Ladaland (terça)

SÃO PAULO (ui, sujou) – Mensagem de Velov Agapov, por radiograma:

“Como se sabe, o Brasil é um país de aventureiros. Vossas grandes cidades estão infestadas de modelos off-road, porque todo fim de semana a turma vai para o campo fazer trilha e interagir com a natureza.

Eles parecem meio estranhos na paisagem urbana, mas os modelos lameiros desfilam pelas metrópoles com seus estepes pendurados no porta-malas apenas esperando chegar o sábado para cair no barro.

Vossas montadoras, de criatividade espantosa, captaram no ar esse espírito silvestre e lançaram, todas, modelitos ‘vamos sujar as calças Diesel’, com seus mata-burros (é esse o nome?) e estribos para que o acesso aos veículos, de suspensões muito elevadas, seja facilitado.

Vamos a eles, começando com a dupla fabulosa Fiesta Trail e Peugeot 2006 Escapade (cada nome…):

Encantadores, não? Dá vontade de sair por aí, armar a barraca e tocar violão de noite em volta de uma fogueira. Mas isso não é nada. Que tal um selvagem Idea Adventure, ou um bravíssimo Cross Fox?

Ah, esses estribos, que charme campestre! E o estepe, então? E não me venham com esse papo de que tamanho é documento, de que carro para andar na lama é jipe! Afinal, vocês têm o valente Celta Off-Road no mercado, assim como o pioneiro Ecosport, mensageiro da preservação do meio-ambiente!

Parece pouco? Pois não acabou, porque sempre há um Palio Adventure pelo meio do caminho, ou um modernoso Kangoo Sportway para os francófilos! Afinal, esportes radicais não têm pátria…

Diante dessa irresistível febre pelas coisas do mato e da terra batida, nós também resolvemos lançar nossos modelos off-road. Dominaremos o mercado facilmente. Porque diante dessas enganações aí no alto, sou muito mais a indústria soviética. Podem escolher!”

Completa Velov Agapov que os modelos podem ser encontrados em todas as revendas da marca.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricado Sarmento
Ricado Sarmento
16 anos atrás

me desculpem a sinceridade: “carros inúteis”. Só em pensar que vão pra lama, jah tão “atolados”. A Fiat, que plantou essa semente, com o palio adventure (por volta de 99,2000), deveria ter adicionado pelos menos alguns cavalinhos extras ao motor e pneus de carro off-road. Já seria alguma coisa.

Nos últimos tmps foram lançados muitos modelos bizarros com essa configuração. Já pensaram em um Golf adventure, com estribos e quebra-mato? Garanto q ia ter maluco pra comprar

Oposto do contrário
Oposto do contrário
16 anos atrás

Adriana, não existe Ecosport aericana, porque ela é feita na plataforma do Fiesta que não existe por lá. O menos SUV americano é a Escape, que é baseda no Focus, sendo maior , e portanto, não comparável.

gustavo giroti
gustavo giroti
16 anos atrás

morri de rir com o texto….é verdade tem muita hipocrisia com esses marketings….mas as fotos dos russos são impagáveis…hehehehe

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Esses carrinhos são lindos, todos. O problema é que só são maquiados, mas tbem 90% de quem os compra mora e vive no asfalto. Na minha opinião a pior é a Eco…ela é tão maquiada qto os outros . Fiz um test drive na amarelinha, 4×4…achei péssima. Moro numa chacara e necessito de um carro pra tal…não escolhi ela, caríssima e muito fraquinha. Já andei na versão americana da mesma e é outro carro…forte…robusto e com um motor bem legal. É triste que aqui no Brasil se façam carros com motor tão fraco. Por essas hj a chamo de Eca, Sport?

Ike
Ike
16 anos atrás

MiCo EsPoRte rarara,, estas porcarias são um perigo para os desavisados, pois não são adequados para andar na terra nem no asfalto, ou seja nÃo SeRvEm Nem PrÁ UmA Nem PrÁ outra CoiSa,,,,,,,,,,já pensou vc. compra uma geringonça destas coloca a familia dentro e sai todo seguro para a praia de Castelhanos em Isla bela, rarara,, tá frito vai ficar na estrada e ser devorado pelos mosquitos, ou esperar por um verdadeiro off 4×4 para raboca-lo,,, uma vergonha, aliás já reboquei uma bst destas uma vêz, e jurei que não ajudo mais estes maricas nas trilhas, deixo lá prá ver se aprendem rarara,,,,,,,,,

Zeca Neto
Zeca Neto
16 anos atrás

Realmente, como disse um amigo abaixo, ISTO aqui está cheio de rabugentos… Cada um compra o carro que quer…. e tem despeitado que fica criticando só por criticar…
Sacanagem do gomes foi colocar a ECO no mesmo barco, pois afinal de contas, todos os outros fizeram plasticas para pegar uma fatia do mercado criado pela ford com a ECO… a Eco ao menos é uma proposta original, sem retoques.

