Vai começar

SÃO PAULO (haja paciência) – Hoje começa para valer a semana do GP do Brasil de F-1. A mídia brasileira tentará compensar tudo que não fala da categoria ao longo do ano jogando no ar o tradicional amontoado de bobagens que invade páginas de jornal, alto-falantes de rádio e telas de TV nos dias pré-Interlagos.

Será uma enxurrada de matérias com Massa brincando de autorama, Rubinho conversando com o papagaio da apresentadora oxigenada, Nelsinho andando de kart, telejornais apresentados diante dos boxes da Ferrari, reportagens sobre os moradores do entorno do autódromo que alugam suas lajes e janelas para gente sem grana assistir ao GP, outras sobre as moças que pilotam as empilhadeiras nos boxes, os operários que pintam as zebras e não têm dinheiro para ver a corrida, a solene e famosa vistoria que “libera” o autódromo, os repórteres dizendo que “está tudo pronto em Interlagos”, outros esperando para entrar no ar e avisar que “o primeiro motor roncou” nos boxes. E desfilarão aos nossos olhos os malas que ficam de madrugada na fila esperando abrir os portões, os que acampam nas calçadas, os que vêm de longe, os que se fantasiam de Ayrton Senna, os que torcem por Hamilton, os que torcem por Alonso, os que torcem para a Ferrari…

O de sempre, enfim, mais do mesmo. Como no Grande Prêmio, o site, falamos de F-1 o ano todo, seja onde for a corrida, não creio que teremos rotina muito alterada, exceto pelo fato de que a partir de quarta-feira a sede da empresa passa a ser a sala de imprensa do autódromo.

Este blog, por outro lado, desacelera em alguns horários, porque serão muitos os deslocamentos pela cidade, e o trânsito por aqui anda de amargar.

Como meu carro mais convencional está consertando o pára-choque (amassado por uma besta que puxava uma carreta vazia com seu jipão abominável na alameda Casa Branca), ainda estou escolhendo qual será o eleito para me levar e trazer de Interlagos sem chocar demais os seguranças do portão. Tem de ser um só, porque a credencial do estacionamento gruda no vidro e não sai nem por decreto. Lembro de um ano que fui cobrir a corrida de Karmann-Ghia, e todos os dias tinha de explicar que Karmann-Ghias também têm o direito de entrar no autódromo quando tem F-1. Acho que vou de Lada, este ano. Ou de Candango. Ou de Corcel II. Qualquer um deles vai causar espécie no portão.

Cultivo estranha relação com esta corrida paulistana. Por um lado, sinto certo orgulho de ver todo mundo na minha cidade, meu autódromo sendo tomado por gentes de todos os cantos e carros que a maioria só conhece pela TV. É legal para qualquer cidade ter um GP de F-1, sem dúvida. E Interlagos é um herói da resistência, o que me faz senti-lo ainda mais querido.

Por outro lado, a quantidade de gente chata que coloca o pescoço para fora da gaiola nesta semana se multiplica, e assim fico torcendo para que os dias passem rápido, de modo que eles sumam do mesmo jeito que apareceram.

Como já estou neste negócio há muito tempo, não me empolgo nem mais, nem menos do que deveria com o GP do Brasil. Empolguei-me, sim, em 1990, quando a F-1 voltou para SP. Aquilo foi um acontecimento. Nos últimos meses de 1989, eu saía do jornal quase sempre tarde da noite e ia até o autódromo para acompanhar, da calçada da avenida Interlagos, o trabalho dos operários durante a madrugada. Eles não paravam um segundo sequer, os prazos eram apertadíssimos, foi uma façanha e tanto preparar tudo em tão pouco tempo.

