Vocês nunca viram nada igual

SÃO PAULO (que presente!) – Sidney Cardoso nos dá um presente cujo valor é difícil de calcular. Ele colocou no YouTube uma série de filmes feitos em Super-8 por ele e pelo fotógrafo Waldir Braga nos anos 60.

Todos esses carros e pilotos de que a gente vive falando, que só sobrevivem em fotos e na nossa memória, agora a cores e em movimento!

Não dá para agradecer, faltarão palavras.

É material para assistir sem respirar.

Passem o dia com isso. Duvido que vocês terão fôlego para pensar em outra coisa.

Corrida Santos Dumont, em Jacarepaguá. Aparecem Luizinho, Moco, Wilsinho, Fitti-Porsche, Bino, Alfazoni…

– chegada do primeiro F-Ford Merlin ao Brasil, testado pelo Sidney no Rio. Aparece o grande Ferreirinha…

– segunta etapa do Campeonato Carioca de 1969, aparecem Márcio De Paoli, Sidney Cardoso, Mário Olivetti, José Moraes Neto, Fernando Pereira, Lola T70, Alfa GTA, Lorena Porsche 2000cc, VW 1600 “Patinho Feio”…

– aqui, a prova Duque de Caxias, em agosto de 1969, sempre em Jacarepaguá. Aos 2min05s aparece Bob Sharp de DKW, mas acho que não era aquele de fibra, não…

Pelo que me escreveu o Sidney, esse acervo não pára aí, não. Portanto, preparem-se!

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Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Sidney, parabéns por compartilhar essas preciosidades… a gente que ainda é menino perto de vocês só pode dizer que é uma aula de história cada vídeo… uma pena que o áudio dos motores roncando não pôde ser captado, mas até a trilha sonora contribui para deixar mais bacana ver uma parte da história do automobilismo brasileiro, tempos mais “românticos”, sem medos ou temores…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Tio Gomes:
Está explicado o problema do 96. Vc usa os mesmos carburadores que o Neudy usava no Geraldes, certo? Reparou na imagem que o Sidney focalizou exatamente o momento em que o carro estava parando? Deveria estar afogado. Este problema aconte desde de 1969… Com a graninha que vc está faturando com a venda do livro, tira o escorpião do bolso e compra novos carburadores do bichinho!!!!

jovino
jovino
17 anos atrás

Sidney,
Agora que tive a oportunidade de ver as belíssimas imagens que você disponibilizou para nós. Imagina que vi estes carros atuando ao vivo e parece um sonho poder rever tudo isto, pois sempre tive a esperança de um dia poder rever tudo isto. Até os Renault Rabo quente que eu era fã aparece na imagem, As Lolas T 70 que tinham uma cor escura, se não me engano azul ou roxo, o fusquinha dando as entortadas, a Lorena, tudo isto é maravilhoso e espero que você nos brinde com mais coisas
Mais uma vez, parabens.

Jovino

Linus De Paoli
Linus De Paoli
17 anos atrás

Sidney,
Você tem mais algum vídeo com imagens dos meus tios na Lola?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Paulo Madruga
Ótima pergunta, rapaz.
Tinha duas bem diferentes dos outros que pilotei.
Uma, foi o primeiro e único carro que pilotei com “cagoete”.
Sabe o que é isso? Ele tinha um outro ponteiro que acompanhava o do conta giros, ficando parado no giro mais alto que vc tivesse usado.
Com isso o chefe de equipe poderia saber se o piloto passou do giro máximo recomendado.
Gozado que eles me falaram que os brasileiros que corriam na Inglaterra descobriram que havia um botão escondido atrás do painel que ao ser pressionado, o ponteiro voltava para zero, com isso eles baixavam a bota e na última volta apertavam o botão e levavam o carro no giro máximo permitido.
Hoje este controle é feito externamente por via eletrônica.
Outra, quase todo carro de tração traseira, quando vc derrapa deve-se tirar o pé do acelerador, rodando o volante para o lado da derrapagem.
Neste Fórmula Ford era exatamente o contrário, ou seja, vc acelerava mais e ele dava um pequeno salto consertando.
Interessante que Aurelino havia me chamado bastante atenção para este fato, como já havia criado o hábito do outro estilo de pilotar, tirando o pé na derrapagem, no início agi assim e o tempo estava ruim.
Daí experimentei, de início com cautela, este outro modo de pilotar, fiquei impressionado como o carro respondia bem, logo fui me adaptando a este outro tipo e o tempo ficou muito legal.
Depois, por curiosidade, fui experimentar usar esta técnica com outros carros, mas não funcionava, era característica própria dele.
Bem, estas foram as duas diferenças que encontrei, o resto era tudo igual.
Ah, por ser bem baixo, a estabilidade dele era ótima no miolo, sendo que na reta o Lorena-Porsche tinha mais motor.
Madruga, agora vou dormir.
Abs.

