Sem França?

SÃO PAULO (está começando a perder a graça) – A Federação Francesa informou que não vai inscrever Magny-Cours para o calendário da F-1 de 2008. Pelo menos por enquanto. A decisão pode ser revertida em julho.

No começo desta semana, Bernie Ecclestone andou falando numa corrida em Paris. Não exatamente em Paris, mas nas cercanias da Eurodisney.

A Bélgica vem e vai, Estoril já foi, Imola também, uma das Alemanhas idem, Áustria já era, agora França. E tome China, Bahrein, Abu Dhabi, Coréia, Cingapura, Índia, Istambul…

Não sei não, mas essa não é bem a F-1 de que eu gostava tanto.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
galvao
galvao
17 anos atrás

se em 1950 a f1 tinha +-8 provas oficiais e trocentas nao oficiais, porque que 57 anos mais tarde nao podemos pensar em 25 provas por ano ???

o problema nao e a entrada de novas pistas, mas a retirada de algumas classicas…

Limão
Limão
17 anos atrás

Deixa de ser saudosista Gomes, qual o problema da F1 ter corridas em novos lugares. Você esta se tornando um chato, daqui a pouco vão te chamr de Diogo Mainardi, de tanto que você reclama.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Gostaria de ver de volta ao calendário, Imola, A1 ring ( Austria), Hochenhein antigo, Suzuka, Holanda,
Paul Ricard.

Matemático
Matemático
17 anos atrás

O texto do grandepremio diz: “o GP da França (…) é disputado initerruptamente desde 1950 e terá, no próximo dia 1º de julho, sua 57ª edição”.
Segundo minhas contas, seria a 58ª, não acha???

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Não sou contra a ida da F1 para países fora da Europa, desde que os circuitos sejam bons. Há pistas que realmente não conseguem proporcionar boas corridas; Magny Cours é um deles, Barcelona outro, Ímola, Hungaroring nem se fala – ano passado foi uma exceção, graças à chuva. Pra mim, nenhum destes faz/faria falta.
Mas por outro lado, o antigo traçado de Hockenheim (o atual traçado é um desrespeito ao público), Spa, Monza, Silverstone entre outras são pistas que fazem parte da essência da categoria, além de ainda terem condições de proporcionarem um bom espetáculo. Vejam só, o traçado de Monte Carlo chega a ser uma piada para os padrões atuais da categoria, as corridas chegam a ser sonolentas, mas ninguém é louco o suficiente – ainda – para cogitar a saída do GP de Mônaco.
Seria também bom contratarem outro projetista além do Herman Tilke ou sei lá o que; ´talvez esteja equivocado, mas acho que no geral as pistas dele seguem um padrão muito parecido. Mas talvez seja também por uma exigência da categoria.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Já que F1 está indo pera a Ásia e Oriente Médio, deveriam fazer os carros com a mecanica dos que lá são construídos.Indianos,coreanos e etc….

Renato Müller
Renato Müller
17 anos atrás

Sinceramente, acho que o GP da França sair de Magny-Cours já demorou. Uns 15 anos. Ô pistinha chata, sem graça, horrível!
Agora, em relação à ida das corridas para a Ásia, se as pistas forem legais e proporcionarem corridas boas, podem fazer corrida até na Lua, se quiserem. Embora eu ache a pista do Bahrein uma droga e a da Malása meia boca. E fique com um mega sono naquela reta que não acaba nunca na China.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Realmente, aqui aparece uma 1/2 dúzia de malas difíceis de engolir. Ainda bem que são muito poucos.
Mas vamos ao que interessa:
Pior que a mudança geográfica das pistas, imigrando para o Oriente, eu considero a destruição das boas pistas. Em nome de uma pretensa “segurança”, para diminuir a velocidade média das provas, fazem as famigeradas chicanas, que reduzem, sim, a média, porquê reduzem a velocidade pontual. Até aí, vá lá…
Mas destroem as pistas boas com as mais variadas desculpas, a maior delas, a distância! Vejam a que foram reduzidos Nurburgring, Hockenheim, Spa-Francorchamps… grandes ex-pistas… Assim como Interlagos (vejam no Google Earth, a antiga está lá). Cadê as curvas 1, 2 e 3? Cadê o Sol? Sobrou a sombra… O motivo dessas reduções também é o $$. A telinha… Os próprios carros, parecem out-doors ambulantes, excesso de propaganda… viva a Honda, contra tudo e contra todos, achei o carro lindo!
Lembro-me, não com detalhes, claro, quando Bernie Eclestone fez reuniões, pesquisas, sei lá, para decidir se a Formula 1 do futuro próximo – na época – seria mais voltada para a COMPETIÇÃO ou para o ESPETÁCULO, como foi então chamado. Infelizmente (minha opinião pessoal) esse ultimo venceu. E deu no que deu. De lá para cá, só vi a F1 ir perdendo competitividade e ganhando em exibição.
Sou atrasado? Saudosista? Maybe… Mas eu gostava bem mais…
Quem é mais novo, é claro, não tem como comparar, não basta ler, tinha que ter vivido….
Eu tive o grande PRIVILÉGIO de assistir às duas ultimas provas do Circuito da Gávea. Não me lembro de quase nada, pois era um pirralho. Mas NUNCA MESMO esqueci o SOM dos carros. Até hoje sou apaixonado por som de motores: Honda 500 Four, Harley-Davidson, motores V8, Douglas DC-3… e o grande DKW ! (alguém se lembra das Suzuki GT-380 e GT-550 com escape dimensionado?)

