Gira mondo, gira (terça)

SÃO PAULO (ótimo negócio) – A Daimler anunciou ontem a venda da Chrysler para um fundo de investimentos por US$ 7,4 bilhões. Nove anos atrás, os alemães compraram o mastodonte americano por US$ 36 bilhões.

Belo negócio.

Leio no “Publimetro”, ótimo jornal gratuito que é distribuído em SP: em junho, volta aos supermercados o Mandiopã. Informa o jornal que o salgadinho foi criado em 1954 e que no auge os caras vendiam 60 mil caixinhas por dia.

O criador, Antônio Gumercindo, tem 69 anos e disse que quando morrer leva a receita com ele para o túmulo. Adorava Mandiopã. Adoro Mandiopã! E já tem até site!

Falando em jornais gratuitos, ótimo também é o “Destak”, pioneiro nesta nova era importada da Europa (na verdade, em SP, o pioneiro mesmo é o “Metrô News”, mas esses novos são melhores). Há uns cinco ou seis anos vi esse negócio em Zurique, um jornalzinho chamado “20 Minuten”, e voltei ao Brasil disposto a fazer a mesma coisa.

Ficou na disposição. Mas é legal que existam. Estimulam a leitura, criam novos leitores. As pessoas precisam ler e se informar.

Informação, falando nisso: as picaretas das locadoras de carros que emplacam seus veículos em outros Estados para pagar menos IPVA deram um prejuízo aos cofres de São Paulo de R$ 1 bilhão nos últimos três anos.

Ah, este país de espertos…

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Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Adoro Mandiopã. Até citaram a célebre frase do “Feliz Ano Velho” aqui.

Sobre o IPVA, quero saber… Como Curitiba vai se virar com uma queda na arrecadação? Ou melhor, o Paraná?

Eric
Eric
16 anos atrás

E também a mistura de carros beberrões, sindicatos completamente insanos e as montadoras terem que bancar a aposentadoria e o plano de saúde matou as fábricas americanas. Só um milagre faz voltar a situação que era pré-1973.

Eric
Eric
16 anos atrás

Até que enfim a Daimler vendeu a Chrysler, vamos ver se assim voltam a fazer carros que são sinônimos de carros, porque nos últimos tempos os Mercedes deram uma caída e perderam lugar para BMW e Audi.
Quanto a fábrica da Chrysler no Paraná, ela foi inaugurada em 1998, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Produziu diversas versões da picape Dakota. Apanhou bonito da S10 e da Ranger e a fábrica fechou em 2001. No lugar agora funciona uma fábrica de autopeças.
IPVA: Sou a favor que se tenha um valor único, independente do modelo do veículo.
Quanto aos impostos abusivos,não serem usados para o seu objetivo e irem parar na mão de políticos vagabundos, tenho pouco a dizer:
O último que sair do Brasil, por favor, não esqueça de apagar a luz..

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Brandão:
Culpar os fundos de pensão pela incompetência e desonestidade dos administradores me parece meio fácil. Vale lembrar que a Varig só durou o tempo que durou porque sugou a grana do fundo de pensão até ele quebrar….

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Jonas:
O Classe A era uma tentativa da Mercedes de popularizar a marca. Se seria um erro ou não, só o tempo poderia dizer. O problema é que a falha no projeto desandou a parada. A única alternativa foi colocar toda a eletrônica dos top de linha pra resguardar a marca (meu filho já está no segundo Classe A e adora o carro). Sem contar que na época estávamos em plena febre da globalização, né? A idéia era produzir o carro aqui (mão de obra barata incentivos fiscais etc) e exportar para o mundo… Apareceu um veado na frente do carrinho e a vaca foi pro brejo…

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

“Não esquenta a cabeça, que a caspa vira Mandiopã”.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

A Daimler Benz, após esgotar a utilização dos prejuízos com a venda da Fokker, poderá, agora, jogar o prejuízo escritural e contábil do negócio com a Chrysler.
E mais, o modelo norte-americano de montadoras parece que se esgotou.
Ford e GM também estão mal das pernas.
Precisam reciclar os modelos econômicos de suas atividades.
E a culpa, como sempre, recai sobre os fundos de pensão dessas empresas.
Modelo que algumas empresas brasileiras copiaram e deram-se muito mal (Varig), com o fundo sendo maior e mais rico que a própria empresa (Pan-Am nos Eua, Previ BB, aqui etc).

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Alguem já explicou, pra onde vai o $$ do IPVA?

Kapetta
Kapetta
16 anos atrás

Tem gordura TRANS ???

