Desafio do dia

SÃO PAULO (tirem a poeira) – Vamos lá, respondendo ao desafio proposto pelo mesmo Marcvs Avrelivs, para ver se a matusaiada está em dia com as tarefas escolares. Quem, quando, como, onde, por quê?

Só sei que arrebentaram o Karmann-Ghia. E isso será cobrado do piloto no dia do Juízo Final!

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Coelhinho da Páscoa!
Coelhinho da Páscoa!
16 anos atrás

Zumbrunsky , dois ovinhos e um lingote para vc., com aspas!

aspas
aspas
16 anos atrás

eu pago que sou o mais velho e pai de alguns moleques.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Tá. Agora vamos pra pizzaria.
Quem paga a primeira rodada de chopp?

aspas
aspas
16 anos atrás

virgula
do jeito que você é chato e mal educado, acho que sou teu pai. nem exame de dna precisa filhinho.

Pé de Mesa
Pé de Mesa
16 anos atrás

Qualé Virgula não mexe com a mulher do aspas que ela é minha também.

Virgula
Virgula
16 anos atrás

Ao
(C)aspas
Cai na real aspas você não põe no meio de nada nem com uma overdose de viagra, tua mulher me contou este segredo ontem a noite.
Chupa esta manga agora, babão.

aspas
aspas
16 anos atrás

é sempre a mesma história, você põe minha mãe no meio e eu tenho que por no meio da tua mãezinha, hahhahahaha

Virgula
Virgula
16 anos atrás

Ao
(C)aspas
Você até que nem tanto mas a sua mamãezinha……..
RSRSRSRSRSRSRS

aspas
aspas
16 anos atrás

acho que ofendi o virgula caixa de banco, hahahahaha

Fatulah
Fatulah
16 anos atrás

Ao ponto
Tudo que você disse já havia sido dito pelo SIdnei, Gear Boxe e outros, percebo que você não passa de um mero papagaio, aliás deve ter o cérebro de um.
FIM, THE END, FINITO, ETC …

.
.
16 anos atrás

BARRABÁS !!!!!!
Te esconjuro ! Saravá 3 veiz…
Fazia tempo que não lia tanta besteira !!!!
A moçada tá caprichando !!!!
Hahahahahhh….
Mas vamos lá ! Não é para criar polêmicas, só para dar uma luz pros cegos.
1.- Acelerador TRAVA SIM ! Principalmente os de VW, cujo cabo enrosca no conduite.
E na pista, qdo se percebe, não dá tempo de vc pisar na embreagem e cortar o motor. Dá m.e.r.d.a mesmo.
Vamos mais longe. O acionamento dos carburadores deste motor, no Porsche era feito por varão, e quando foi transplantado para o chassis do KG, passou por uma adaptação para o sistema de cabo.
FIM !
2.- As relações de marcha que este carro usava, e que a maioria dos carros com câmbio VW tb usavam era a famosa CAIXA 3. As relações de 1a. e 2a. eram alongadas, a 3a. permanecia e a 4a. marcha era encurtada. Tudo isto visando o melhor aproveitamento da potência e torque dos motores.
Com esta caixa, em Interlagos, na pista antiga, usava-se a 1a. no S, pinheirinho e bico-de-pato.
FIM !
3.- O infeliz do trambulador é uma trapizonga que no VW fica escondido dentro do túnel, sob a alavanca, e seleciona as marchas; empurrando e puxando um varão de aproximadamente 1,5 m, ligado a cx. de câmbio.
Como a josta é pesada, a própria trepidação do conjunto motor+câmbio, que são montados em coxins, pode vir a causar um acionamento errático e o “escape” das marchas.
Trambuladores e os varões de acionamento sempre foram grandes criadores-de-problemas.
Até que uns espertos criaram os trambuladores acionados por cabos.
Hoje, TODOS os carros de rua e de competição usam este sistema !
E palmas para os espertos !
FIM !

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Sou piloto profissional (de avião), claro, e aposentado, mas em minhas andanças pelas estradas já prendi acelerador, perdi cabo de embreagem, tendo que trocar “de ouvido”, perdi pastilhas de freio a disco descendo de SP para Santos, controlando o meu Corcel 69-4P só no freio de mão, perdi tampa de radiador(Caravan 75 automática,de Fortaleza para Curitiba), tendo que improvisar com sabugo de milho….Se na estrada, com carro de passeio, acontece essas coisas, imaginem dentro de pista, onde o esforço é maximo….