Paulo Madruga
Paulo Madruga
17 anos atrás

Sidney
Aproveitando que você está aqui respondendo, pode esclarecer uma curiosidade minha.
O Fórmula Ford tinha alguma característica diferente de guiar dos outros que você pilotou?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

1GT
Desculpe-me, quando é postada alguma matéria minha gosto de acompanhá-la, respondendo sobre o que sei, só agora li que vc havia pedido explicações sobre o Fusca Ovo de Codorna.
Vamos lá, Emerson Fittipaldi foi o primeiro a tirar a ventoinha de um fusca e colocar duas tomadas de ar sobre a capota para canalizar o vento em cima da câmara dos pistões.
Com isso o carro subia de giros bem mais rápido, pois não havia a resistência do vento nas aletas da ventoinha. Perdia-se um tempo trocando bateria, pois ele ficava sem alternador, mais o que ganhava de velocidade compensava.
Em seu primeiro ele colocou duas tomadas de ar com dois tubos, mas nas curvas quando o carro derrapava o motor aquecia.
Ele bolou então, fazer uma grande tomada, de ar no próprio teto, o que resultou em melhor refrigeração.
Logo vários copiaram, entre eles este Ovo de Codorna e o outro amarelinho número 63 que aparece em outro filme.
A turma do Fusca Ovo de Codorna, era de Caxias, bairro do RJ, além de copiar este sistema, usou uma camada de fibra levíssima, chamada de pré-fibra, pra ficar mais leve ainda, em vez de pintá-lo, usaram o que se chamava na época Quantil, ou seja, são como borrifadas de tinta que era usada para dar pequeno acabamento.
Este quantil, ficava com cor parecida com a da galinha D’angola, parecia tb aquela cor do ovo de codorna, daí seu apelido.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Rodrigo
Vou te responder o que soube pela Adriana Greco, filha do Luiz Antonio Greco, chefe de equipe da Ford Willys.
Segundo ela o inverso é que estaria errado, ou seja, chamar o Mark I de Bino Mark I, já o Mark II foi batizado como Bino devido a grande admiração de seu pai pelo piloto Christian Heins, como ele era fiho de uma italiana, era chamado de Bambino, como o povo tem o hábito de encurtar palavras, passou de Bambino a Bino.
E como o Mark II foi uma melhoria do Mark I, todos passaram a chamá-lo assim.
Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Gomes
Que legal, se vc não falasse jamais iria passar por minha cabeça que vc usa os carburadores do Neudy.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Fernando Leite
Pode perguntar à vontade, até gosto, pra mim curiosidade é sinônimo de inteligência.
Vamos a sua primeira pergunta.
Eu e Paulo Gregory não fizemos montagem, fizemos edição, ou seja, suprimimos imagens que estavam com má qualidade.
Houve algumas que estavam com o diafragma muito aberto, muita luz, como sabemos que o filme por ter sido feito há bastante tempo estava com qualidade a desejar, sobretudo por ter passado de Super 8 para vídeo, depois para DVD. Cada passagem dessa vai perdendo a qualidade, é como se vc fosse tirando xerox em cima de outra xerox, e sabemos que no youtube perde qualidade, portanto cortamos algumas.
Quanto as belas entortadas do Luiz Fernando Terra Smith, que fiquei muito seu fã justamente por isso, procurei me posicionar bem de frente para ele para poder captá-las.
Dependendo do ângulo que vc filma, o sujeito pode dar lindas entortadas e elas não aparecem.
O que aconteceu foi o seguinte, naquela época não tinhamos a tecnologia de hoje, imagino que vc deve ser novo e não tem idéia como funcionava a filmadora Super 8.
Era assim: os rolos de filmes duravam apenas 3 minutos, após , tinhamos que trocá-lo, perdíamos bom tempo nisso, pois tinhamos que encaixá-lo em engrenagens e muitas vezes perdíamos cenas importantes.
Como esta corrida foi longa, fiquei com receio de não ter filme para pegar todos lances até o final.
Como este filme era pra mim, caseiro, nunca me passou pela cabeça naquela época que no futuro existiria a internet, que ele poderia se tornar público, gravei várias cenas apenas das entradas dele, sem a saída. De modo que todas cenas que vc viu das entradas dele no S não eram cópias, mas sim , entradas diferentes. Confesso que hoje, não faria isto, concordo contigo que o resultado não ficou bom.
Como eu tinha duas cenas de saída dele poderia fazer montagem. pegaria suas entradas diferentes e emendaria nas duas saídas, ficaria mais plástico, porém preferi que ficasse estranho a criar uma farsa.
Veja, no final, acabei perdendo o pódio, só havia um filme para trocar e vi que se fosse trocar não daria tempo de ter filmado o Moco, Wilsinho, etc.
Hoje, as máquinas de gravar são bem mais rápidas, tem duração de umas duas horas, a troca leva segundos e quando a filmagem é profissional, vão no mínimo duas pessoas com duas máquinas, de modo que quando um está trocando o filme o outro está gravando.
Quanto sua segunda pergunta, como filmei se estava ali sem câmera na mão?
Foi o seguinte, eu iria participar desta corrida em parceria com Milton Amaral, com nosso Karman-Ghia de fibra com motor VW 1600.
Havíamos colocado uma quarta marcha muito curta, no treino percebi que a quarta enchia antes do meio da reta, tinha então que tirar o pé para não passar de giros.
Combinamos que após os treinos iríamos colocar uma quarta mais longa, mas Milton Amaral se distraiu, a quarta encheu, ele continuou acelerando e o motor foi pra cucuia, daí quem conhece nossa equipe, perceber que estava toda lá, pois já estávamos com as credenciais.
Bem, estava filmando lá no S, aí chegou o Estrela fotógrafo e pediu para me dar uma filmada e assim foi.
Naquele instante ele me filmou, depois peguei a máquina de novo, entendeu?
Por sorte filmei ele, pra mim foi ótimo, pois quase todo material que tenho de fotos e filmes foram feitos por ele, assim ficou o registro dele.
Esta filmagem pra mim está péssima, acho que foi a segunda filmagem que fiz, naquela época era um curioso, não entendia nada de filmagem.
Bem, acho que respondi suas perguntas.
Abs.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ricardo Cunha e Sidney, sabiam que o Weber horizontal que está no meu #96 era do Neudy? Era, provavelmente, o que ele usava no protótipo dele com motor DKW… Meu carro pode não andar nada, mas tem grife!

