Falando em BMW…

SÃO PAULO (a cor, talvez…) – …nos anos 70 o pessoal não tinha dó. Qual seria exatamente a motivação do aerodinamicista dessa trapizonga?

Mas é uma BMW, respeitemos os bávaros.

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Cláudio-Caixote
Cláudio-Caixote
16 anos atrás

Seria o protótipo do carro do Mad Max?!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Minha opinião: este carro é uma 2002ti com aero baseada nas maravilhosas 3.0CSL, tempo da Silhouette, portanto não uma BMW oficial, faltando inclusive um apendice característico que aquelas apresentavam na parte traseira do teto. Mas mesmo que seja uma imitação, não merece ser tratada como trapizonga.
Quanto a tuning e hot rod, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tuning tá mais p’rá Marquês de Sapucaí do que p’rá hot rod.

Claudio Arantes
Claudio Arantes
16 anos atrás

Pode ser que seja um 2002 particular com carenagens parecidas com as usadas pelos CS (carros maiores) nos anos 70

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Ao Peacemaker:
Concordo em parte com você. O tunning americano (Batatalândia) na verdade surgiu dos soldados e aviadores que terminada a 2° guerra que pegavam as sobras de carros velhos, inclusive aviões e adaptavam aos carros antigos e criaram o que se tornou o Hot-Rod. Começaram a criar peças, como carburadores para aumentar o desempenho e paralelamente o campeonato de arrancadas, etc. Essa mistura com dinheiro e mau gosto acabou dando no que se vê hoje. Entretanto, essas caminhonetes (picapes) de tamanhos desproporcionais é realmente de um mau gosto fora do comum. Também concordo com você não se justifica um cidadão colocar 1kg de pressão no turbo de um motor 1.0, com rodas de baixo perfil, suspensão deixando o carro a 10cm do chão aqui na Buracolândia (Brasil). Tudo isso ao preço de um carro esportivo verdadeiro na Batatalândia
Abs.

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

O Peacemaker quase acertou, mas como testemunha da época na Alemanha, garanto que este carro não correu na DRM.

De quem seja o carro, é uma réplica de um BMW 2002 como a Schnitzer o preparava para a DRM com motor 1.4 Turbo e depois criou uma versão 2.1 pra correr na Division 1.

Réplica digo porque ele não parece nos detalhes com o 2002 da Schnitzer, parece mais largo e quadradão, claramente uma versão artesenal e caseira.

Este exemplar muito provávelmente correu em subida de montanha, das quais acontecem inúmeras na Europa e por isto não é reconhecido, nem o piloto pode ser identificado com facilidade.

No meu blog já existe um episódio sobre a temporada 197 d DRM, próxima semana vem o segundo episódio tratando justamente das BMW da época. Confiram!

Evanclaudio Santana
Evanclaudio Santana
16 anos atrás

Isso é que é umaexplicaçao de verdade. Valeu

Peacemaker
Peacemaker
16 anos atrás

Boa noite.

Isso é um BMW 2002 GR5 corria contra Escorts, Kadetts e Porsches.

Esse carro provavelmente corria no DRM, campeonato alemão de turismo que posteriormente utilizou carros do groupC e depois acabou por virar o DTM.

Muitos pilotos de F1 correram nesse campeonato, incluindo Hans Stuck, Herald Ertl, Hans Heyer, Jochen Mass, entre outros.

Carros como Ford Capri, BMW 320 (E21), BMW 3,0/3,5 CSL, Lancia Beta Montecarlo, Toyota Celica, etc, tbm correram sob o regulamento do Group 5.

O Group 5 surgiu com o anexo J da FIA, o primeiro carro produzido sob esse regulamento,foram os Porsche RSR Turbo, que correram Le-mans em 1974.

Em 1979 o vencedor de Le-mans, foi uma porche 935 Kremer e o segundo lugar outra 935 Kremer, onde um dos pilotos era nada menos que Paul Newman.