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Muito bom o post. Em se tratando de aventureiros, não tem p/ ninguém!!! Queria até complementar, com umas fotos que estão no blog road-fever.blogspot.com

Abraços.

vitão
vitão
16 anos atrás

o “quindizinho amarelo” é um Fiat (acho que ) 126 (motor traseiro, vejam a abertura para ventilação), não é o 127, irmão mais velho do nosso 147.

Marcio-RJ
Marcio-RJ
16 anos atrás

gostei do 147(srrsrsr) amarelo

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Ou, como diriam no Exército: é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior…

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Caracas, nesse blog realmente é bonito ser feio…

Edgar SC
Edgar SC
16 anos atrás

Veloz tô contigo e não abro…
Mais que esses carrinhos maquiados de off road são feinhos isso são…

Anronio
Anronio
16 anos atrás

Prefiro uma Palio Adventure e um Ecosport a um Niva pelo menos para andar na cidade e ir ao sítio. O Niva é muito desconfortável. Mas há quem goste de desconforto e carro que quebra a toda hora. Não é o meu caso. Cada um tem sua finalidade. É alguns não entendem que ter um carro mais alto é melhor para andar em certas ruas mesmo não sendo 4×4 . que a maioria das pessoas nunca usa apesar de pagar uma fortuna pelo equipamento.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Zé Maria,
não se preocupe com o comentário de quem não gosta desse tipo de carro.
É só um comentário, nada mais.
Se você é feliz com o seu carro e pretende trocá-lo por um mais novo, ótimo e parabéns.
Eu, por exemplo, adoro motocicletas e tenho algumas esportivas on-road e outras esportivas off-road.
Meus amigos do asfalto às vezes me “pegam no pé” por isso. Já os meus amigos das trilhas fazem o mesmo. Tanto uns como os outros acham que tenho de escolher um estilo e ser fiel a ele.
Que bobagem, respondo eu. Porque limitar tanto assim nossa curtição na vida ?
O que vale é ser feliz pois a vida é curta e passa rápido demais. Mais até do que nós com nossas motos, seja no asfalto ou na terra.
Vá em frente e faça o que você quiser e puder.
Grande abraço.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Os textos de Ladaland são mais inspirados do que as linhas que saem da cabeça dos projetistas ladianos…

sereno.eduardo
sereno.eduardo
16 anos atrás

Realmente esses pseudo Off Road, ou Off Road de bobo, cheio de balangandãs, penduricalhos e enfeites de gosto duvidoso, fazem muito sucesso entre os leigos. Compram a versão “equipada” muito mais cara do que a comum, se esquecendo que o custo de reparo também fica muito mais caro.
É como se fosse uma quitinete com decoração de motel e preço de apartamento de cobertura. Pagam muito mais caro por nada.
São carros feitos para andar no asfalto com suspensão mais dura (mais desconfortáveis ainda), com pneus que não são bons nem no asfalto e nem na terra (são um meio termo).
Aliás vejo esse tipo de carro muito mais com mulheres (elas acham lindo) do que com homens.
Coitados dos felizes propriotários.

