patéticos: sós os polemistas do Blig têm dúvida, quanto ao incidente de 1989.
Como manter a polêmica quando os próprios envolvidos reconhecem que os fatos se deram de tal modo?
E um reparo importante: Nanini não fez mais na F1 porque, dias depois de perder o GP do Japão para Senna, perdeu o braço, numa queda de helicóptero, e abandonou a F1, no momento ascendente da carreira.

Stanley
Stanley
17 anos atrás

Também acho que o Senna tentou o que era impossível e se deu mal e depois foi chorar as mágoas. Parece o cara que comprou uma nota de 100 reais por 50 e depois foi na policia prestar queixa pois a nota era falsa. Ele sentiu que não daria para ganhar e arriscou o tudo ou nada, na hora pareceu ter dado certo e depois não. O grande erro foi não ter desclassificado ele depois de 3 ou 4 voltas assim não teria dado tanta polêmica.

Lg
Lg
17 anos atrás

Para o Felipe Maciel:

Legal fazer piadinhas para tentar desmecer um comentário e valorizar o seu. Esta técnica quando bem empregada ate que traz bons resultados…

Em todos os autodromos existem pontos de ultrapassagem. Alguns são fáceis, outros nem tanto. E tem outros que são impossíveis.

Conhece algum circuito em que os pilotos fazem ultrapassagens na chincane ? Reparou que Nanini teve que fritar tudo para não bater em Senna também ? Nos anos anteriores e posteriores Senna continuou ultrapassando ali ou mudou de local ?

O que é mais fácil de fazer, ultrapassar um piloto como Prost que tem o 2º melhor retrospecto da F 1 pilotando uma McLarem-Honda imbatível e disputando um título mundial ou um Nanini piloto mediano sem resultados expressivos pilotando uma Benneton-Ford que não esta disputando nada mais do que aquela corrida ?

Caia na real meu amigo, ali Senna não passaria Prost nunca. Ele se deu mal porque Prost era um ótimo acertador de carros e preparou o seu para dificultar ultrapassagens e Senna tinha que passar a todo custo e como não conseguia forçou e se deu mal.

Vocês acham que Prost tinha que abrir e deixar passar em nome da ética ? Ali dentro é uma guerra e não tem lugar para este tipo de coisa. Senna sabia muito bem disso pois várias vezes tomou atitudes deste tipo. Você acha ético ficar passeando na pista depois de ter feito a pole ?

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

LéOo,
Se a minha avó não tivesse morrido, ela estaria viva. Não adianta falar que se o regulamento fosse outro, porque o regulamento valia para todo mundo desde o início do campeonato. Se ele fosse diferente, talvez o Senna corresse com uma tática diferente. Isso nós nunca vamos saber.

Lg
Lg
17 anos atrás

Para o Confuso…

Se você fosse o Nanini, apenas cumprindo tabela na penultima corrida da temporada, sabendo que Senna e Prost estavam se engafinhando pelo título, você fari o que ? Iria endurecer ou deixar passar e tirar o seu da reta ? Note que ele fritou tudo para não bater. Prost não rsrsrs.

O Nanini foi ultrapassado pelo Senna porque não estava disputando o título do campeonato. Se tivesse em jogo algo tão importante é lógico que seria diferente.

Você conhece algum ponto de ultrapassagem na entrada de chincane (não sei como se escreve) ? Elas são feitas para diminuir a velocidade e não para criar condições de ultrapassagem, pois aõ em formato de S e feitas para passar um carro de cada vez.

Um piloto como Senna com um carro superior aos outros consegue fabricar pontos de ultrapassagem em condições normais. Mas naquele caso o piloto era Prost que tem o 2º melhor retrospecto de toda a F 1 só perde para Schumacher, sendo inclusive superior ao do próprio Senna. E o carro era igual, apenas com diferença de acerto.

LéOo
LéOo
17 anos atrás

Luis Fernando

Prost ganharia o campeonato de 88 com uma corrida de antecipação.

E ganharia o de 89 com pelo menos duas corridas de antecipação, não fossem os descartes.

Sim, seria uma lavada…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Mas faço questão de dizer que foram os dois melhores pilotos que vi em ação.

