Spa: agora, Ferrari na frente

SÃO PAULO (precisamos de chuva) – Primeira fila ferrarista em Spa-Francorchamps. Vamos aos pitaquinhos já tradicionais…

– Eu dizia ontem que, em tese, nessa pista a Ferrari deveria andar melhor (em Monza, não). Andou. Raikkonen na pole, Massa em segundo, 1min45s994 para Kimi, 1min46s011 para Felipe. O melhor tempo do fim de semana foi do finlandês, 1min45s070, na segunda parte da classificação.

– É a primeira vez no ano que dois carros da Ferrari ocupam a primeira fila.

– Raikkonen é o favorito amanhã.

– Alonso em terceiro, Hamilton em quarto. Fernandito quase dança, porque rodou na primeira tentativa de volta rápida na superpole. Mas o rapaz de sangue quente tem sangue frio. Não se abalou e bateu o companheiro — o que, para ele, é o que importa a esta altura do campeonato.

– Corrida após corrida três pilotos vão cavando seus túmulos: Fisichella, Ralf e Wurz, derrotados novamente por seus parceiros de equipe. Chega a dar pena, mas a verdade é que uma hora tudo acaba, e a passagem deles pela F-1 acabou.

– Button mais uma vez passa da primeira degola. Rubens, não.

– A Super Aguri perdeu o encanto.

– Spa é uma pista maravilhosa, mas já vi corrida bem chata por lá. Principalmente quando não chove. E parece que não há previsão de chuva, embora meteorologia não seja a carreira mais procurada nos vestibulares da Valônia.

– E hoje, olhando com mais atenção, odiei a nova La Source, com aquele estacionamento de área de escape. Odiei a reta dos boxes, mais larga que a Imigrantes. Odiei a nova Bus Stop, sem personalidade. Nunca mais veremos coisas assim.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Gomes, ñ possuo correio eletrônico. Após meu banimento de terras-brazilis, sou um ideólogo-soviético e abomino qualquer ligação com os representantes da direita-profissional tupiniquim, seja você um deles ou ñ. O que me manteve vivo durante a ditadura no Brasil, promovida pelo maior gângster do século 20 (Kennedy) foi minha mãe diplomata que conseguiu restituir minha cidadania. Aquele norte-canalha-americano só foi detido pelos heróis vietnamitas, mas isso lhes custou 3,5 milhões de vidas. Participei daquilo, é um país que passei parte de minha infância, lhes devia isso. A propósito, estou procurando as fotos das 02 Malzoni, a incendiada inclusive.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Paolucci, me envie seu e-mail, por favor. O meu é [email protected]

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Mas até o final do ano poderemos ver coisas assim:

http://www.youtube.com/watch?v=gaKa43xZk80&mode=related&search=

ehehe

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Gomes, esqueci de informar: também podemos ir à pátria-mãe visitar o Hermitage (o maior museu do mundo em tamanho & obras), à Cuba (país que apresenta o menor índice de analfabetos do planeta) visitar a baía dos Porcos, local que os norte-canalha-americanos tentaram invadir em 1961 em plena crise do mísseis. Ou ao Vietnâ, país que passei grande parte da minha infância, e para mim o segundo lugar mais maravilhoso do mundo, atrás apenas o BRASIL. Minha mãe (diplomata americana) fala com toda propriedade que o povo que mais odeia o BRASIL é o brasileiro, visto pelos comentários jocosos aqui neste site. É uma pena cara-pálida mas é verdade, vocês ñ fazem idéia da imensidão de simpatia que esse país desperta all over the world.

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Gomes, vôo na Airvolare, uma emprêsa ítalo-suiça de aviação. Quando quizer ir à Bélgica é só me dizer.

Raphael Vargas
Raphael Vargas
16 anos atrás

Tbm achei horrivel o que fizeram com o circuito!

Do jeito que ta daqui a pouco eles acabam com a Eau Rouge!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Ótimo, procurarei as fotos quando for a Bruxelas. Sobre seu primo, você teria contato dele? É para uma boa causa, acredite.