Manoel
Manoel
16 anos atrás

Bom, este tipo de carro tem o seu público e ele deve ser respeitado.
Particularmente, eu não gosto de carros personalizados desta forma, pois acho os acessórios em geral grosseiros, com exceção de dois destes carros: a Palio Weekend e o Ecosport.
No caso da Palio Weekend, a solução do quebra-mato, incorporado à grade, é bastante elegante. Além do mais, esta frente (que não é mais a atual), passa a idéia de robustez, o que deixa o conjunto bastante harmonioso. A traseira não é tão bem resolvida, mas os apliques em preto me agradam. Como os elementos da lateral do carro são arredondados, o resultado global é muito bom. Além disso, ela tem uma altura maior em relação ao solo, conforme exposto por um amigo proprietário em um post abaixo, e pneus diferentes, do tipo lameiro. Para trafegar por estradas em má conservação ou sem asfaltamento, é uma ótima solução.
Já o Ecosport é tambem um carro muito atraente do ponto de vista do Design. Passa a idéia de robustez, com sua altura em relação ao solo e ao mesmo tempo de sofisticação, pelas suas linhas modernas. Além disso, pode encarar um fora de estrada leve, como pôde ser visto em um teste da Revista Auto-Esporte, logo após o lançamento da versão com tração dianteira. Para quem quiser arriscar ainda mais, ele é oferecido em versão 4 x 4.
Enfim, são carros que cumprem a proposta para a qual eles se propõem. Ou seja, mater o conforto de rodar na cidade com a possibilidade de leves incursões por fora. Cabe ainda observar que os carros tipicamente off-road não são capazes de oferecer conforto na cidade nem próximo do que estes carros oferecem. Se a publicidade faz o possível para passar a idéia de que se pode pegar trilhas pesadas, é apenas para aproveitar a semântica que os consumidores esperam. Em outras palavras, querem se sentir como aventureiros. Qual é o problema com isso? Todos os que fazem e a quase totalidade dos que que não fazem trilha sabem que não dá para colocar estes carros no meio de um grande lamaçal ou local com terreno muito difícil. Os poucos, se é que existem, que compram estes carros para este fim deveriam ler o manual de instruções antes de usar.
Para finalizar, eu gostaria de dizer que possuo um Focus que só sai das ruas asfaltadas quando eu vou à praia. Logo, não estou advogando a favor dos carros por ser dono de um deles. Entretanto, considero ótimas opções de compra o Palio Weekend ou o Ecosport.
Ultimamente, acho que o blog está muito rabujento, como é o caso deste post e da maioria dos comentários sobre elt. Relaxem amigos!
Abraços.

.
.
16 anos atrás

São os Off-Road Stradalle, uai !
E são equipados com racks especialmente desenvolvidos para carregar nossos equipamentos de alpinismo e os esquis de neve !

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Vc tem razão quanto ao -travesseiro -, como se diz aqui.
Ele era bem gordinho:36 parcelas.
A última vence dia 14 de Junho.
Graças a Deus.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

VELOZ HP, em maio de 2005 comprei uma Palio Aventure, idêntica essa da foto, zerinho.
O que vc acha que eu deveria ter comprado, depois de muitos anos andando nos malditos semi novos, morando no interior de SP, com 43 mil reais na época.
Sou corretor de imóveis, e eventualmente preciso ir na zona rural, com clientes que não merecem comer poeira, de janelas abertas, não é verdade?
Seu ar condicionado, que eu uso até no inverno, é bem honestinho, por sinal.
Sendo 16 cm mais alta ela passa muito bem nos desníveis das estradas ruins, mesmo com 4 ou 5 pessoas dentro.
Me dê uma luz, pois adoro esse carro e pretendo trocá-lo por outro igual, 2008, e não quero continuar conceituado como um um idiota, pelo menos perante pessoas que eu admiro e respeito, como vcs, que estão sempre mostrando o que a vida automotiva tem de melhor.
Paulo Francis dizia: não confie em quem faz comentários em jornal!
Mas essa eu não pude deixar passar, pois pretendo gastar em agosto, 55 mil reais e quero sua orientação pra não fazer papel de palhaço nas ruas da minha cidade.
Obrigado…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Esses off road nacionais, são os chamados “engana trouxa”,tem uns penduricalhos de plástico que servem apenas para aumentar ,em muito, o preço final.
Parabéns aos trouxas.

augusto danna
augusto danna
16 anos atrás

Quero dar os meus parabens por esta “matéria”!!!! cara como tem carro horrivel sendo “maquiado” para dar a impressão aos brasileiros (que não tem grana suficiente) que estão dirigindo um off-road ou uma SUV, um mais ridiculo que o outro parecendo o “burrito” do filme do michael douglas e deni devitto (acho que é TUDO POR UMA ESMERALDA).
As montadoras em vez de oferecerem um off-road de verdade (mas teriam que baixar muito o preço) empetecam um carro qualquer (cobram bem mais caro que o original) e como o brasileiro gosta de fingir e de ser enganado sai feliz na rua fazendo papel de palhaço!!!!!

Mauro
Mauro
16 anos atrás

O Reginaldo, pensa pelo lado positivo, pelo menos nao ficam embarrados

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Pois é Mauro: como escrevi num post antigo, são off roads para andar no asfalto. Legal né?

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Que coragem!!!
Off Road, no mínimo tem de ser 4×4!
Isso tudo não passa de Off Road de Shopping!