Mas é uma semana interessante, a corrida deve ser boa, há um título a ser decidido e, o que é melhor ainda, duas semanas depois estarei na minha pista para duas corridas da Superclassic em rodada dupla do Paulista. E minha pista vai estar tinindo, cheirando tinta, novinha em folha. Digna do #96 e seus bravos colegas, que emprestam Interlagos a essa turma estranha que passa por aqui todo os anos, geralmente nesta época, para fazer exatamente o mesmo que fazemos: correr.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
16 anos atrás

Por tudo que Interlagos representou o país no automobilismo, acho que é o mais importante autódromo do país e é o único que merece receber a maior categoria do mundo. Para ficar longe dessas baboseiras que a mídia vai nos empurrar goela abaixo essa semana, o melhor é ficar apenas com os que importam: site Grande Prêmio; revista Racing e a corrida no domingo, do resto, não valem a pena.

sergio
sergio
16 anos atrás

como disse o zé simao, no brasil temos dois galvões: um é o santo, o outro é aquele bichinho q dá no saco….

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

belo texto, de lavar a alma…
coisas boas, mas paga-se o preço..

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Flávio, faltou dizer aí os “famosos” comentaristas que a Globo arruma na pré-transmissão do domingo, geralmente a atriz da novela da hora ou alguma cantora…
Ah, isso se não inventarem um “Dr. Stock”.
Eu aposto nesta última.

Map
Map
16 anos atrás

Triste mesmo é ouvir de manhã, tarde, noite, de madrugada os comentários sobre futebol, isto sim é triste, ouvir interminaveis mesas redondas, quadradas e de todas as formas geométricas possíveis , discutir se foi ou não impedimento por 10 cm, se foi penalt ou não com cameras lentas, mais que lentas extra lentas , chato mesmo é ver uma partida de 90 min terminar em 0 a 0 e ainda ouvir comentários, que comentários meu Deus, triste é ver reportes correr atras de jogadores transformados em celebridades por ter feito um gol, que nem sozinho no campo faz outro igual, triste é ter uma imprensa esportiva no Brasil que fala 25 horas por dia de futebol em detrimento dos demais esportes onde o seu espaço na mídia e tomado por uma matéria sobre a cor da chuteira de Ronaldinho, triste é ouvir a cada termino de partida o reporter perguntar o que aconteceu, triste é procurar na imprensa brasileira matérias tecnicas de F1, melhores voltas de cada piloto, pits stops etc… e não achar nada e ter que procurar em sites de outros paises.
Triste é ver uma pessoa que não gosta do que faz , fazer um comentário deste no próprio blog intitulado “warmup” o melhor seria “Cooling one”.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Ah, esqueci de mencionar que não tem problema o fechamento do Bahamas porque o pessoal vai no Café Photo. Depois da corrida haverá uma festa no Jockey patrocinada por uma marca de bebidas e os pilotos da Ferrari já confirmaram presença. Serão 250 sortudos. Imaginem o Raikkonen numa festa patrocinada por uma marca de bebidas… acho que ele prefere isso do que o título.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Muito bom o comentário do Luis Carlos Costa. Também assisto do setor A, mas só fui 6 vezes, longe das suas 17. Sacanagem do Flávio Gomes chamar de mala quem passa a noite na fila. Na última vez em que fui, 2005, deixei a minha cidade de Santos às 23:30 do sábado para chegar 1 hora depois na porta do autódromo. Eram umas 50 pessoas na minha frente e já de manhã esse número aumentou para uns 300 que furaram a fila, pagando mais de R$ 50,00 por pessoa. Em 2008 estarei lá.

Marroni
Marroni
16 anos atrás

Olha . São Paulo corre o risco de perder a Formula 1 caso o Bahamas não seja reaberto hein… O Kassab deu um tiro pela culatra. Se o Raikkonen for campeão então a indignação será muito grande.

Josue Ceccata
Josue Ceccata
16 anos atrás

Flávio Gomes,

Lembre-se que a Ana Maria Braga (chamada por você de loira oxigenada), mesmo com seus defeitos, é um ser humano e merece mais respeito. É impressionante como os petistas tentam desqualificar pessoas que os criticam usando baixaria ao invés de responder as críticas em si. É uma pena pois o resto do texto é muito bom.