Willian L. Machado
Willian L. Machado
17 anos atrás

Fugir da Europa, sua terra, é a pior coisa que está acontecendo com a F-1. Mas tio Bernie desembarca os carros onde há mais dinheiro. Portugal, Holanda, Áustria já nem são mais cogitados a voltar à categoria. O que dizer então de Argentina, África do Sul e México? Não, esta não é a F-1 que eu conheço, pela qual me apaixonei.

Falko
Falko
17 anos atrás

Gomes, acho que o saudosismo está exasperado na tua declaração. Claro, tradição é importante. Entretanto, acho a mudça válida, caso os novos circuitos tenham traçados bons/desafiadores.

Seja na Europa, ou seja na Ásia, a F1 continuará sempre sendo a F1. Sim, algumas coisas mudaram. Mas o mundo mudou da mesma forma. Em certos aspectos para o bem, em outros para o mal.

Em relação à ‘discussão’ com o Carlos, apesar de ter uns vários malas que postam aqui, esse é o teu público mais fiel, “hardcore”. Entretanto, o velho adágio é válido: “Respeite para ser respeitado”.

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Alguém falou sobre Tabaco. Realmente é um dos motivos para os GPs migrarem da Europa para Ásia. Mas aqui, as empresas de cigarro tão sumindo da F1. Ficou só a marca Marlboro na Ferrari. Uma outra coisa que reparei, nos testes em Sepang os carros da Ferrari não tinham a marca da Marlboro estampada. Será que tem lei anti-tabaco na Malasia também?

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Pra dizer a verdade acho que é melhor assim. As novas pistas são melhores do que as antigas e dão a oportunidade de passar. Na realidade o que mais cansa na F1 é ver a fila indiana em todas as corridas.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Quando a Malásia entrou no campeonato eu até achei legal, mas agora já é demais. Mais três ou quatro anos não vai ter corrida na europa.

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Erros mesmo…eu ia escrever tal com w “taw” ai mudei para u auhauhahua ficou pior auhauhahaua
E o outro errei mesmo auhauhahua analfabeto…

DG
DG
17 anos atrás

E sem contar que as reformas na pista do Brasil, pedidas pela FIA, cada ano é mais e mais, e nunca tá bom !!!!!!

Marcato
Marcato
17 anos atrás

tamanha com “~” e tal com “U” foi das boas depois vem dizer que é erro de digitação ! hehehe

Gomes
Gomes
17 anos atrás

A internet me deu uma nova vida? Ai, ai, ai. Como se eu tivesse descoberto a internet hoje. O site Warm Up/Grande Prêmio existe desde 1996. Se me dá dinheiro ou não, é problema meu. Tenho 5 mil usuários/dia neste blog. 40 mil/dia no GP. Em rádio, 150 mil ouvintes/minuto. Na TV, 200 mil/programa. No Lance!, 330 mil leitores/dia. Nos outros jornais, somados, mais 900 mil leitores. Não, meu caro, a internet não me deu uma vida nova. Se você me conheceu pela internet, foi você que chegou tarde, não eu.