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Sidney, fabulosa esta sua forma de nos brindar atraves do Blog do Flavio.
Muito obrigado !!!!

Uma pergunta – O Bino pode ser chamado de Bino Mk II ???

:-))))))))))

Fernado Leite
Fernado Leite
17 anos atrás

Sidney Cardoso
Não me leve a mal, sou muito curioso, vc podria me tirar algumas dúvidas?
Na corrida Santos Dumont vi algumas entortadas do Fitti-Fusca 1600, percebi que em muitas ele aparecia entrando no S, mas não saia, aquilo foi montagem, vc repetiu a mesma cena?
Nesta mesma corrida o narrador diz que vc filmou a corrida, mas tem uma hora que aparece vc olhando ela, sem camera na mão, como filmou?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

gildo-Zé34
Obrigado, também gostei muito de te ver correndo nas duas vezes que fui assistir a Super Classic.
Romeu
Tem mais filmes sim, já enviei os links pro Flávio, ele falou que irá postá-los aqui.
Obrigado pelas palavras.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Só podemos agradecer ao Sidney, por dividir conosco essas preciosidades.
Ver o Lorena Porsche, o Lola T70, os Marks da Willys, AlfasGTA, Fiat Abarth, Renault Rabo Quente, KG, Fusca Fitipaldi, Malzone etc. é de emocionar.
Como outros aqui, pensei que nunca mais iria ver esses carros em ação.
E graças ao Sidney e outros abnegados, essas imagens podem ser perpetuadas.
Poderiam ter virado pó, como aconteceu com boa parte desses carros.
Valeu Sidney!
Mais uma vez voce demonstra que realmente é “o cara”!

