Outros tempos
SÃO PAULO (e distantes) – Quando o Brasil tinha um Brasileiro de Marcas. E as marcas participavam…
Quem mandou a foto foi a Adriana Greco, que dispensa maiores apresentações.
SÃO PAULO (e distantes) – Quando o Brasil tinha um Brasileiro de Marcas. E as marcas participavam…
Quem mandou a foto foi a Adriana Greco, que dispensa maiores apresentações.
Dear friend Adriana,
Greetings!
Tudo na paz? I hope so.
De pronto, desculpe mas não tive como responder seu “reply” — problemas de saúde na família impediram meu retorno.
Mas, a sua mensagem. Agradeço a atenção e também sua compreensão pelo fato de eu ter demonstrado o quão estou indignado… e já que estou aqui, gostaria de tecer um breve comentário sobre outra montadora. Fiat. A Família Greco, pelo trabalho e retorno empreendido graças ao certame Fiat Turismo (1992/1999) também mecereria uma citação por lá você não acha? Um “link” com todos os resultados e, claro, um completo histórco do certame seria mais do que bem vindo.
That’s it. Por ora, fica aqui o desejo de que você tenha um ótimo domingo!
With kind regards,
Paulo Lava
Paulo,
. Não quero que tudo que meu pai fez seja esquecido tbem. E a maior parte do seus feitos foram junto a Ford.
Eu entendo a sua indignação…quem sabe isso pode mudar…pode ter certeza que estou fazendo por isso
bju
Dear friend Adriana,
Greetings!
First and foremost, I hope this finds you doing well.
De pronto, deixe-me registrar meu sincero agradecimento pelo recado.
Sabe, ler e reler respostas registradas em “blogs” não é “privilégio” do ator David Rasche. Fiz o mesmo há poucos instantes e, admito, devo ter cometido exageros. Logo, faz-se necessário um aceno de desculpas por eventual mal-entendido (é quase certo a ocorrência de uma distinta leitura dos fatos por mim descritos… I beg your pardon. Desculpe).
That said, permita me explicar o que motivou-me a expor tudo o que você leu.
Não é de hoje que ouço — e leio — comentários do tipo “a memória do automobilismo não é preservada com afinco”. Etc. Pode ter certeza, eu fico muito agastado ao constatar que as montadoras nacionais pouca atenção destinam à herança esportiva.
Daí, você envia uma foto que me trouxe saudades… de pronto, um pensamento me veio a mente: “espere um momento: esta foto deveria constar na página oficial da Ford Motor Company Brasil (acompanhada, evidente, com relatos de pessoas como você, a Ornella e, claro, o Fábio).
Isto, infelizmente, não acontece.
Claro, há de se louvar o esforço do Flávio Gomes no quesito de registrar a memória fotográfica e escrita do automobilismo brasileiro aqui no “blig”. Mas, você há de convir, tal esforço também deveria partir da montadora. Tenho certeza, vocês ficariam contentes se eles procurassem sua família angariando informações, fotos e afins, visando a criação de um “link” histórico.
Por outro lado, grande parte do que escrevi também deve-se ao fato de que as montadoras norte-americanas envolvidas com a NASCAR NEXTEL Cup Series possuem muita preocupação com a memória esportiva.
E como o foco deste recado envolve a Ford, apartamo-nos das demais.
Posso citar um exemplo pessoal? Em 2003, recebi da FoMoCo USA um CD Rom (textos e fotos) e um livro com a história da montadora — naquele ano foi celebrado o centenário. Agraciado com tal deferência, enviei para o departamento de imprensa um envelope com revistas e fotos — mais que óbvio, anexei imagens da equipe Greco (Mavericks e Escorts). “Não sabíamos nada sobre as atividades da Ford em seu país”. Esta foi a frase registrada em ‘e-mail’ para mim, em parágrafo no qual eles agradeceram o material enviado, ressaltando também que sequer imaginavam que aqui no país realizava-se um certame de “Heavy Trucks” (no caso, a F-Truck — mandei fotos do Cargo #72)
Ora, se a matriz tem esta preocupação com o passado esportivo, fica difícil entender — ao menos para mim — porque o mesmo não ocorre com a filial.