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Já que a informação foi solicitada, ela vai completa. A Bélgica, uma monarquia parlamentar, é um pais de sangue rigorosamente comprometido com a luta pela desigualdade social, mas que infelizmente é sede da Nato (conglomerado de fôrças militares concebida pelos norte-canalha-americanos durante a guerra-fria), controla o slot-time aéreo no continente europeu (em função dessa imprudente medida militar, num minúsculo país) e disponibiliza enorme bagagem cultural. Lá estão museus de arte medieval, sacra e barroca, e um deles se caracteriza pela maior coleção de armas medievais do planeta, o Musee Royal De L´Armee & D´Histoire Militaire. Em frente a ele, há o AutoWorld Musee de L´Automobile, um dos maiores em termos de Auto Union, e que estão localizados no Park du Cinquantenaire. Se o cara-pálida quiser pegar o metrô, saia da Gare Centrale (próximo á Grand Place) e vá até a estação Merode. Neste museu, além da coleção sobre o Senna (espetacular) há a réplica do primeiro veículo a vapor, é lógico, uma enorme coleção de Auto Unions, tanto histórias quanto fotos. Lá você poderá ver as fotos dos restos da Malzoni. Muito melhor que ir à Disney-Canalhand é ir à Bélgica, é cultura real e ñ de almanaque de Tio Patinhas. A propósito, a Puma DKW foi vendida para um primo meu lá (mora na Braban um bairro árabe nas cercanias do palácio real) e o buana usa-o todos os dias para trabalhar…..

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Paolucci, sem querer duvidar dessas presenças de um Malzoni e de um Puma-DKW em terras belgas, você teria fotos? Seria muito interessante para nós, amantes de DKW, ter algum registro da presença desses carros na Europa. Se tiver, mande para [email protected]. Ou conte mais detalhes sobre esses carros que seu pai teve. Fotos de um Puma em Le Mans teriam um enorme valor para nossa turma de vemagueiros.

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Parece que muitos conhecem meu país natal (tenho também a cidadania brazuca) mas esclareço que o galo ñ é o símbolo belga e sim uma das várias cortes-feudais medievais, onde um nobre o usava para caracterizar o enorme desprêzo e agressividade pelos ingleses. Como belga acho legal o debate acalorado sobre Spa, onde o clima é inverossímel a cada minuto, e o nevoeiro é constante. Em 1966, quando meu pai foi re-transferido para lá (ele é diplomata, à época servindo no Brasil) levamos uma DKW Malzoni na mala diplomática que foi destruida num incêndio após um mega-engavetamento numa auto-estrada perto de Spa (em 1967 levamos uma Puma DKW que fez um sucesso imensurável na gare das 24 Horas du Mans no meio do mar de ferraris, porches, bmw´s). Quem conhece a região fronteira com a França sabe dos perigos, e talvez a FIA tenha mudado o traçado em função disso.

Duênio
Duênio
16 anos atrás

Caros amigos

Aqui na minha rua tem uma loja que vende telefone de disco, tv preto-e-branco, filmadora com fitas VHS e também uma Kodak instamatic que usa filme 126 …

Os carros de corrida evoluiram muito, querer que as pistas não passem por este mesmo processo é uma incoerencia muito grande.

A pista x era melhor com a curva y, mas não se lembram que a tal curva y já matou um monte de gente, deu prejuízo material e outros problemas. A última morte na F-1 foi a 13 anos, só isso já seria suficiente para justificar todas as mudanças em nome da segurança. Quem gosta de ver carros batendo e pilotos machucados existem corridas de demolição.

Francisco Luz
Francisco Luz
16 anos atrás

Mas vocês todos são meio exagerados… modificaram três partes da pista num trecho de 300 metros, e os que menos tem graça mesmo (tirando a la source).

Mas ainda sobraram 6,5 km de pista de verdade para os caras correrem um pouco.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

off topic, mas como fui devidamente “repreendido” pelo “proprietário”, à quem aliás respeito muito, faço-me desta para me penitenciar em relação ao meu “julgamento televisivo” da assessora de imprensa da Rossa, conforme coloquei anteriormente.
eu particularmente me sentiria incomodado com alguém constantemente “fungando no meu cangote”, tirando-me a liberdade de conversar livremente com os repórteres de meu país / idioma.
estou baseando-me pelo que as imagens mostram, com certeza quem conviveu de perto com ela tem todo o direito de me contestar. finalizando, não tive em nenhum momento a intenção de ofender, apenas externei um pensamento que é recorrente para os que observam à distância. obrigado.

do contra
do contra
16 anos atrás

Eu assisto a corridas na expectativa de ver ultrapassagens, manobras habilidosas, disputas de posições….
Não para ver “coisas assim”, sinto muito.

diego
diego
16 anos atrás

também odiei. Aos poucos estão estragando um dos melhores circuitos da F1.