Sergio
Sergio
16 anos atrás

Sai pra lá o Caco Antibes….hehehe

Vinícius
Vinícius
16 anos atrás

Muito bacana ver que muita gente por aqui vai estar lá, como eu, no setor G durante esses 3 dias mágicos. Agora, macacada: não se ofendam com o “malas” não… afinal de contas, depois de tomar todas 3 dias, mal dormir, mal tomar banho, mal cagar (rs) e muito gritar, se divertir e etc. a gente se torna um bando de malas mesmo… e dá um orgulho do K!

augusto chiorato
augusto chiorato
16 anos atrás

Chegar de corcel II seria mo cool imagina!!
Ate os caras do Panico da redetv ficaria fudidos com tamanha aberracao!!!

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
16 anos atrás

Boa tarde.
Está chegando o fim de semana mais esperada do ano.
Desde 1989 (no Rio de Janeiro) e de 1990 (já em Interlagos) lá estou eu, vendo o GP de Fórmula 1.
Vai ser meu 17.o GP (faltei em 2003 e 2005, minhas filhas nasceram em janeiro de 2003 e setembro de 2005, e fiquei com elas vendo o GP pela televisão.
Pela televisão é totalmente diferente, só mostram os brasileiros e quem está na frente.
O legal é ver do setor A, o pelotão todo passando junto na 1.a volta na reta dos boxes, quase 20 segundos de barulho total… e depois a cada volta o barulho vai se espaçando, com os carros tomando o seu lugar de direito, até que alguém acelara e tenta passar o da frente, a gente estica o pescoço e consegue ver quem entrou na frente no S do Senna, mas só vai saber quem passou quando avistamos os carros na reta oposta.
Quando param nos boxes, e a ordem fica toda bagunçada, e um torcedor perguntando para os outros, quem está em qual posição.
Ai vem a sol, o vento, a chuva, e novamente o sol…
Lembrei do Prost passando sem parar no boxe em 1993, durante aquela chuva, que passou exatamente no momento em que o carro do Prost bateu no carro do Cristian Fitipaldi…
Chuva que caiu apenas para o Senna passar o Hill e ganhar a corrida, a última no Brasil…
Pois existem mais coisas entre o céu e a terra que a gente possa imaginar (imitando o William inglês).
Desculpe-me o tamanho do texto, mas, você Gomes, é a pessoa que eu acho que mais entende do F1 no Brasil.
Um abraço, Luiz Carlos.
P.s.: só não entendo porque você disse certa vez que nunca almoçaria em um Buffet por Kilo?

Latinoamericano
Latinoamericano
16 anos atrás

Flávio, o que vç acha do Téo José??? Costuma ler o blog dele??? O que acha? Sei que tu não tem papas na língua, e pra mim é muito importante o teu ponto de vista. Eu mesmo já tenho uma opinião bem formada quanto a comparação de vçs dois.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Pô Tio Gomes! Pautou a Globo pra semana inteira. Assim vai tirar emprego de um coleguinha…

Marcelo Marques
Marcelo Marques
16 anos atrás

Todo lugar tem mala. Como estamos falando especificamente de F-1, sim, temos malas de todas as espécies.
Tem gente fina também, que mesmo com umas cachaças na cabeça, ficam divertidos mas não malas.

E ainda tem sempre a dupla, trio ou em maior número de gaúchos. Fanáticos por seus times de futebol, aparecem com suas
camisas de torcedor. Quem está na fila, aproveita para aumentar o coro, dizendo que os gaúchos tem pouca masculinidade.
Mas pior que os malas, é estar na fila e ver que pouca coisa em volta do estádio mudou. Desta vez, mudaram a calçada no portão A.

Mas ao fazer a curva, próxima ao Cingapura, cadê a calçada?