That’s it. Adriana, peço sinceras desculpas pela prolixidade — o teclado do meu 445 CDX é tão ágil que sempre acabo me “empolgando”. Espero que, com o relato acima, você tenha compreendido as razões de minha indignação — e que você igualmente tenha ciência de quanto admiro não apenas a montadora, como também, o maravilhoso e indiscutivelmente inigualável desempenho da equipe Greco/Ford na história do automobilismo brasileiro.
With kind regards,
Paulo “McCoy” Lava
Não chorem a morte dos campeonatos de Marcas e Pilotos. A Stock V8 está aí para isso, com grandes montadoras e grandes pilotos. Bem que os carros poderiam ser blindados para o bate-bate acontecer normalmente. E quanto às marcas, são das grandes! Só tem um problema: ao comprar o carro, vai gato por lebre. O que corre tem umas “leves” diferenças do que é vendido. Stock? Deve estar de brincadeira, e de mal-gosto.
Paulo
Não entendi o que quis dizer.
Já sei de tudo isso que falou pois com vc mesmo disse conversou com a Ornella. Acho que num momento apropriado tanto a Ford como nós, os Grecos, poderemos utilizar o seu material. Qto a sua opinião sobre a memoria esportiva da Ford, ela é sua. Eu adoro a Ford, meu pai tbem adorava e se hj eles não estão interessados no seu material, amanhã poderá ser diferente.
Abraço
Dear friends Vitão & Trixie.
Obrigado pelos recados e aceno. Para a Trixie: talvez exista acerto em suas palavras. Para mim, “chato” é saber que temos uma montadora fiel à cartilha chamada “Desprezo pela história esportiva”. Ironicamente, um dos herdeiros da empresa, Mr. Edsel Bryant Ford II (bisneto do fundador), em recente coluna na revista oficial ITO (Inside The Oval – publicação da Ford Motor Company USA, dirigida à fãs da marca) que o passado da empresa deve-se às corridas de automóvel e que, se não fosse o envolvimento de seu avô Henry com o automobilismo, passando pela criação de um departamento de corridas na década de 60 (sob a batuta de seu pai, Henry Ford II), a empresa não estaria mais no mercado.
Vai ver, os gerentes daqui não recebem a revista editada sob os auspícios da própria empresa na qual trabalham.
Aliás, gerentes que desconhecem tal fato é uma frase feliz por parte do Vitão. Concordo. E, aproveitando o ensejo, Vitão, desculpe. Errei na data (matemática, infelizmente, não é o meu forte).
Boa noite à vocês, para a Adriana (just in case…) e aos demais internautas.
Regards,
Paulo
Paulo, tu é muito chato.
pessoal sou apaixonado pela marca ford .tive um xr3 em 1984 que ficou comigo até 1990, e atualmente possuo ummaverick gt 76, portanto solicito novamente fotos desses escorts(modelo84) da equipe greco.procurei no google e não achei nada.
obrigado
aí tá meu e-mail [email protected]
Paulo, acho que a fundação da FOMOCO no Brasil foi em 1.921 (meu avô começou a trabalhar lá em 1.926). Acho que o centenário não é pra já . (sem tirar o mérito do seu trabalho; como já comentei, conversei com um “gerente ” de marketing deles recentemente e o grau “a nivel de ” indigência mental era patético).
ESCLARECIMENTO
Adriana:
Gostaria de esclarecer um lance: no tópico abaixo, digitei frase que talvez origine um mal-entendido. Logo, preciso consertar e ressaltar que quando citei “alguma pessoa” , eu estava me referindo ao fato de que algum estagiário e/ou publicitário sem vivência e conhecimento do automobilismo como você e os demais internautas (Brandão, Ceregatti, Veloz HP, o Flávio Gomes, entre outros) talvez utilizasse meu trabalho (pesquisa sobre a participaçào esportiva da Ford Motor Company Brasil) de forma indevida. Motivo pelo qual optei em não declamar minha lista de pilotos que integraram a equipe de seu pai.
Até porque, você sabe, a montadora está prestes a celebrar centenário no país… quem me garante que de uma hora para outra “eles” (=executivos da empresa) resolvam abrir link sobre o assunto?
Daí, eles ordenaram que algum funcionário efetue pesquisas… vai que ele venha aqui no Blig e pegue tudo pronto?
Melhor não correr o risco…
With kind regards,
Paulo Lava
Dear friend Adriana,
Greetings!
First and foremost, I hope this finds you doing well.