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Putz, Mandiopã. Isso era uma delícia.
Quando se fritava no azeite que a minha família produzia na Itália e mandava de galões para cá então, aí era o delírio gastroentupidor-intestinal total…
Que deliciosa lembrança da infância.

fabao
fabao
16 anos atrás

até onde eu entendi a estória, a Mercedes e outras instalaram várias plantas automobilísticas na América do Sul (Br e Argentina) no final dos anos 90 baseadas em uma previsao de consumo que foi a pique com as crises econômicas do Brasil (FHC pós reeleicao) e da Argentina (a quebra de 2001). Por isso que as plantas novas se deram mal, e acho que uma no Paraná logo fechou (Chrysler? confirmem, please).

Jonas
Jonas
16 anos atrás

Cesar, tudo bem, mas tinham que fazer uma planta para 90 mil carros/ano? A Toyota começou sua fábrica de Indaiatuba dimensionada para 180 mil no máximo, Honda com menos ainda em Sumaré.
Li certa vez (nào lembro onde) que os concessionários Mercedes, que investiram horrores e estavam vendendo zero foram à Alemanha e pediram que a marca produzisse aqui uma versão do Classe A sem tantos acessórios, mais pé-de-boi, portanto mais barata. Resposta: Mercedes é como um Rolex, não pode ser barato. Se tirarmos o extremo luxo dos carros, tiraremos tambem a estrela de 3 pontas da frente.
Isso pouco antes de baixarem as portas. Ouvi falar do erro de concepção do carro também, mas com certeza os administradores delirantes superestimaram sua marca, ou o nosso mercado, ou então acreditaram no governo FHC

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Jonas:
A idéia de produzir o Classe A aqui não foi ruim. Ruim foi o projeto alemão, que capotou no Teste do Veado. Aí tiveram que colocar uma traquitana eletrõnica caríssima, que inviabilizou o projeto original. Eles tinham planos de construir carros até na China. Sacumé: mão-de-obra baratinha, que nem que aqui, incentivos fiscais e outras cositas más… Dessa vez o vacilo foi da engenharia e não da administração. De repente os caras que fizeram a lambança no Classe A foram promovidos a administradores….

Marcog
16 anos atrás

Sobre o mandiopã: você ainda acha fácil nos Barateiros da vida, como Fritopan.

Sobre o IPVA: O que é isso ? rsrsr

(paguei do Uninho pela última vez esse ano… a partir de 2008 tá isento…)

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Tô com o “.”!

Se o imposto fosse justo (ou no mínimo igual) nenhum esperto ia tentar ser esperto.

O pior é que para pagar este imposto aqui no Rio (IPVA) é preciso pagar antes uma taxa (DUDA). E para pagar esta taxa é preciso pagar OUTRA taxa (de serviço do banco). Aí, temos que pagar o CPMF disto tudo…

Coisa de doido: paga-se taxa para pagar taxa para pagar imposto e é cobrado imposto sobre tudo isto! Que acumula com a CIDE, com o pedágio, e sabe-se lá mais com o quê!

Ô país…

Jonas
Jonas
16 anos atrás

Caso Chrysler: O que esperar dos executivos que construiram em Minas uma planta para produzir 90 mil Classe A (lindo e baratinho) por ano? Tenho pena dos acionistas.

.
.
16 anos atrás

E sabem o que é pior ????
Pagar 4% sobre o valor venal do veículo, TODOS OS ANOS !
Como se o infeliz cidadão, na aquisição do sonhado carrinho, já não tivesse pago os TUBOS de IPI, ICMS, PIS, COFINS, IRPF, CPMF, INSS sobre m/o.
Fora as taxinhas de Detran, Denatran, FENASEG, etc…
E ainda continua pagando R$1,08 de impostos sobre cada litro de gasolina vagabunda que compra.
Fora os pedágios…
Tudo isto para sustentar o cabidão de vagabundos.
Quantos ministérios são mesmo ?
E quantas secretarias ?
Tudo muito necessário…
Quem são os picareta nesta estória ?
Oras, façam-me o favor…
braZil = país de idiotas

Dú
16 anos atrás

Nossa, era jogar na panela. Nem micro existia! Fritava legal. e meus dois grandes filhos assistiam, ou melhor, deixavam eu assistir a F1. Fazem uns 15 anos que não sinto o sabor das batatinhas fritas! Mas placas de outros Estados? Me poupem. Em Campinas, as viaturas do Guarda Municipal são todas de Palmas, nas concessionárias das estradas de SP……… O IPVA é o de menos. E as multas? Isso faz a privatização de Interlagos parecer história do tapete da rua Augusta. Cutuquei legal e afinal,

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Não me leve a mal, mas estes executivos da Daimler não servem nem pra tomar conta do botequim da esquina. O mais estranho é que lá este tipo de incompetência costuma dar cadeia!

