Fusca Motorsport
SÃO PAULO (eles resistem) – A foto enviada pelo Humberto Corradi mostra um formulinha Volkswagen, dos tempos em que a VW investia em automobilismo. Tem cara de carro robusto e inquebrável. Pena que os alemães desistiram de acelerar…
Este carro é um Ralt RT4 de formula 3, muito vitorioso, empregado em muitosd campeonatos da Europa nso anos 80. O mesmo que usou Aryrton Senna, entre muitos.
ao Rodrigo,
Obrigado pela informação,achei que tinha sido a única..
Ghinzani classificou-se para mais de uma corrida naquele ano: três, para ser mais exato – Hungria, Espanha e Austrália, que foi a última da carreira.
e o weidler acabou indo pro japão, onde andou de f3000, gr. C…mas acho que em 1992 ele sumiu do mapa…parece que por problemas de saúde…
O mundial de 1989 teve uma cena memorável:o Piercarlo Ghinzani estourando champagne após conseguir se classificar pela primeira e única vez na temporada justamente na última prova,o GP da Austrália.
O campeonato de 89 foi o recordista de inscriçoes em um campeonato ,a pré-classificação era praticamente uma campeonato a parte,,,
Esse foi o alemão que a Rial inscreveu em 1989 e tal qual o Joachim Winkelhock, não conseguiu correr em nenhuma prova de F-1. Antes do fim do ano, deu lugar ao Pierre-Henri Raphanel, que era companheiro do Moreno na Coloni. Lembram?
Mais precisamente é o Volker Weidler, campeão alemão de Fórmula Ford 1600 em 1982, no seu segundo ano na Fórmula 3 alemã com um Ralt RT30 da equipe de fábrica da Volkswagen. E com Keke Rosberg e Ortwin Podlech (empresário do Keke) dando uma forçinha nos bastidores. em vão, diga-se de passagem…
Detalhe: a equipe de fábrica não usava motores do Spiess, mas tinha preparação própria. Só que o Spiess é que mais ganhava corridas com seus clientes e acabou dominando o mercado de forma que a Volkswagen se retirou do campeonato.
A VW também competia na extinta F-2. Lançou o dinamarquês John Nielsen, que correu com êxito no extinto Mundial de Marcas do grupo C.
Satoru,você esqueceu da Lamborghini,hoje ligada a AUDI…
Abraços…
Não se pode esquecer que a Posche já forneceu motores pra F-1 para a McLaren e Willians no fim dos anos 70.
Nada seria melhor para a F1 do que a entrada da VW/Porshe. Audi, Seat, Porshe, Vw, Skoda daria pra ter umas 5 equipes oficiais!!!
Mas só a audi já taria valendo, de preferencia no lugar da Toyota!
Ralt RT3-Volkswagen, para ser mais exato, do campeonato alemão – ou mesmo do europeu – de F-3, circa 83/84.
Esse é um F3 com motor VW-Speiss,provavelmente na metade dos anos 80.