Renato Muller
Renato Muller
16 anos atrás

Flavio, tenho que concordar: a nova Bus Stop é horrível. A do ano retrasado era ruim pra caramba, mas este ano ficou ainda pior. A La Source também ficou sem graça. Aquele guard-rail colado na pista era um charme. Ô neurose com segurança! Que porcaria de tempos politicamente corretos! Não que eu queira ver sangue, mas assim qualquer zé ruela consegue pilotar…

Davis
Davis
16 anos atrás

O galo é símbolo da Valônia, Wallonie em frances, região ao sul da Bélgica que fala francês, existe outra parte ao Norte que fala holandes {Flandre) e tem como simbolo um leão e outra na fronteira da Alemanha que fala alemão.

Ultraman Grand Prix
Ultraman Grand Prix
16 anos atrás

É uma pena que ficou muito mais caro investir na carreira de automobilismo, os únicos que continuam no kart e pode construir uma carreira sólida são: Pedro Estácio Piquet e Pietro Fittipaldi, não há nenhum outro piloto que possa aparecer e vencer todos os obstáculos que o automobilismo impõe. Tomara que a CBA abra os olhos e invista nas categorias menores como o Kart e a ´´nova´´ Fórmula Brasil.

Pitagorinhas
Pitagorinhas
16 anos atrás

Ainda bem que nunca mais veremos “coisas assim”. Bom saber que o Mr Gomes gosta de acidentes, vou fazer macumba pra ele dar uma porrada feia com a lata de sardinha dele na super classic.

sergio
sergio
16 anos atrás

Podia ficar muito pior. Se tivessem escolhido aquele alemão que já projetou alguns desses “modernosos” autodromos do atual calendário, ele, provavelmente, teria mandado passar a motoniveladora naquela “sequencia de curvas – muito tecnica-que se inicia num morrinho”…
O padrãoé a pista da Malásia, a parte do misto de Indianapolis e etc. Um monte de curva larga que não serve para nada. Até quando as “Eau Rouge” do mundo, que são poucas,irão resistir?
resisti

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

E o rubinho como sempre no meio da banguça (nesse vídeo que o FG do batidão)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Não acho que a Bus Stop fosse tão importante para a pista em si, era só por tradicionalismo mesmo que ela continua lá.
Podiam, isso sim, piorar a Eau Rouge, deixando ela mais acentuada, para dificultar a manobra… Mas iam chiar…
A Parte realmente interessante, que era o miolo, continua saudável. Portanto, deixem de ser exagerados.

pokemon 123
pokemon 123
16 anos atrás

O galo é simbolo da Bélgica.

Sam
Sam
16 anos atrás

Seguinte……..a F1 (instituição) faz muita c.a.g.a.d.a em relação a competitividade esportiva.

F1 (esporte) tá muito chata……..só pensam na segurança……..e o espetáculo, onde fica? Alguém gosta de assistir comboio de carros coloridos?

Parece que quanto mais dinheiro e tecnologia uma categoria tem, mas chata ela fica!

E o pior é que essas alterações em SPA são pressões direta da F1. Ou seja, todas as outras categorias de automobilismo que se fo…, vão ter que engolir os caprichos da F1, e ver a morte lenta dos melhores circuitos do mundo.

A F1 tá parecendo kart indoor – só corre em comboio porque não tem como ultrapassar! E no caso da F1, pode alargarem a pista o quanto quiserem, isso tudo mundo sabe que não vai adiantar nada!

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
16 anos atrás

Desculpem a ignorância, mas o que tem a ver o galináceo vermelho com o assunto. Por acaso ele é o símbolo da Valônia ?

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Pois é, deu Ferrari no final das contas. Mas amanhã acho que os três primeiros vem muito fortes, quanto ao Hamilton acho que ele só vai dar trabalho amanhã se tiver com o tanque bem cheio, porque ficou muito atrás dos outros 3. Nessas ultimas corridas ele está realmente parecendo um novato, mas não deixa de ser brilhante.

joão cesar
joão cesar
16 anos atrás

Barrichelo: “Chega a dar pena, mas a verdade é que uma hora tudo acaba, e a passagem dele pela F-1 acabou”….

---
---
16 anos atrás

Engracado né?
Será q é tao dificil ver q o problema é o carro? que é tão ruim q o mesmo set-up nao se aplica aos 2 carros?
Vcs se lembram do Barrica ter tomado alguma vez 1 seg. do SCHUMACHER??Por favor,menos,menos.Que implicancia.