De pronto, esqueci de comentar, quando de minha primeira mensagem relativa à foto por você enviada, que também conheci o Fábio Greco (aliás, pergunte a ele sobre minha pessoa. E sua irmã Ornella me adicionou no Orkut, trocamos alguns ‘scraps’ em 2006).
That said, vamos ao ponto: não sei se você leu meu recado abaixo (= comentários sobre a data na qual você clicou os três carros e outros tópicos sobre a falta de interesse da Ford Motor Company Brasil no quesito “preservação da memória esportiva da empresa”.
De qualquer forma, o motivo deste recado é dizer mais uma coisa: você está certa ao ressaltar o nome de pilotos que pilotaram sob a “batuta” do GRANDE mestre Luís Antônio Greco. E digo mais: em MEU arquivo, também tenho o nome de todos os pilotos que integraram o time Greco/Ford em corridas de Divisão 1, Divisão 3 e, claro, Marcas & Pilotos (a caixa alta é proposital mesmo — duvido que alguém na citada montadora tenha semelhante arquivo!).
Aliás…
A coisa mais fácil do mundo seria recortar, colar e aqui informar.
Para que?
Para que um “esperto” qualquer da empresa “copie” e entre numas de fazer média com algum gerente?
No way.
De novo, socorro-me das palavras do grande personagem Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas no ótimo filme Wall Street: “Informação é o produto mais valioso que eu conheço”.
Mais que óbvio, estou ciente de que assim como eu consegui reunir dados e informatizar, outra pessoa irá fazer. O que não admito é alguém se apropriar, de maneira indébita, de algo que me custou horas de trabalho (na realidade, alguns meses de pesquisa).
Boa quarta-feira para você e os demais internautas.
All the best,
Paulo “McCoy” Lava
Ai….preciso falar o nome de outros pilotos que correram na fase dos Escorts pra naum magoar ninguem….o Fabinho (Piru), Paulao, Guto e Xandy , Egon e Claudio Muller.
Muito legal Adriana.
Adriana, acho que o Ingo correu as 1.000 milhas.
concordo 200% com o Hélio
Mestre Brandão, ouso discordar do senhor. Nem só de claque vive a Stock Car. Estive na prova domingo e com certeza devia ter de 5.000 a 10.000 convidados, o que, concordo é gente pra dedéu. Mas nas arquibancadas pagas, haviam mais 20.000 a 25.000, o que também é público de grande evento. Portanto, nem ao céu e nem a terra.
O Ely, Pitoco,Valdir, Silvio Zambelo ( lindinho), Tucano, Affonso Giaffone, Edmar Ferreira, Capeta, se bem me lembro ate o Ingo… participaram de algumas provas nessa fase da equipe…sem contar o Lianzinho e meu irmao, Fabio e outros que naum lembro agora. Teve uma prova em Goiania que o resultado da prova foi como o deste grid da foto, barba, cabelo e bigode, como dizia meu pai.
É mas naqueles tempos as 4 montadoras ganhavam rios de dinheiro fazendo carroças defasadas vendidas a preço de ouro e por isso sobrava grana pra patrocinar um campeonato de marcas, hoje a realidade é outra aqui no Brasil. Muito mais concorrência disputando um mercado ainda minguado proporcionalmente ao que era.
Grande Adriana, a filha predileta do Trovão Grecco.
Infelizmente não a conheço pessoalmente mas, mesmo assim,
Quer casar comigo ?
Respeitosamente, um beijo.
Estimada Adriana.
Sou apenas mais um no looongo grid de internautas contentes com o conteúdo das fotos — e das lembranças proporcionadas.
Por exemplo: 6 Horas de Guaporé, dia 06 de outubro de 1985. Naquela corrida, seu pai (um querido Amigo que sempre tinha tempo para responder minhas perguntas, primeiro, como fà, depois, como jornalista) contratou a dupla local Ronaldo Ely-Egon Herzfeldt para o Escort 45 — dupla que “justificou” o contrato três provas depois, com uma bela vitória na prova “1000 Km de Interlagos”.
Falando sobre a tomada de tempo: pole para Fábio Greco-Lian Duarte; segundo lugar para Ely-Herzfeldt e terceiro melhor tempo para Luis Rosenfeld-Waldyr Florenzo.