R/T
R/T
16 anos atrás

Ainda sobre o Mandiopã
Acho que então a reportagem se refere as capitais, porque aqui no litoral (e no interior, S.J. dos Campos, por exemplo) desde 2005 já tem esse Mandiopã, o original mesmo, nessa mesma embalagem, e nos 3 sabores tradicionais

Ah, e pra quem é das antigas, sim o sabor é o mesmo do que comia nos anos 80, não mudou nada, continua a mesma coisa

R/T
R/T
16 anos atrás

Gomes, se quiser Mandiopã voce acha em qualquer Pão de Açucar, naquela parte de alimentos e lanches próximo as bebidas, até aqui no litoral tem !

Quanto a sonegação das locadoras, a culpa é do estado de SP, mal governado a anos pela tucanada, cujo lema foi aumentar impostos, em 2000 a carga estadual de SP era de 3,9 %, hoje é de 6,9%, contribuiram pra isso o ICMS que era de 12% e foi pra 18 e até 25% em alguns casos, e o próprio IPVA, que nominalmente se encontra em 4% mas efetivamente é mais, visto, por exemplo, que um 206 avaliado em 17 mil, paga 890 de IPVA, ou seja, cerca de 5%

Jonas
Jonas
16 anos atrás

Prejuízo de SP? Ora, é só deixar de ter olho grande, 4% do valor do carro é demais. Então F0DA-SE o governo paulista.
Paranaense é que é esperto, cobra 1,5%, arrecada legal, e seus carros vão poluir, engarrafar e atropelar longe dali. Resultado, deve ter mais carros com placa de Curitiba que curitibanos no Brasil, hahahahaha!

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

No governo da Marta Suplício aqui na cidade de SP, TODOS os caminhões de lixo tinham placas de Fortaleza-CE.
Ou seja, esburacavam nossas ruas e recolhiam grana para outro estado.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Tenho conseguido ler esse Metro (ou Publimetro) graças a uma colega de trabalho aqui na seção, que ao vir do outro lado de São Paulo para São Bernardo, sempre traz um exemplar pego na Av. Paulista. E tenho achado bem interessante, jornal leve, matérias curtas, rápidas, atuais e bem diagramadas. O visual é bonito, despojado, colorido. E o melhor: jornal limpo, que não emporcalha os dedos!

Tomara que o projeto vá adiante, pois é sempre bom ter opções editoriais como essa, para a gente não ficar vivendo só dos Metronews da vida, nem sempre de boa qualidade. Fica parecendo que jornal curto para leitura rápida no trajeto do trabalho tem que ser tranqueira. E não precisa, como se vê…

E Mandiopã nunca fui muito fã, mas é sempre bom voltar nossos ícones da infância… bons tempos…

Campes
Campes
16 anos atrás

Locadoras, se cumprir o Art. 120 do CTB, tudo em paz!
O importante é não esquentar a cabeça, senão caspa vira mandiopã.

RC*

Jonny'O
16 anos atrás

Que beleza!
Vamos ver se o novo Mandiopã continua o mesmo.

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Como a gente fala aqui no Ceará…
Fritopan.. “é o novo!”

marcoalfa147
marcoalfa147
16 anos atrás

FG,
Não vejo como ” esperteza ” as locadoras emplacarem seus bens ativos ( carros ) em outros estados. Nós, até que ” nosso guia – Lulla ” desminta, estamos numa república federativa e esta ação é permitida. Se alguns estados não fossem tão gananciosos com receitas fáceis de IPVA, creio que não teríamos esta evasão de divisas. Errado seria emplacar o carro no Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia e regularmente ir até lá para atualizar a documentação. Creio que estas locadoras que foram indiciadas entrarão na Justiça e ganham fácil. Basta elas terem de fato um endereço nestes locais de emplacamento como sendo um escritório regional. Os ativos não precisam ficar no domicílio da sede da empresa. Para isto somos uma república federativa.
Abraços,

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

O PubliMetro é ótimo e de graça.
e o grupo patrocina a F1 no carro da Red Bull, salvo engano.

