Pirelli se vai

SÃO PAULO (gosto do P6000, apesar de tudo) – Confirmando o que Victor Martins informou com exclusividade no fim de semana, a Pirelli deixa de fornecer pneus para a Stock no ano que vem. A marca italiana foi muito criticada pelos pilotos depois que adotou os produtos nacionais, no lugar dos pneus importados que foram usados até o ano passado. Diante da saraivada de esculhambações públicas, a situação ficou insustentável.

Não posso falar nada sobre a qualidade dos pneus, não guio carros de Stock. Tenho Pirelli no meu Gol GT, no Candango, no Passat e na Caiçara, dos que me lembro a marca. Acho que no Lada e na Lambretta também. Acho todos muito bons.

A Goodyear será a nova fornecedora.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Lazzary
Flavio Lazzary
16 anos atrás

Bom mesmo é pneu remold…

Pimenta
Pimenta
16 anos atrás

P6000???? É um dos piores pneus que eu já vi na vida!!! Acho que os únicos pneus da Pirelli que prestam pra rua são os PZero mesmo.

Renan, O Calheiros
Renan, O Calheiros
16 anos atrás

E tem gente que ainda defende a Pirelli… Chamem o Carlinhos de Andrade, criador dos protótipos “Tubarão”, pra dar seu depoimento sobre os pneus Pirelli!!! Ele sofreu tanto que fez o último protótipo com pneus aro 13…

Campes
Campes
16 anos atrás

Potência não é nada sem controle!

RC*

F
F
16 anos atrás

Flavio Gomes se acha piloto e gosta de P6000! vê se pode! ô pneuzinho ruim esse.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, eu acho que muito poucos pneus podem rodar em condição de segurança nesses trambolhos desequilibrados sem aerodinâmica que são os Stock.
Se tivesse motor central, ou algo assim, diminuia esse problema todo.

João Cesar
João Cesar
16 anos atrás

Pirelli bom são os Alfa Tornado…. o resto é resto…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Pois faz muito bem em sair dessa sub-categoria de coisa nenhuma.
Seu nome no mundo é muito valioso para desperdiçá-lo em qualquer porcaria.
Continue na Superbike, Mundial de Rali, vá para o DTM, para a Moto GP, para o Superturismo Europeu e até para a Stock Car americana.
No Brasil, vá para o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade que tem tudo para cescer, junto com as vendas de motocicletas no país inteiro.
“Pirelli é Mais Pneu”, como disse Wilson Fittipaldi, pai do Emerson, a mais de 50 anos atrás…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Vai sair cara a brincadeira né?

Atualizando valores, qual será o orçamento de uma boa equipe então?

Outra coisa é a mudança do tamanho… vamos esperar para ver.

.
.
16 anos atrás

Caro Julio,
Parabens ! Sua colocação é perfeita !
E fica óbvio que a Pirelli não pode aplicar no braZil um maior programa de desenvolvimento PARA PNEUS DE COMPETIÇÃO, pela própria limitação da demanda local.
Mas isto em nada compromete a qualidade dos seus pneus de rua !
E aqui dá para deduzir pelos comentários, que a moçada desconhece por completo que a construção do pneu de competição É COMPLETAMENTE DIFERENTE !
Os pneus radiais, que são hoje a quase totalidade dos pneus de rua, nas pistas perdem para pneus ply ou diagonais, principalmente por causa do peso, fator determinante no binômio tração X estabilidade.
Abraços,

vitão
vitão
16 anos atrás

a quem eprguntou, a FAte pertence à Continetal, e é usada como “segunda linha” .

Julio
Julio
16 anos atrás

Corri seis anos de Stock sempre equipado com pneus Pirelli nacionais. Ocasionalmente surgiam fofocas de que os pneus fornecidos para o Ingo, o Paulão, o Marcos Grácia, o Fabinho ou outro piloto eram diferentes, especiais, etc. A Pirelli respondia com análises divulgadas e provadas de que os pneus eram rigorosamente iguais para todos.
Numa corrida em Goiânia, no final dos anos oitenta, o Ingo estava tão absurdamente mais rápido que o resto da turma na sexta-feira que a fofoca surgiu quente. O Jaime Silva, chefe de equipe do Ingo propôs à Pirelli recolher todos os pneus, misturá-los todos e sortear os jogos, tudo testemunhado por quem quisesse. Assim foi feito e todos ficaram felizes e numa grande expectativa sobre o tempo do Ingo na classificação de sábado. Sem surpresas, o Ingo sapecou o mesmo temporal sobre todo mundo e a turma botou a viola no saco. Pelo menos enquanto estive por lá não me lembro de nenhuma outra fofoca sobre pneus.
Eu penso que essa diferença dos pneus Pirelli importados para os nacionais se deva a uma política conservadora da empresa sobre limitações de pesquisa e desenvolvimento por opção aqui para o Brasil. Algo na linha de que não adianta tanto investimento em desenvolver pneus que vão estourar em buracos ou valas espalhados pelas estradas do país, além da absurda tributação com o agravante da liberação da importação de carcaças usadas para reaproveitamento. Mantém-se o nível já atingido e bola pra frente.
Para a Stock, trazer os Goodyear será bom porque reduzirá o tempo de volta e segundo alguns aumentará a aderência. Mas é pouco provável que resolva o real problema da turma. A total igualdade no equipamento, com motores produzidos por um mesmo fabricante, lacrados e sorteados, chassi idem, limitações técnicas verificadas com muito rigor, aliás como nunca houve na Sotck, faz com que os chorões fiquem atrás de um culpado. O da vez foram os pneus. No próximo ano, com Goodeyar, não tenho dúvidas de que encontrarão outro responsável pelas filas indianas.