Tenho grande admiração por Alain Prost, que soube resistir dignamente (ok, nem tanto) a uma das maiores pressões que um piloto já sofreu, o que aconteceu quando dividiu as atenções da equipe com o Senna.

Foram momentos muito difíceis para o francês, já que o brasileiro era extremamente competitivo, respirava automobilismo como nenhum outro (alé de ser muuuito rápido e ter um carisma imenso).

Grande Alain Prost, tenho saudades dessa época !

Luiz Fernando

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

“Quando retornaram a Suzuka em 90, em situacoes opostas, com Senna liderando, sua intencao era bater Prost na pista. Entao, antes da qualificacao, foi decidido com os comissarios, que o pole position ira largar do lado esquerdo (limpo), ao contrario do ano anterior.
Senna entao faz a pole, mas no briefing dos pilotos, foi comunicado que a mudanca foi vetada (mais uma vez Balestre), e que Senna iria largar do lado direito (sujo) da pista. Depois teve a discussao sobre a chicane, e Senna deixou o briefing irado, como todos viram no video postado pelo Flavio.
Entao, seu unico pensamento foi de que ele iria fazer a curva em primeiro, de qualque modo, e o resto e\\’ historia…”

Repeti o bom texto postado abaixo porque o que aconteceu em 1990 mostra que Senna estava certo em 1989.
Até nisso o brasileiro deu sorte !
E pasmem: Piquet ajudou nesse resgate histórico !

E não custa relembrar Balestre, que disse que o título de 1989 o Prost deve a ele .. rs ….

Luiz Fernando

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Demoraram muito para desclassificar o Senna. Ficou muito feio, mas, ele realmente cortou o caminho e foi empurrado. Acho que não levaria o campeonato no final.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

LéOo

Acho que não é questão de cálculo errado. Ele nem viu o carro da frente.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Prost não estava tangenciando coisa nenhuma. A vista aéra mostra claramente que a curva estava bem na frente se Senna pudesse freiar e ele continuasse a trajetória seu carro subiria a zebra bem antes da curva e provavelmente ele perderia o controle do carro alí. Sua intenção foi por fim a corrida dos dois. Masnão teve sucesso. Senna voltou e ganhou a corrida ultrapassando Nanini no mesmo lugar provando ser possível. Senna ganhou mas não levou . Só restou ao Francês contar com seu compatriota e cúmplice Balestre para desta vez eliminar Senna . Eliminar porque ele foi genial nesta corrida , e isso causa uma certa inveja aos mediocres.

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Lg, permita-me discordar.

Tanto o Prost quanto o Senna, assim como qualquer outro piloto faziam o mesmo traçado para contornar a chicane. O francês abriu antes da curva para fazer o traçado original. Porém, foi surpreendido com o Senna, que jogou de lado e colocou por dentro. Se vc reparar, o Ayrton faz essa curva de forma bem mais agressiva que o Prost e, por isso, mesmo freando um pouco depois, ele conseguiria contornar a chicane. Isso ficou provado na ultrapassagem sobre o Nannini, quando ele agiu exatamente da mesma forma, e obteve sucesso porque o Nannini optou por não arremeçar seu carro contra o do brasileiro, ao contrário do que Alain fez. No finzinho do vídeo, aparece a câmera on-board do Prost em slow motion que deixou claro que ele não vinha para contornar a chicane e também não estava dando um chega pra lá no Ayrton, como vc disse. Chega pra lá é outra coisa. O que ele fez foi jogar o carro e provocar o acidente. É fato que ele agiu de má fé. Se vc acha que, por ser uma disputa de campeonato, o francês tem todo o direiro de provocar o acidente, paciência. É a sua opinião. Mas isso é ser anti-ético. Uma boa conduta, nesse caso, seria ele não bater, tomar a ultrapassagem e tentar recuperar a posição posteriormente. Eu sei que os grandes pilotos não ligavam muito pra ética, só estou registrando o que seria ético.

