Está chegando a hora

SÃO PAULO (fiquemos atentos) – Informa o atento Roberto Brandão, e sugere que discutamos o tema aqui:

Hoje, após aprovação pela Mesa, o projeto de venda e privatização do Parque Anhembi, do estádio do Pacaembu e do autódromo de Interlagos, proposto pela Prefeitura Municipal de São Paulo através de PPPs (parcerias público-privadas), seguirá para votação pela Câmara dos Vereadores.

Ouvi a notícia na rádio Bandeirantes e, logo cedo, consegui duas confirmações, uma do vereador do PSDB Ricardo Montoro e outra pelo Roberto Henrique Seixas, atual administrador do autódromo.

A justificativa de ambos para as privatizações, em especial a de Interlagos, baseava-se nas despesas anuais (em torno de R$ 4,5 milhões para o autódromo) muito acima das receitas (R$ 2 milhões), provando-se inviável sua manutenção do ponto de vista econômico-financeiro.

Sou contra, por princípio, essa sanha privatista. Mas deixo aos nobres colegas a incumbência de dizer o que acham.

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Renato
Renato
17 anos atrás

Ao Junior,
Pois é, fiquemos então apenas dos temas do blog.
Infelizmente (neste aspecto) não moro em SP e ir até Interlagos é complicado e caro.
Esout guardando grana para assistir a F1.
Um dia a gente se encontra. Abraço.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Renato:
Renato, não estou bravo nem sequer ofendido com a sua colocação. Pelo contrário.. Até porque freqüento o blog faz tempo e na última corrida da Classic estive lá em Interlagos e conheci pessoalmente vários visitantes daqui. Posso te garantir: é um pessoal alegre divertido e muito simpático.
Bom vamos ao que você colocou:
1) Sobre a indústria farmacêutica lucrar bilhões:
No mundo civilizado toda empresa sempre tem como meta o lucro, pois dele é necessário para sobreviver. É difícil explicar num blog de automobilismo. O antagonismo disto é o sistema comunista russo que já não existe mais. Mas pode ter certeza, o Estado lucra mais com a indústria farmacêutica, do que o vice-versa. Paga encurtar o papo de investimento em saúde e remédios, não existe nenhum tipo de investimento no Brasil com taxa de juros menor que 100%
2)Vacina para a tuberculose:
Se você conhece alguém com este problema, por favor, encaminhe ao posto de saúde mais próximo que o tratamento é gratuito e com remédio nacional. É para isto que pagamos a mais alta taxa de impostos do planeta, além da maior taxa de juros do mundo!
3)Remédio de R$300,00: se você faz uso de remédio caro nessa faixa de preço e não pode pagar, também é só procurar o Posto de Saúde mais próximo que ele tem por obrigação te encaminhar à Secretaria da Saúde para receber seu remédio de graça, ok?
4)Biopirataria: eu tenho a mesma idéia que você. É roubo. Da mesma são as patentes. O que é dos outros não se deve por a mãos. Mal comparando, é como eu fosse na sua casa e tirasse a sua propriedade e seus pertences, sua casa e monte de gente aplaudisse. Eu não gostaria, disto. Você deve ter trabalhado, suado, feito um enorme esforço e vem um cidadão que é pago( e muito bem pago) para te defender, e acaba roubando o que é seu. Tenho certeza que você também não gostaria disto.
5)Eu detesto o Lula: Renato, pode acreditar que eu votei no Lula em 2002. Foi mais por obrigação eleitoral e por raiva do FHC. Aliás, nunca votei em FHC e Serra. Vamos falar a verdade, foi um show de horror a gestão dele, não foi? Você viu algum cara-pintada protestar e a OAB pedir o impechment dele?
Se você gosta do youtube, vá até o buscador e digite: Lula no debate em 2002 no Globo Mentira. Veja o que foi dito e o que aconteceu. A análise é sua.
6)Eu adoro privatizar: se você percebeu meu comentário logo no início eu coloquei apesar de ser liberal democrata, não era xiita. No caso do Autódromo era contra por ser diversão pública um dever do Estado . Por tanto, eu acho que onde é para ter diversão para a comunidade todos devem desfrutar.
7)Escola Pública: eu fui aluno de escola pública até o ginásio(seria a 8° série hoje) e te garanto que está um horror o nível de educação. Por uma dessas contingências da vida eu peguei uma substituição de uma professora, para dar aula para 8° série. Eu achei que estava dando aula para analfabeto! Cosas que eu tinha obrigação de saber no 1 ano o grupo, nem o melhor da classe conseguia saber. E era a elite da cidade, rapaz! Sabe de uma coisa…
A verba da educação no estado de São Paulo, metade vai para a USP e outra metade para as escolas estaduais. Dessa metade 50% não tem nada a ver com educação propriamente dito, é cabide, encosto. Percebe o que fazem com o teu dinheiro de imposto?
Mas me formei engenheiro agrônomo em escola particular, para o seu alívio eu iria te custar 10 vezes mais caro para você (como contribuinte) me sustentar como aluno em escola pública. O problema é que eu não sou contra a escola pública, e sim como ela é administrada: Como um bordel!! trabalha quem quer. Infelizmente.
Renato, eu estou indo para o II ENL agora. Se você mora aqui em São Paulo e for lá, será um prazer conhece-lo. Um abraço e não esquente a cabeça com ESTATIZAÇÃO e PRIVATIZAÇÂO. Tudo de bom felicidades :-)

