Os monopostos do Brasil
SÃO PAULO (que beleza) – Lembram da Fórmula Renault? A última categoria verdadeiramente nacional de monopostos? Pois é, acabou no ano passado e o presidente da CBA, em entrevista à ESPN Brasil no começo deste ano garantiu que ela seria ressuscitada, etc. e tal.
E no dia 4 de agosto começou a Fórmula Brasil 2000, em Campo Grande, com os antigos carros da F-Renault. Eu avisei aqui que iria ter corrida, lembram? Uma prova meio secreta, escondida, mesmo, para que ninguém se preocupasse muito com o que viria acontecer.
Pois só fui encontrar alguma coisa sobre a prova no site do Téo José. A corrida teve cinco carros. Cinco.
Pelo Código Desportivo da própria CBA, qualquer corrida no Brasil, para contar pontos em seu respectivo campeonato, precisa ter um mínimo de seis participantes.
É uma vergonha, essa CBA.
O Vladimir Putin do automobilsmo brasileiro, o presidente da CBA, continua seu incansàvel trabalho para a extinção das categorias de bases e monopostos no Brasil. E ele conseguirá. Vcs verão, em 10 anos não haverão mais pilotos brasileiros na F1.
Olha, quem já assisitiu a Fórmula Truck com os famosos vips do Aurélio sabe que o melhor da corrida são os comes e bebes, cada vez melhores…. hehehe….
Brincadeira a parte, o campeonato de marcas e pilotos também é o ó, só tem golzinho e olhe lá, 8 kamikases na pista…. aff…
E eles estarão no circuito de rua aqui em Vitória em Setembro, fechar o transito durante alguns dias para cinco carros correrem é dose.
Enquanto caras que não gostam de automobilismo continuarem na CBA, vai ser sempre esse lixo.
“Stock” Car Brasil, Formula Truck e outras categorias fajutadas do decadente automobilismo americano.
Daqui a pouco vai ter churrasco de salsicha dentro do Autódromo.
Tem uma musica da Rita Lee. Miss Brasil 2000.
FG,
A Cba só olha para a prova da F1, stock car e F-Truck. Mas esquece que muitos pilotos destas categorias, começaram pelas categorias de base.
Me diz alguma coisa que funciona nesse país ???
rsrs, acbei virando piloto de autorama… pelo menos lá eu ando. quer dizer o carro
Te juro FG até tentei me meter neste meio mas sequer uma resposta por e-mail eu tive da CBA, e olha que queria participar de Endurance, que por sinal que fim levou.
Campeonato feito as escondidas, sem certeza de continuidade, divulgação nula e com primeira etapa em Campo Grande (escolhida a dedo para não ter muitas testemunhas) ….
Acho que 5 no grid tá bom demais.
Lamentavel, parece piada.
Mas é a verdadeira realidade do automobilismo de base no país ,acabou !
E esperar algo da CBA ,esquece.
O negocio é começar do ZERO, nada de monoposto importado, este é um dos motivos para essa derrocada toda, formula importado tem manutenção cara,muito cara.
Acho que um automobilismo de base se faz nos mais diversos seguimentos do setor,pilotos,chefes,mecanicos ,projetistas,curiosos e aventureiros.Esse negocio de categorias prontas importadas dá nisso,não existe um crescimento natural ,muito menos uma identificação com nossa cultura.
Não importa se um formula criado aqui é lento,ultrapassado ,dentro da pista estarão todos no mesmo barco ,em condições de igualdade, o desenvolvimento é lento ,mas vai ter que recomeçar um dia .
Flávio,
Essa CBA não só está acabando com o automobilismo no Brasil, como também está destruindo os autódromos, pois não se tem mais competições nas categorias de base as quais formam os grandes pilotos.
Dos meus 47 anos bem vividos sempre dediquei algum tempo a prática do automobilismo, quer seja com a minha participação em competições ou através da contribuição pessoal, trabalhando sem remuneração, na organização de provas aqui no Ceará. Durante esses anos passei por várias categorias e resolvi fincar meus alicerces no kart, onde hoje, juntamente com meus filhos nos finais de semana, tiramos os nossos karts 2t da “hospedaria” e, vamos curtir a nossa maneira com os nossos amigos e demais companheiros de pista. E é ai que vem o mais importante, as regras são impostas por nós, desde a nossa segurança na pista à quantidade de voltas, baterias, etc. Sem a presença da CBA não tem patrocinadores, portanto não tem ninguém para te encher o saco!
Finalmente sabemos o que restou do automobilismo brasileiro, pena que não fabricaremos mais futuros campeões, pois “carro de lata ou bolha” não faz nenhum piloto a altura de competições internacionais, diferente de quem começa no kart e segue a carreira nas demais fórmulas, caminho natural para se chegar a F1!
Cenário triste para os jovens pilotos de hoje!
Porém hoje é um dia de alegria, pois é o aniversário do Nelson Piquet, para mim o piloto brasileiro mais completo, e que ainda está contribuindo para termos mais um novo Campeão na F1, seu filho, talvez o último representante do Brasil, caso não mudem esses dirigentes e suas regras, compostas de grandes interesses, associada a uma mídia pobre de comprometimento para com o Esporte Motor do Brasil!
Será que fez rodada com o Brasileiro de Marcas (na verdade Marca, sem o “s”). Tentei assistir no Sportv o Marcas, mas tinha apenas 8 carros, e acho que todos VW Gol, e me parece que foi também em Campo Grande. E a corrida não foi nenhuma maravilha…
Quem conhece o naipe do presidente, não irá estranhar essa maravilhosa categoria.
Quem será que foram os “heróis” que pilotaram as bagaças?
Não quero duvidar das pessoas sem conhecê-las, mas tudo parece tão estranho, difícil encontrar até informações, notícias….
Passado este desafio, quando ainda sobra fôlego e vontade, tem os custos fixos, variávies e impostos em cascata.
Pilotar até parece simples e fácil, comparado com os desafios fora da pista.
Acho que o país vive uma grave crise e não a CBA, eu velejo de Laser que é uma classe olímpica e de 5 anos pra cá as regatas de Campeonato Paulista que contavam com 40 barcos, agora se 15 participarem estará de bom tamanho. E aí ?
É conjuntural o problema, quem tinha acesso, a tal da classe média alta, foi extinta. Sobrou meia dúzia de caras ricos que não dependem do trabalho pra correr de carro.