Os carros realmente eram muito fortes.

E o tuning, como deveria ser (e ainda o é em terras germânicas, surgiu realmente ‘a partir desses carros, preparadoras como Schinitzer, Alpina (BMW), Kremer (Porsche), Steinmetz (Opel), Zakespeed (Ford), percebendo o grande sucesso que a categoria (DRM) fazia, começou a lancer kits de motor, suspensão, e pacotes aerodinâmicos, para que os alemães pudessem ter o que desejavam, carros dentro do possível, próximos aos do DRM para utilizarem no dia a dia nas autobahns.

Quem conhece as origens do tuning , sabe do que estou falando. empresas como Oettinger, Projektzwo, Steinmetz, Kremer, RUF, Alpina, Zender, Altodelta, Abarth, Lister, Zakspeed, Faltz, e ainda as oficiais para BMW e Mercedes M power e AMG (AMG posteriormente foi adquirida pela mercedes, no início era uma preparadora independente).

Inclusive a Oettinger anteriromente, se não me engano na década de 60 era conhecida como Okrasa, realizava preparações em fuscas na Alemanha, fazendo motores overbored Flat 4 air cooled, que atingiam velocidades grandes para a época, produto ótimo para um país que sempre cultuou a velocidade.

Porém à partir do surgimento do Group 5 muitos preparadores, começaram a oferecer, kits de suspensão, e aerodinâmicos, além de receitas para motor, assim como ainda hoje é o Tuning na Alemanha, que basicamente é a arte de elevar as prestações de um automóvel, tornando os mesmos verdadeiros carros de corrida licenciados para andar na Rua.

Infelizmente os Batatalândia (EUA) deturparam para o mundo o que seria o tuning, inserindo coisas desnecessárias aos carros, como pinturas de carroceria carnavalescas, rodas de gosto duvidoso, e toda a gama de acessórios que trnasformam um carro numa verdadeira penteadeira, e não tem nenhum compromisso com performance……

Lamentável……tenho muitas edições da revista tuning de origem alemã do final da década de 80 começo da décadade 90, que possuem máquinas de muito bom gosto executadas pelos preparadores já citados, nada a ver com esses carros alegóricos que são gerados no EUA e também na Espanha……

Só para contar como esclarecimento para quem sempre achou que tuning era isso que os americanos para variar apresentaram ao mundo de forma totalmente deturpada, e lógico, os brasileiros na sua maioria acéfalos, absorveram de forma assustadora………

se querem ver mais fotos do GR5/DRM:
http://www.lisa-race.de/Gruppe_5_DRM/Galerie_DRM/DRM_Galerie_1/drm_galerie_1.html

Abraços.

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Adoro esses batmóveis. Sendo os CSL Art Cars os preferidos.

1GT
1GT
16 anos atrás

O batmóvel e o Moby Dick…dois que ficariam bem na minha coleção…
Gr.5- silhouette cars…só monstrinhos…eita época boa.

Felipe
Felipe
16 anos atrás

Eu achei lindo.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Este é o verdaeiro carro alegórico!!

ANTRAZ
ANTRAZ
16 anos atrás

Foi daí que comessou o tuning!
hehehehe

Allan
Allan
16 anos atrás

Gomezzzz e Thomé, aconselho aos dois uma leitura sobre a historia desse carro no uol.com.br/bestcars… Lá é explicado a quantidade de downforce que essa asa (+ apendices) gerava no carro, especialmente se comparado ao 3.0 CSL comum.
Fera mesmo era esse bicho 3.5 biturbo (acho que correu em Le Mans em 77). Perguntem pro Stuck… Disse ele que o carro cantava até de 4ª!!!

coelho
coelho
16 anos atrás

Queria as rodas!!! Já me chegava!!!

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Fora o baita peso extra.

Bellote
Bellote
16 anos atrás

O famoso – e inigualável – “batmóvel”.

abs