Renato
Renato
17 anos atrás

Ao Junior,
Caríssimo, em primeiro lugar não reclamei com vc. em nada sobre a quebra de patentes.
Meu comentário foi sobre vários temas de outros posts de outros leitores.
Se vc. se ofendeu e vestiu a carapuça, sinto muito.
Se a industria farmacêutica e de planos de saúde lucra bilhões, mais um motivo para que todo ser humano ache ridículo lucrar em cima da doença dos outros.
Ou vc. acha que eles pesquisam remédios por benevolência?
Por que não investem em remédios para doenças de pobres como a tuberculose, ao invés de gastar os tubos em remédios para doenças do coração, comuns em países ricos, e cobrar R$ 300 por uma caixa de 15 comprimidos?
O que vc. acha da biopirataria da industria farmacêutica que rouba plantas e ervas do Brasil, sintetiza o princípio ativo, patenteia e te vende o remédio por valores indecorosos. Vc. acha isso ético, legal e moral?
Vc. fala em bravatas do atual presidente – que pelo jeito vc. detesta – mas deve ter esquecido que este tema de quebra de patentes começou com o atual governador de SP.
O mesmo que adora privatizar tudo.
Vc. também achou absurdo naquela época? Foi ético?
Vc. tá revoltado com os impostos? Todos eles? Ou acha que os estaduais, como IPVA, as tarifas de pedágio e as diferenças de ICMS causadas pela guerra fiscal tornada legal em governos passados, são justos?
Quanto as pobres e aplicação de impostos, vc. já foi em uma escola estadual em SP?
Buscou remédio de graça fora do SUS (que é federal)?
Enfim, nada pessoal meu amigo, mas continuemos falando de carros.
E pelo menos do meu ponto de vista, não fico olhando meu umbigo…..

Mauro Andres
Mauro Andres
17 anos atrás

Acho que tudo que é bem administrado pode dar resultado. Infelizmente não sei se é o caso do Pacaembu, Parque Anhembi e Autódromo. Se for a qualidade deles for igual ao de outros serviços publicos, o Detran por exemplo, é melhor privatizar já porque a situação é feia.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Olha, primeiro não dá lucro porque como bem todos sabem se a prefeitura gastasse menos quando a F1 vem pra cá e os organizadores que lucram tudo o que podem arcassem com mais responsabilidades que eles têm talvez essa conta fechasse bonitinho…
Outra coisa 4 milhões para uma prefeitura que gasta quase 300 com salários gratificações e comissões com folha anual é uma piada… Mais no deles ninguém tasca..

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Renato:
Se a reclamação da quebra de patente for comigo, foi só para avisar aos amigos do Blog que foi feito mais uma bravata, daquelas que o povo sempre paga. O Ilustre quebrou a patente(propriedade intelectual) de um remédio para a AIDS, isto quer dizer o seguinte: Não vai pagar preço de mercado pelo produto à empresa que gastou tempo, dinheiro com pesquisa e desenvolvimento para colocar o remédio no mercado. Não respeitou nenhuma lei e ética, nem sequer conversou com a detentora da patente. É mais ou menos o que o Evo Morales, está fazendo com a Petrobrás. Tomou e pronto, acabou. Os lesados é que reclamem(para quem?), entendeu? O povo tomou na cabeça de novo!!! E não aprende.
Ele falou em dimiuir o imposto para a população mais pobre ter acesso ao remédio? Ele só pensa em pobre quando interessa!!! Esse cabide com 37Ministérios é pensando nos pobres?
Outra coisa: essa quebra de patente vai economizar momentaneamente R$30mihões. Quantos bilhões ele arrecada do indústria farmaucêtica? É a maior taxa do mundo, principalmente por ser relacionando à saúde. O contribuinte pagou R$300bilhões(preste atenção na cifra!!!) de imposto nos 3 primeiros meses do ano. Entendeu? Pagar imposto para quê, então? E a gente, corre o risco nem ter mais o remédio para comprar. Deu para enteder? É como você escreveu, temos que parar de ficar olhando para o nosso umbigo!!!
Abs. :-)

Renato
Renato
17 anos atrás

Gente,
Esta discussão não chega a lugar nenhum porque na verdade a grande maioria dos que aqui escrevem ou lêem este blog não se importa em pagar R$ 90,00 (quase 1/3 de salário mínimo) para brincar de kart ½ hora na Granja Viana.
Para que escolinhas de kart de graça? Vamos pagar.
Para que espaços de entretenimento grátis? Tem que ser pagos.
Não se importam, pois vão a Interlagos ver stock-car e truck nas áreas reservadas aos vips e convidados dos patrocinadores, que tomam lugar nas arquibancadas para ficar de costas à corrida e bebendo cerveja e comendo baquetes na faixa, enquanto quem se dispõe a pagar para ver as corridas ficam espremidos num canto.
Não se incomodam quando uma concessionária cobra R$ 7,00 de pedágio (só na ida) para você rodar 25 km entre Campinas e Itu, e ainda colocam pedágio no mesmo valor nas estradas vicinais para punir os “fugitivos”.
Não se importam em pagar R$ 50,00 para entrar no salão do automóvel e de bacanas no Anhembi, quando muitas feiras ali exibem tecnologia de ponta e de graça a quem quiser aprender. De graça? Que sacrilégio. Não dá lucro.
Reclamam da quebra de patentes de remédios, mas tem que agradecer todo dia, pois deles não precisam. Se precisassem veriam o quanto custa se manter vivo no sistema de planos de saúde que precisam dar lucro. Remédio de graça? Coisa de pobre.
Deve ser duro viver olhando o próprio umbigo…..