Rodrigo Vecchi
Rodrigo Vecchi
16 anos atrás

Concordo com o Gomes, a Bus Stop foi MUTILADA, mudem o nome dela, NÃO É MAIS A BUS STOP!
É a mesma coisa que pegarem o S do Senna, transformarem numa reta e continuarem chamando de S do Senna!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
16 anos atrás

“Tem uma coisa diferente no carro do Barrichello”: o Barichello! Tomou 1 segundo do Button hoje.

Valerio
Valerio
16 anos atrás

Eu achei sensacional essa largada.
Mas pense bem, Gomes… Se ocorresse hoje em dia, 17 pilotos (o número de envolvidos) ficariam sem disputar a prova pois nao se pode mais usar o carro reserva. Isso seria péssimo.

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Nossa, concordo com o Gomes… Spa num eh mais a Spa… meu Deus, mutilaram e escracharam a Bus Stop… coisa q ja vinha ensaiando desde 2004 qdo modificaram a entrada dela… (em 2002 jah haviam modificado a saida) q coisa feia… a reta dos boxes tbm, esquisita, era + bonita a reta curva de antes, a Source ficou mt idiota, os carros naum espalham mais lah fora. %!$&#que pecado Gomes, acho q naum deveriam destruir e denegrir desse jeito uma pista tão importante.

Essas coisas são tão sem sentido qto ao que fizeram com a La Rascasse e a Saint D’evote em Monaco…. Como a absurdo de acabarem com as retas de Hockenheim. Eh triste ver tudo isso.

Claro que ha coisas boas em alguns circuitos, como a chicane em Barcelona, as curvas de redução em Imola e Silvertone por questão de segurança…

Eh isso, mas o que fizeram em Spa foi criminoso

Julio
Julio
16 anos atrás

Ver isso? Voce gosta de bolicha ou de corrida de carro? Corrida interrompida na primeira volta, carros destruidos para todo lado, piloto machucado, mancando na volta para box. Meio sádico, não acha?

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Sádioc vc hein gomes?? hehehe
A panca foi grande…
Vc recebeu o e-mail com as fotos do fusca do piquet???
Tive probelmas na hora de enviar e foi algumas vezes sem as fotos…
depois mudei de provedor, e parece q resolveu…
posta ai pra galera ver…
Abraço

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Mais uma demonstração da falta de noção das pessoas. Por imagens de TV, chega-se ao veredicto: fulana é arrogante. E ponto final.

Stefania, meu caro blogueiro, é uma das figuras mais doces que conheci não só na F-1, como em toda minha vida. Portanto, guarde seus julgamentos televisivos para você.

(Odeio quando falam mal dos meus amigos e amigas.)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, na Bélgica os gps as vezes são chatos por que precisa de muita qualidade técnica lá.
Normalmente, apenas bons acertos não compensam a nescessidade de euilíbrio e eficiência do carro.
Assim, é comum quando um time está mais forte a corrida ser bem trenzinho, pois quem está atrás não tem de onde tirar mais para passar.
Estou com a impressão que essa não vai ser tão chata que as últimas. Acredito que os dois times tem equilibrio e qualidade para brigarem até o final, ninguém vai sumir na frente de ninguém.
Hamilton, pelo que vi, o mais lento do G4 de longe, está rápido nas retas. Ou seja, é capaz de no começo ele atacar bastante.
Vamos ver, tomara, senão durmo denovo nessa também.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

concordo com tudo, principalmente com a descaracterização criminosa que fizeram no circuito, aliás nós somos mestres nisso, Interlagos ficou um lixo depois da tão propalada “modernização”!
apenas um adendo, finalmente descobri o nome da criatura mais arrogante da fórmula 1, graças, quem diria, ao babão bueno!!.
não, não é o Ron Dennis, como muitos poderiam supor, mas aquela tal de Stefania, acho que é assim que se escreve,infelicitada criatura que exerce o cargo de “assessora de imprensa” da Ferrari e sempre foi “papagaio de pirata” nas entrevistas do Rubinho, permanecendo na mesma função em relação ao “Maffa”. seu único propósito é patrulhar as declarações dadas à imprensa, de maneira a coibir qualquer ímpeto latino de se dizer mais do que o permitido!
observar a postura dessa infeliz ao lado dos pilotos é cena das mais nauseantes até para aqueles habituados ao meio !

Ivo Mamede
Ivo Mamede
16 anos atrás

Colocaria o Alonso como favorito…

Ele veio mais rápido no fim de semana. Deu uma errada, o q tirou uma segund tentiva dele.

Para essa corrida, só não apostaria no Hamilton. Mas só para essa corrida.

Abraços!!!

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

É, pra quem assiste esta corrida desde a infância ficou esquisito mesmo… perdeu o “chaume”.