Amigos da HP

SÃO PAULO (faltam horas ao dia) – O Victor Lagartto, animado com os recentes posts sobre fitas cassete e amplificadores Tojo, lembra de outro ícone dos anos 70 e 80 que muita gente aqui deve ter usado: as calculadoras HP.

E indica um site bacana com a história dessas maquininhas que mudaram a vida da turma de Exatas (eu era de Humanas) antes do advento dos microcomputadores pessoais.

Eu nunca soube usar esse negócio. Na verdade, nunca precisei. Mas lembro da primeira calculadora portátil que vi na vida, meu pai trouxe da Alemanha em 1974. Tinha os numerinhos vermelhos. Alguns anos depois lançaram um relógio Casio com calculadora embutida. E pensei, com meus botões: não falta inventar mais nada.

Ah, faltava. E como…

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcio Menezes
Lúcio Menezes
13 anos atrás

Conserto HP
Rua da Glória, 214/704 – Glória – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 2224-9715
Cel: 21 9987-3649

Edson Leme
Edson Leme
13 anos atrás

Alo amigos da HP. Tenho uma HP 41CV que não está mais funcionando. E preciso dela para meu trabalho…sou docente da UFSCar e trabalho com recursos hídricos. Tenho as memórias de estatística e matematica avançada. E preciso consertar essa tão eficiente calculadora. Gostaria de saber se vc’s tem alguma informação de alguma oficina em Sampa ou qqer outro local que possa consertá-la.

Obrigado – Edson Leme

Rogério
Rogério
Reply to  Edson Leme
8 anos atrás

Oi. Sou de São Carlos tb. Acabei de consertar a minha. E a sua, já está ok? Pela data do post acho que sim. Abs.

Jorge Neves
Jorge Neves
14 anos atrás

Tenho uma HP 48 GII, e gostaria de saber como configurar junto ao PC, ja tentei com o manual e o CD e não consegui, moro na zona sul, próximo da Cidade Dutra em São Paulo, quem puder ou fazer um orçamento para que eu possa ter mais esta função da hp, muito me alegraria, tenho 51 anos e estou agora fazendo engenharia e tudos os recursos da hp gostaria de conhecer?
Agradeço se responder-me?

Grato

Mauro José Ferreira
Mauro José Ferreira
15 anos atrás

Sou amigo da HP desde os tempos de faculdade, tive uma HP 25 a dos numeros vermelhinhos, e uma 41 cv , a qual acabei vendendo , e uso uma 12c .Porém não aguentei e comprei de novo uma 41 cv, queria saber se alguem pode me ajudar a comprar uma leitora de cartões para ela , ou se alguem sabe de uma assistência que conserte , pois tenho um amigo que tem duas quebradas. obrigado Mauro

LUIZ HENRIQUE
LUIZ HENRIQUE
Reply to  Mauro José Ferreira
8 anos atrás

Boa tarde à todos!

Tenho uma HP 35 muito pareceida com esta aí de cima da foto, tem até a capa original, mas com o fecho ruim.
tem o cabo de energia e funciona normalmente.
Quero vender e não sei quanto devo cobrar.
Alguém pode ajudar indicanlocal que eu possa vender?
Meu tel./zap Claro 21 968318641
Att.

Luiz Henrique Gomes

Fernando Becker
Fernando Becker
Reply to  LUIZ HENRIQUE
8 anos atrás

Boa tarde Luiz Henrique
Sou colecionador das calculadoras HP e tenho 5 HP35. 4 funcionando e uma não.
Este modelo é vendido na faixa de U$ 100 a 200,00 no ebay. Dependendo da versão e data de fabricação pode conseguir um preço maior. São 4 versões. A 1a. versão é a mais difícil de conseguir, portanto a mais cara, pode chegar a U$ 500,00 ou mais. Eu só tenho a versão 2, 3 e 4. O melhor local para ver cotação e vender é no http://www.ebay.com ou http://www.mercadolivre.com.br
Um abraço
Fernando Becker

Calc
Calc
17 anos atrás

Isso já foi, num passado muitíssimo remoto, calculadora que prestasse.
Jornalista, que mal sabe escrver em Português, não precisa de calculadora com a parte científica, visto que trigonometria deve lhe parecer algo de outro mundo.
Aliás, quanto a serem as melhores calculadoras de hoje, só sendo desinformado. Eu mesmo programei uma calculadora científica com aproximação numérica 10x melhor do que essas coisas.
Pode até gostar mais dessas antiguidades, mas por favor, não fale sobre o que não conhece, tem calculadora muito melhor por aí (e não estou falando das que traçam gráfico).