Gabriel Marques
Gabriel Marques
17 anos atrás

eu sou a favor da privatização, mas com obrigações de quem arremata-lo. Pois não dá para continuar-mos pagando pela incopetência ?!?! e pela lentidão burocrática dos administradores nomeados (não sei como funciona com o sp tur). Mas o autódromo é mal explorado assim como todo esporte a motor que graças a constituição é dirigida de modo feldal.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Já fui criticada aqui pelo FG pelos meus discursos pseudo-liberais, potanto, não é difícil imaginar que sou à favor de qualquer tipo de privatização.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Ricardo:
É isso aí. Só que eu estou assustado é com a cobrança de pedágio de transporte de carga, lá também. Acho que deve se fiscalizar o excesso de peso e não cobrar pelo transporte de carga. Encarece a produção. Sobretudo os alimentos, que principalmente vem de Ribeirão Preto para São Paulo. Isso quando não voltam novamente em transações para o interior. É o famoso custo-Brasil!! Por ex:
Um frete de Ribeirão à São Paulo, 50% do custo é pedágio. Entendeu? o custo dos alimentos são muito mais caros devido exploração do estado no contribuinte. Além do que, se cobra de altíssimos juros e impostos na agricultura, o CEASA só serve para acumulo de ratos, funcionários públicos e atravessadores. E depois, vem esse mentiroso na Presidência falar que vai acabar com a fome. Só acabou com a fome dele. Mas esse é um papo que é para ser discutido em outro blog.
Ao Paulo Aidar:
Amigos da Rede Globo, o nosso fim está próximo!!! O amigo do Evo Morales aaacccaaabbbaaa de que quebrrrarrrr mais uma patente!!! E ass
multinacionais dos fárrrmacos estão indo embora, torcida brasileira! É dose para leão(sem trocadilho,hein?)
Arrrnaldo, dê a sua opinião!!! :
– A regra é Clara!!! Povo explorado não merece coisa melhor!!!
E agora? Não temos o RRRRonaldinho, o RRRonaldo, o RRRivaldo, e não teremos mais Interrrlagos? Dê a sua opinão RRRReginaldo:
Desculpe() a nossa falha, é caiu o link!!!

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Cesar,

nos EUA continua assim.
se for pré-pago paga para chamar e paga para receber.
sobre o cancelamento de assinatura concordo, e aí o problema realmente está diretamente ligado ao fato de ser privado.
é o mesmo esquema de academia de ginastica nos EUA. como eles sabem q depois de 2-3 meses nego vai desanimar (e branco também) ele poem 300 mil dificuldades para cancelar, e por isso tenho vários amigos q pagam academia há ANOS sem usarem, pq nao conseguem cancelar.
o telefone q eu tinha no escritório no Brasil eu tive q deixar cortar e depois pagar as contas, pq nao conseguia cancelar a assinatura.

É o maldito departamento de retençao…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Bom, se o cara não tem grana para pagar a conta do celular, não é culpa da privatização. O que importa é que não só celular, mas também a telefonia fixa estão aí para quem quiser, puder e precisar. Muito diferente do que era antes da privatização. E não podemos esquecer que concorrência só faz melhorar os serviços, coisa que em empresa estatal não existe.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Máximo:
Independente do preço, o serviço é perverso. Dá a idéia que no Brasil todos tem celular. O cara compra um aparelho nas Casas Bahia, paga quatro ou cinco vezes o preço do bicho e anda pra cima e pra baixo com um aparelho que não funciona, porque não sobra grana pro cartão. Aí vem a história de que no Brasil, depois da privatização a telefonia melhorou. O que melhorou foi a tecnologia. A telefonia aqui parece ter piorado em termo de atendimento. Tenta cancelar sua assinatura de celular pra ver?
Qto ao pagamento da chamada e do recebimento, isso já foi abolido. Eles agora estão explorando isso com os chineses, que descobriram recentemente os celulares…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Vinivga (é isso mesmo?):
Não confunda esquerda, que tem preocupações sociais reais, com essa “pseudo-esquerda muderna”, que anda viscejando por aí…. De mais a mais, quem estatizou tudo foi a ditadura militar, sempre apoiada por ACMs, Malufs & Cia, que, ao que me consta, são todos de direita, ou como preferem, conservadores (é sempre bom conservar aquilo que se tira o máximo proveito, né?)

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Amigos,
Muito bom o nível dos argumentos e da discussão.