Mozart
Mozart
16 anos atrás

O fato é que, quando ví esta foto aqui no blig do Gomes, toda a minha memória sobre automobilismo antigo, quando começei a frequentar Interlagos, de 1965 até 1980 por aí……… aflorou na minha mente como se fosse um filme.
Sem nenhum ego inflado e por uma dessas coincidencias da vida, Naquela madrugada eu estava naquele barranco, que dava de frente para a curva da Ferradura, daquela Mil Milhas Brasileiras de 67.
No meu post anterior, não lembro de ter feito nenhum julgamento técnico sobre a capotada do A. Varanda e seu KG Porsche, apenas relatei o que ví. Lembro que logo após o acidente, com o carro já cercado de curiosos ( inclusive eu ) alguém perguntou ao piloto o que tinha havido, e ele transtornado, simplesmente não respondeu nada.
E é claro que, mesmo hoje, 40 anos depois, analisando os fatos e detalhes, acho que não houve imperícia do piloto. Ailton Varanda já era um piloto experiente na época, e nunca faria uma curva como a Ferradura, que era de baixa, acima do limite, ainda mais em uma corrida de regularidade ( 200 voltas de 8 km ) como era as Mil Milhas.
Acho mesmo, sem querer dar uma de técnico, que o acelerador travou mesmo naquela retinha que antecedia a Ferradura

Virgula
Virgula
16 anos atrás

Aspas você é tão chato ou mais que o Zumbrunsky, Tome o seu remédio geriátrico e fique na sua.
Babão

aspas
aspas
16 anos atrás

Este é mais um post que demonstra que pessoas legais podem se tornar idiotas e mal educadas.
O tal zumba até que deve conhecer alguma coisa, isso fica evidente nos posts dele. Ele não é tão ignorante como o Sidney Cardoso dá a entender. Ele apenas se comporta mal, é chato, frustrado talvez. Ele se comunica mal e explica pior ainda.
Antigomobilismo requer conhecimento, interesse, mas principalmente paciência com os egos inflados pelo “eu estava lá”, eu “sei mais que você”.
Se não houver um mínimo de bom senso isto vai apenas ficar um lugar de velhos chatos e metidos.
Lembro desse acidente e de mais um monte de outros, mas não lembro de %!$&#nenhuma em detalhes e aposto que ninguém lembra a não ser que invente um pouco e não há mal nenhum nisso.
Aqui todo mundo dá relatos, fatos, provas etc…Isso é ótimo, mas o que acontece? Logo vem algum entendido e fica questionando a exatidão. Exatidão para quê? O que importa é a história, o romance da coisa.
Quem quer exatidão que vá ser caixa de banco.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

J Zumbrunsky
Meu amigo, esta é a última resposta que vou te dar, pois pelo visto você entende de automobilismo da mesma maneira que uma rã deve ter sobre a concepção do universo.
Como já falaram, você afirmar que o trambulador está dentro da caixa de marchas…
Mas, respondendo seu último questionamento, vamos lá:
– Todos Karman-ghia Porsche da Dacon tinham esta relação de marchas, não apenas o do amigo Wilsinho.
– A primeira marcha(segunda do Porsche 2000cc), era usada no traçado antigo de Interlagos na curva do Cotovelo.
Bye, Bye!

Gear Box
Gear Box
16 anos atrás

Anta Radial Zumbrunsky
O conjunto trambulador é um dispositivo que se encontra fora da carcaça da caixa de câmbio.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Ao Sidney
Essa caixa de cambio, que o Wilson Fittipaldi tentou usar em uma competição, que não era a Mil Milhas, e parece que foi barrado pela comissão técnica, estava completamente fora do regulamento dessa determinada corrida que exigia que os carros tivessem marcha-ré.
Como você mesmo diz uma parte se desgastava..ora sabendo disso não deveria ser usada numa prova longa. Nunca vi ou soube de uma peça cônica dentro do cambio.
Percebe-se que esse cambio tinha um péssimo escalonamento, pois na pista antiga de Interlagos, aonde voce iria usar essa primeira?? Talvez engatar uma primeira quando o acelerador travasse?
Todos os comentários que fiz aqui referem-se a parte técnica, sem menosprezar ou atacar ninguem
J Zumbrunsky

Juizo Final
Juizo Final
16 anos atrás

Ao
Zumbrunsky
Desiste cara, está mais do que provado que você não entende nada, nem de mecânica convencional e menos ainda de competição, aliás você não entende nada de nada, nem seguiu os conselhos do Papai Noel, vai acabar ganhando o carrinho de feira da Barbie, aquele cor de rosa, que combina muito com seu jeito impertinente de ser.
Cai fora babaca.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Hoje meu acelerador travou, segundo estágio sujo, pior que foram duas vezes.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