Quanto ao mandiopã, é lorota que a receita morre com o cara, pois ele era funcionário da antiga fábrica. e por certo os antigos donos tinham a misteriosa receita.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Nossa!, veio o cheirinho do mandiopã no meu nariz…Eu era moleque e gostava de usá-lo (e come-lo) como colher…rsrsrs,
IPVA, ISS, IPTU e que tais, são o fruto da ganancia de nossos governantes. A idéia do imposto do cheque é boa em sua essencia, mas, tornou-se uma absurda fonte de confisco,
Leitura sempre é bem vinda. Até de bula de remédio porque treina a mente para palavras complicadas e pouco usuais. Na escola deveria ser obrigatória a leitura em voz alta. Antes era assim, Hoje, saem da escola sem saber ler…..

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Também adorava Mandiopã. Meu pai conhecia uma pessoa (não sei se é o Sr. Antônio Gumercindo) que jurava ser o inventor do salgadinho. Preciso experimentar de novo para ver se aínda gosto.

Donizete
Donizete
16 anos atrás

É o seguinte macacada, dizem q fica igualzinho. MANDIOPÃ GENÉRICO Ingredientes – 1 xícara (chá) de fubá de milho – 2 xícaras (chá) de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água) – sal a gosto – 250 g de polvilho azedo – 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado – fubá para polvilhar Variações de sabores: – 2 colheres (sopa) de alho frito / ou tomate seco processado / ou azeitonas verdes processadas – óleo para fritar – sal para salpicar Modo de preparo Numa panela em fogo médio coloque 1 xícara (chá) de fubá de milho e 2 xícaras (chá) de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água) e sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre, até formar um angu duro (+/- 5 minutos). Transfira a massa para uma tigela, espere amornar e junte 250g de polvilho azedo e 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Amasse bem até formar uma massa lisa. DICA: Nesta hora pode-se dar sabor na massa juntando alho frito, ou tomate seco processado, ou azeitonas verdes processados. Divida a massa em três partes e faça 3 rolinhos. Numa panela com água fervente cozinhe os rolinhos. Depois que eles boiarem, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Coloque os rolinhos cozidos numa fôrma forrada com pano e polvilhada com fubá. Passe fubá por todo rolinho. Leve para geladeira por 4 horas ou até o dia seguinte. Corte os rolinhos em fatias bem finas (corte com auxílio de uma faca ou fatiador de legumes), espalhe-as numa fôrma e leve ao sol por mais 3 horas. DICA: as fatias de mandiopan também podem ser secas – no forno pré-aquecido a 100º C por 2 horas (mexendo vez em quando); – no microondas, colocando as fatias num prato sobre papel toalha, separadas umas das outras para não grudar por +/- 1 a 1 ½ minuto. OBS: Quanto mais secas ficarem as fatias, melhor será o resultado. Numa panela com bastante óleo quente, frite as fatias. Salpique sal e sirva imediatamente

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16 anos atrás

Esta novela do IPVA é antiga !
Tudo isto deve-se a ganância arrecadatória de alguns Estados.
Ainda mais com este imposto-ladrão !
A burrice dos nossos administradores é admirável !
E vale para o ICMS, ISS, IPTU e demais extorsões fantasiadas de impostos.
Se as alíquotas fossem iguais em todos os Estados, isto deixaria de acontecer !
Mas pensar é privilégio de gente inteligente.
E políticos não tem esta capacidade.

Honecker
Honecker
16 anos atrás

Aqui na Alemanha as locadoras de carros também fazem esses trambiques. É por isso que todos os carros da Europcar têm placa de Hamburgo.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

iupi uhu!
lembrei na hora do sabor incomparável.. e na hora lembrei da minha infancia. show de bola!

Renato
Renato
16 anos atrás

Li em um blog (http://paul.kedrosky.com/archives/2007/05/14/tesla_chrysler.html) que o detalhe da venda da Chrysler é que, no fim das contas, vai resultar em um fluxo de caixa *negativo* de ~ US$ 600 mi para a Daimler (isso devido às dívidas que acompanham a Chrysler na venda).

Quer dizer que, na prática, a Daimler *pagou* pra passar o negócio pra frente.

*Belíssimo* negócio.

Por outro lado a Tesla, aquela do carro elétrico que faz de 0 a 100 Km/h em < 5 segundos, acabou de levantar mais US$ 45 milhões de capital para expandir as suas operações. É uma nova era do automóvel sepultando a velha.

Claudio R.
Claudio R.
16 anos atrás

Compartilho da opinião sobre o Jornal PubliMetro, muito legal, graficamente interessante e mais, o sistema de distribuição organizado com o pessoal uniformizado e muito simpático.