Ao Caio : quando falo que o lucro do estado está no serviço que ele entrega é isto mesmo, pois o Estado somos nós. Tanto que, se você for processar o Estado, não pode, pois estaria processando a si mesmo, então você processa o administrador responsável, na Pessoa Física.
Porém, tenho de concordar que, num país de parcos recursos, deve-se priorizar SEMPRE a Educação, o maior serviço que o Estado pode e deve prestar (veja a Coréia do Sul).
No entanto, existem algumas atividades sabidamente deficitárias que necessitam do subsídio do Estado. Quando se tornam rentáveis, devem ir para iniciativa privada, mais ágil e competente para tal.

Jovino, impressiona a quantidade de vezes que falamos disso aqui. E você tem toda a razão, a maior parte da despesa vai para as reformas e manutenção do autódromo, visando a Fórmula 1.
Que, por sua vez, paga o teto máximo do valor de aluguel, R$ 35.000,00 (só!). Vejam a tabela de preços no site http://www.autodromointerlagos.com (o site oficial).

E, pessoal, vejam a honra : Alex Tseng juntou-se à nós. Este blog está ficando chique e eclético.

Vinivga
Vinivga
17 anos atrás

Resumindo, esquerda gosta de estatal para mamar na teta e tirar lucro pessoal de bem público. Tem que privatizar, tudo. Estado tem que tomar conta de Educação, saúde, e segurança o resto deixa com a iniciativa privada para se virar, assumindo lucros ou prejuizos (as vezes a infra-estrutura também deve partir do estado). A sanha estatista faz mal.

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
17 anos atrás

Brandão, permita-me discordar levemente de seu comentário. Lembramos todos de tudo o que já foi criticado em Interlagos aqui pelo Gomes e demais freqüentadores. Talvez (sim, talvez, quem sabe, quiçá, esperamos) privatizado o espaço acabe a farra do boi do evento mais lucrativo da F1, onde era ônus para o poder público e bônus para o privado. Talvez, unindo-se os dois, haja um estancamento ou fim da sangria que esta equação proporcionava.

Enfim, resta saber se os novos proprietários, se aprovada a privatização (PPP de koo é rolla), serão amigáveis a quaisquer outras categorias que não a F1, e infelizmente a viabilização destas depende das entidades administrativas (CBA etc.)…

Helio
Helio
17 anos atrás

no pós pago tem o custo da assinatura.
quem fala menos que o pacote paga pelo que não usa . pra mim o pré pago é mais vantagem pois uso muito pouco esta porcaria chamada celular.

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Cesar,

como usuário eu concordo com seu ponto de vista. Tem lógica, mas meu ponto é que apenas o sistema pré-pago permite isso, e nesse aspecto é um avanço. E um avanço brasileiro.

Nos EUA por exemplo, um celular pré-pago compra minutos para falar, e nao para fazer chamadas como no Brasil. Meu primeiro celular aqui foi pré-pago e eu descobri isso na marra. Comprei um cartao de 1 hora que foi gasto recebendo ligaçoes…

Mas, dou o braço a torcer, o serviço é muito caro quando comparamos com a média salarial do Brasil…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Máximo:
Se o cara só recebe, ou liga à cobrar, alguém paga. De graça é que a ligação não sai. Se vc recebe o serviço com três meses de antecedência (é a vida útil de um cartão pré-pago), não tem inadimplência e não tem ligação gratuita, não tem porque o serviço ser mais caro….

Dú
17 anos atrás

Sei lá se foi o Panda, mas essa nóia da telefonia é plano quinquenal de cartas marcadas. A população está sendo lubridiada com o minutos pagos, em detrimento ao contrato atual de tipo fim de semana um pulso sem tempo, desde que para a área. A mídia só divulga planos que favorecem as tele da vida, e o Conar de boa aceita. Anos de espera por uma linha? E os preços de locação de extenção doméstica? Acham que privatização aqui é, dá lá que me livro de cá? Nada disso, é toma aqui e dá o meu! Mas como o assunto é o Autódromo, e o contrato vence em 09, seria esta a correria para Taubaté e Guarulhos via CBA se apressarem? Conheço o Marcos Moraes, que investe no motociclismo, e pelo perfil e idôniedade voltada ao esporte, creio que de tudo isso que falam, o irmão e o grupo Projeção, irão fazer acontecer. Esta fumaça toda em volta de Interlagos irá fazer saudades à neblina que baixa todo fim de tarde, a neblina que trava os motores 2 tempos no kartódromo, a neblina que impedia a visão da curva 3, e quem sabe já deu falta no 96. Interlagos já era, os amadores estão sem saber decretando o fim do templo. É coisa de gente grande”!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Brands???
“Em primeiro lugar, o LUCRO do Estado está no serviço que presta ao cidadão, dentro de seus objetivos.
O Estado SOMOS NÓS e não eles. ”

Nem o 9 dedos acredita mais nisso.
O Estado deve prover o básico, e não atrapalhar no resto.

Os melhores parques e jardins da cidade são os que a iniciativa privada toma conta.

Nosso Estado deve olhar pros debaixo e ajudar a subir, com saúde e educação.
E pros de cima, não trapalhar nem esfolar, como faz hoje!

Maximo
Maximo
17 anos atrás

prezado Cesar Costa,

faltou lembrar que via de regra os usuários de servico pós pago tem contas muito mais altas, dando mais lucro a operadora, que por isso lhe oferece alguns beneficios, e que a grande maioria dos pre-pagos é pai-de-santo – só recebe, o que nao seria viável com um sistema pós-pago.