J Zumbrunsky
Já vi que você está de gozação ou não entende nada destes carros, pois o trambulador não era comum, foi uma adaptação, se não me engano, feita por Ricardo Divilla, era uma peça cônica, onde uma parte dela com o tempo se desgastava e daí não ficava mais preso. Tinha que ser feita outra peça com torneiro mecânico.
Quanto a relação de marchas dos Karman-Ghia Porsche, mais uma vez foi feita uma adaptação, onde a caixa de marcha era de apenas 4 marchas, de modo que tiraram a primeira e colocaram a segunda em seu lugar, no lugar da segunda foi introduzida a terceira, no lugar da terceira a quarta e no lugar da quarta a quinta marcha do Porsche.
Agora se você sabe mais do que Antônio da Dacon e de Antonio Ferreirinha, estranho que não tenha obtido o sucesso deles na preparação de carros de corridas.
Quanto a velocidade final da quarta (quinta) marcha era de 220Kms.

Roberto Valdez
Roberto Valdez
16 anos atrás

Vixe! Mecânico de competição também!!!
BRASIL, SIL, SIL!!!

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Ao J Zumbrunsky

Amigo, na boa, você está marcando. Deixa quieto que está você perdeu. nada errado em perder de vez em quando.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Ao Sidney
Voces estvam relamente mal de mecanicos, primeiro um acelerador que trava,,, depois não se prende a primeira marcha.. qualquer aprendiz de mecanico com a mão engata no trambulador a marcha que ele quiser… (mas pra isso tem que saber um pouco de mecanica)
Essa relação de marchas era boa..
108 km em primeira…
Lembra quanto dava em quarta??
J Zumbrunsky

Papai Noel
Papai Noel
16 anos atrás

Ao
J Zumbrunsky
Você está se revelando um menino muito mal, se continuar assim e não decorar a tabuada inteira, tudo que irá ganhar no próximo natal será o poney da barbie

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Júnior
A idéia era justamente prender na terceira marcha, acontece que naquela época não tínhamos comunicação com os boxes, de maneiras que os mecânicos correram pra lá sem saber o que tinha havido. Daí, devido estarem com poucos recursos, prenderam a alavanca em primeira para que o carro pudesse sair, lembre-se que a primeira era longuíssima, me pediram pra dar mais duas voltas até eles chegarem ao box de novo.
Quando lá cheguei, levou muito tempo para prendê-la e, a esta altura a corrida já estava perdida, devido ter ficado parado esperando-os, depois pra colocarem a primeira marcha, mais as duas voltas que dei em primeira, entendeu?
Corrida perdida resolvemos parar de vez para poupar o carro.
Quanto sua pergunta sobre a velocidade máxima da primeira marcha, era de 108Kms a 6.800 giros. Imagine-se saindo num Fusca em terceira marcha que você terá uma idéia aproximada de como era, tinha que ir soltando a embreagem bem devagar com tudo trepidando. Agora, quando ele atingia 50 Kms voltava todo torque e potência.
Aliás, pra mim, uma das coisas que mais gosto no motor Porsche é ele ter excelente torque com apenas 2000 giros. Ah, ia me esquecendo, seu ronco também é muito gostoso.
Gente, pra vocês que curtem automobilismo, vou deixar um link de um filme postado pelo amigo e piloto Ricardo Achcar que está uma maravilha. http://www.youtube.com/watch?v=yO6M-Um9N_I

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Ao Papai Noel

Agradeço o presente do autorama,, mas e se travar o acelerador?? o carrinho bate,, que medo
J Zumbrunsky

vitão
vitão
16 anos atrás

nada com ter o depoimento de quem estava presente. Obrigado mestre Sidney.

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Sidney
Ótima explicação, e acabei de ver o filme, gostaria de saber porque vocês não preferiram prender a manete do câmbio em terceira marcha, como fez o Emerson Fitippaldi, não seria melhor que na primeira marcha? Não seria mais inteligente?
E quanto dava a primeira marcha do Lorena?
Ficaria agradecido se pudesse me responder.