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Eu tinha (ainda tenho, mas a bateria pifou) uma Texas TI 59 (aquela com leitora de cartões…

Ivan Violin
Ivan Violin
17 anos atrás

Santas HP. Tenho algumas que não funcionam. Alguém conhece quem pode me ajudar a arrumá-las.

germano del bianco
germano del bianco
Reply to  Ivan Violin
8 anos atrás

Tenho um conhecido que mora em Sta Catarina.Ela conserta hp’s
Vou lhe dar seu e-mail :
[email protected]
Fale para ele que foi o Germano , pois, ele me conhece
Até

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio,
Grande lembrança, em especial pelo modelo aí. Foi minha terceira HP, após uma 21S, uma que não me lembro e esta que usei MUITO para navegação em Rallyes.
Aliás esta era a máquina de todo grande navegador de Rali que aposentava a Facit. E mais, era conectável facilmente aos speedmaster que usávamos.
Portanto, tive de comprar uma outra, a HP 11C, depois a 41 CV, outra 11C, uma 12C e uma que uso até hoje novamente uma 21S, de cara nova.
Não troco, não dou, não empresto. Estas máquinas ainda são as melhores calculadoras do mercado.

Luiz - sp
Luiz - sp
17 anos atrás

Continuando, 20 caracteres cada uma.
Foi bom até os professores descubrirem.
No site não achei o modelo Veloz-HP,seria uma ótima máquina para textos.

Luiz -sp
Luiz -sp
17 anos atrás

Só usei a 41 CV, por ser alpha numérica era excelente para provas de hidrologia e portos, tinha capacidade de armazenar umas 200 linhas com 20 car

Drumis
Drumis
17 anos atrás

Trabalhei na Tesis (Iochpe + HP) na época da fusão (confusão?) com a HP, no fim da lei da informática (depois falam mau do Collor ; pena que ele prejudicou o Ceregatti) . A expertise da HP está na produção e programação, porque o chip era comprado pronto (na época, era um Zilog), bem básico, devia custar uns 10 doletas. O problema é que fizeram um produto tão bom (HP 12 c) que não conseguem substituir. E como o modelo e o modo de fabricação do chip são antigos, o custo é alto se comparado com os modelos mais recentes. Em tamanho ele equivale ao pPentium 3, sem os periféricos, claro.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Eu cheguei a usar aquelas BISMAC com luminosos verdes, alguém conhece? Era a coisa mais linda e tecnologicamente avançada que eu via.

Alguém tem? Eu compro!

Cristiano
Cristiano
17 anos atrás

E pensar que essas calculadores facilitam a vida ainda hoje, hehehe. Faço engenharia e a HP49G não sai do lado, mesmo tendo um palmtop a velocidade/facilidade de operação não se compara.

Francesco
Francesco
17 anos atrás

Caros amigos. Tenho boas lembranças das HP´s. Não pelo lado acadêmico(rsssss) mas pela paixão pelo automobilismo. Sempre usamos a HP 48G para navegar nos RAID´s e Rallys de regularidade.. Foi com uma HP48G que chegamos em 2º lugar na Copa São Paulo de Rally em 1996. Depois pedia a beldade pra um amigo engenheiro para andar na Copa Sudeste e Raid promovidos pelo Jeep Clube do Brasil. O problema era a responsabilidade, pois a gente andava sempre no meio do barro com a HP. Até que, pra ter a companhia da beldade, precisava levar o dono dela como navegador e aí as chances de andar bem iam por água abaixo pq o cara era ruim pra carvalho……
Abraços

Doug
Doug
17 anos atrás

Não sei o que seria das minhas provas na Fei sem minha 48gx.
Quebra um galho do carvalho, principalmente nas colas…

vitão
vitão
17 anos atrás

Obrigado por ter postado, FG. Tenho a família finaciera (HP22, 38 E e 38C, estou na terceira 12C) . Originais da caixa, com manual. Realmente na época eram coisas do outro mundo. A minha paixão era uma HP-67 programável por cartão. Tive um professor de análise de investimentos que tinha uma, cujo programa tinha mais de 30 cartões magnéticos, que passavam um a um. A calculadora mais doida que eu vi era de um programador de computador. Era a Texas TI-12 ou 62, e a única fincão dela era converter números e sinais em programa Assembler (estudei programação em Assembler, mas era coisa de maluco; o que eu fazia em 1 dia ela fazia em 15 miutos). Então o número 1 eram oito dígitos 00110001, por exemplo, o sinal de + era 10111100 (Assembler é linguagem binária, pra quem não sabe). E hoje a gente reclama quando cai a conexão.
PS : VHP, eu troco sim as minhas calcualdoras. Por uma Gallardo Superleggera…….

Jorge
Jorge
17 anos atrás

O mais interessante é que ainda vendem as 12C financeiras por pequenas fortunas.