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Pense nas telecomunicações…. antes de vir com conversinha Marxista…

Lembre que a Petrobras, que é do povo, vende a pior e mais cara gasolina do mundo ao passo que a Chevron, que não é do povo, vende gasolina de altíssima qualidade e barata ao povo mais rico do mundo.

veja vc…

Raphael
Raphael
17 anos atrás

AUTÓDROMO NÃO É UM NEGÓCIO VIÁVEL QUANDO SE TEM O CUSTO DA CONSTRUÇÃO.

SE FOSSE O CARLOS COL E O AURÉLIO FELIX TERIAM UNS DEZ ESPALHADOS PELO BRASIL.

O CUSTEIO É ALTO, A PRESENÇA DE PÚBLICO SÓ ACONTECE NOS GRANDES EVENTOS, OS REGIONAIS SÃO DEFICITÁRIOS.

CABE ÀS PREFEITURAS MANTER A PRAÇA ESPORTIVA, ASSIM COMO FAZ COM OS ESTÁDIOS E GINÁSIOS FOMENTANDO O ESPORTE E GERANDO ATIVIDADE E RENDA PARA O MUNICÍPIO.

NO CASO DE INTERLAGOS, COMO A ESTRUTURA JÁ ESTÁ PRONTA, PODEM APARECER EMPREENDEDORES DISPOSTOS A ENCARAR.

jovino
jovino
17 anos atrás

É muito triste isto e já é uma prática aqui no Brasil. Como disse o Pandini, primeiro eles reformam tudo e depois entregam a iniciativa privada que só terá interesse em faturar em cima. Acho que aqui neste blog eu e o Brandão já tocamos algumas vezes neste assunto, pois acho que num futuro próximo o autódromo de Brasília também seguirá o mesmo destino. Acredito que estes R$ 4.5 milhões gastos por ano com o autódromo são mais destinados as reformas para a formula 1 do que para a própria manutenção normal do autódromo.

Jovino

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Pra quem elogia tanto o sistema de telefonia só um aparte:no sitema de pós-pago (que atende as camadas em melhor situação financeira), o preço é mais barato que o pré-pago (que atende a população de renda mais baixa). No pós-pago pode haver inadimplência, o que não ocorre no pré-pago, onde, mesmo pagando por um serviço que vc ainda vai usar, o preço é maior.

Alex Tseng
Alex Tseng
17 anos atrás

A segunda votação deverá ser nesta terça (08/05).

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Primeiro uma questão semântica: privatização é uma coisa (é o caso da Vale do Rio Doce), concessão é outra (é o caso das estradas). Nos dois casos transformaram a negociação em uma negociata entre amigos. Falaram das telefônicas, mas esqueceram-se da tecnologia que evoluiu neste período. Falaram em estradas, mas tb esqueceram-se do faturamento exorbitante dos pedágios. Aqui no Rio, a ligação de barcas entre Rio e Niterói é um exemplo típico: concederam os serviços, a preço de banana em fim de feira, e toda a semana tem uma barca à deriva, coisa que não acontecia qdo era uma empresa pública. Lembram-se da Light, a primeira empresa pública a ser privatizada. Dr. Helena Landau foi posta no BNDES para privatizar a dita cuja. Entregou a preço de irmão pra irmão e depois foi morar em São Paulo, recebendo uma graninha respeitável da empresa privatizada, que fica no Rio, a título de consultoria. Resumindo: a privatização, ou concessão aqui no Brasil atende apenas a interesses particulares e não aos públicos…

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Thiago, quantos anos vc tem?
Desculpe em perguntar, mas vc nao deve ter visto a época em que um telefone demorava ANOS para ser instalado e só a burguesia tinha acesso. Vc nao deve ter visto a época em que o pobre pegava onibus para ir usar um telefone público, pq no seu bairro nao havia nenhum….

Concordo com o Pandini que houve muita maracutaia, mas apesar das mesmas, a privatizacao da telefonia foi vantajosa para a camada que deveria interessar ao ESTADO, os pobres.

Pobre é quem nao tem carro.
Pobre é quem nao coloca os filhos na escola particular.
Antes nem a classe média tinha telefone, hoje o pobre tem telefone.

O comentário do Paulo Aidar seria hilário se nao fosse tragico. Fiquei dividido entre rolar de rir ou chorar até soluçar…

A idéia do Cerega é boa, mas tem os “defeitos” citados pelo Brandao.
MAS, se o novo “dono” nao tivesse direito de explorar outra coisa que nao fosse AUTOMOBILISMO, acho que esta seria uma opcao, com pequenas adaptacoes.

O que acho que seria mais viável, seria o uso da pista nos dias sem eventos com locacao por hora, onde pudessem ser organizados eventos menores sem a necessidade de um Clube bancando. Juntariamos por exemplo 20 daqui do Blog para fazer uma corrida de 30min com 10min de treino. Todo mundo assina termo de responsabilidade e paga além do aluguel um seguro para aquele evento específico.