Bill Gates
Bill Gates
17 anos atrás

“Se me dá dinheiro ou não, é problema meu”
Gomes, como comunista você é o melhor capitalista que existe ! Adorei a sua frase.
So faltou mandar catar coquinho. Do Grande Premio à Microsoft , é assim que o mundo funciona.

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Gomes você me entendeu errado, muito errado, e só não achei que você era tão prepotente assim auhuahuahua, mas tudo bem, ainda gosto de você, ainda vou assistir ao Limite e ver seus comentários nos programas da ESPN Brasil e ler sua coluna no lance auahuhaua
Eu te conheço a muito mais tempo que imagina, eu era leitor seu na Folha, bem antes de 1996 quando você lançou o site, só falei que é errado falar que tudo de antes era melhor que agora, isso é coisa de babaca, que se apega no passado achando que tudo feito antigamente é melhor do que é feito agora, só isso e dei o seu exemplo como poderia dar mais milhares…
Se o GP te dá dinheiro isso com certeza é problema (e muito bom) seu, não tenho nada a ver com isso sou só mais um usuário que de tá dinheiro, pois você só tem patrocínio porque tem visita ou se acha que alguém ia patrocinar algo que não tem visitação?
Agora falar que você tem esse alcance todo (Em rádio, 150 mil ouvintes/minuto. Na TV, 200 mil/programa. No Lance!, 330 mil leitores/dia. Nos outros jornais, somados, mais 900 mil leitores. ) é sonho seu meu amigo, isso ai é a audiência dos canais/meios onde você trabalha, quem te garante que todos ouvem ou te lêem o que você escreve, e ser demais prepotente…
Seu publico mais fiel com certeza e o do GP/Blog, publico que vai atrás do que você está escrevendo, que para achar tem que escrever o nome do site no micro dele, o cara que está lendo o jornal poucas vezes sabe quem é o cara que está escrevendo a coluna, ou o cara que está escutando o radio, que te escuta as vezes por acidente, então para de prepotência e de mais valor ao publico que não te lê ou escreve por acidente…
E voltando ao tópico em si, eu acho sim muito bom mudanças e cada veis mais e melhores, pois como eu falei o passado é para apreender e se respeitar e não ficar preso como de fosse a ultima cocada do mesa…
PS. Sim FG eu gosto muito de você e de algumas das suas opiniões tirando que nunca ia imaginar tamanhã prepotência sua, nessa sua resposta me lembrou um tau de Bush, que governa um pais que você tanto detesta, que esse sim acha a ultima cocada da mesa…

Bernie Ecclestone
Bernie Ecclestone
17 anos atrás

Como você é grosso.

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

Tá perdendo charme…

Ivo Lunguinho
Ivo Lunguinho
17 anos atrás

Ai, essa doeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehe Boa Gomes! Realmente, seu Bernie tá exagerando legal. Está havendo uma onda de corridas na Ásia…acho que já está extrapolando. O que houve com a África?! Por que não mais uma na América do Sul, ou mesmo na Central?! As européias estão sumindo, assim não dá mesmo.

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Eu acho engraçado como muitos aqui se apegam ao passado e acham que tudo que era feito antes era melhor que o que é feito atualmente, mas as coisas mudam, o mundo anda, é engraçado que os mesmo que usam e abusam de partes da evolução (o próprio amigo FG “The Boss” usa a internet um meio de comunicação novo e que deu uma nova vida ao próprio FG e que dá dinheiro com o site grande premio vive reclamando das coisas novas e ama as velhas, queria ver se fosse no rádio AM se ele teria esse alcance e publico todo).
O que ninguém se lembra e que se hoje as corridas da Europa são famosas e tem história e porque em algum momento alguém decidiu correr lá…
É claro que a F1 era mais competitiva a algum tempo, carros mais belos, mais ultrapassagens, mas ela como tudo está evoluindo se para melhor ou pior isso depende de cada avaliação…
O engraçado que os mesmos que amam, carros velhos, corridas velhas e pilotos velhos, usam em seus escritórios máquinas (PC`s e notebooks) modernos e novos auahuahahu

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Gomes, pelas suas contas então, seriam duas as corridas na China?

bafo
bafo
17 anos atrás

por mim podem tirar Mônaco também, que é outro circuito chato de assistir, apesar da tradicao e paisagem. E a Hungria junto, mas o contrato lá foi recém-renovado, entao vai nos chatear por alguns anos mais.
As corridas na Ásia+Austrália sao transmitidas na Europa de madruga ou muuuito cedo de manha. Nao é esse o motivo da transferência dos GPs para a Ásia, mas provav. a restricao à propaganda de tabaco e à comissao polpuda de Uncle Bernie (o “sograo”!).