Fernando Assis
16 anos atrás

Dou fã do P600 mas no meu passat 75 to usando os potenza… meio moles mas tão indo…
dei uma lixadinha nos traseiros…hehehehe

.
.
16 anos atrás

Quanta bobagem…
Não há termos de comparação entre pneus de rua com os de competição.
Para pista, Goodyear é uma boa opção. Os Eagle G19 são pneus confiáveis e BARATOS !
Custam em média US$200 cada nos USA.
Os AVON ingleses são os mais rápidos, mas custam praticamente o dobro.
Os Hoosier, além de caros, são os + pesados. Um R18 pesa 12 kg !

Fire Stone
Fire Stone
16 anos atrás

A Pirelli é uma boxta para competição.
Bom mesmo é Michelin e Bridgestone
Pirelli só serve pra DKW que não passa dos 50km/h

otário 1
otário 1
16 anos atrás

belas M….
vai trocar seis por meia dúzia
o carro é ruim, o chassi é uma porcaria, os pilotos são uma palhaçada
+ uma falácia terceiro mundista do Brazil
Lulla 2010 Marcola vice

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Que se dane a Pirelli, que sequer um pneu de competição decente sabe fazer.

Que se dane a Stock que vai pagar um bom preço pelos Goodyear.

Roberto PE
Roberto PE
16 anos atrás

Tô nem aí pra stock…dane-se a Pirelli….mas UM GOL GT ??!!?!? Que maravilha, desde já inicio um movimento pra ver foto dele no blog. Parabéns pelo acervo.

Dú
16 anos atrás

Esta Stock que tanta mídia tem, entre aspas, apronta mais uma. Desde moleque, e faz tempo, sempre ao lado da lanchonete em Interlagos velho, novo, e nem sei como vai ficar, havia um ônibus da Pirelli, funcionários e conhecedores da coisa, num ritmo frenético trocando pneus, calibrando, balanceando. Podia ser corrida de stock, motovelocidade, d3, ou as ultimas Mil Milhas que fui, qdo. a largada era noturna, e guardei minha moto ao lado do Amarelão e histórias corriam. Calçar a Stock para um fabricante deve ser uma incógnita hj. em dia, regulagens, asfalto detonado, os caras se enchem o saco. O que me impressionou na transmissão de Brasília, foi quando o Orsi praticou a manobra no Ingo, e pasmo fiquei, o narrador, e o Regi comentando. NADA. Creio que pela fama adquirida de stock crash, até manual de locução foi impresso. Ah, se para cima do Alemão neguinho tivesse feito esta manobra em outro ponto da pista…. . Tem esporte a motor crescendo, como foi este fds no Mega Space e será 6 de outubro na arena de Barretos.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
16 anos atrás

Na verdade, a Goodyear estava testando com os Stocks desde o começo do ano. Não foi surpresa minha isso acontecer.

Ultraman Grand Prix
Ultraman Grand Prix
16 anos atrás

Para ser sincero, a Pirelli perdeu muito de sua qualidade dos pneus nos últimos anos, sem contar que não patrocinará mais a Sociedade Esportiva Palmeiras em 2008. A outra marca de pneus que substituirá tem tudo para ficar na Stockcar e fornece pneus para Nascar até hoje. A última vitória da Pirelli na Fórmula 1 foi com Nelson Piquet no GP do Canadá em 1991. Depois saiu. Só em categorias bem menores que a marca italiana fornece pneus, a qualidade caiu muito, além do esperado. Triste realidade.

xicao
xicao
16 anos atrás

po,nenhum comentario sobre stockcar, so porque um piloto do mato grosso do sul passou por cima dos da midia.

cardeal
cardeal
16 anos atrás

off-topic, e já devem ter visto, mas é boa: http://www.youtube.com/watch?v=8tS-TLrbXKA

ives
ives
16 anos atrás

A Pirelli é horrivel….

Até os pneus Fate da Argentina são muito melhores…

917 K
917 K
16 anos atrás

Na verdade o que a Pirelli , merece ser criticada , é pela falta de uniformidade no fornecimento , num mesmo lote existem comportamentos diferentes.
Qto aos pneus que não aguentaram no DF e Curitiba , a culpa é das equipes que no desespero de performance abusam da cambagem e baixa pressão nos pneus.
Parte deste problema (excesso de cambagem) será resolvido no proximo ano , qdo componentes serão trocados nos carros p/ limitar a cambagem.
Mas usando o TUTOR deste blog/blig (que não se lembra de todas as marcas de pneus de sua frota), o nosso mercado de competição , não influencia o da reposição , que só se define pelo preço….
No fundo ,é uma pena que um fornecedor de 29 anos saia das competições (ela sairá da F3 ; Stock Light , Stock Pick up e provavelmente Maserati )desta forma.

Tuta
Tuta
16 anos atrás

Pirelli não é de borracha, é de madeira. Transforme seu carro no carro dos Flintstones! Que pneu duro! Solta até as minhas obturações dos dentes.

Vicentini
Vicentini
16 anos atrás

Pior que a esculhambação dos pilotos foi o vexame que a Pirelli deu em Brasília. Tudo bem, calor, asfalto abrasivo, circuito com maior velocidade média da temporada, mais foi feio mesmo assim.