Papai Noel
Papai Noel
16 anos atrás

Ao
J.Zumbrunsky
Querido filhinho agora que você já recebeu sua lição de quem realmente já pisou no da direita até o fundo, seja um bom menino tome seu toddy escove os dentinhos e talvez no fim do ano eu lhe traga aquele autorama série fittipaldi para você apertar com o polegar da direita até o fundo.
HO HO HO

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

J Zumbrunsky e Vitão
Desculpem-me, não gosto de entrar em polêmicas, mas vocês dizerem que cabo de acelerador não trava e que trambulador não costuma quebrar, parece-me que tal sentença só pode ser dita por quem não pilotou.
Senão, vejamos alguns exemplos, citarei apenas e tão-somente os que estive presente e vi com este olhos que a terra há de comer:
– Mil Milhas 1967, prendeu acelerador no fundo deste Karman-Ghia, Aílton Varanda que estava pilotando-o, abaixou-se para tentar destravar com a mão, não conseguiu, deu uma baita freada, mas já era tarde, todos nós que estávamos lá quando o dia clareou pudemos constatar o cabo do acelerador preso.
-Três Horas de Velocidade do Rio de Janeiro 68, Prova Jim Clark,
-Emerson Fittipaldi vinha liderando com Fitti-Porsche, quebrou trambulador, com marcha ficando em ponto morto, Darci, mecânico, prendeu alavanca com arame em terceira marcha.
– 1ª Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo de 15/06/1969, Autódromo do Rio de Janeiro, aconteceu mesma coisa com nosso Lorena. Antonio Ferreirinha, assim como Darci, prendeu a alavanca com arame na primeira marcha, estou colocando link do vídeo, repare bem que Antonio da Dacon está debruçado sobre capota do carro observando Ferreirinha lá dentro. Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=Esvaz6oreIk
– 250 Milhas do Rio de Janeiro, 29/09/1968, prendeu cabo do acelerador de nosso Karman-Ghia VW 1600, com carburador de Jaguar, quando estava sendo pilotado por Fernando Calmon, meu co-piloto nesta prova, ele deu uma tremenda freada para não tomar banho no lago da curva do S, tenho fotos e, por coincidência, já está marcado para no próximo sábado fazer a edição do filme – como já estava sabendo Ricardo Cunha, que tem me auxiliado muito me oferecendo os resultados.
Vocês verão, através do filme a marca da freada e os mecânicos consertando, tudo está documentado no filme.
Gostaria de sugerir a vocês a leitura do livro Nos Bastidores do Automobilismo, escrito pelo amigo Jan Balder, que fala justamente deste problema das constantes travas do acelarador que, mais tarde, foi descoberto (só fiquei sabendo da causa pelo livro dele), que era devido aquele tipo de zarcão que colocávamos nos chassis pra evitar ferrugem.
Por outra coincidência, justamente neste sábado passado, 22-09-2007, estávamos numa mesa conversando Ricardo Achcar, Vicente Wricht Domingues, Wilson Marques Ferreira e eu sobre este assunto, quando disse a eles que havia lido no livro de Jan Balder o que ocasionava a constante trava do cabo do acelerador.

Papai Noel
Papai Noel
16 anos atrás

Ao
J Zumbrumsky
Pisar até o fundo o pedal da direita com o motor desligado qualquer gnomo ajudante meu faz, deve ser ser isto a que você se refere qdo diz que já pisou o da direita de muitas carros
Ho Ho Ho
Feliz Natal prá todos

Roberto Paladino
Roberto Paladino
16 anos atrás

Disse tudo Felicio
Cabo de acelerador trava sim, inclusive trava em posição de marcha lenta (cabo maior que o flexivel)

vitão
vitão
16 anos atrás

pelo comentário do Zumba , e pela dinâmica do acidente descrita pelo Mozart, nesse caso em particular acho que o “acelerador travado” foi uma desculpa para “pé pesado” ou “excesso de entusiasmo” ou “empenho maior que talento” . Se tivesse travado a pleno, ele teria subido o barranco da Ferradura até o Laranja, ou a curva do S, ou ido direto para o pinheirinho. Acelerador trava, mas nesse caso em particular foi uma bela desculpa; da mesma forma que o famoso “quebra do trambulador” do Colin encobria deficiências do carro e punha a culpa nos pilotos !

Felicio Pezente
Felicio Pezente
16 anos atrás

Trava sim !!! trava acelerador com cabo (você pode chamar cabo de acelerador, de cabo de afogador e até de cabo de freio de bicicleta, porque todos os cabos, são cabos de aço revestidos do acabamento para eles correrem dentro) trava acelerador eletrônico, falha as molas que puxam o acelerador de volta para a posição original, então amigo até acredito que você tenha acelerado até o final vários carros, mas teve sorte de um acelerador nunca travar com você. só não acho desculpa para bater, na pior das hipóteses ou você pisa na embreagem e deixa o motor dar o limitador, ou simplesmente desliga o motor.