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

às vezes me pergunto, pq as montadoras ao invés de fezerm essas porcarias não voltam a fazer carros de verdade?
Imaginem com esses modelos que temos hoje como ficaria um Celta GSI, com um motor 2.0 16v do finado astra GSI. E um Fiesta ST, como o europeu? ou então com a denominação XR3 ?
Eum UNO 1.8 R, ao invés de fazer uma versão do Idea, que é um carro compacto, mas de um nível $uperior$? Um Gol GTI 2.0 16V (como os da safra de1996 com a bolha no capô) na carroceria atual, uma ressalva, todos esses esportivos deveriam terem 2 portas, e não 4 portas como os AstraGSI, Gol GTI G3, e atualmente Civic SI e Golf GTI.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Até que em fim encontro uma pessoa com uma opinião que não se diverge da minha, eu odeio esses pseud off roads

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Dogmas: eita palavrinha complicada. meu dogma era gostar de Fiat, desde quando era uma melda daquelas. E falando de off roads, por aqui , não tem nenhum digno do nome. Quem se sai mais ou menos bem no barro é o ….Palio….mas, o piloto tem q saber o que está fazendo pq se não souber, nem com Land Rover sai do barro.

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Mata cachorro? Isso é coisa do passado. Hj as pessoas tem mais respeito com os animais. O nome é Mata mato. Off Road é a Defender da Land Rover.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Culpa da Volvo e sua linha XC…

Off-road de meia tigela por off-road de meia tigela, prefiro uma Range Rover…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Fabrizio, obrigado pelas considerações.
Sim, essa frase é de minha lavra.
Eu as crio na medida em que vou escrevendo e desenvolvendo meus pensamentos. Sai tudo de “bate pronto”, nunca fico elaborando muito uma idéia.
Tudo isso vem de observações da maneira de ser das pessoas dos vários lugares que já fui e conheço.
Logicamente muitas frases que utilizo vem de outras fontes, como por exemplo onde eu escrevi : “Sou pela absolvição de toda a convicção que dure mais que um estado de espírito”, que é da autoria de Henri Michaux e ela define bem meu antagonismo aos totalitarismos do mundo.
Tudo soma, tudo se completa quando a finalidade é transmitir uma idéia ou pensamento, mesmo nesses textos do Ladaland onde o Flávio me provoca justamente para eu responder da forma mais cômica ou engraçada que puder, procurando sempre de uma forma divertida contar uma piada mas, sempre com algum fundamento de verdade.
É um ótimo exercício intelectual, pena eu não ter mais tempo disponivel para, aí sim, elaborar um texto mais legal, criativo e divertido, tentando manter o alto nivel de inteligência, criatividade e perspicácia do Flávio.
Pior ainda é que eu escrevo tudo isso em meio a telefonemas, e-mail, interrupções constantes de outras pessoas, enfim, nunca consigo ir tranquilo e consentrado do início ao fim do texto.
Mas quando me aposentar terei todo o tempo do mundo para “estraçalhar” nas idéias e escrever com mais calma e usando os recursos do Word que corrige os erros de grafia automaticamente e não permitir-me “estraçalhar” a língua portuguesa.
Grande abraço.

Pablo
Pablo
16 anos atrás

De todos os citados aqui, saio em defesa do Palio Adventure. Esse sim, com suspensão reforçada, bandejas fundidas no lugar de estampadas, maior vão livre do chão e um acerto pra andar em estradas de terra de cair o queixo. Palavra de muitos e muitos kilometros de levantamento de especiais e assistências no meio do mato.

Orico do mar
Orico do mar
16 anos atrás

Até certo ponto concordo com os off -roads que não são “off”, mas digo que dois carros nesta lista se salvam, o pegout e o pálio, o pegout eu digo isto pois principalmente no norte do paraná temos estes carros a um custo de 5000 a 6000 reais mais baratos que a concorrência com as mesmas “coisas. Já o pálio é um carro que me agrada, o pegout para mim também não é feio e não é tão off assim… principalmente se voçê pegar um prata ou algo menos estravagante, agora os outros para mim realmente, pricipalmente o ECO, eu nunca teria um…