Fazendo contas outra vez. 20 na Granja pagam (20X50) R$ 1000,00 por 1/2 hora. Quem paga 50 na granja pagaria 150 em Interlagos.
Eu pagaria.

Exigiria-se veículo ORIGINAL, em ordem (pneus, luzes, etc), capacete, sapato fechado e uma quantidade mínima de horas rodadas no kartódromo de Interlagos, que também funcionaria com locaçao.

Outra opçao é ter carros para locacao. carros 1000, com motor original. nao andam essas maravilhas, mas outra vez, eu pagaria…

Garanto que ia ter carro na pista do dia todo, como sugeriu o Cerega, e as horas no Kart dariam uma nivelada por cima.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

A iniciativa privada administra bem porque vive de lucros. Se não administrar bem, fecha. Além disso, o negócio em sí, qualquer um que seja, tem que ter um dono para funcionar.

Bom, eu sou da época que para ter um telefone, a gente pagava um carnê em 24 meses e, depois do pagamento, aínda se esperava muuuuito para chegar o tão sonhado telefone. Existiam na época, escritórios especializados em venda de telefone com ágio. Isso nem faz tanto tempo assim. Hoje em meia hora você adquire o telefone que quiser, na operadora que quiser por um preço bem razoável.

As estradas também melhoraram muito. Paga-se pedágio? Claro que sim. Não existe almoço de graça, ou vocês preferiam as estradas como eram a algum tempo atrás que eram um perigo?

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Melhoraram por que estes mesmos governantes que gostam de vender tudo são os mesmos incompetentes na hora de administrar o patrimônio público. Se a iniciativa privada pode administrar bem, por que o poder público também não pode??? Privatização não é a solução. Este negócio de que os telefones melhoraram é uma grande ilusão.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

O “.” comentou um negócio interessante. Se no contrato de privatização houver cláusulas específicas que impeçam à iniciativa privada de transformar Interlagos em um condomínio ou seja lá o que for diferente de uma pista, eu sou favorável à privatização.

Claro que os petistas não aprovam as privatizações porque não foram eles que as fizeram, mas não há dúvida que os serviços de telefonia e as estradas melhoraram e muito com as privatizações.

Pandini
Pandini
17 anos atrás

Que bacana. Vão gastar uma nota preta numa reforma que vai fechar a pista por quatro meses e depois vão entregar tudo de mão beijada para alguém “administrar”?

Interessante. Foi exatamente assim com a “privatização” da telefonia e do setor elétrico: primeiro, elevaram as tarifas a níveis insuportáveis. Depois, começaram uma campanha publicitária gigantesca para convencer a população de que a privatização seria solução para ter “competitividade, serviços eficientes e preços justos”. Em seguida, entregaram tudo a preço de banana aos amigos que se dispuseram a pagar as comissões pelos bons negócios e contribuir com as campanhas eleitorais. Agora pergunto: alguém aqui acha que paga “preços justos” pelos serviços que consome?

É isso que se deseja para Interlagos? E os mecânicos formados na escola existente no autódromo? E as quadras, a área verde e todas as empresas grandes e pequenas que existem ali e vivem do que acontece no autódromo e no kartódromo? O benefício social disso não conta?

Sugiro uma ida às metalúrgicas e fábricas existentes perto do autódromo. Nelas, estão contratados vários profissionais formados em Interlagos. Pena que a “lógica” dos governantes de plantão não lhes permita perceber isso.

Espero estar enganado, mas acho que estamos vendo a sentença de morte para o autódromo, o estádio e o Anhembi. “São áreas valorizadas demais para servirem ao bem público…”, pensam os urubus de plantão. Há muito tempo eles estão de olho para lotear, vender e encher os bolsos de dinheiro. Exatamente como está sendo feito no Rio de Janeiro.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

E haja Maracujina e Calminex para todos nós, se a previsão do Paulo Aidar se confirmar…
Cadê o meu Plasil?

Caio
Caio
17 anos atrás

Vai ficar salgado para alugar, que não quero nem ver.

Thiago Parísio
Thiago Parísio
17 anos atrás

Gomes, discordo de você nesse ponto. A obrigação de qualquer governo é garantir os serviços essenciais à população, especialmente à mais carente. Administrar um autódromo, por exemplo, não é tarefa de nenhum governo. Deixemos isso à iniciativa privada, que o faz com muito mais competência. Basta ver, por exemplo, o que aconteceu com a telefonia: embora o processo de privatização tenha tido falhas, o serviço à população melhorou assustadoramente nas mãos das empresas privadas, e sem toda a burocracia de antes para se conseguir um mísero telefone.
Chega desse discursso de que “o patrimônio é nosso”. Conversa fiada: um patrimônio que nós, com nossos impostos, sustentamos, mas que os nossos péssimos políticos e administradores públicos corroem sem dó nem piedade.
Privatização sempre que necessário!

romeo scommegna
romeo scommegna
17 anos atrás

sou a favor, pois tudo que tem dono funciona. enquanto ficar na mão da prefeitura, os administradores serão políticos, que pouco se importam com o público ou resultados.
tenho certeza que quem investir, se preocupará com lucro, portanto, terá que colocar o autódromo para funcionar. com certeza ficará mais acessível a taxa aos pilotos e o público terá ingressos mais razoáveis e, teremos espetáculos e os arrendantes lucro.
tudo que os políticos não conseguem fazer.
espero um dia, ver a venda do banco do brasil, cef e petrobrás.
aí, podemos dizer que teremos um país e vcs verão que sobrará dinheiro para a saúde e a educação.