gildo-Zé34
gildo-Zé34
17 anos atrás

Parabens Sidney,
Bom te ver na pista com teu maravilhoso Lorena-Porsche!!!
Obrigado por prestigiar a Super-Classic com tua presença e
aguardamos mais filmes!!!
Abraço,
Gildo

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Ricardo Cunha
Fui lanchar voltei agora, obrigado, irei mudar.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Sidney Cardoso:

Na Auto Esporte de SET/1969, quando eles relacionam os participantes dessa corrida, ao final da primeira volta, aparece assim:
“…e o Grupo VII de Neudy Geraldes, já apresentando falha no trambulador.”
Na primeira corrida do Campeonato Carioca o Norman Casari correu com o número 96#. No seu filme o carro parece ter outro número. Acredito que ele tenha sido pilotado pelo Neudy, mesmo.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Ricardo Cunha
Aproveitando que vc está aqui, se por acaso percebeu algum erro, por favor me avise que ainda há tempo de corrigirmos, antes de fecharmos o DVD de vez.
Me pintou uma dúvida, o Geraldes Special nesta corrida estava sendo pilotado por Casari ou por seu criador?
Sábado que vem devo ir editar a aquela corrida com o Lorena na cor branca que quebrou o trambulador após liderar, aproveitaria que estava lá na ilha de edição e consertaria algumas falhas que por ventura vc tenha detectado.
Obrigado e abraços.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Sidney Cardoso:

Parabéns por esse belo resgate da história do automobilismo brasileiro. Sinto-me honrado em ter podido participar, com uma pequena ajuda, desse trabalho.

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

rpastor
rpastor
17 anos atrás

Sidney: grato pelas imagens. Realmente sensacionais.
Parabéns pela iniciativa…

Linus
Linus
17 anos atrás

muito legal ver essas imagens dos meus tios correndo com a lendária Lola.

Mario Estivalet
Mario Estivalet
17 anos atrás

Sidney e equipe que montou os filmes, simplesmente parabéns! Realmente não há palavras para descrever o que eu acabeide assistir. Depois de curtir na época as reportagens de AutoEsporte, guardar fotos, lembrar com saudades de uma época realmente de ouro, só faltabvam estes filmes.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

fantástico Sidney,

já tava doido pra ver essas cenas, que para mim são muito especias pois nunca pude ver esses carros em ação, só podendo admira-los estáticos nas fotos de revistas de época.

patinho-feio, lorena-porsche, alfas gta, lola t70, ford gt40 e por ai vai !

0isso tudo é ouro-puro !!!!!!

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Históricos…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

FG,
O DKW aos 2’05 é dos irmãos Vicente e Eduardo Wright Domingues e não do Bob Sharp.

Paulo R. Guedes
Paulo R. Guedes
17 anos atrás

Sidney, obrigado pelas joias raras que voce disponibilizou no YouTube.
Eu não imaginava que veria novamente estes carros em movimento.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Flávio e amigos
Agradeço as palavras, fico feliz que tenham gostado.
Desejo dividir os agradecimentos com algumas pessoas que permitram que pudesse compartilhar estes vídeos com vocês.
Fotógrafo Waldir Braga, “Estrela”, (já do outro lado) que além de fotografar fez a maioria das filmagens.
Carlos Alberto Scorzelli( tb do outro lado precocemente) que, com seu inglês fluente, coisa rara na época e espírito empreendedor, trouxe o Fórmula Ford, o Ford Gt 40 e uma surpresa, acabei de enviar as fotos e mais três links pro Flávio.
Ricardo Cunha, pesquisador conhecido de todos nós deste blog, que me auxiliou muito na pesquisa dos resultados.
Paulo Gregory que editou e postou os filmes no youtube,vcs não imaginam a confusão que estava antes de editar, filme de uma corrida colado na de outra, etc.
Ricardo Machado, parceiro do site obvio.ind.br que irá postá-los em Windows Media Player.
Abraços a todos.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cenas raras do Lola T-70, KG-Porsche, o primeiro e único Patinho Feio, Geraldes Special (motor DKW traseiro), Mark I, Fitti-Porsche, etc. E pensar que eu toquei em algumas dessas preciosidades!!
Importante lembrar que este autódromo, em que pesem todas as suas deficiências, foi o principal bastião do automobilismo brasileiro, sustentanto nosso esporte automotor de 68 a 70, quando Interlagos esteve fechado para reformas. Corridas ali eram para corajosos ou loucos.