FABRIZIO SALINA
FABRIZIO SALINA
16 anos atrás

“É PRECISO QUE AS COISAS MUDEM PARA QUE CONTINUEM COMO SÃO”. Este é meu mantra, e “The Secret” do capitalismo. Aliás, VELOZ, parabéns pela verve esplêndida… embora não concorde com ela. Espero que não seja apenas um regurgitador de clichês cults, um “quitandeiro”. Esta pérola é de vossa lavra: “Nada é mais lucrativo do que o mercado de fugas da realidade”? Pois pretendo utilizá-la em futuros sofismas, e não quero me passar por plagiador ou displicente quanto à indicação de minhas referências. Por obséquio, me esclareça!
Quanto ao fato de não crer em dogmas, isto, por si, também é um dogma.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Nossa, quanto preconceito, os carros maquiados para off-road podem ser sim uma fonte de escapismo inofensiva para pessoas que querem fugir das selvas urbanas e sonham com selvas reais….ora, que mal têm um Cross-fox que tem pneus e um acerto de suspensão melhor que o carro que o originou? mais robusto no mínimo e mais confortável em piso menos acurados. Prestações? vidas vazias VELOZ? não amigo, não sou proprietário de nenhum desse carros acima pois não fazem exatamente o meu estilo, mas generalizar para baixo é medida incoerente….conheço muito dono de moto esportiva que têm em casa carnês de prestação que rivalizam em volume com a Bíblia, boys de todas as idades, ogrocéfalos que não tem capacidade de usar 20% das suas motos, servem apenas para dar um esticada numa reta ou passear a beira-mar; senhores barrigudos que mal cabem em macacões que parecem classificados de tantos anúncios e patrocínios (obviamente simulados); nem assim, os considero infelizes ou pobres fugitivos de uma realidade assombrosa. Não, toda a atividade sobre rodas, apesar dos verdadeiros luminares que as vezes estão aos seus comandos, tem o meu respeito, até os Ladas….

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

O Fusca é muito melhor na lama que qualquer um desses carros aí..

Allan
Allan
16 anos atrás

Uma coisa são carros esportivos “maquiados”. Afinal, você NÃO PODE mesmo ultrapassar os 120 no Brasil… Então, qualquer 1.6 ou 2.0 é suficiente pra levar carros de até 1300 kg pra qualquer lugar.
Outra é meter acessórios lameiros em carros que NÃO VÃO PASSAR NA LAMA!!! Aí sim é permitido, mas quero ver um celtinha ou fiesta metido em estradas de terra com médios desníveis…
Destes, apenas os Fiat e o Crossfox passam. Já dirigi os dois e são mais altos, ao menos compensando os quebra-molas da cidade. Mas concordo que, além de mais feios, são mortais… Ao menos pros pedestres.
A Escapade é a COISA MAIS RIDÍCULA que já vi sair de uma fábrica. Resultado: descontos promocionais gigantes pra desencalhar aqueles para-lamas traseiros recortados por faca cega…

martins
martins
16 anos atrás

Ô Flavio, para de beber, acaba logo com essas baboseiras do Lada. Esses das fotos o melhor destino é um desmanche

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

O máximo são certos caras quero dizer indios que aparecem por aqui, realmente combinam com os pseudo off-roads da vida…

Veloz, apesar de você ter mandado bem, você está precisando descansar, que fúria !
Que tal um Festival de Goodwood para relaxar ?

Pedro BSB
Pedro BSB
16 anos atrás

Concordo quase que totalmente. Fora os Adventure da Fiat o resto só leva plástico e peso adicional. A Fiat pelo menos reforça a suspensão e substitui os pneus da lnha tradicional por outros de uso misto, o que ja é uma grade vantagem pra quem roda muito nessas estradas ruins, e por vezes anda pela terra.
Mas entre outros motivos eles não são off-road porque vem com ar condicionado de fábrica. Uma heresia!

vitão
vitão
16 anos atrás

todos hhhooorrriiiiivvvveeeeeiiiissss!
inclusive os nacionais.

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

marketÍng, marketÍng, é melhor do que swing…

Quando eu era moleque a onda eram os “esportivos”. Corcel GT, Chevette GP, Oggi CSS… muito mais produtos de marketing, com faixas pintadas, do que efetivamente motorizados de acordo.

Como motociclista afirmo: no Rio e em Sampa é melhor uma XT660 do que uma Ninja. Nossas ruas são uma pista de Rallye!!!

Rogério Caires
Rogério Caires
16 anos atrás

FG, vc se supera !!! Quando penso que já vi tudo, acesso este blog e percebo que ainda tenho muita risada a dar !!!

Parabéns pelo blog e, o que não faz um dia frio e de chuva, hein !!! Tá postando como uma metralhadora hoje !!