João Carlos
João Carlos
17 anos atrás

Caramba! Esses neoliberais ja venderam metade do país na década passada a preço de banana e agoram querem se livrar do pacaembú, interlagos e parque anhembi? Onde foi o dinheiro da venda? Pra onde iria esse outro? Até quando vender para pagar rombos. Administrem melhor, um pouquinho melhor. Chega de privatização. Chega de ataque ao patrimônio público!

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Imeginemos então uma prova depois que a iniciativa privada arrematou o autódromo.

Bem amigos da Rede Blog, falando diretamente do Autódromo de Interlabs onde viveremos em todas as suas emoções mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com o Grande Premio da Comunidade Farmacêutica.

O autódromo foi totalmente reformado e reestruturado confrome poderemos ver numa volta através da camera on board no carro nº 96 conduzido com perícia pelo grande Flávio “Galinho Chicken Little” Gomes …acompanhem..

Iniciamos a volta na reta Bayer,por que vc sabe s eé Baer é bom,encaminhando-nos a curva do Supositório, onde você aponta o carro na entrada e ele desce sózinho ladeira abaixo até a entrada da curva Sundonw Fator 50, contornando, passando pelo Muro do Gelol e descendo a reta Coristina D que tem efeito rápido e imediato , atingindo em seu final o contorno da Curva Autan onde serão repelidos todos os insetos oriundos do antigo Lago alí existente, descemos a segunda perna, chamada hoje de Intimus Gel, intimus para os íntimos,e atingimos pequena reta Amoxil até atingir a Curva do Cebion sabor laranja.

Apontamos o carro para a entrada da curva Cimed em direção a curva Eurofarma, direcionando-nos a Biosintética antes de levar o carro até a curva Aché e aí até a curva Medley para depois atingir a primeira parte da Subida do Viagra, contornando a uma curva quase reta, fechando a volta nos 4.390 metros da pista, um oferecimento de Jontex, Vasenol, KY-Gel e Cialis.

Ao meu lado Reginaldo Natrock : Bom dia Gavião, o autódromo está realmente sensacional, tendo sido corrigidos todos os erros anteriores ao longo de toda a sua existencia, concordando plenamente com as modificações, de nome inclusive, uma vez que as terminologias anteriores, Curva do Lago, S do Senna, etc..já encontravam-se desgastadas necessitando de uma nova INJEÇÃO de ânimo.

Voiltaremos já para viver emtodas as suas emoções essa espetacular corrida que tem Ricardinho da Medley largando em primerio, Caca da Eurofarma em segundo, Sperafico da Biosintética em terceiro, Burti da Cimed em quarto e de uma maneira inexplicável Thiago e Giuliano da Equipe T.E.X., vejam só, diividindo a terceira fila..é o fim do mundo uma equipe patrocinada por uma companhia petrolífera norte americana nessa posição do grid, aí tem amigo….

Voltamos já…

Souza
Souza
17 anos atrás

de onde sai os 2,5 milhões que faltam todo ano ? não sai da classe média alta que frequenta aquilo lá, sai do bolso do trabalhador que não tem hospital e escola de boa qualidade!

Privatização já ! Porque se alguem comprar vai querer ter lucro com isso e pra ter lucro vai ter que promover mais eventos. Todo mundo ganha

Ou vocês acham que polítcos são bons em organizar eventos de automobilismo ?

Helio
Helio
17 anos atrás

sou sempre favorável a privatização
essa idéia de pão e circo é muito antiga e atrasada. nenhuma cidade pode se dar ao luxo de gastar 2 milhoes para manter um local de entretenimento da elite. é bem melhor e mais justo manter um hospital ou um bom colegio com essa grana

brasil
brasil
17 anos atrás

o virgula …SOU CONTRA…interlagos…nao e para gerar receita e sim ENTRETERIMENTO…E PONTO FINAL…

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

É consenso que o futuro de Interlagos, enquanto centro esportivo, depende da manutenção da F1.

É consenso que Interlagos, enquanto pilar do nosso esporte a motor, padecerá pela falta d einvestimentos e interesse na preservação de um patrimônio histórico.

É consenso que a privatização de Interlagos certamente proporcionará uma exploração planejada de suas dependências, sem entretanto que isso seja garantia de que a pista seja mantida ou preservada.

É consenso que a tese defendida pelo Reginaldo, endossada pelo Vitão e Brandão, de que é absolutamente real a possibilidade de Interlagos transformar-se num grande condomínio soterrando todas as nossas expectativas.

É consenso que não adianta privatizar Interlagos, enquanto centro de automobiulismo esportivo, se o nosso esporte regional continuar a minguar como tem ocorrido a olhos vistos.

É consenso que Interlagos não se manterá com duas corridas de Stock e uma de Truck, unicas categorias que dispõe de público corporativo, mas que é capaz de gerar receita.

É consenso que a privatização ou a exploraração de Interlagos , passando as mãos da iniciativa privada, e hoje somente dois grupos econômicos teriam condição de fazê-lo, qual sejam o setor farmaceutico e o setor imobiliário, a partir do momento em que não se mostar rentável sucumbirá.