Acertei? Claro! Ou você acha que alguém do departamento da Ford Motor Company Brasil tem “conhecimento” deste fato? Neste quesito “memória” da Ford nas pistas nacionais, sou que nem o Atilla Sipos, ou seja, totalmente sem modéstia.
(Permita utilizar uma frase do personagem Gordon Gekko — Michael Douglas in Wall Street, 1987: “Informação é o produto mais valioso que eu conheço”).
Ainda sobre os comentários abaixo: um colega ressalta a “briga” e o marketing das montadoras. Ótima menção — guardo com carinho propaganda da FORD com o título: 10 corridas, 6 vitórias do Escort — sendo quatro seguidas: 12 Horas GYN; 1000 Km Brasília; 500 Km GYN e 6 Horas Guaporé.
Ainda sobre montadoras. Adriana, eu assino embaixo o que vou te falar agora : em que pese eu ser o ÚNICO jornalista que possui um banco de dados informatizado com TODAS as vitórias da Ford Motor Company em provas nacionais de automobilismo — desde a F-Ford até o brasileiro de F-Truck, passando, é claro, pelos gloriosos e saudosos tempos das categorias Divisão 1 e Divisão 3, Marcas & Pilotos, etc.
Você deve lembrar que após o desfecho do grupo Autolatina, a Ford Motor Company procurou outro prédio administrativo e, por conseguinte, muitos documentos perderam-se — incluindo TODAS as planilhas de resultados do brasileiro de F-Ford (e inclua nesta lista press releases e até mesmo fotos… quanta “preocupação” eles tinham com a “memória”, não é mesmo?
Mas, o meu arquivo: Cerca de 60 (repetindo: 60) páginas editadas em Arial fonte 11, Word.
E nem preciso te lembrar que eu tenho TODOS os resultados da equipe Greco/Ford em provas dos citados certames multimarcas.
(Diria que chego a contestar se o Bino 47 realmente tem 47 vitórias. Mas isto é assunto para outra ocasião)
Mesmo assim, voltemos ao foco:
Ofereci tal produto — INÉDITO (= NENHUM outro jornalista possui tal banco de dados sobre as atividades da Ford Motor Company Brasil no assunto “racing” — ou “motorsport”, como queira…), para a gerência de marketing da montadora.
Preciso te falar que NUNCA eles tiveram CORAGEM de me enviar resposta e também o motivo pelo qual tal assunto NUNCA a eles interessou?
Tenho a impressão que para eles, falar de automobilismo é o mesmo que gritar “fogo” em um cinema lotado.
That’s it. Por favor, sinta-se a vontade em checar tal assunto junto à diretoria de marketing da montadora — suponho que você more em SP e tenha mais facilidade para agendar reunião com eles. Adoraria mesmo saber a resposta deles. E DUVIDO que eles tenham tal material arquivado. aliás, NINGUÉM no Brasil possui. E eu não vou “entregar” free at charge para a FoMoCo Brasil para que um “esperto” lá de dentro ganhe promoção ou algo parecido às minhas custas. Até porque, a exemplo do personagem Ray Quick (Sylvester Stallone in The Specialist), “não devo favores ao mundo”.
Desculpe a prolixidade — sempre me animo no teclado (ainda mais quando o assunto envolve a preservação da memória do automobilismo brasileiro). Again, muito obrigado pela lembrança!
With kind regards,
Paulo Lava
[email protected]
Jornalista & pesquisador de automobilismo.
Puxa, acho que o principal de categorias de marcas aqui no Brasil é isso, usar os carros mais populares de cada marca, carros pequenos de alta venda, ara o retorno valer a pena.
Olhem a Stock… Quem patrocina, são carros de pouca vendagem. Bora, Astra Sedan, Peugeot 307, Lancer, todos juntos não vendem metade do que um Celta, um Palio, um Fox vendem.
Com isso, o investimento fica menor, a nescessidade de mostrar tecnologia fica menor…
Tudo bem, acho que existe espaço para a Stock no Brasil, mas acho que a mais espaço para categorias mais populares.
faltou o email, segue aí [email protected]
Olá Adriana parabéns pelas fotos, Por favor, vc ou alguem aqui poderia me enviar mais fotos desses escorts modelo 84/86 da equipe Greco.Vou montar um com as mesmas cores e adesivos.
Obrigado
Uau, Adriana. Obrigado pela informação!