Jonny'O
17 anos atrás

Até que tirar este circuito de Magny-cours do calendario e trocar por qualquer outro não faz muita diferença,o duro é assistir coridas de madrugada, é tão bom acordar domingo cedo para ver a F1.
Pelo jeitão da coisa ,vai acabar ,mais cedo ou mais tarde.

+ 1 brasileirinho
+ 1 brasileirinho
17 anos atrás

Nem a minha.

Bernie Ecclestone
Bernie Ecclestone
17 anos atrás

Ainda bem, eu nunca gostei mesmo desta pista francesa. Magny-Cours….ah até o nome da´sono…

1GT
1GT
17 anos atrás

Até estranho o Brasil não ter sambado ainda pra um GP lá na Ásia…
Hungria não sai pq é onde o tio Bernie lava a grana dele…rs

Askjao
Askjao
17 anos atrás

é o mundo dando as suas voltas… fazer o que???

julio mota
julio mota
17 anos atrás

Caro amigo. Concordo plenamente, esta formula 1 não é mais a mesma. Sem as pistas tradicionais perde-se o encanto. É como se a nossa esposa, que conhecemos e amamos, resolvesse fazer uma plástica geral e ficasse completamente diferente. Será que continuaríamos gostando assim mesmo?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Eu tô começando a achar que essa “corrida para a Ásia” é isca dos europeus, que querem tomar nossa primazia sulamericana de poder ter a F1 nas nossas manhãs… eles cansaram de corridas à tarde, então manda para o oriente que aí as manhãs na tv são deles… a gente que se vire na calada da madrugada, fique com olheira e tal… a força da grana é soda… mas faz parte, né? A trupe tem que sobreviver…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

FG não seja conservador demais, geralmente as mudanças são bem vindas.
Além do mais, deve haver um lado financeiro nessas trocas, ou não?

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Gozado… eu estou negociando aqui em casa, um ano sabático em 2008 ou 2009, para poder acompanhar todo o circo e também, as 500milhas da Indy ( pô estou com 5.9 e acho que mereço esse auto presente). Considerando os lugares “exóticos”, para onde as corridas estão indo, acho que vou ficar por aqui mesmo, e gastar essa grana em algo mais produtivo, tal como um Citroen 51….por aí…

Ronaldo Groo
Ronaldo Groo
17 anos atrás

Se não me engano, Hokenheim também já não é mais a mesma.

Ângello
Ângello
17 anos atrás

esse Vts no c* do mundo são um saco… Se fossem uns 3 por ano, td bem, mas encher o calendário com provas sem nenhuma tradição vai matar a F1.

Frank Stein
Frank Stein
17 anos atrás

Mais e mais noites mal-dormidas, só que grana hoje está no Oriente, e é disso que a F1 gosta, tio Bernie idem.
Por outro lado, Magny-Cours já vai tarde, tomara que Hungaroring também vá para o espaço. E Mônaco, francamente, é a corrida mais besta da temporada, que vá junto.

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Aonde tem dinheiro, lá vai seu Bernie Ecclestone. E a F-1 vai virando F-Ásia! Será que o GP do Brasil sobrevive a tudo isso?

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Falou tudo, Gomes. Só faltou dizer que se querem levar um circuito europeu, que seja o da Hungria, pô!

TosKos
TosKos
17 anos atrás

Considerando os comentários do post abaixo do 2CV , acho que está explicado ! e depois, GP da França tinha que ser em Paul Ricard, Clemont Ferrand, não naquela joça de Magny Cours. Pista besta como o povo que habita o local.

Ronaldo Groo
Ronaldo Groo
17 anos atrás

É por estas e outras que fã de F1 fica saudosista logo. Se continuar assim em breve não teremos mais Monaco, Silverstone, ai eu paro.