Provavelmente custam para fazer a mesma coisa dessas calculadoras de cinco reais com pilha e tudo no camelô, mas continuam dando um certo status a quem as usa…

Thomas Visani
Thomas Visani
17 anos atrás

Adepto inveterado de HP 12C tanto na vida profissional quanto na academica…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Essa é das antigas então vou contar uma história interessante sobre elas.
Em 1976 eu estava no cursinho Objetivo na Av. Paulista. Vivíamos uma época em que calculadoras portáteis eram raras nas escolas porém, já proibidas pois alegavam que elas tolhiam o desenvolvimento do raciocínio lógico para contas e equações.
O Objetivo tinha uma visão oposta a essa e então permitiu o uso de calculadoras nas aulas, mas não nas provas para não “irritar” o MEC.
Na verdade poucos eram os alunos que as tinham pois custavam caro e suas baterias eram mais caras ainda para repôr.
Foi nesse contexto da época que pedi para o meu pai que me comprasse uma calculadora. Ele, como era engenheiro calculista de estruturas, adorou a idéia pois já usava uma Texas com programas específicos para sua profissão (aquelas com fitas magnéticas instaláveis por trás do visor, lembram ?) e então, no dia seguinte me deu de presente o último tipo em calculadoras da época, uma HP-25.
Foram várias horas de explicação do sistema usado por ela e, principalmente, dos programas que era possivel executar com ela.
Haviam 2 manuais, um para cálculos e outro bem maior para programas.
Tinha também o charme do carregador de bateria com carga para até 10 horas de uso. Um luxo.
No dia seguinte levei a dita cuja para a aula. Quando coloquei-a em cima da carteira e o professor de matemática a viu, disse quase gritando : “Uma HP-25 !!!!”
Pronto, o rebú foi formado. Todos se levantaram e rodearam a minha mesa para ver o pequeno computador. A cada comando soavam palavras como “Uau”, “Nooosssa”, “Putz”, “Caralh…” e assim por diante.
Da sala ao lado, por causa da bagunça, veio o professor de Física, amigo do de Matemática, e logo veio a classe toda dele junto.
Parou tudo. Ficamos o período inteiro curtindo a HP-25 e seus pequenos e mágicos números vermelhos. Como não dava para todos verem, o professor passou a desenhar no quadro negro os números que apareciam no visor da pequena máquina. O clímax foi quando fizemos rodar o programa da alunissagem que simulava uma viagem da Terra à Lua e seu pouso.
É incrivel lembrar disso nos dias de hoje com a parafernália eletrônica disponivel a preços de banana compráveis em qualquer camelô na rua, mas a 31 anos atrás era possivel parar as aulas de um cursinho universitário só pela presença de uma calculadora eletrônica na classe.
Tempos modernos, portanto.
Em tempo, ainda tenho essa HP guardada carinhosamente em sua caixa junto aos seus manuais e carregador de bateria, além da nota fiscal da loja Photótica do Shopping Iguatemi.
Não vendo, não rifo e nem troco por um Lada.
Abraços eletrônicos, enter.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Minha primeira experiência com a HP foi um desastre. Acostumado a navegar em ralis com uma anacrônica Facit de manivela, dei graças aos céus quando apareceram com uma HP. Me enrolei todo na navegação, minha habitual falta de prática para meios eletrônicos falou mais alto. terminamos lá atrás na classificação, com direito a vários impropérios por parte do piloto. E com toda razão.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Caro Fausto, mas hoje em dia você baixa um emulador da calculadora para o palm e ainda sobra espaço para um monte de outros recursos…

1GT
1GT
17 anos atrás

Conheci essa daí…um professor tem uma coleção de calculadoras científicas…só coisa rara…todas funcionando até hoje.
Minha única calculadora na graduação foi uma Canon F-612…
Todo mundo tinha as 48g ou gx…

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Também perdi uma HP, uma 48GX que um desgraçado me levou… Gastei os tubos pra comprar e o cara me levou deixando parcela pra pagar ainda… Comprei outra assim que pude, e estou com ela até hoje. A HP lançou a 49G, mas não vingou como deveria. Tentaram a 50G que também não deu muito certo. Daí lançaram a 48GII, essa foi pra frente… Pena que nenhuma dessas seja tão charmosa e simpática quanto uma 48GX ou G+…

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
17 anos atrás

Calculadoras HP são fantasticas.
Eu tinha uma, na época da faculdade, que um ladrão calhorda levou embora quando fui assaltado no centro de Santo André, me fazendo terminar o ano com notas vermelhas e acabar em segunda época.
Ainda existe segunda época?

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

FG,

Eu tive uma geringonça dessa. Usava transformador ( !!! ) ou bateria 9V. ( !!!!!! )

Detalhe: o led ( !!!!!!!!! ) piscava quando eu pedia a raíz cúbica de 8 ( ela pensava ) ( !!!!!!!!!!!! )

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Muito boa dica, parabens!

A minha nao e tao antiga assim, 48GX, mas tem um pessoal novo que faz fila para ver. Na epoca de facu o pessoal do Centro Acadêmico Horacio Lane (Mack) tambem vez um bom dinheiro vendendo cabo para transmissao de dados.

Nao troco a notacao polonesa “aplicacao de pilha” por nada nada nesse mundo!

Para quem tem muita saudade, ha muitos emuladores de HP disponiveis para download.

Abraco.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

benditas maquininhas…a TI 59 então, na época só faltava falar…E como custava caro….

Fausto
Fausto
17 anos atrás

Marcelin, as atuais Hp possuem o formato diferente, mas o tamanho é semelhante.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Com o tamanho dessa calculadora, hoje em dia se pode ter um PalmTop ou um Pocket PC.