E o “tapa” anual que dão na ponte? este ano a cor é de “burro quando foge” com gradis verde-musgo. A ponte continua deteriorada, os
gradis aos pedaços e a fiação no chão está exposta. Isso sem falar no guard-rail central que está invadindo a pista e ninguém conserta …

Mais um “tapa” que inglês nem vê – já se acostumou …

Abraços a todos

raphael alcantara bo
raphael alcantara bo
16 anos atrás

vc que gosta de lada, confere esse site ai http://www.noticiasautomotivas.com.br/lada-niva-mostra-quem-e-que-manda-no-pedaco/#more-5329.
Vê se que o carro é muito valente.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Bom, esse ano tem uma novidade: a pataquada criada via decreto de execução de um “hino do Autódromo de Interlagos” que um zé-mané andou criando sabe-se lá Deus quando e que, por força de lei municipal, terá de ser executado antes e, ao que parece, depois da corrida… esse será um cara “mala” novo para aparecer…

Fato novo para matérias jornalísticas? Leva o Hamilton e o Alonso juntos para comer bolinho de bacalhau no Canindé antes do jogo com o Remo (e bota eles na arquiba com a gente)… nada que umas cervas não resolvam essas picuinhas McLareanas, hehehehe…

De resto, nada de estresse… a caravana passa e os carros roncarão depois…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

…e provavelmente, alguma “celebridade” dando a bandeirada.

:D

Daniel Neves
16 anos atrás

…e, Flávio, teremos também a Ivete Sangalo cantando o Hino Nacional.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Torcedor brasileiro é ridículo em qualquer lugar do mundo, em qualquer esporte.

Pintam a cara, colocam aqueles chapéus de bobo-da-corte, camiseta da seleção(ou equivalente), bandeira nas costas e saem fazendo bagunça como se estivessem bêbados mesmo sem botar uma gota de álcool na boca.

Nesse aspecto, a torcida da F-1 é a menos pior.

E como se aqueles barrigudos endinheirados que se acham pilotos por correrem nessas categorias de Maserattis e afins, socialites cheias de botox se achando modelos se oferecendo para os pilotos e qualquer um que seja estrangeiro, “modelos” de profissionalismo duvidoso, “celebridades” que nem conhecem os pilotos(e que ninguém conhece) e toda aquela fauna VIP que frequenta os paddocks e as festas da F-1 fossem menos ridículas.

Na verdade, essas pessoas ridículas aparecem em todos os lugares por onde o circo da Fórmula 1 passa, faz parte do negócio. Mesmo que nenhum desses VIP jamais vá usar um relógio Seiko ou óculos Ray-Ban(patrocinadoras da Honda), carros da FIAT(Ferrari), e por ai vai.

A única promoção legal da F-1 é aquela que sorteará um anônimo para ser levado para casa com o Hamilton de piloto, de uma marca de bebidas.

O resto, é um circo de horrores.

Marcus
Marcus
16 anos atrás

Pô me chamar de mala é sacanagem. Se tivesse dinheiro, eu não pagava e chegava 13:55 na área vip!

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
16 anos atrás

Esse ano deverá ser muito bom, realmente. Uma pena que verei isso da minha casa.

Pô, legal a idéia do sorteio que “jogaram no ar” num dos comentários abaixo…

Além de nunca ter ido assistir a corrida, nunca andei em um Lada…

Clô
Clô
16 anos atrás

ah.. não esqueçam de levar uma faixa assim: “Galvão, eu sou gay, filma eu…. O Felipe Maffa é uma gracinha…”

rodrigo reis
rodrigo reis
16 anos atrás

eu amo essa epoca…
desde 2001 fico no setor G, e os 3 dias são muito legais mesmo!!!
encontro amigos que fiz durantes os 6 de todos os cantos do brasil…

pra quem conhece lá, as figuras marcadas de sempre…. (Jesus, Chileno, Sarita, chapolin,gnomo)
fico entre as placas 50 e 100m perto da torcida ”pisa fundo”

Eu vou mesmo pq dou risada demais lá!!!
o duro é comprar algo para comer ou ir no banheiro quimico no sabado e principalmente no domingo!!!