É consenso que necessário se faz que exista uma mobilização no sentido da preservação de Interlagos, pis parece iminente que encontramo-nos diante do risco de perdê-lo, numa possibilidade tão alta quantooa jamais pensaríamos a 10 ou 20 anos atrás.

É consenso que os exemplos dos kartódromos que encontram-se em mãos da iniciativa privada são lucrativos, bem cuidados e mantidos. Lembro porém que a escala de automobilismo de competição é muito maior do que a escala de um esporte que tem entre as suas características o custo e a possibilidade de ser apenas um lazer, ou seja, enquanto não se realizam corridas que se explore a locação de brinquedos motorizados (a grosso modo uma simplificação da tese do Ceregatti). Uma coisa e manter uma área de 100.000 metros quadrados e outra é a de manter uma de 1 milhão de metros quadrados.

É consenso que estamos diante de uma situação crítica, e no que depender das forças políticas hoje existentes, o final parece próximo.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
Júnior, uma correção: nas Autobahnen alemãs não há pedágios para automóveis, só para caminhões, onde a cobrança é feita de maneira eletrônica. É muito provável que, no futuro, a cobrança seja ampliada para os carros tambem, mas ainda não é o caso.
[ ]´s

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Eu gostei de todas as colocações. O debate está de alto nível. Eu em princípio, sou a favor de privatização, até por ter passado por 4 anos no Governo Federal, e conhecer bem licitação e conhecer como é gerido o dinheiro público.
Flávio, se você tivesse noção como é tratado o seu dinheiro nas repartições públicas, a tua visão do estado mudaria e muito. Processo de licitação, então… Como diria o Bóris…
-É uma vergonha!!!
O problema é ter como resultado a privatização das rodovias. Eu pago R$9,40 no primeiro da Vioeste, que fatura R$1,5milhão e meio, por dia, em cada praça de cobrança. Preço de um pedágio na Castelo, é preço de uma AUTOBAN. Detalhe: lá na Alemanha, você escolhe se quer pagar ou vai pegar uma paralela, sem pedágio. Você conhece melhor que eu. Sem contar a diferença que existe entre o salário alemão e o nosso, é uma distância kilométrica. O lucro de um ano, já paga todo o investimento `sine die´, e parece que na renovação da concessão, todo mundo morde. É incrível!!! Parece, não. Morde mesmo!!!
Assim, também acontece com a concessão de linhas de ônibus, etc…
O ideal, neste caso, eu acho que é fiscalização intransigente. Praça de Esportes tem que ser fiscalizada pela população. A administração e as contas devem trazer demonstrativo de contabilidade. É um sonho, é. Mas um pouco de lazer o estado tem que dar. Existe o benefício da imagem da cidade e capital que é injetado na cidade de forma indireta que não está mensurado nestas contas frias.
Resumo: Eu sou contra!!!
Obs: Flávio, você vê que eu sou liberal democrata, mas não sou xiita! :-)

Dú
17 anos atrás

De onde vai sair a grana para a reforma ? Vão reconstruir, pintar e entregar de mão beijada? O custo de uma privatização não viabilizaria para o interessado a construção de um autódromo novo no eixo da rodovia dos Bandeirantes? A história que Guarulhos não precisa de relatório do meio ambiente é cascata, pois vai desde o embrólio do rodo anel até o Wet’n Wild, o parque aquático na Bandeirantes que pronto demorou para abrir por causa do RIMA. Anos atrás o estádio do Pacembú foi alvo da ganância tbm, nem sei que pé está. Contar com CBA ou CBM para colocar ordem no barraco é o mesmo que acreditar em Papai Noel, como no kartódromo, que nunca foi privatizado mas sempre teve um clube DONO. Essa briga é de cachorro grande, imaginem o contrato disso! O Ministério Público teria de intervir? O problema é que fazem na surdina, numa simples canetada junto aos vereadores, e as vozes que aparecem são sempre as mesmas que de madrugada, no escuro da cozinha de suas casas, para pegar água, ao abrirem a geladeira começam a dar entrevista, pensando a luz ser um holofote. Corremos o risco de numa presepada dessas, ficarmos sem autódromo.

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17 anos atrás

É como a estória das estradas !
O arrendatário paga um aluguel a Prefeitura, para explorar o espaço.
Mas isto não que dizer que eles podem construir prédios no meio da Imigrantes, ou lotear a estrada !
O nome do jogo é Ceder em Comodato.

brasil
brasil
17 anos atrás

o ponto vc que parece que esta por dentro da maracutaia …explique entao ela para nois …

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17 anos atrás

ALTO LÁ, PESSOAL !!!!!
Privatizar não é vender !
É arrendar para continuar a ser explorado comercialmente como autódromo !
O Estado, ou neste caso a Prefeitura, não pode vender nada !
Entendam isto como um aluguel !
E com prazo determinado.

O Marcelo deu um ótimo exemplo, comparando o Kartódromo de Interlagos com o da Granja e com o da Aldeia.

O Anhembi é um cabidão de empregos. Se arrendarem por R$1,00 / mes, vai ser lucro para a população.