Também discordo por vc ter dito que “Senna escolheu o momento errado para ultrapassar, pois ali não é ponto de ultrapassagem”. Se for assim, antes de cada corrida, a direção de prova deve pegar o mapa da pista e circular as curvas em que é permitido ultrapassar e divulgar para todas as equipes. Ou então, distribuir placas de trânsito pelo circuito para que possamos saber onde pode e onde não pode ultrapassar. Isso não existe. Se ele passou o Nannini ali, é porque é possível ultrapassar. Em Monaco, por exemplo, não existe mais ponto de ultrapassagem mas as pessoas arriscam e todo ano tem ultrapassagem lá.

Bem, é o que eu acho. O Prost foi culpado, na minha opinião. Era ele quem deveria ser desclassificado.

Cesar
Cesar
17 anos atrás

Leo,
para se entender a situacao e’ dizer quem deveria ser campeao e’ necessario analisar toda a temporada, e nao as duas ultimas provas.

Nao vou nem perder tempo discutindo 88, pq todos conheciam as regras, e os descartes existiam para valorizar os melhores pilotos com mais vitorias, ao inves daqueles que apenas “administravam corridas”.

Em 89, mesmo com o fim dos motores turbo, o dominio seria da Mclaren novamente, entao em San Marino, mas depois da briga entre os dois em San Marino, e as declaracoes de Prost p/ a imprensa em Monaco, os dois cortaram relacoes.

Depois disso, Senna teve uma serie de problemas mecanicos (Phoenix, Silverstone, Monza) e acidentes (Portugal), sempre estando na lideranca, e Prost que vinha em 2o, “coletou” as vitorias.

Quando chegaram a Suzuka, Prost ja tinha assinado com a Ferrari e o clima era de “guerra fria” total.

Senna fez o melhor tempo, mas naquela epoca, o pole position largava no lado sujo da pista, e veja que Prost, largando no lado limpo, larga “antes”, mas cono nao havia o monitoramento eletronico, ele nao e’ punido.

Eu assisti toda a prova novamente, e posso dizer que esta deve ter sido a melhor corrida da vida do frances, atacando as zebras, nao perdendo tempo com os retardatarios.

Senna teve que dar tudo de si, mas quando ele chegava proximo, na famigerada chicane, para tentar pegar o vacuo na grande reta (como ocorreu em 88), Prost sempre saia melhor, porque no warm-up ele inteligentemente escolheu uma 2a marcha mais curta.

Entao Senna sabia que, apos 40 voltas no limitie, AQUELE era o momento e o local. E’ incorreto dizer que ele foi afoito, sem ao menos assistir toda a corrida.

Prost fez a sua parte e fechou a porta, ate’ ai’ tudo coisa de corrida.
Apos a colisao, nao havia nada errado com seu carro, ele apenas saiu e deixou-o engatado, de modo que os proprios fiscais tiveram dificuldade em retira-lo.

Mas como Senna continuou, so’ restou a Prost dirigir-se diretamente a torre p/ trocar ideias com seu amigo Balestre.

Era obvio que tudo ficou diferente na Australia. Senna disparou na lideranca, e correndo no meio de um diluvio, Prost deu 3 voltas e deixou seu Mclaren nos boxes.

Quando ia dar uma volta em cima de Piquet, Senna foi p/ o outro lado, mas no meio do spray estava Brundle, nao houve nenhum “mal calculo de vacuo”, simplesmente nenhuma visibilidade.

Quando retornaram a Suzuka em 90, em situacoes opostas, com Senna liderando, sua intencao era bater Prost na pista. Entao, antes da qualificacao, foi decidido com os comissarios, que o pole position ira largar do lado esquerdo (limpo), ao contrario do ano anterior.

Senna entao faz a pole, mas no briefing dos pilotos, foi comunicado que a mudanca foi vetada (mais uma vez Balestre), e que Senna iria largar do lado direito (sujo) da pista. Depois teve a discussao sobre a chicane, e Senna deixou o briefing irado, como todos viram no video postado pelo Flavio.

Entao, seu unico pensamento foi de que ele iria fazer a curva em primeiro, de qualque modo, e o resto e’ historia…

Concluindo, Prost sempre foi mais constante, e muito inteligente, tambem como manipulador da imprensa e da FIA, mas dizer que “ele ganharia de lavada, nao fosse a regra”, significa desconhecer o que realmente se passou naquelas temporadas.