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

tsc, tsc, tsc…o cara escreve uma coisa, a maioria desanca, sem ter entendido o que ele quis dizer…vou te contar, tem dias que de noite não dá…

Felipe Ageluni
Felipe Ageluni
16 anos atrás

Lamentavel parte desse texto…
O FG nao tem noção do que é o Setor G, afinal o mesmo nem deve saber onde fica neh…
Vai chegar la as 10:00 da manha do Domingo pra ver se realmente vc consegue sentar em qualquer lugar da arquibancada.
Pra quem sempre tem uma credencial, é mto facil dizer que quem dorme na fila pra pegar um bom lugar é um “mala”.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Eu mesmo sou um desses malas que já viraram a noite na fila do setor g. Mas percebi que não muda nada, dá pra dormir tranquilo e chegar cedo, que ainda dá pra pegar lugar bom, com direito a telão…

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Eu mesmo sou um desses malas

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

“… os malas que ficam de madrugada na fila esperando abrir os portões…”.

Eu fico na fila pq não tenho grana pra pegar um setor melhor e tenho qu eir de G ou de A.

Eu fico na fila pq não tenho grana para pagar hotel para dormir, até pq se eu fizer isso, ficarei em um lugar horrivel no G.

Eu fico na fila pq é único. 1 vez no ano vejo gente que gosta muito de F1, assim como eu.

Muitas conversas se desenrolam durante a madrugada, muitas cervejas são consumidas, etc…

100% lazer.

Esse ano, vou de novo. Fila, G, frio, barraca, cerveja…

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Cara, é assim mesmo… Todo ano é a mesma coisa.. E isso não é só na F1 não… Carnaval, copa, olimpíada e etc… e etc…

Emerson Tubaina
Emerson Tubaina
16 anos atrás

vc tem é que levar um monte de jornalistas ao caninde sexta!

Campes
Campes
16 anos atrás

FG,

Este ano o “Grande Prêmio” não vai sortear ingressos para a F1 como em 2006???
Seria legal isso…
Imagine a cena: Um feliz sorteado, adentrar no “Templo” com você, a bordo do seu Lada.
Abraço,

RC*

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Ligaram a esteira…

Agart
Agart
16 anos atrás

Democracia é aceitar a opinião dos outros também, A SUA OPINIÃO PODE SER IMPORTANTE PARA VC, mas para outros ela não vale absolutamente nada, APAGAR POSTS DE PESSOAS QUE NÃO SÃO MALAS E PODEM TER MUITO MAIS EXPERIENCIA DO QUE VC PENSA, NÃO É MUITO DEMOCRÁTICO, ALIÁS DEMOCRACIA NÃO É SEU FORTE, POIS ACHAR QUE A CIDADE DE SÃO PAULO E INTERLAGOS SÃO SEUS…..É QUERER DEMAIS, ALIÁS MENOS, FG, MENOS FG, POIS INTERLAGOS EU FREQUENTO DESDE 1964…..PARA VC FICAR CIENTE. CONTINUO COM MINHA OPINIÃO VC ESTÁ VELHO, ÁCIDO, PRECISA DE RECICLAGEM URGENTE.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Parece que o pessoal não entendeu o que o FG quis dizer com Malas. Malas são aqueles torcedores que se fantasiam para aparecer na Poderosa, como os competidores da São Silvestre que mais parecem saidos de um baile de Carnaval do que estarem em uma competição esportiva. Os Malas a que ele se refere, com certeza não são aqueles que guardam seus suados caraminguas para comprar um ingresso na G e ainda tem que passar a noite ao relento para assistir um pouco mais decentemente a corrida.

edu
edu
16 anos atrás

como teve gente q se ofendeu por causa do ‘mala’!
caramba!
isso so me leva a acreditar q estes saum verdadeiramente malas…

Carlos Fraga
Carlos Fraga
16 anos atrás

Me parece que a imersão em F-1 que o camarada Gomes vive o tira a visão de nós, apaixonados pela F1 (e pelo automobilismo em geral), temos de tudo aqui de fora.

Como o camarada Gomes está sempre “por dentro”, isso tudo pra ele é banal, mas pra nós, simples mortais, esta proximidade com o mundo da F1 é de arrepiar os cabelos, gostinho que infelizmente, ao que parece, o camarada não tem mais, mas que poderia respeitar a nós, que ainda o temos.