Jason
Jason
17 anos atrás

Que começo de semana!
Obrigado Sidney e Flavio!

P.S.: Dinho, termina logo o Lorena, pô!

Jonny'O
17 anos atrás

Que bacana Sidney!!!!!!!!
Essa é de deixar qualquer um maluco,jamais poderia imaginar ver um video a cores!!!!!
Sensacional!!!!!!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

E, pensar que tenho que trabalhar, mas, não consigo parar que rever esses filmes…Isso é mais que ouro…maravilha…

Allan
Allan
17 anos atrás

Além de tudo já dito pelos brothers blogueiros, vale mencionar o fundo musical tipo RC… hehehe… Aquele tecladinho é de lascar, bem no “ritmo” daquele tempo…

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

O que é admirável no Sidney Cardoso é que além dele ter vivido, participado e possuído alguns dos melhores carros na época, ele também faz questão de preservar a história. Esses filmes em Super 8 com certeza iam desaparecer ao longo do tempo. Agora digitalizados e disponibilizados no Youtube eles terão uma longa vida.
Palmas para o Sidney.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Que Legal !!!!
Precisava muuiiita coragem para correr com os carros abertos principalmente. Parece que não tinha nenhuma proteção fora o capacete! Impressionante a imagem do Casari no carro, quase totalmente fora.
Parabéns e muito obrigada, Sidney Cardoso.

Francisco
Francisco
17 anos atrás

Bah, que negócio espetacular. De assistir e chorar no cantinho.

Todas as loas ao Sidney. Sensacional.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

No comments…

Já havia recebido dele alguns frames de um destes filmes com a GT40. Mas em movimento, é de babar.

Parabéns ao Sidney Cardoso e ao pessoal que editou e publicou o material.

adrianóvisk
adrianóvisk
17 anos atrás

fantástico! post do ano!

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

A vida inteira lendo sobre estas corridas, e de repente tudo aí, em cores e movimento! Nunca imaginei que veria isso, é de encher os olhos d’água.

Ney Prates
Ney Prates
17 anos atrás

O carro do Bob não é o de fibra, não. Este foi feito depois (não tinha faróis).
Essa pista do autódomo era encardida, pois foi um aterro, e a pista, propriamente dita, era elevada em relação ao acostamento. Saiu do asfalto, era barranco, ou lago. Geralmente, uma capotagem…

FerAva
17 anos atrás

De assistir de joelhos…Muito bom. Abracos, e obrigado.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sidney Cardoso nos brinda com ouro puro, imagens inéditas de carros que só foram vistos em fotos ou ao vivo, para quem teve a graça e o privilégio de vê-los em ação.
Mais um resgate da nossa história automobilística.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Márcio,
Este é o primeiro circuito de Jacarepaguá, inaugurado em 1966 e interditado em 1971, creio. Ficava no mesmo lugar do atual,totalmente remodelado e reinaugurado em 1978 (confirmem aí, cariocas), este sim destruido pelo César Mala.

1GT
1GT
17 anos atrás

Verdadeiras jóias de nosso automobilismo!
Aos matuzas: gostaria de mais informações sobre o protótipo “ovo de codorna”.
Abraço.

Flavio:

Quando volta a seção da joalheria?

Sergio Villarim
Sergio Villarim
17 anos atrás

Meu Deus!!! Isso tem um valor historico inestimável!!! Obrigado, Sidney!!!

Caca
Caca
17 anos atrás

“Duarrrrrrrrrr mil cilindradaxxxxxxx”.

Sensacional, quando foi o funeral de Jacrepaguá? Uma pena o que fizeram, espero que o ginásio caia e que inocentes tenham de pagar pelo pecado cometido.

Marcio
Marcio
17 anos atrás

A palavra %!$&#é censurada aqui?

Marcio
Marcio
17 anos atrás

Foi esse autódromo que o louco prefeito do Rio destruiu para construir alguma %!$&#pros jogos panamericanos 2007?