Foi sim…ele tava louco pra fazer uma monomarca…ofereceu pra Ford o projeto mas teve aquela coisa de Autolatina…naum quiseram. Ele levou tbem pra GM, chegamos a preparar um Kadet…naum deu em nada. A Fiat estava afim de se fazer aqui no Brasil…Bogus era o presidente…e topou rapidinho. Foi muito bom…ele estava muito feliz com o sucesso da categoria.
Felipe,
Que legal…a assinatura dele era linda.
O Greco foi idealizador da Fórmula Uno também??? Não me recordo muito bem, mas o trabalho realizado por ele foi de grande importância nessa competição.
Adriana,
até hoje tenho guardado comigo uma credencial autografada pelo seu pai aqui em Jacarepaguá, quando era moleque com uns 10 anos, estava nos boxes perto da lanchonete quando meu tio falou “tá vendo aquele moço ele é que é dono dos escorts amarelos” dito e feito fui lá pedir um autografo para ele.
boas lembranças
Brasileiro de Marcas e Pilotos.
Lembro de um vizinho que repetia toda vez que me dava carona quantos títulos o “seu” Passat tinha ganho…
depois tem gente que acha que investir em automobilismo é bobagem…
depois tem gente que chama a Stock de multi-marcas
1985? Parece…
Bons e velhos tempos. Naquele ano participaram a FIAT, VW e Ford. A GM tinha caido fora. Na foto estao os escorts 45, 46 e 47 do Greco, o Uno 22 do Paulao/Fabinho, Uno 48 do Conill e nao me lembro quem, um dos Gols da Refricentro, um Uno da Milano e o resto…
E a primeira fila com os carros do competentíssimo e saudoso pai.
É Guaporé, pelas flores que tem plantada nas areas de escape e a Torre
E´ guaporé !!
Essa foto eh uma das minhas prediletas…os 3 carros ocupando as 3 primeiras posicoes do grid. Foi uma epoca deliciosa…nos divertimos muito…so tinham feras na categoria…fazia de tudo pra ir em todas as etapas.Essa prova foi no sul…naum lembro se Guapore ou Cascavel. Boa semana, pessoal.
de cabeça, me lembro que os carros eram turbo, 1.300 CC . A VW quis prejudicar a Ford, e achou que foi esperta negociando a redução de cilindrada para os turbos. Mas o “colin” Grecco tinha carta na manga ( ou café no bule…) e deu um banho. Até a VW conseguir eliminar os turbos. Não tenho certeza, mas acho que uma das “criações” do Grecco foi fundir o bloco e o cabeçote em conjunto para eliminar a junta de cabeçote, que era o elo mais fraco da usina. Será que foi o Hart ou a Zakespeed que deu uma mãozinha?
Sonho em ver um campeonato de novo, mas sem a mão da CBA, porque se não, acaba.
Por acaso, alguem sabe de alguma coisa da CTM 2000, no Nordeste, com direito a trasmissão da Band.
Completando :
Aquilo que se vê era público pagante, não claque convidada.
O que fizeram com este esporte, para que hoje só tenhamos público espontâneo para uma categoria?
O resto é claque ou autóromos vazios.
Grecco,
O melhor e mais competente chefe de equipes do Brasil.
Pena que era do outro time, já que eu era torcedor dos DKW. Depois da VW.
Mas, até o tratamento estético dos carros era diferenciado.
Grande Grecco!
Saudades dos tempos dos campeonatos de Marcas e Pilotos.
Adriana, você deve ter um baú enorme de fotos desta época, né. Acompanhei muito o campeonato brasileiro de marcas e pilotos e estes escortes davam um verdadeiro show. Teve uma época em que os FIats dominavam, depois vieram os Passats, Voyages e a Ford liderava com a equipe do seu pai. Aí sim, era um campeonato brasileiro de verdade.
Jovino
Eu adoro rever essas fotos da equipe do Greco…
Por que será,hein Adriana ????
Hoje mesmo entrei no site da Dana e vi alguns filmes feitos por Jean Manzon,nos anos 60,e assisti á montagem dos Interlagos na fábrica de Jurubatuba…E pra fechar com chave de ouro,dois Berlinettes e um Gordini roadando em Interlagos,com o Brizzi chefiando os pilotos e regulando os carros…SENSACIONAL !!!!
Vida longa ao legado dos Greco !!!!
não conheço a adriana , mas bem que ela poderia “expor” suas fotos em uma das etapas da superclassic.