Como diz um provérbio bem conhecido: “um homem bem alimentado dificilmente acredita que o outro está com fome”.

É isso, o camarada Gomes está sempre bem alimentado de F1, mas nós, famintos pela proximidade, temos todo o direito de matar nossa fome nestes gloriosos dias que virão sem sermos desrespeitados e chamados de “malas”.

E eu nem sou um dos classificados como “mala”, pois vou no setor F.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

Gomes, se quiser me tirar da fila de madruga, aceito uma credencial “FULL ACCESS” sem problemas….ou até por que não, quer trocar de lugar? Porém, dispenso o Lada….

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Faz parte Flavio, faz parte.
A Formula 1 precisa de tudo isso, para ser a Formula 1.
Os malas estão em toda a parte, nos estádios, nos autódromos, nos parques, na intenet, nas redações dos jornais, na TV, no radio, nos blogs…na vida.
A semana promete…
Em todo o caso, fica aqui o brado de um dos “tifosi” que voce cotucou aí em cima:
FORZA FERRARI!
AVANTI KIMI!

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Concordo com tudo Gomes ! Dá um desepero de acompanhar o GP do Brasil. Esses dias eu estava vendo um vídeo no youtube da TV francesa que cobre a F1, os caras mostram coisas que relamente interessam…mostraram até o motor de F1 em detalhes como eu nunca tinha visto…
Eu não sei pq a globo faz essas babaquices…

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Iria escrever alguma coisa sobre a desrespeitosa insinuação sobre os “malas”, mas tem muita gente de bom senso por aqui que já falou o que tinha que falar.

Bom senso esse, aliás, que tá faltando ao ilustre mediador – dono de SP e Interlagos.

Outra coisinha: não quer nos ver – os “malas” – na fila (eu fico na fila G há 03 anos), dá uma credencial prá gente!

Abs.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Acho q a semana dificil mas ao mesmo tempo contente do pessoal ñ precisava do seu mau humor Mr.Gomes…menas pra vc também….logo a gente q prega tanto que o automobilismo precisa de expectadores….eles ñ são malas.

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
16 anos atrás

Esqueceu de falar, que tem bastante gente que vai torcer pelo Barrichello..vc sabe muito bem que não são poucas pessoas, eu até estranhei, pois achei que só eu e mais uma meia dúzia de gatos pingados torciam pelo nosso Herói.

Abs

Café com F1
16 anos atrás

Só não entendi o porquê desta agressividade gratuita:
“… os malas que ficam de madrugada na fila esperando abrir os portões…”.
Sim, me senti ofendido, pois sou um dos que por falta de dinheiro fica no setor G, e para conseguir um lugar no fim da reta e ter boa visão, preciso dormir na fila!
Só não sei onde é que nós “malas” te incomodamos em ficarmos lá quietinhos….
Ou será a sua necessidade de sempre estar criticando algo, como fez com o Hamilton o ano interiro?

Eduardo Inacio
Eduardo Inacio
16 anos atrás

Pra Aqueles que acompanham a F1 e iram passar o fim de semana em casa colados na TV, o GP do Brasil so faz complicar os horarios.
Mas meu amigo, se vc vai para Interlagos, as coisas mudam completamente e até a mais chata das reportagens passam a ser belas e alegres.

Abraços

Doors
Doors
16 anos atrás

Malas sao os caras que tem credencial, nao sabem nem quantas rodas tem um F1 e chegam 10min antes de começa a corrida. Esses são malas… Nao os que chegam cedo para pegar fila.

Brunno
Brunno
16 anos atrás

Pô, o que eu não aguento é o Galvão Bueno, babando o ovo do Massa. Menas Galvão, menas……

Cesar
Cesar
16 anos atrás

Pô Gomes, Leio o site todos os dias. Seu blog também. Não perco nenhuma corrida na TV., basta ter motor.Fico na fila na calçada desde 95. Vou pra corrida desde 91. Os “malas” da fila na calçada já são parte da história deste GP.

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

O Gomes,coloca uma enquete no Blog para te ajudar a escolher o carro…