Erlon
Erlon
16 anos atrás

O primeiro carro de corrida que treinei na vida um Passat do regional travava direto o acelerador, dava cada susto.
Essa de nunca ter visto acelerador de carro travar é a maior balela do mundo!:D

Mozart
Mozart
16 anos atrás

EU ESTAVA LÁ !!!
Mil milhas de 67, eu devia ter uns 15 p/ 16 anos, estávamos em cinco ou seis moleques perambulando pelo miolo de Interlagos.
Na largada teve mais de 50 carros , pista toda iluminada pelos faróis, atravessamos a pista entre a 1 e a 2, e ficamos acocorados no barranco mais ou menos na saída do Sol, a curva do Sol era uma curva especial para mim, muito seletiva, e na minha opinião a mais difícil desse Interlagos antigo ( tres tomadas !! ).
Bom, lá pelas 2 da manhã, fomos seguindo a descida para o Sargento, e depois de um tempo, ficamos no barranco que ligava o Sargento e a Ferradura, vendo os pegas, aquela variedade absurda de carros, carreteiras, protótipos, carros de rua, Dekavês, Sincas, Gordinis, JKs, o cheiro inesquecível do óleo de rícino dos 2 tempos…… e de repente um Karman Guia contorna a Ferradura rápido demais, meio de lado, os faróis apontando para o mato, não deu outra, na saída da Ferradura, o carro foi para o lado de fora, capinou um pouco e deve ter pego um barranco um pouco mais alto e…….capotou, acho que duas vezes e parou na posição normal……..( deu até pra ouvir o barulho da fibra de vidro quebrando )
Descemos o barrando a mil, chegando junto com um bombeiro. Até ajudamos um pouco a tirar o piloto pela janela, um amigo pegou um pedaço da fibra, e levou como lembrança.
Essas são minhas lembranças, quando bati os olhos nesta foto.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Kart travar até acredito…. pois eles usavam cabo de afogador, como cabo de acelerador, e sem nenhuma tecnologia.
Nem tudo é o que parece…
E chega desse assunto… quem acreditar muito bem.
J Zumbrunsky

José Ayres
José Ayres
16 anos atrás

Trava sim ! Alguns anos atrás, o acelerador do meu kart travou e sai reto no fim do retão do kartodromo da Granja Viana. O cabo do acelerador é revestido de uma capa de borracha, e acontece de raspar em alguma saliencia e desfiar o metal, enroscando na borracha e travando.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Ao Roberto Valdez

Em primeiro lugar, voce escutou o Chico Serra falar que o acelerador travou, mas duvido que vc tenha ido lá conferir…..
Não te conheço , nem voce me conhece….mas já apertei muitos aceleradores até o fim….
J Zumbrunsky

Roberto Valdez
Roberto Valdez
16 anos atrás

Não conhece, não opine! Na Stock Car este FDS em Brasília, aconteceu o mesmo ao Chico Serra: acelerador travado/agarrado/aberto ou o que queiram chamar e uma bela panca! Quem nunca apertou o da direita contra o assoalho “com força”, não saberá o que vem a ser isso mesmo…

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Essa de acelerador travado é a pior desculpa que eu já ouvi.. Deve ter travado o braço, ou a cabeça…
Em anos e anos de automóvel nunca vi um acelerador travar…
Tem gente que acredita em Papai Noel…
J. Zumbrunsky

RPM Carioca
RPM Carioca
16 anos atrás

Barba, foi no Saloma…a alma desse carro seguiu vestida de Lorena…
RPM

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Igualzinho as pistas da F1 de hoje, como analisado na última coluna do chefe…..rs
Do tempo que era pista prá macho. Só isso, o resto já mataram.

R/T
R/T
16 anos atrás

Pois é, o Sidney já nos contou esta história, foi nas Mil milhas de 66 ou 67, não foi ?

Barba
Barba
16 anos atrás

Foi o Varanda, acelerador travado, tentou destravar, perdeu o ponto de frenagem, bateu e capotou. Mais informações com Sidney Cardoso, que tem esta hitória em detalhe, tendo inclusive, já contado aqui ou no Saloma.
Em tempo nas Mil Milhas 1967.

Barba

Maurício Morais
Maurício Morais
16 anos atrás

Vamos lá. Sem pesquisar nem nada, digo que este é o Kg-Porsche feito pela Dacon que depois da panca virou a base para o Lorena da Equipe Colégio Arte & Instrução.
Só não me lembro quem fez a “obra de arte” da foto.