Ah, sou proprietário de um verdadeiro jipinho, com pneus de verdade, câmbio de verdade, 4×4 com redução… só me falta o estribo… na verdade essa m* não faz falta alguma !!! hehehe

Léo Engelmann
16 anos atrás

Velov,

Mata-burro são estrados de madeira que o pessoal usa no chão para que os cavalos não fujam das propriedades.

A parafernália é o mata-cachorro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Esse Laika vermelho e amarelo, vivo bendo aqui em Curitiba, infelizmente sempre sem uma câmera por perto.

Mas sobre os pseudo off-roads, a suspensão é o ponto alto. Nas nossa ruas esburacadas, cheias de lombadas, ajudam muito, e valem o que custam.
Mas é estranho que modelos bonitos com essas suspensões, como a linda Parati Crossover (aquela cor chocolate é demais!) são refugados pelo mercado, enquanto modelos non-sense, como o C3 Offroad são um sucesso, mesmo sem ter a suspensão, apenas por causa do quebra mato, estribos, e da ausência de pintura no para-choques.

Cesar
Cesar
16 anos atrás

Aí Veloz!!

Sinceramente, se um dia você se candidatar a qualquer coisa (até pra síndico de condomínio), voto em você…

E que todo o resto vá para o inferno!
Menos meu Niva, por favor.

AGS
AGS
16 anos atrás

Eu tenho um Kangoo e dou um pau em qualquer lada!!! essas lata velha que quebram a toda hora!

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
16 anos atrás

pra resumir:

São carros de off-road que atolam na primeira poça d’água do off-road…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Meu kompadre kamarada, concordo que todos os veículo citados são meras enganações para idiotas metidos a aventureiros de jardins públicos. São carros que mal conseguem transpor pequenas poças formadas nas enchentes nos dias de verão das grandes cidades brasileiras. São também isolados de pequenas aventuras pastorís pelos seus donos, temerosos de danificar seu caro investimento comprado em longas e pesadas prentações.
A diferença entre esses carrinhos off-road-de-babaca ocidentais e os off-road-trás-do-muro ocidentais, é a finalidade implícita no projeto.
Nos off-road-de-babaca a finalidade é mostrar uma mentira. Mostrar que vovê é jovem e determinado, um Indiana Jones da cidade de concreto, atolado em dívidas e prestações mas, com uma aparência maquiada de felicidade. Mostrar que nos finais de semana você vai para a aventura ao invéz de ficar em casa se descabelando para descobrir como sobreviver nessa aparência até o próximo mês.
Já com os irmãos kamaradas do oriente a situação é pior. Lá eles tem de fazer tratores para realmente fazer off-road na tentativa de viver melhor off-fronteira-vermelha. Para isso precisam de trambolhos como esses mostrados. Até porque lá não existe a possibilidade de se ter algo melhor do que isso então, eles criaram o “jeitinho russo” para veículos de fugas alucinadas daquele kaos kaótico e lúgubre.
Lá eles são vítimas das circunstâncias ideológicas. Aqui, os nossos são vítimas das redundâncias antropológicas onde o que vale é o que você aparenta e não o que você é.
Nesse brejo lamacento de ignorâncias e desesperos é que circula on-road a tirania da exploração do babaquismo e modismo mundano-humano no mundo. Esse é um fertil campo on & off road para se ganhar dinheiro com os idiotas e desesperados.
Nada é mais lucrativo do que o mercado de fugas da realidade. Tanto pode ser um jipinho de mentira, um veículo de fuga, uma dose de droga, uma ficha no cassino, uma hora no Café-Photo sendo chamado de “meu macho” por uma pros.titu.ta de aluguel ou até uma operação plástica para “renovar 25 anos”.
Tudo mentira, tudo me engana que eu gosto, tudo falso como como a piedade do Papa e sua igreja.
Por isso meu amigo kamarada, sou pela absolvição de toda convicção que dure mais que um estado de espírito.
Por isso odeio dogmas. Por isso não creio em credos. Por isso quero que tudo mais vá para o inferno.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Justiça seja feita, a Palio Adventure é número 1 dos taxistas porque, segundo eles, a suspensão traseira reforçada aguenta melhor o peso das bagagens do dia-a-dia. Sendo assim, ao menos neste caso, não se trata somente de adereços estéticos. Se é suficiente pra encarar pirambeira, óbvio que não, mas, aquele sitiozinho no interior talvez não seja mais tão massacrante…

Em tempo: sou fã de asfalto e carro baixo, de suspensão dura e feito pra andar rápido. Nem Porsche Cayenne me seduz (pensando bem, essa e a dupla X3/X5 até que um pouco… rsrsr).